[Home Cinema] Dolby Atmos... vale mesmo a pena?

@m.r.f. ele está a falar de soundbar, ele não tem receiver... o switch só tem vantagem se tiver duas saídas, ou se a soundbar enviar o sinal de video para a TV. às tantas está quase a gastar mais nisso do que se apostar num receiver + colunas
 
Boa Noite @m.r.f.
Não querendo de forma alguma ser indelicado mas considerando que este será um forum de debates de ideias entendo que não estarei equivocado mas sim que poderemos estas equivocados nas contextualizações de cada um para colocar os posts que colocamos.

Não pretendo de todo fazer a apologia de que a TV seja o HUB HDMI, tanto mais que tenho um AV, de longe e por todos os motivos a melhor opção sendo que já tive Switch HDMI assim como Switch óticos para o som.

É no entanto minha perceção que o @spsantos estava a abordar um cenário em que iria utilizar a TV como Hub e o canal arc para a devolução do som, e dentro deste contexto foi feito o meu comentário. Não foi meu objetivo questionar a solução indicada por ele e sugerir outra. Foi pela experiência partilhar lacunas encontradas nas TV a fazerem de HUB.

A meu ver, sendo claro a solução AV a melhor, nem todos podem pelos mais variados motivos ter um AV ou ter os conhecimentos que os levam a avaliar a existência de Switch HDMI ou outros aparelhos que a Amazon está cheia deles, os quais, em determinados contextos será uma melhor opção do que a TV como HUB.
 
@miguelbarroso ele perguntou se para ter atmos de uma sondbar e uma AppleTV ou um Fire TV a TV dele dá ou não.

E eu respondi e a resposta é simples: com a TV dele dá, não precisa de mudar de TV.

Depois é que vieram falar em TVs a fazer de hub ou não.

Ele não perguntou nada disso e nem é preciso ele comprar outra TV só para ter atmos.

Não compliquem.

Ps: hdmi switch existem a partir de 10€.
 
Todos os filmes com som Atmos deveriam ser como 2012, som Atmos sempre a funcionar, o Bass por vezes parece que vem de diferentes direcções, o surround é incrível, fiquei delirante e continuo a dizer que os técnicos é que mandam... um must.

279243-large.jpg


Cumps.


4aa4265dbbc12edeb93749249181b29e147daab5-00-00.jpeg



Versão DTS:X
 
Seria uma experiência que gostaria de experimentar Dolby ATMOS versus DTS:X

São basicamente o mesmo se o mix for bom, mas DTS:X é mais flexivel na posição das colunas e algumas caracteristicas mais técnicas, como 100% de retrocompatibilidade.

Foi uma pena o DTS ter perdido esta guerra.

No DVD que ganhou foi o Dolby Digital.

No Bluray o DTS Master Audio

No UHD Dolby Atmos.

No final, é tudo markting.
 
São basicamente o mesmo se o mix for bom, mas DTS:X é mais flexivel na posição das colunas e algumas caracteristicas mais técnicas, como 100% de retrocompatibilidade.

Foi uma pena o DTS ter perdido esta guerra.

No DVD que ganhou foi o Dolby Digital.

No Bluray o DTS Master Audio

No UHD Dolby Atmos.

No final, é tudo markting.

E até no streaming o atmos está a ganhar.
 
Seria uma experiência que gostaria de experimentar Dolby ATMOS versus DTS:X

O Independence Day: Resurgence ou seja o 2º titulo está em Atmos.

@Illusion4u Sempre gostei mais do DTS mesmo desde os primórdios tínhamos o Dolby Digital a 640 Kbps contra o DTS 1500 Kbps depois veio o Dolby Digital 5.1 EX contra o DTS ES 6.1, nada a ver.

Cumps.
 
Última edição:
Por acaso tambem prefiro DTS X a Atmos.
Acho que o som é mais bem localizado.
Não sei explicar.
Mas são ambos excelentes formatos.
 
Ready Player One 1a corrida.
Jonh Wick 1 (no inicio, chuva no cemitério).
Blade Runner 2049 (nível geral).
Por ex.

Para aqueles que tiverem Xbox, a app da Dolby, secção Demo.
 
A percepção que tenho é que o DTS:X seja um pouco melhor, a tal localização. Mas neste momento ainda só tenho leitor de BR, existe pouco conteúdo e aguardo UHD e aí o que mais ouço será ATMOS Netflix
Já agora, alguém tem a PS5 e funciona bem com leitor de UHD? A nível de ATMOS e DTS:X?
 
ATMOS está a ganhar porque mais uma vez a máquina de marketing da Dolby se sabe posicionar muito bem.

Para o comum cidadão, há o som normal e o som surround... quando começam a perceber um bocadinho, para eles existe Dolby e existe DTS... e agora a Dolby conseguir meter o ATMOS na conversa das pessoas. Dolby ProLogic, Dolby Digital, Dolby HD, etc, etc é tudo Dolby para a maior parte das pessoas. O memsmo para o DTS, DTS-HS, DTS:X... é tudo DTS.

Agora ATMOS é "catchy", fica no ouvido... por isso aparece tanta gente aqui preocupado com o ATMOS, em TVs ou em soundbars sem colunas traseiras ou superiores. Ouviram falar, querem que o aparelho deles tenha isso... mesmo que seja uma treta.

Acho que o ATMOS ou o DTS:X valem a pena para quem pode ter colunas dedicadas e bem posicionadas. Tudo o resto é marketing e dores de cabeça. ;)
 
ATMOS está a ganhar porque mais uma vez a máquina de marketing da Dolby se sabe posicionar muito bem.

Para o comum cidadão, há o som normal e o som surround... quando começam a perceber um bocadinho, para eles existe Dolby e existe DTS... e agora a Dolby conseguir meter o ATMOS na conversa das pessoas. Dolby ProLogic, Dolby Digital, Dolby HD, etc, etc é tudo Dolby para a maior parte das pessoas. O mesmo para o DTS, DTS-HS, DTS:X... é tudo DTS.

Agora ATMOS é "catchy", fica no ouvido... por isso aparece tanta gente aqui preocupado com o ATMOS, em TVs ou em soundbars sem colunas traseiras ou superiores. Ouviram falar, querem que o aparelho deles tenha isso... mesmo que seja uma treta.

Acho que o ATMOS ou o DTS:X valem a pena para quem pode ter colunas dedicadas e bem posicionadas. Tudo o resto é marketing e dores de cabeça. ;)

Sim, e a perceção é que o ATMOS tornou-se um Soudbyte e como é da Dolby fica associada a eles, mais claro as empresas de Stream que o estão a utilizar, mesmo que seja Lossy. Ninguem houve falar em DTS:X

E concordo que o ATMOS em colunas e Soundbar, suportando o conceito de FireUp deve ser mais ruído do que outra coisa. Acredito que em comparação com umas em Front Height como as minhas possa passar uma envolvência diferente em termos de direção, vem do topo, não do topo frente mas o detalhe será pior. Foi essa a perceção que fiquei quando tive as Altec durante uma semana em FireUp.

E Miguel Barroso, não colocaste a primeira guerra de todas, neste caso imagem, VHS versus BETA. :) É o que me vem logo a cabeça.
 
Última edição:
E concordo que o ATMOS em colunas e Soundbar, suportando o conceito de FireUp deve ser mais ruído do que outra coisa. Acredito que em comparação com umas em Front Height como as minhas possa passar uma envolvência diferente em termos de direção, vem do topo, não do topo frente mas o detalhe será pior. Foi essa a perceção que fiquei quando tive as Altec durante uma semana em FireUp.

Sim e não. Depende sempre da sala/tecto de cada um.

No meu caso, tenho a sorte de um tecto perfeito para tal, mas demorei vários meses a ajustar de modo a funcionar de maneira adequada, com uso de esponjas para ajuste de ângulos.

Se é o mm que ter colunas no tecto? Claro que não.

Se cria um efeito bastante melhor com percepção de (alguns) efeitos vindos de cima? Sim cria.

Neste momento, quando me ponho em testes e as desligo, sinto logo uma grd diferença.

Apenas tenho 5.1.2, se algum dia passar para 5.1.4 , imagino a diferença.

Infelizmente não tenho tecto falso..

Klipsch R-14SA são as minhas colunas Atmos Upfire.
 
Última edição:
Opções... isto ainda acho engenhoso:

s-l640.jpg


Isto é só feio:

Klipsch-Reference-Premiere-Bookshelf-Speakers-Atmos1.jpg


Mas como disse, são opções e há quem não ache feio - cada um está no seu direito.

Para mim tudo se resume ao "custo-benefício", e não falo só do custo monetário, mas dos sacrifícios que se fazem noutras coisas. Por exemplo, eu preferia ter apenas duas colunas na sala. Mas a diferença que umas colunas traseiras fazem na experiência cinematográfica é simplesmente brutal. Também gostava de não precisar da central, ainda para mais que me sento sempre no "lugar do boss", o sweetspot... mas o resto das pessoas não, e quem está no sofá lateral ou no cadeirão do lado oposto, ficava a ouvir os diálogos a vir de uma coluna lateral... Os ganhos que o 7.1, Atmos e outras variantes trazem são residuais quando comparados com as diferenças que o 5.1 faz para o 2.0
 
@miguelbarroso

É pah, feio ou não, é subjectivo e depende de cada um.

E não percebo o que o pk da estética do produto entrar na conversa. O que não faltam na industria A/V são produtos "horrendos".

Estás-te a ver com umas B&W Nautilus na tua sala? Olhando apenas para a estética (se calhar ate estás, não sei. Lá está, gostos :) ).

Já a qualidade do produto, é outra história.

De resto td em acordo.
Isto devia ser emoldurado, ou transformado em pop-up para aparecer sempre que alguém fala em atmos hehe
Como é óbvio. Mas tb n vejo ninguém a querer ter sistemas 2.1.2 ou 2.1.4

Fala-se, ou deveria-se falar, em atmos após já se ter pelo menos 5.1.

Barras de som e afins, são outra conversa, apesar de mtas já terem satélites para criar os 5.1
 
Última edição:
Iap. Agora lembrei-me da diferença mesmo assim do velhinho Dolby Prológic contra o estéreo [emoji3] Tive um sistema assim até 2012 e já ficávamos felizes! O ATMOS é mais um pequeno passo
E Miguel Barroso, a primeira versão fica muito fixe
 
Bom, a primazia a meu ver é a qualidade do produto, neste caso som, mas a vista também come e se tivermos umas colunas de aspeto horrível acho que vai sempre estragar um pouco a experiência No fundo são tudo emoções
 
Back
Topo