1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dolby Digital encoding em placas Audigy 1,2,4 e Live! 24bit: redocneXK

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 28 de Outubro de 2006. (Respostas: 24; Visualizações: 4049)

  1. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Isto é um projecto que já tem algum tempo, mas agora já se tornou estável o suficiente para se poder dizer que.. funciona!


    Totalmente freeware:
    http://www.driverheaven.net/showthread.php?t=90887
    (sim, já vem desde o ano passado)

    Agora qualquer um com uma placa de som que use o EMU 10k2 ou superior pode usurfruir de Dolby Digital Live, ou seja, pode usar a saída óptica/coaxial SPDIF para ter som dolby digital num receptor A/V ou conjunto de colunas com descodificador.

    O procedimento que ele usou é relativamente "simples". Forçou os drivers da Creative a usar a norma ASIO (tb funciona com os drivers kX não oficiais) e, ainda no domínio digital, aplicou o coder AC-3 (dolby digital) open-source que é usado no AC-3 Filter (quem vê divx de certeza que já ouviu falar nisto).

    Resultado? Podem usar todos os efeitos DSP da creative (CMSS, EAX 3, 4 e 5) e fazer output na forma de um sinal digital pela saída óptica ou coaxial.


    Se for para ligar a colunas tipo logitech Z5500 ou 5400, isto basicamente transforma qualquer placa de som da creative low-end (live! 24bit, audigy SE, etc) melhor que qualquer X-mystique ou derivadas.
    Isto porque podem usar uma placa que suporta todas as versões do EAX para jogos ao contrário das outras que só podem usar até ao EAX 2.0 (que já tem uns 6 anos).
    Ah e suporta tambem Dolby Digital EX (6.1 matrix).


    No primeiro post podem ver os ficheiros de instalação.
    Aqui podem ver um post a explicar como é que se põe a funcionar:


    O gajo nas últimas páginas diz que a próxima versão do patch já funciona tb com as X-Fi. Isto significa que se pode aplicar o DSP das X-fi (CMSS Xpand, Crystalizer, etc) numa entrada digital.



    E agora quem é que precisa das HDA mystique e das boards topo de gama com Dolby Digital Live?

    Eu ainda não testei mas esta semana vou trabalhar nisto para o meu media center e a Audigy 2 que tenho.
     
    Última edição: 28 de Setembro de 2007
  2. RuFuS

    RuFuS Power Member

    Mas para se ter isso tem que ser mesmo pela spidf? Não percebo muito disto... :confused:
     
  3. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Tem que ser pela saída SPDIF.

    À excepção do HDMI, só as conecções SPDIF (Sony/Philips Digital Interface Format) é que passam sinais Dolby Digital e DTS externamente.

    Mas isto só interessa a quem tem receptores A/V ou conjuntos de colunas com descodificador tipo Logitech X5500, Inspire GD380, etc etc.
     
  4. Helixsk8

    Helixsk8 I quit My Job for Folding

    Então agora volto a colocar a questão...
    X-Fi fatal1ty com este patch ou HDA?

    Não acredito que vendi a minha X-fi fatal1ty há tão pouco tempo :'(
     
  5. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Para jogos é 10 vezes melhor a X-Fi.
    O DSP das X-Fi é mesmo muito poderoso. Consegue aplicar efeitos EAX 5 a fontes sonoras 16bit (como a maioria dos sons usados em jogos) e ao mesmo tempo aplicar-lhes o crystalizer. As HDA só conseguem usar EAX 2.0 que é do tempo das primeiras soundblaster live! e que se baseia exclusivamente em efeitos pré-definidos. Só suporta 32 vozes em simultâneo ao passo que as X-Fi suportam 128 vozes com 4 efeitos distintos para cada uma.

    Mas atenção que o patch ainda não funciona com as X-Fi (se bem que com o último post do gajo que fez nessa thread já não deve faltar muito).
     
  6. Helixsk8

    Helixsk8 I quit My Job for Folding

    Pronto então caso venha a funcionar com a X-fi...
    E que a fatal1ty tinha saida optica para as Z-5500, a cena é que depois ficava só com 2.1 e uma qualidadezinha que portanto... Até a onboard da p5b é melhor...
    Vou esperar que saia o patch compativel com X-fi e dps se possivel comparar "ao vivo" :P
    "Keep us informed please " :002:
     
  7. enok

    enok [email protected] Member

    exacto... no entanto, não deixa de trazer nova vida a muitas Live! que andavam perdidas por esses multimedia stations. :)
     
  8. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Atenção que não funciona nas live! originais. O emu10k1 não suporta ASIO portanto não funciona com isto.
    Funciona apenas nas Live! 24bit, que são na prática a Audigy SE mas com um nome diferente.
     
  9. kiling

    kiling [email protected] Member

    Desculpem la a minha ignorancia, mas a saida SPDIF e a de fibra optica ou a digital normal que tem por exemplo a minh X-FI extreme music? saida digital a ligar a coaxial nepias?!
     
  10. psychoLEMONADE

    psychoLEMONADE Power Member

    SPDIF ñ'é nome da ficha! É o nome do interface!
    Podes transportar o sinal num jack, num cabo coaxial ou num cabo de fibra optica! O sinal ñ'é mais do k'uma string de bits... a ser descodificado num sistema com as habilitações próprias.
     
  11. kiling

    kiling [email protected] Member

    andei enganado tantos anos... sempre pensei q o SPDIF fossem as saidas de fibras opticas que algumas placas de topo têm, como ja foi o caso da minha live platinum de 99, usando as tais saidas para o meu mini-disc... estao ambos falecidos! lol
    Obrigado pela explicaçao
     
  12. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Funciona.

    Instalei os últimos drivers da Creative, meti o programa a funcionar e o descodificador detectou logo como sinal Dolby Digital.
    Melhor ainda, configurei o speaker settings para 6.1, liguei o codificador e o meu receptor A/V detectou um sinal Dolby Digital EX, ou seja, 7 canais discretos.

    Atenção que a codificação DD é 100% software portanto pesa uns 8-10% num core (irrelevante para quem tem um dual core).
    Depois meto pics, agora vou experimentar o Call of Duty 2 nisto :D

    A minha Audigy 2 ganhou uma nova vida.
     
  13. blue_eagle

    blue_eagle Power Member

    Boas,podes me explicar como fizeste isso funcionar,ando completamente a deriva com isto!tenho esse programa redocnexk instalado,tb ultimos drivers da creative, a partir daqui o k faço?
    Cumps:)
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Novembro de 2006
  14. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Vais a speaker settings, escolhes o nº de colunas que tens (5.1 para Dolby Digital e 6.1 para Dolby Digital EX) e seleccionas a opção que diz "Digital Output Only".
    Depois corres o redocneXK, deixas estar tudo menos a opção "matrix" que mudas de "KX default" para "Creative default".
    Carregas em "Start Encoding" e já está. A saída SPDIF da placa fica a enviar constantemente um sinal DD mesmo que não esteja a dar nenhum som, assim como a utilização do cpu que tambem é constante.
     
  15. blue_eagle

    blue_eagle Power Member


    Fiz exactamente isso so k kd vou fazer o start encoding n da som nenhum,no sound touch das colunas da logitech aparece-me a dizer no digital data e o o proprio redocenexk bloqueia:confused:
    as colunas k tenho sao as logitech z-5450 c ligaçao coaxial.Any toughts?
    Cumps:)
     
  16. blastarr

    blastarr Power Member

    Contrariamente ao que se tem dito nesta thread, o DSP EMU10K2 das Audigy/Audigy 2/Audigy 4 Pro/Live 24bit não suporta todos os modos EAX. Apenas suportam os modos "legacy" EAX 1.0 e 2.0 das Soundblaster Live, e aínda EAX Advanced HD 3.0 e 4.0 (este último é uma extensão do 3.0, que em certos modelos só fica disponível com drivers mais recentes do que os out-of-the-box).


    O EAX Advanced HD 5.0 é exclusivo das Soundblaster X-Fi.
     
  17. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Desligaste o decoding nos drivers? Tens de ir à secção de spdif no control panel e desligar os decodings, senão ele passa um sinal PCM stereo, todo marado.
    Se estás a usar uma ligação coaxial, estás a usar o cabo certo? Não tens antes um cabo óptico?
    Hoje já não dá, mas amanhã eu meto screens das configurações que fiz.

    Sacaste mesmo os últimos drivers? Aqueles que desinstalam automaticamente os drivers anteriores? (não aqueles que fazem um update).



    Isso que "se tem dito nesta thread" veio da tua imaginação. Ninguem disse que o EMU10K2 suportava EAX 5. Fiz uma referência ao EAX 5 apenas porque o patch que suporta X-Fi está prestes a sair e o Helixsk8 perguntou pelas x-fi.
     
  18. blue_eagle

    blue_eagle Power Member


    Ja funciona mas o som vem um bocado distorcido,se pudesses entao por ai uns screens das tuas configuraçoes agradecia muito!
    Abraço!:p
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Novembro de 2006
  19. blastarr

    blastarr Power Member

    Não, não é imaginação.
    O título da thread indica claramente os DSP's onde esse suporte EAX/EAX AHD +DDL já existe com esta ferramenta de software, e o texto do primeiro post fala claramente em EAX AHD 5.
    Se depois falaste do suporte ao EAX AHD 5+DDL na X-Fi através de patches futuros para esse hardware, é outra questão completamente separada.


    O que interessa é que num só post (o primeiro), colocaste o EAX Advanced HD 5 e as Audigy no mesmo saco, e isso pode claramente induzir em erro quem lê a thread desde o início e não saiba melhor.
    Até porque entre o EAX AHD 5 e os EAX AHD 3/4 vai uma grande distância em termos tecnológicos, comparável à que aconteceu aquando da passagem dos EAX 1/2 para o EAX Advanced HD 3.0.
     
  20. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    O que interessa é que primeiro fazes uma acusação (EMU10K2 com EAX5) e depois fazes outra baseada numa interpretação esquisita exclusivamente tua só para não ficares muito mal.
    Estão aqui as partes do 1º post, onde me acusas de dizer que o EMU10K2 suporta EAX5:


    Esta é uma thread informativa com o objectivo final de ter instruções de como fazer isto. Abstém-te de criar discussões baseadas em picuinhices s.f.f.
     
    Última edição: 9 de Novembro de 2006

Partilhar esta Página