1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Dolby Digital vs. DTS

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por mauro1855, 8 de Junho de 2008. (Respostas: 37; Visualizações: 3626)

?

Qual dos sistemas oferece melhor qualidade de áudio?

1. Dolby Digital

5 vote(s)
    5,7%
  2. DTS

66 vote(s)
    75,0%
  3. (indiferente)

17 vote(s)
    19,3%
  1. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Penso que ainda não exista um tópico destes e, para satisfazer a minha curiosidade, proponho esta votação:

Qual acham que possui a melhor qualidade de audio:
    Dolby Digital ou DTS

Pessoalmente prefiro a Dolby Digital porque gosto de ouvir bem os graves, mas admito que de facto o DTS parece ter um som mais límpido..

Digam de vossa justiça e já agora justifiquem as vossas escolhas.

2. nepice

nepice Power Member

eu votei indiferente...

pois devo ter problema de ouvidos, é que nao noto diferencas...ou se as noto, sao tao minimas, que é-me mesmo indiferente...mas ha quem prefira dd e outros dts...

é como a guerra, coaxial vs optico, para mim tambem é indiferente, nao noto diferencas nenhumas...mas ha quem prefira coaxial e outros optico

fikem bem [][]

3. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Eu assim de repente também não noto diferença que o DTS é melhor acho que ninguém tem duvida

4. Voila

Voila Banido

Não notam? Como é possivel.... até nos jogos... dou por exemplo o novo Battlefield Bad Company... mal entrei no jogo nem precisei de olhar para o Receiver.. vi logo que era DTS... olhei então e tinha razao...

Desculpem lá mas a diferença é notoria..... se calhar os vossos sistemas é que não ajudam

5. bruno_therion

bruno_therion Power Member

Que sistemas de som usam?
    Vou dar um exemplo: Um filme em que de pra escolher os dois sistemas e mudar,durante o proprio filme,por exemplo a guerra dos mundos,se no amplificador colocar o nivel de som,digamos no nivel 45,em modo DD ouve-se bem,com boa definição,e bons graves. Mas se passo pra DTS sem mudar o volume,logo pra começar nota-se um salto tremendo,como se fosse pro nivel 55 ou+,os graves,são mais nitidos,o som mais apresenta mais promenores,e o som envolve-se de outra maneira. Alem do mais promenores do filme em DD passam ao lado e em DTS da logo outra importancia quem tem o filme,que veja a diferença quando os vidros dos carros estilhaçam. Em DD e fraquinho em DTS e muito melhor. Muitas pessoas já vieram a minha casa e só depois dizem que não sabiam de tanta diferença.
    Outra coisa se riparem um DVD da pra ver as diferenças de tamanho de um pra o outro. Essas diferenças não estao la so por tar...
    Cump

6. WarLock

WarLock Power Member

por especificação técnica o DTS é "muito melhor"

eu prefiro sempre o DTS sobre o Dolby Digital.

No entanto uma muito boa masterização em dolby vai ser sempre melhor que uma má em DTS :)

7. bathombre

bathombre Power Member

DTS sempre.
    Há bons masters em Dolby Digital, mas também há filmes com um enorme potencial sonoro que por causa do Dolby Digital soam sempre mais "flat".
    Case in point, Cloverfield. A versão DVD é boa, mas falta-lhe o punch que senti no cinema. E li uma review da versão Blu-Ray, Dolby True HD, que veio a confirmar isto mesmo. O critico escreveu o quão "sem sal" era a versão DVD e quando ouviu a versão True HD, isto veio a confirmar-se, pois esta era explosiva tal como no cinema.

E não é necessário ir tão longe, Black Hawk Down, a versão aluguer só tem Dolby Digital, pensei eu - "como é que este filme ganhou o oscar de melhor som?", quando comprei o DVD com DTS, logo percebi o porque. :009: Master and Commander, Sky Captain, War of The Worlds, Saving Private Ryan todos eles são referências sonoras e tem todos DTS.

O porque disto está no bitrate. É o mesmo com o MP3, num sistema de som que não seja colunas de PC, nota-se as diferenças entre um MP3 a 128 e outro a 256 e um CD a 1,5Mb. O mesmo com o Dolby Digital a 338 kb ou 448 kb vs o DTS a 756 kbs.

Agora nem quero imaginar com o Dolby True HD e o DTS HD MA. Diferenças entre estes últimos dois vai ser muito difícil ou impossível encontrar, mas com o pálido Dolby Digital, deverá ser arrasador.

8. Draik

Draik Power Member

Boas
    Tens razão em tudo o que dizes, e mesmo relação aos sons HD (os quais eu disponho) que são um salto muito grande em relação aos abituais DD e DTS e mesmo os DD EX e o DTS ES ficam atrás em relação aos HD, mas entre os HD não notei muita diferença entre o DD HD e o DTS HD, porque tambem nestes formatos existem melhores gravações do que outras, onde noto é no LPCM e no DDHD em que gosto mais do HD, e agora com filmes a sair em formato DTS HD Master de 7.1 VAI SER UMA BOMBA!!! é o caso do Rambo 4

9. mauro1855

Já vi que a maior parte prefere a DTS. Eu prefiro a Dolby pois dá-me a sensação que os graves são mais fortes. Tenho o meu leitor de DVD, que provavelmente não tem um descodificador DTS apropriado, ligado a um sistema de som de 500w, em que 150W são para os dois subwoofers incorporados. Aquilo tem um som espectacular, mas o DD parece ter melhores graves, mas inda vou testar isso hoje a ver "A Bússola Dourada" em DTS e algumas partes em DD... No entanto pelo que me pareceu À primeira vista o DTS parece ter um som melhor distribuido e mais limpo. E isso se pode ver nas diferenças de tamanho. Inda ha uns tempos passei "OTesouro 2" pelo Nero Recode e o DTS tinha 1500 MB, em compração com o Dolby Digital com 300 MB...

Cumps

10. Nope

Nope Power Member

DTS, sem dúvida nenhuma, é muito mais potente, em DTS 20 de volume equivale a 40 de DD, mais forte e mais intenso.

PS: E acho muito estranho alguém não conseguir diferenciá-los.

11. DJ_BK

DJ_BK Power Member

Por acaso ainda só vi o Mr. and Mrs. Smith com DTS, nas Z5500. Notei bem a diferença, como já foi dito, no estilhaçar dos vidros, os agudos saem muito mais nítidos e reais. A envolvência é também superior, devido ao facto (e isto é óbvio) de a reprodução do som ser mais fiel ao real do que o Dolby Digital que sofre compressão, logo perda de nitidez nas altas frequências.

12. BEKASpro

BEKASpro Power Member

Epá, nem há comparação possivel!! por muito mau ouvido q uma pessoa tenha conegue com certeza sentir a diferença...

Tomara eu ter todos os meus DVD's com opção DTS!! E quanto melhor o amplificador AV mais facil é notar a difrença!! ;)

cumps.

13. mauro1855

Sim, agora que vi um filme a sério com DTS, também fiquei adepto do DTS. Mas uma coisa vos digo, um Dolby Digital que sofra pouca compressão consegue ser tão bom como um DTS. No caso tinha um ficheiro .mkv do Cloverfield com som Dolby Digital 640 Kbps 5.1, e está com um som muito bom e espectacularmente bem distribuído.

Cumps

14. bathombre

bathombre Power Member

É normal. 640 kbs praticamente equipara-se a 756 kbs do DTS.

15. abc

abc [email protected] Member

Tenho toneladas de filmes em DD e recentemente adquiri as complete recordings do Lord of The Rings em DTS (48Khz, 24bit, 5.1 dts). Pá, com um descodificador externo por hardware nos dois formatos, não há comparação possível. DTS supera em nitidez e clareza o DD em larga escala.

16. mauro1855

Tive agora a ver a "Bússola Dourada" em DTS, chii espectáculo mesmo. Parecia que estava de volta ao cinema...
    Ontem vi "O Labirinto do Fauno" com DTS e tb tá fixe. O som não está abafado, está puro...
    Cumps

17. abc

Precisamente. Tem uma limpeza indescritível, é completamente cristalino.

18. Strangelet PT

Strangelet PT Power Member

O único defeito que o DTS tinha em relação ao Dolby Digital era o leque de filmes que o suportava. Actualmente quase todos (Blu-Ray TODOS) suportam os 2 formatos.

19. abc

Actualmente, penso até que já existe o DTS-HD como sucessor do DTS e que penso que irá ser prevalente no Blu-Ray.

20. Strangelet PT

Strangelet PT Power Member

Sim, o DTS-HD é o sucessor do DTS assim como o Dolby TrueHD é o sucessor do Dolby Surround. São formatos que permitem a reprodução exacta do áudio original sem perda de qualidade. Não são propriamente os sucessores mas o 'topo de gama' no que diz respeito ao áudio. Encontram-se no Blu-Ray e no HD-DVD, se bem que alguns HD-DVD não dispunham de espaço suficiente para ter os dois ou até mesmo um deles.
    Nisto do HD, o DTS-HD não leva a mesma vantagem que levava o DTS, estando melhor em alguns filmes como pior em outros.

Partilhar esta Página