domain controller

flaviorodrigues

Power Member
Boas, tenho aqui um pc com windows server 2008

Isto actualmente esta algo como:

Modem Motorola (cabovisao) ligado por rj45 ao router de rede(que tem dhcp activo), no router sai 1 cabo para o servidor e por wireless ligam se os portateis.

Eu no servidor activei o active directori e criei entao um "dominio":
rua1.casa.com

o servidor esta com ip: 192.168.1.3
o portatil esta com ip: 192.168.1.2

Eu no portatil tento entao ligar me ao dominio:
"
Note: This information is intended for a network administrator. If you are not your network's administrator, notify the administrator that you received this information, which has been recorded in the file C:\Windows\debug\dcdiag.txt.

The following error occurred when DNS was queried for the service location (SRV) resource record used to locate an Active Directory Domain Controller for domain rua1.casa.com:

The error was: "DNS server failure."
(error code 0x0000232A RCODE_SERVER_FAILURE)

The query was for the SRV record for _ldap._tcp.dc._msdcs.rua1.casa.com

Common causes of this error include the following:

- The DNS servers used by this computer contain incorrect root hints. This computer is configured to use DNS servers with the following IP addresses:

213.228.128.99
192.168.1.254

- One or more of the following zones contains incorrect delegation:

rua1.casa.com
casa.com
com
. (the root zone)

For information about correcting this problem, click Help.
"

Se fizer no portatil na linha de comandos:
C:\Users\Flavio>ping rua1.casa.com

Pinging rua1.casa.com [64.14.244.60] with 32 bytes of data:

Reply from 64.14.244.60: bytes=32 time=205ms TTL=242
Reply from 64.14.244.60: bytes=32 time=203ms TTL=242
Reply from 64.14.244.60: bytes=32 time=206ms TTL=242
Reply from 64.14.244.60: bytes=32 time=203ms TTL=242

onde estou a errar?

obrigado
Flavio
 
Uma das coisas que não é aconselhavel fazer num dominio é usar nomes como há na internet. Ex: .com .pt .org
Isto porque pode precisamente acontecer isso, e como o pc estará com os dns do router ele vai-te fazer dns do casa.com. Partindo do principio que isso tá tudo configurado, experimenta por o pc com o ip do servidor comom servidor de dns.

Cumps
 
pois eu mudei ja.

eu tou com problemas é em activar o dns nisto.

eu faço no portatil ping 192.168.1.3
e ele pinga bem, mas se pingar o dominio que ja mudei, agora nao da sinal.

onde estou a falhar?
eu ja ha uns meses criei um domain controller no win 2003, e correu tudo bem, agora tou a testar o 2008 e ta dificil de atinar com isto!
 
Porque ele ainda deve ter os registos do dominio anterior.
Experimenta reinstalar o DNS outra vez.

Já agora, como é que fizeste para mudar?
Despromoveste e promoveste outra vez?
 
no servidor caso faça ping servidor.flaviorodrigues.pt ele pinga bem o ip do servidor mesmo.

mas no portatil ligado ao mesmo router, caso faça ping, ele da erro, mas por ip da bem

ajudem me sff
 
foi isso agora que testei, coloquei o dns do portatil manualmente apontar po ip do servidor.

la csg ligar me ao controlador de dominio, mas fiquei sem acesso aos dns globais da internet, logo depois nao csg aceder aos sites pelo nome, so por ip
 
ja csg por a funcionar direitinho.

agora eu queria era que os documentos dos utilizadores do dominio, ficassem guardados automaticamente no servidor, exemplo

user flavio@servidor

eu acedo no pc 12, faço um desenho no paint, ao guardar ele guarda no pc 12, e eu quero que guarde automaticamente no servidor, algo assim.

o que recomendam?
 
Podes criar uma pasta cada utilizador e por lá os documentos que quiseres, inclusive podes mesmo mapear uma drive depois para a sessão de cada utilizador de modo a que estes vejam como uma drive de rede.

Cumps
 
eu estou a testar isto em casa na minha rede, mas vai ser para implementar numa escola.

onde tenho varias turmas, exemplo 10a, 10b, 10c

quero que cada cliente se ligue ao servidor (usando o controlador de dominio) (feito)
Depois quero que cada cliente entao tenha uma pasta que fique no servidor e so esse utilizador consiga ter acesso.
e ainda quero que grave registos de quem acede a esses ficheiros, exemplo:

Cliente 10A access to file teste.doc in computer with name "PC-01"
ou
Cliente 10A delete the file teste.doc in computer with name "PC-02"
isto para prevenir que algum esperto na turma apague as coisas dos outros, ou mesmo nos testes que acedam aos ficheiros.

mas queria que estes ficheiros ficassem no servidor, para por exemplo, o utilizador 10A hoje trabalhou no pc-01 e amanha se for para o pc-02 tenha os docuemntos todos que fez a disposição
 
ok, vou ver isto entao, obrigado por tudo :)

Outra duvida, sabe como posso fazer um sistema do genero:

Todos os utilizadores ao abrirem o internet explorer / firefox ia para uma pagina local da intranet, (colocar isto a nivel global) sem ter que andar a mudar em cada 1. eu lembro me que quando dei redes na escola, aprendi isto, era algo ligado a scripts que cada user tinha e no inicio da seccao aquilo corria um ficheiro.
 
Última edição:
eu estou a testar isto em casa na minha rede, mas vai ser para implementar numa escola.

onde tenho varias turmas, exemplo 10a, 10b, 10c

quero que cada cliente se ligue ao servidor (usando o controlador de dominio) (feito)
Depois quero que cada cliente entao tenha uma pasta que fique no servidor e so esse utilizador consiga ter acesso.
e ainda quero que grave registos de quem acede a esses ficheiros, exemplo:

Cliente 10A access to file teste.doc in computer with name "PC-01"
ou
Cliente 10A delete the file teste.doc in computer with name "PC-02"
isto para prevenir que algum esperto na turma apague as coisas dos outros, ou mesmo nos testes que acedam aos ficheiros.

se queres que apenas o utilizador tenha acesso, nao tens que andar a mexer nisso de registos mas sim definir as permissoes para as pastas em causa.

mas queria que estes ficheiros ficassem no servidor, para por exemplo, o utilizador 10A hoje trabalhou no pc-01 e amanha se for para o pc-02 tenha os docuemntos todos que fez a disposição

procura por "folder redirection" no google que facilmente poes isso da maneira que queres
 
ja puz na pratica isso do folder redirection e as tais politicas de segurança e tudo 5*

mas ocorreu me uma duvida.

eu tenho um router onde o ip base e o 192.168.1.1

o servidor tem ip fixo 192.168.1.4
o portatil esta por dhcp e tem de momento o ip 192.168.1.3

Para conseguir pingar por nome o servidor, tive que no portatil nas defeniçoes da rede por nos dns, o dns 192.168.1.4 e no segundo dns o da netvisao.

no portatil funciona tudo bem, pingo o servidor e acedo a internet sem problemas.

no servidor estive a ver os dns e esta la como dns1, o ip 192.168.1.1.
ele acede aos pcs na rede sem problemas, mas nao acede a internet.

estarei a fazer bem a gestao dos dns?

o que aconcelham a mudar?
obrigado
 
ja puz na pratica isso do folder redirection e as tais politicas de segurança e tudo 5*

mas ocorreu me uma duvida.

eu tenho um router onde o ip base e o 192.168.1.1

o servidor tem ip fixo 192.168.1.4
o portatil esta por dhcp e tem de momento o ip 192.168.1.3

Para conseguir pingar por nome o servidor, tive que no portatil nas defeniçoes da rede por nos dns, o dns 192.168.1.4 e no segundo dns o da netvisao.

no portatil funciona tudo bem, pingo o servidor e acedo a internet sem problemas.



no servidor estive a ver os dns e esta la como dns1, o ip 192.168.1.1.
ele acede aos pcs na rede sem problemas, mas nao acede a internet.

estarei a fazer bem a gestao dos dns?

o que aconcelham a mudar?
obrigado

Boas,

Essa configuração esta quase toda correcta, menos no servidor
No servidor experimenta por no DNS 127.0.0.1, para apontar para o teu proprio servidor

depois vais aos administrative tools>dns
e acrescentas um forwarder com o ip do teu router 192.168.1.1

Assim, sempre que ele não consegue resolver um nome, como por exemplo, quando e para aceder a net, ele e reencaminhado para esse forwarder


PS: deste modo, experimenta não por o DNS secundário (o da netvisão) no portatil
deves ter a mesma net

Espero ter ajudado

Cumpz ;)
 
Boas,

Essa configuração esta quase toda correcta, menos no servidor
No servidor experimenta por no DNS 127.0.0.1, para apontar para o teu proprio servidor

depois vais aos administrative tools>dns
e acrescentas um forwarder com o ip do teu router 192.168.1.1

Assim, sempre que ele não consegue resolver um nome, como por exemplo, quando e para aceder a net, ele e reencaminhado para esse forwarder


PS: deste modo, experimenta não por o DNS secundário (o da netvisão) no portatil
deves ter a mesma net

Espero ter ajudado

Cumpz ;)

Nice, mal possa ja testo isso :)

Muito obrigado, isto é sempre aprender :=)

Desculpem ser Tao noob, mas é a primeira vez que crio uma rede com domain controller.
E ha que ir aprendendo :)
 
Back
Topo