Domínios FCCN DNS.PT

Li por ai na net que apartir de 1 de março já se podia registar um dominio .pt sem ter k registar a marca primeiro, alguem está dentro do assunto e pode explicar se isto é mesmo assim ou tem entraves mais tarde.Já agora que fornecedor de domínios aconselham.Obrigado.
A liberalizaçao ocorre a partir de dia 1 de Maio.
 
Até lá está em período de sunrise. Qualquer pessoa pode registar domínios mesmo sem ter marca registada nem empresa. Eu já comprei um e não tenho marca registada.
Mas existem algumas restrições.
A partir de 1 de Maio irá ser possível comprar sem qualquer restrição.
 
O zoneedit teve uns problemas este fim-de-semana e resolvi mudar os nameservers do meu domínio .pt para outro serviço. Mas tive alguns problemas e o serviço de apoio não me conseguiu ajudar.

A questão é a seguinte: na secção de "informação técnica" existe a opção "alterar informação técnica", mas essa opção apenas nos deixa alterar "IP ou nome". Não percebo o que isto quer dizer, mas...como é que altero o nameserver primário e secundário do meu domínio?

Por outro lado, no "avaliador técnico" (https://www.dns.pt/technical-reviewer), se experimentar com o ip do meu domínio e o nameserver primário ele diz-me que está tudo ok. Mas se colocar o nameserver do novo serviço para onde quero mudar diz-me "DnsException: Error #4;The server is not autoritary for the domain;". Como é que devo proceder então?
 
na DNS.pt apenas podes configurar os nameservers ou seja Servidores de Nomes (sendo "nomes" os nomes de dominios). Isto quer dizer que apenas podes apontar o teu dominio para um servidor de nomes que por sua deves deve conter a zona de dns do teu dominio.

Nunca podes apontar na dns.pt um dominio para o sitio web (endereço IP).

Assim a solução é teres uma zona de DNS algures na internet (zonedit fazia isso mesmo) e colocares na dns.pt os endereços dos servidores de nome onde essa zona de dns se encontra.
 
na DNS.pt apenas podes configurar os nameservers ou seja Servidores de Nomes (sendo "nomes" os nomes de dominios). Isto quer dizer que apenas podes apontar o teu dominio para um servidor de nomes que por sua deves deve conter a zona de dns do teu dominio.

Nunca podes apontar na dns.pt um dominio para o sitio web (endereço IP).

Assim a solução é teres uma zona de DNS algures na internet (zonedit fazia isso mesmo) e colocares na dns.pt os endereços dos servidores de nome onde essa zona de dns se encontra.

Precisamente. A minha questão é mesmo essa: como é que configuras os nameservers, uma vez que quando escolhes "alterar informação técnica" só tens uma caixa que diz "alterar IP ou nome"!
 
E, por outro lado, porque é que o dns.pt quer saber o "IP de alojamento", quando essa informação (ie, a que IP corresponde o domínio) é precisamente a responsabilidade do nameserver?
 
Bom dia pessoal, eu venho pedir-vos auxílio num impasse que me surgiu.
Eu tenho uma website criado no Webnode (www.webnode.pt), passo a publicidade, com a terminação xxxx.webnode.pt.
Como o FCCN liberalizou desde o início de Maio o registo de domínios com terminação .PT, eu optei por adquirir um domínio novo que quero transferir para o meu website. Até aqui tudo bem. O problema surge no seguinte, pelo o que eu entendi do contacto que estabeleci com a assistência técnica do Webnode eles lá ainda não fazem o alojamento dos domínios.
Para contornar esta questão eu gostaria de perguntar a quem domina este assunto, duas coisas se possível.
1) Não existe outra maneira de dar a volta à questão sem ser alojar o domínio numa outra entidade, para depois direccioná-lo para o meu website?
2) Se a resposta ao 1) for negativa. Será que me podem aconselhar entidades de confiança que não sejam muito dispendiosas e que sirvam para 2 ou 3 meses?

Muito obrigado!
 
Boas. Estou a tentar configurar um domínio .pt para apontar para google sites onde estou a fazer o site. Já tenho NIC HANDLE de responsável técnico. Quando na informação técnica pedem para alterar o IP ou nome, o que coloco lá?

Em Cpanel para domínios.com por exemplo o nome que coloco é o ghs.google.com, após já ter informado ao google que a outra morada é a do domínio .pt.

É esta alteração que devo fazer? Já alguém apontou um domínio .pt para o google sites ou google apps?
 
Ora que depois de ver melhor este tópico e muitas tentativas lá consegui colocar o domínio a apontar para o google sites.

Para criar e editar uma zona de DNS, coisa que o DNS.PT não faz, usei o Coud Flare que me deixa criar duas zonas DNS gratuitamente.

Na gestão técnica (tenho de ter NIC HANDLE de gestor técnico) do domínio em DNS.PT, substitui o nameserver por defeito pelo da Cloud Flare e depois no painel de controlo da cloud flare é que apontei um dos cname para ghs.google.com.

Porque raio o DNS.PT não me deixa gerir e modificar CNAME ou MX Record é que me ultrapassa...
 
Isso é muito fácil de responder, porque é assim que funcionam TODOS os domínios web, eles apontam para servidores de dns e os servidores de dns é que têm os registos de cname, mx, etc.
Eles podiam ter um cluster dns e oferecer o serviço de dns com o domínio, mas se já assim as pessoas não percebem como funcionam os domínios, com isso as pessoas ainda iam ficar mais confusas, domínio e servidor de dns são coisas separadas.
 
SEmpre tive a impressão que quando comprava um domínio já trazia o serviço de dns. Como por exemplo compro um domínio.com ele já traz esse serviço.

Mas se calhar esse serviço é oferecido dependendo a quem se compra o domínio. Como todos os domínios que já comprei e ou geri (que foram sempre .com ou .gov) traziam esse serviço fiquei confuso foi por o DNS.PT não ter esse serviço
 
Nenhum domínio trás serviço de dns, no entanto há empresas que oferecem serviço de dns na compra de domínio, ou pagar um extra pelo serviço de dns, e a qualidade desse serviço irá depender de empresa para empresa.
 
Ora que depois de ver melhor este tópico e muitas tentativas lá consegui colocar o domínio a apontar para o google sites.

Para criar e editar uma zona de DNS, coisa que o DNS.PT não faz, usei o Coud Flare que me deixa criar duas zonas DNS gratuitamente.

Na gestão técnica (tenho de ter NIC HANDLE de gestor técnico) do domínio em DNS.PT, substitui o nameserver por defeito pelo da Cloud Flare e depois no painel de controlo da cloud flare é que apontei um dos cname para ghs.google.com.

Porque raio o DNS.PT não me deixa gerir e modificar CNAME ou MX Record é que me ultrapassa...

Boas, estou a tentar exactamente a mesma coisa mas não consigo adicionar o meu dominio no CloudFlare, visto não ter nenhum ip associado, tentei adicionar um nameserver da cloudFlare no dns.pt, na informação técnica, e lá deu-me erro, e passou o estado do meu dominio para TECH-PRO :S ja estou quase a desistir de dominios pt e ir logo para um .com :S
 
Estou exactamente no mesmo dilema, pretendo adquirir um domínio .pt para usar no google apps.

Qual a maneira mais fácil de colocar tudo a funcionar? Compro no dns.pt ou noutro?
Se fosse .com adquiria directamente à google e estava tudo resolvido.
 
Estou exactamente no mesmo dilema, pretendo adquirir um domínio .pt para usar no google apps.

Qual a maneira mais fácil de colocar tudo a funcionar? Compro no dns.pt ou noutro?
Se fosse .com adquiria directamente à google e estava tudo resolvido.

Se vais usar para o mail do google ( penso que é a isto que te referes ) será melhor escolher uma empresa que registe os dominios .pt e dê os servidores de dns, pois a dns.pt apenas regista o domínio.
 
Back
Topo