1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Domínios virtuais em Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Rorsch, 21 de Dezembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2191)

1. Rorsch

Rorsch Power Member

Tenho que criar um servidor de email, e para testá-lo preciso criar vários domínios virtuais (gsr.uma.pt etc). Alguém me pode explicar como faço isto em ubuntu?

2. Sumerset

Sumerset Power Member

3. Rorsch

Rorsch Power Member

estou a usar o 7.10 e já tenho o courier e o postfix configurados... só preciso mesmo é de criar os domínios virtuais

4. kosmic

kosmic Power Member

Para poderes ter contas de email virtuais (vários domínios na mesma máquina) deves instalar uma base de Dados, MySQL ou PostgreSQL e configurar o Postfix para utilizar as tabelas da Base de Dados.

Terás que criar as querys e as tabelas correctas, podes obter esta informação na página do Postfix.

Aconselho-te apenas a não usar o courier, nao te compensa a Dor de Cabeça, usa antes o Dovecot máis seguro, mais fiável e muito mais simples de configurar.

:)

5. Sumerset

Sumerset Power Member

Nao precisas nada de seres tu a criar as querys e tabelas...

Se leres o guiao ate ao fim diz la para instalar o ispconfig. Isso e um utilitario que via web permite criar o dominio, atribuir espaço, definir o dns, limites de trafego, faz mais do que tu deves estar a precisar...

6. kosmic

kosmic Power Member

Mas o homem apenas quer dominios virtuais para email e tão-lhe a dizr para instalar o ISPconfig ?? que instala uma data de cenas, BIND, WEBSERVER....

Só pontos de falha, se o rapaz está com dificuldades em configurar um postfix com utilizadores virtuais, se instalar isso tudo, como assegura a estabilidade e segurança do sistema....

Se apenas necessitas de um servidor de Mail com utilizadores virtuais, perde o tempo a ler e instala a máquina apenas para isso, é menos pontos de falhas e menos cenas a carregar a máquina.

Para não dizer que não é recomendável ter uma máuqina de produção com vários sistemas, deve-se sempre evitar estes tipos de configurações.

mais simples utiliza o POSTFIXADMIN -> http://sourceforge.net/projects/postfixadmin/

7. slack_guy

slack_guy Power Member

Parece-me que estás a tomar a tua preferência pessoal como realidade. Ambos são seguros, ambos são fiáveis e ambos são simples de configurar (para aqueles que sabem ou que lêm a documentação - não se nasce ensinado).
    Pessoalmente utilizo o Courier há ~4 anos; tenho 32.728 e-mails em 207 pastas e nunca tive uma borbulha que fosse com este servidor. Dá trabalho a configurar? sim... aí uns 10 minutos.

8. kosmic

kosmic Power Member

ok :) aqui admito que fui tendencioso ;)

9. Rorsch

Rorsch Power Member

obrigado pelas respostas

Partilhar esta Página