Domotica - informações

Barril

Power Member
Olá a todos, ando a fazer uma pesquisa sobre as principais normas/protocolos de demótica e ando à procura de informação sobre o funcionamento dos mesmos.

Alguém aqui sabe onde posso encontrar documentação fiável sobre este tema? Os protocolos em que me estou a focar principalmente são o X10, EIB/KNX. De qualquer forma, informação sobre outros será bem vinda.

Desde já obrigado :)

Cumps
 
Ja tirei um curso disso, na altura foi protocolo EIB, e comunicacao profibus. a ver se arranjo para ali os catalogos que me deram no curso...

querias isso para quando?? o pior é que tou a ver que és de longe... :confused:

cumps
 
em relação ao EIB/KNX podes dar um salto ao site oficial português http://www.knxportugal.com/ e ler o documento eiba.pdf que se encontra em http://www.knxportugal.com/descricao.html.
dá para ficares com uma ideia bastante completa do protocolo e dos equipamentos utilizados.

ps: o protocolo EIB/KNX é sem dúvida o que mais promete de momento, não só pela filosofia de descentralização de dados, que eleva a fiabilidade do sistema, mas tb pelo facto de ser um protocolo aberto a todos os fabricantes, aumentando a sua longevidade.
 
Qual o valor dos módulos que usam o protocolo EIBA ? Se percebi bem, os módulos são todos ligados por bus entre si não tendo que cada actuador ter um cabo directo para o quadro ? Basta ligar ao bus ?

Para o autor do tópico,
O X10 é barato e engraçado. Mas tem cuidado como tens a instalação eléctrica em tua casa, pois o x10 se tiver bastantes interferências na rede eléctrica (transformadores 12v e afins) pode dar alguns problemas. Mas no geral é barato e engraçado.
 
Back
Topo