Domótica "Low Cost" (e não só...)

iluminaçao = reles atras dos interruptores (50€ cada)
Andas a comprar relés caros!
Comprei a semana passada um Shelly 1 para esse efeito por 11€. Se fores para Sonoff consegues 10 por 65€ vindos de Espanha.
Portanto diria que mesmo que queiras automatizar todas as luzes de casa mantendo os interruptores existentes e tenhas uma casa com 40 pontos de luz no tecto (estou a exagerar, obviamente), com relés consegues fazer a festa com 260€.
Mesmo que optes por interruptores inteligente, consegues de 13€ a 20€ - 1gang e 3 gang, respectivamente e nem precisas procurar muito.
 
Andas a comprar relés caros!
Comprei a semana passada um Shelly 1 para esse efeito por 11€. Se fores para Sonoff consegues 10 por 65€ vindos de Espanha.
Portanto diria que mesmo que queiras automatizar todas as luzes de casa mantendo os interruptores existentes e tenhas uma casa com 40 pontos de luz no tecto (estou a exagerar, obviamente), com relés consegues fazer a festa com 260€.
Mesmo que optes por interruptores inteligente, consegues de 13€ a 20€ - 1gang e 3 gang, respectivamente e nem precisas procurar muito.

Mas esses interruptores não integram no Smartthings pois nao?
 
Este aparelho não se mete por trás dos interruptores, ou pelo menos não deve de caber sem se inventar, isto é do gênero , cortar o fio de um candeeiro e ligar o positivo e o negativo do lado da tomada num lado e os fios que vão para o candeeiro no outro lado do aparelho. Depois de se emparelhar com um hub, por exemplo o smartthings, ele liga e desliga o que estiver ligado a ele, quer por voz com os assistentes virtuais quer por automações quer por controle na APP.
 
Tens o SONOFF Mini, que permitem meter o firmware Tasmota com o próprio software da SONOFF, e já funciona com o Smartthings. É mais barato, e metes dentro da caixa dos interruptores (que continuam a funcionar sem interferir com a automação... é do género do Shelly, mas a metade do preço)
 
Sim, pela nova APP escolher adicionar dispositivo, escolher das marcas de dispositivos a IKEA, e depois tomada, no meu caso outlet, na tomada pressionar um botão que está atrás de um buraco uns segundos e ela deve de aparecer. Adicionei assim a minha. Não lê consumos mas faz de repeater para os dispositivos Zigbee da Xiaomi.
 
Bom dia,

Procurei ler está thread toda, embora não consegui ler tudo.

Também me estou a iniciar nesta questão da automatização da casa e o meu setup para já é:

5 Shelly para controlar os estores
24 Lampadas da Philips Hue, das quais 20 trocam de cor
3 Sensores de presença Philips Hue
4 interruptores Philips Hue
1 Comando Logitech Harmony Hue Elite
1 Google NEST HUB

O google Nest Hub só chegou hoje, pelo que ainda nem consegui explorar e, até agora, tenho usado as app de cada hardware para controlar tudo, o que não é o mais pratico, nem permite que tudo fale com tudo. Penso que agora com o Google Home a coisa vai mudar.
Tenho porém algumas dúvidas:

1) Não consigo sincronizar o Harmony com o Google Home, quando tento aparece a seguinte mensagem:
We're sorry but your language and/or region is not supported by the Logitech Harmony skill for Google Home.

Alguém sabe como se pode resolver isto?

2) Alguém sabe se o google home permite automatizações?
Por exemplo: se um sensor de presença disparar das 21:30 às 8:00, entao acender uma lampada, se disparar das 8:00 às 21:30 então acender 6 lampadas. A ideia é que uma pessoa quando se levanta à noite nao levar com as luzes todas acessas (mesmo com o dimmer baixo continua a ser muita luz)

Ou outro sempre, se o sensor de temperatura chegar aos 24, fechar os estores....

3) Tenho miudos em casa e gostava de comprar cameras que dessem para transmitir para o dispaly do google NEST, mas as unicas que parecem fazer isso são as da Nest que, alem de caras, obrigam à subscrição da cloud deles.

Já agora, acham que meti as perguntas no sitio certo?

Obrigado por tudo
 
Vou-me começar a aventurar nisto da domótica. Aproveitei uma promoção e encomendei o "MI SMART SENSOR SET ES" da Amazon ES por 50€.
O que recomendam comprar, agora? Tenho 4 portas de acesso ao exterior e 5 janelas (4 delas são de varanda). Queria colocar sensores nas portas e janelas e queria também colocar duas câmaras 360.
Isto, claro, além de tomadas inteligentes, e como tenho estores eléctricos também era engraçado controlar na app (se der). E ainda vou investir numa powerline para ter wifi em toda a casa.

Sugestões?
 
Última edição:
Andas a comprar relés caros!
Comprei a semana passada um Shelly 1 para esse efeito por 11€. Se fores para Sonoff consegues 10 por 65€ vindos de Espanha.
Portanto diria que mesmo que queiras automatizar todas as luzes de casa mantendo os interruptores existentes e tenhas uma casa com 40 pontos de luz no tecto (estou a exagerar, obviamente), com relés consegues fazer a festa com 260€.
Mesmo que optes por interruptores inteligente, consegues de 13€ a 20€ - 1gang e 3 gang, respectivamente e nem precisas procurar muito.
Dei um exemplo de algo simples de utilizar sem andar a flashar nada. Quem pondera gastar 10k em automatização não se deve importar de usar algo simples e fiável por 50€ cada
 
Bom dia,

Procurei ler está thread toda, embora não consegui ler tudo.

Também me estou a iniciar nesta questão da automatização da casa e o meu setup para já é:

5 Shelly para controlar os estores
24 Lampadas da Philips Hue, das quais 20 trocam de cor
3 Sensores de presença Philips Hue
4 interruptores Philips Hue
1 Comando Logitech Harmony Hue Elite
1 Google NEST HUB

O google Nest Hub só chegou hoje, pelo que ainda nem consegui explorar e, até agora, tenho usado as app de cada hardware para controlar tudo, o que não é o mais pratico, nem permite que tudo fale com tudo. Penso que agora com o Google Home a coisa vai mudar.
Tenho porém algumas dúvidas:

1) Não consigo sincronizar o Harmony com o Google Home, quando tento aparece a seguinte mensagem:
We're sorry but your language and/or region is not supported by the Logitech Harmony skill for Google Home.

Alguém sabe como se pode resolver isto?

2) Alguém sabe se o google home permite automatizações?
Por exemplo: se um sensor de presença disparar das 21:30 às 8:00, entao acender uma lampada, se disparar das 8:00 às 21:30 então acender 6 lampadas. A ideia é que uma pessoa quando se levanta à noite nao levar com as luzes todas acessas (mesmo com o dimmer baixo continua a ser muita luz)

Ou outro sempre, se o sensor de temperatura chegar aos 24, fechar os estores....

3) Tenho miudos em casa e gostava de comprar cameras que dessem para transmitir para o dispaly do google NEST, mas as unicas que parecem fazer isso são as da Nest que, alem de caras, obrigam à subscrição da cloud deles.

Já agora, acham que meti as perguntas no sitio certo?

Obrigado por tudo

Muitas das skills apenas são suportadas em Inglês, eu tenho o telemóvel com a conta da "Home" em Inglês e nunca tive problemas.
Podes automatizar o GH usando rotinas, se tiveres o telemóvel em Português provavelmente não te aparece a opção Routines.
Para reações a sensores estes têm que ser compatíveis com o GH.

As câmeras Xiaomi e TP-Link também transmitem para smart displays, no Nest Hub não garanto mas tenho um Lenovo Smart Display e a câmera da TP-Link funciona (apesar de ter andado um bom tempo sem funcionar, agora resolveram o problema). Do que li o Nest Hub também mostra as TP-Link.
Eu evitaria Xiaomi pelos problemas que tem havido com elas.
 
Boas povo, comprei recentemente 2 tomadas inteligentes com controlo de gastos. Comprei uma cena chinesa que funciona com a app smart life. E realmente isto até pode ser interessante ter os consumos de algumas coisas. Pergunto-me se há alguma forma de fazer uma extração da informação para excel ou se há alguma marca ou coisa do género que possua um software para ir fazendo tracking dos consumos e gasto.

Um extract para excel até dava jeito, que assim continuava a comprar destas já que são mais baratuxas.
 
thanks!
De facto tenho o telemóvel em Inglês e a conta da harmony também está em Inglês.

o tlm é um iphoneXs Max

mano haverá outro truque para sincronizar o harmony com o GH?


Muitas das skills apenas são suportadas em Inglês, eu tenho o telemóvel com a conta da "Home" em Inglês e nunca tive problemas.
Podes automatizar o GH usando rotinas, se tiveres o telemóvel em Português provavelmente não te aparece a opção Routines.
Para reações a sensores estes têm que ser compatíveis com o GH.

As câmeras Xiaomi e TP-Link também transmitem para smart displays, no Nest Hub não garanto mas tenho um Lenovo Smart Display e a câmera da TP-Link funciona (apesar de ter andado um bom tempo sem funcionar, agora resolveram o problema). Do que li o Nest Hub também mostra as TP-Link.
Eu evitaria Xiaomi pelos problemas que tem havido com elas.
 
Boas povo, comprei recentemente 2 tomadas inteligentes com controlo de gastos. Comprei uma cena chinesa que funciona com a app smart life. E realmente isto até pode ser interessante ter os consumos de algumas coisas. Pergunto-me se há alguma forma de fazer uma extração da informação para excel ou se há alguma marca ou coisa do género que possua um software para ir fazendo tracking dos consumos e gasto.

Um extract para excel até dava jeito, que assim continuava a comprar destas já que são mais baratuxas.
Marca e preço das tomadas?
E a cena chinesa são as tomadas ou algo à parte?
 
Back
Topo