1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Domótica Domótica "Low Cost" (e não só...)

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Kookie_Monster, 31 de Maio de 2016. (Respostas: 2670; Visualizações: 247062)

1. rqueiros

rqueiros Power Member

Ora bem.
    Estou a tentar instalar Shelly 1 num interruptor só com 2 fios. 1 fase e 1 neutro...
    Não consigo encontrar guias...

2. bbaixo

bbaixo Power Member

3. rqueiros

rqueiros Power Member

4. Pretender

Pretender Power Member

Tens certeza que tens neutro lá ? Normalmente não tem....

5. rds

rds Power Member

Comprei uns equipamentos da SPC e da NGS mas não consigo colocar os dois na app Home, porque esta obriga-me a escolher entre um dos dois. Isto é normal? Não esperava uma limitação destas.

6. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Sensores os da Aqara da Xiaomi são fixes. Não usar gateway deles. Comprar gateway zigbee e usar o zigbee2mqtt + Homeassistant.

Da máquina de lavar se calhar uma tomada com medidor de corrente e depois teres código no homeassistant para fazer o trigger do evento (notificação?).

7. loftarasa

loftarasa Power Member

Gente gira, tenho uns AC Mitsubishi em casa, daqueles embutidos no tecto, em que só se vê as grelhas no pladur. Os comandos são de parede. Há alguma hipóteses de fazer aqui algo em termos de domótica?

8. trkicks

trkicks Power Member

Boa tarde. Vou comprar um Shelly1 para colocar num interruptor simples.
    A minha dúdiva é, o que preciso de comprar também em termos de cabos e acessórios.
    Pelos vídeos que já vi é sempre necessário um pouco de cabo preto e azul (fase e neutro) para as ligações no Shelly e "réguas de junção".
    Certo?
    Em relação aos cabos vi no site do Leroy e existem vários tipos
    H07 VR4
    H07 VR6
    H07 VR10
    Qual é que recomendam?
    Para além disto é necessário mais alguma coisa? Ou seja, existe algum tutorial com a lista completa de material necessário para essa instalação?
    Obrigado e desculpem tanta pergunta, mas nos vídeos que vi, o pessoal já lá tem tudo preparado e pronto a ligar.

9. Pretender

Pretender Power Member

Vais comprar shelly com necessidade de neutro ou os sem neutro (penso que tb já tem esta variedade)... mas o que precisas é mesmo de cabo fio elétrico para os bypassa, para recortar as pontas, podes fazer com uma faca ou alicate próprio, para partir o cabo um alicate normal também dá.
    precisas de um fio de secção 6mm?

10. PsicoPete

PsicoPete Power Member

Eish! Que abuso de fios!
    Fios com secção de 1.5mm é o suficiente para um interruptor, admitindo que é para ligar um candeeiro. Mas se quiseres ser mais papista que o papa, usa de 2.5mm. Agora de 4mm nem o consegues moldar para meter na caixa!
    Precisas fio preto e azul (diria que 15cm de cada é mais do que suficiente) e de dados de junção para ligar os fios existentes aos que vais acrescentar.

11. matavelhos

matavelhos Power Member

Acho que não. Pelo menos eu não tenho conhecimento de tal

12. PsicoPete

PsicoPete Power Member

13. trkicks

trkicks Power Member

Obrigado.
    E os dados de junção é isto? Ligadores

Última edição: 14 de Fevereiro de 2020
  14. PsicoPete

PsicoPete Power Member

Tendo em conta que não sabes que fios lá estão na caixa eu preferia dados de junção convencionais (estes) que se adaptam melhor a outras medidas de fio. Se souberes que os fios que tens são iguais aos que vais instalar então sim, usa desses.

15. trkicks

trkicks Power Member

Muito obrigado 0ela ajuda. Assim que tiver tempo vou abrir o interruptor e a caixa de derivação e coloco aqui as fotos, para me aconselharem da solução mais simples e prática.

16. Pretender

Pretender Power Member

Até devias era colocar derivadores rápidos, são inclusive mais seguros (existe de várias medidas)

17. PsicoPete

PsicoPete Power Member

O único problema desses derivadores é que se os dois fios forem de calibre diferente podem não caber ou não ficar bem presos. Daí dizer para só usar esses se tiver a certeza que o calibre dos fios é igual.

18. trkicks

trkicks Power Member

Pois. Vou ver que fios tenho lá colocados e compro igual. ;)
    O interruptor é este. Tem a caixa por cima, como tinha dito, e acende as duas lâmpadas do tecto.

Em relação ao derivador, terá que ser um desses de 5 condutores, porque vou precisar de ligar 4, não é?

Última edição: 14 de Fevereiro de 2020
  19. bbaixo

bbaixo Power Member

Shelly prontos a montar:

Shelly montado: