Domótica "Low Cost" (e não só...)

Hoje durante o dia não consigo ajudar-te porque não estou com um PC por perto, mais amanhã ou logo a noite tento fazer um esquema a partir dessas fotos de que fios deves ligar onde.
Preciso apenas que me digas na caixa de derivação qual e o buraco que vai dar ao interruptor que queres usar; o que vem do quadro eléctrico; e o que vai para o candeeiro.
Pelo que vejo deve ser, pela mesma ordem, baixo esquerda; meio esquerda; meio direita; mas quero ter a certeza.

ao interruptor que queres usar - baixo esquerda
o que vem do quadro eléctrico - cima direita
o que vai para o candeeiro - meio direita

2pi33PG.jpg

2xgDKtF.jpg

MzmaqG4.jpg

fVMQ53t.jpg
 
ao interruptor que queres usar - baixo esquerda
o que vem do quadro eléctrico - cima direita
o que vai para o candeeiro - meio direita

2pi33PG.jpg
Aqui ^^^^, no buraco que vem do interruptor, deves ter dois fios pretos ou um castanho e um preto.
Um deles está ligado ao preto que vem do quadro nesse dado de junção.
Ao mesmo sítio onde esse fio preto está ligado terás de ligar também o "L" e o "I" do Shelly.

Pegando na imagem de outro utilizador aqui atrás, é fazeres o mesmo e ligares estes dois fios pretos da imagem abaixo ao fio preto que vem do quadro.
7L4awVim_o.jpeg

O outro (pelas tuas fotos é o castanho da imagem abaixo) vai certamente para o buraco do candeeiro.

Esse castanho vais ter de o cortar a meio vais ficar com duas pontas (óbvio! :D ). A ponta que vem do interruptor vais ter de ligar ao "SW" do Shelly e a ponta que vai para as lâmpadas vais ligar ao "O" do Shelly.

Depois só tens de ligar o "N" ao azul que vem do quadro e está feito!
Tendo em conta que tens essa caixa de junção que me parece que suporta bem mais fios aí ligados nem precisas de mais ligadores nenhuns.
 
Aqui ^^^^, no buraco que vem do interruptor, deves ter dois fios pretos ou um castanho e um preto.
Um deles está ligado ao preto que vem do quadro nesse dado de junção.
Ao mesmo sítio onde esse fio preto está ligado terás de ligar também o "L" e o "I" do Shelly.

Pegando na imagem de outro utilizador aqui atrás, é fazeres o mesmo e ligares estes dois fios pretos da imagem abaixo ao fio preto que vem do quadro.
7L4awVim_o.jpeg

O outro (pelas tuas fotos é o castanho da imagem abaixo) vai certamente para o buraco do candeeiro.

Esse castanho vais ter de o cortar a meio vais ficar com duas pontas (óbvio! :D ). A ponta que vem do interruptor vais ter de ligar ao "SW" do Shelly e a ponta que vai para as lâmpadas vais ligar ao "O" do Shelly.


Depois só tens de ligar o "N" ao azul que vem do quadro e está feito!
Tendo em conta que tens essa caixa de junção que me parece que suporta bem mais fios aí ligados nem precisas de mais ligadores nenhuns.
Muito obrigado pela ajuda e paciência. ;)
 
De nada.
Estamos cá para isso. Se amanhã eu precisar de alguma coisa que percebas mais do que eu certamente farás o mesmo. ;)
Depois diz se ficou tudo a funcionar direitinho.
Ah, e eu não escrevi e espero que não vá tarde, mas faz isso tudo com o quadro desligado sff. :D
 
Última edição:
Estou a falar um pouco de cor e pelo que já fui pesquisando para o que gostava de ter em minha casa, mas fica a sugestão.

Acho que tiveres algum tipo de gateway ou um interruptor da mesma da tomada podes ter o trabalho facilitado.
Uma solução que estava a pensar era teres um interruptor, que pode ser sem fios e assim a instalação é mais fácil, ligado a um gateway que também comanda a tomada. Assim deves conseguir programar o interruptor para ligar a tomada quando o carregas.

Este é da Sonoff.

Boa tarde!

Eu sei que esta mensagem já é antiga, mas por PM não consegui resposta... Ando à procura do interruptor a pilhas que me foi recomendado no post que citei, mas não encontro. Alguém me sabe apontar onde há disto? Obrigada!
 
Tenho 3 shelly 2.5

Dois funcionam ok.

O outro não me aparece o sinal de AP em nada que seja android. Mas aparece nos PC com Windows 10... Ou seja, a app como só funciona em android não se liga a esse shelly.

Isto é uma avaria meio seletiva certo? Tem solução?
 
Experimenta a fazer reset a esse
Ou pede a um amigo com IOS para experimentar

Já fiz reset no shelly por 2 métodos e já acedi pelo browser ao shelly e meti IP fixo... Mas nem sei se ficou ativo porque o layout do site é muito mau...

Por IOS não experimentei... Mas realmente pode dar porque se aparece nos Windows como raio é possível não aparecer nos android??
 
Já fiz reset no shelly por 2 métodos e já acedi pelo browser ao shelly e meti IP fixo... Mas nem sei se ficou ativo porque o layout do site é muito mau...

Por IOS não experimentei... Mas realmente pode dar porque se aparece nos Windows como raio é possível não aparecer nos android??
Pode ser um bug na versão do firmware que veio nesse, confirma se é o mesmo que o dos outros
 
Boa tarde! Preciso de uma ajuda dos entendidos! Tenho umas luzes exteriores no Jardim que se ligam através de um interruptor. Eu gostava de ter a opção de as poder ligar através do telemóvel. Sabem como fazer? Será que se substituir esse interruptorpor um com Wi-Fi conseguiria? Existe isso da xiaomi ou assim? O que recomendariam? Obrigada!
 
Última edição pelo moderador:
Boa tarde! Preciso de uma ajuda dos entendidos! Tenho umas luzes exteriores no Jardim que se ligam através de um interruptor. Eu gostava de ter a opção de as poder ligar através do telemóvel. Sabem como fazer? Será que se substituir esse interruptorpor um com Wi-Fi conseguiria? Existe isso da xiaomi ou assim? O que recomendariam? Obrigada!
Mas via os produtos: sonoff mini ou sonoff T1 EU
 
Última edição pelo moderador:
Dessa marca Sonoff já tens dois modelos: ou o mini ou o T1 EU (o "eu" serve para identificar o formato, neste caso europeu).
O mini e um switch, e para colocares nas "costas" do teu interruptor que ja tens instalado, o T1 e um interruptor, neste caso substituis o antigo por este.


edit: ja o vi, isso e enorme para usares.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo