Domótica "Low Cost" (e não só...)

Olá a todos,

Ando a ler sobre esta questão das casas inteligentes e não me consigo decidir sobre o gateway a escolher, as opções que considero são estas:

- Rpi3 com Home assistant, seria o ideal para "misturar" sensores, tomadas, etc de várias marcas, mas aquilo é complexo para mim... já tentei mas queria evitar esta solução

- Aqara Hub modelo europeu, sendo os sensores da xiaomi baratos, é uma opção. o problema é que já tenho várias tomadas da blitzwolf/tuya e nem sei como "misturava" os sensores xiaomi com tomadas blitzwolf

- Hub da blitzwolf/tuya, os sensores parecem mais caros que os da xiaomi, mas considero uma opção em aberto. O Universo da Tuya é maior que o da Xiaomi parece-me, tem mais produtos e tem mtas opções relativamente a interruptores de parede (estores, luzes, etc...)

- smartthings hub, a vantagem que vejo aqui seria de ter um hub que integrasse várias marcas. Vi que dá para integrar sensores da xiaomi de forma genérica. No entanto integrar tomadas da blitzwolf/tuya por enquanto é apenas via Ifttt e parece-me arriscado (lag e do que via alguns erros...). li tb que mtas automações do smartthings são feitas localmente recorrendo pouco à Cloud, é verdade?



Em 1º optava de caras pelo smartthings, mas não ter suporte oficial para tuya é por enquanto um deal breaker.
Em 2º lugar o hub da tuya/blitzwolf parece boa opção, existem imensos sensores, tomadas e diferentes marcas a competir
Em 3º o ecosistema da xiaomi. não se percebe a questão dos servidores na app, várias marcas, é uma confusão... tomadas de parede só as da Imilab e não vejo que existam interruptores de parede para luzes estores etc...

Têm sugestões?
 
@fleyd Vê Rpi com node-red, estava para mudar as minhas coisas (xiaomi) para HAssistant, do que tenho lido e visto em vídeos é muito mais simples de configurar, quanto aos hub's e sempre melhor tirar a "dependência" deles, porque nunca sabe o tempo de vida desses serviços.
 
@fleyd Vê Rpi com node-red, estava para mudar as minhas coisas (xiaomi) para HAssistant, do que tenho lido e visto em vídeos é muito mais simples de configurar, quanto aos hub's e sempre melhor tirar a "dependência" deles, porque nunca sabe o tempo de vida desses serviços.
Obrigado pela sugestão. E sim concordo com a questão que falas do tempo de vida e suporte ao longo no tempo.

E mais, ainda não entendi até que ponto os hubs funcionam sem net exterior (Meo e outras). Li por alto que o smartthings funciona localmente mas não investiguei a fundo.

Ontem já depois de ter escrito o post andei a ver a oferta tuya entre as diferentes marcas e aquilo parece um mundo sem fim, entre diferentes marcas arranja se de tudo. E parece me que sendo a mesma App que dá para automatizar entre as diferentes partes/marcas (sendo tuya)

Vou ver o que falas do node red, não conheço. E vou ver melhor uns vídeos do Home assistant a ver se mudo a opinião de ser complicado.
 
@fleyd Vê Rpi com node-red, estava para mudar as minhas coisas (xiaomi) para HAssistant, do que tenho lido e visto em vídeos é muito mais simples de configurar, quanto aos hub's e sempre melhor tirar a "dependência" deles, porque nunca sabe o tempo de vida desses serviços.

Andei à dias a explorar o node-red e é qualquer coisa de brutal.. acho que vou migrar tudo para lá..
 
Alguém me pode dar uma ajuda com o homebridge? tenho aqui umas coisas da xiaomi e somfy e queria ver ser conseguia ter isso a trabalhar no homekit da apple.

Obrigado
 
Boa noite. Já sigo a discussão ha alguns meses. Tem sido uma ajuda para tentar perceber como arquitectam alguns sistemas. Para começar nao sou um tekie, apenas um curioso que aprecia a ideia se alguma domotica útil para o dia a dia. Posto isto, gostaria de saber se alguém me pode ajudar. Vou mudar se casa. Nao me será permitido escolher localizações de cablagem. Tenho um harmony hub elite e duas colunas Google mini. O sistema que prevejo será o smartthings e uns sonoff mini. Mais tarde, se aplicável, uns automatismos de estores e nada de muito mais. Pensei no smarthings pela simplicidade. Talvez mais tarde um hubitat se achar que vale a pena a migração e se mostrar um sistema que tenha vindo para ficar. A dúvida mais imediata é que os getaways das operadoras são fracos. Para aumentar o alcance wifi vale mais a pena comprar um Router e meter em AP ( que ajudará a gerir mais dispositivos ligados sem queixas e soluços) como o tp-link-ax1500-wi-fi ou ficaria mais bem servido com um Access Point Ubiquiti Unifi AC Lite? No que diz respeito a alcance o Pro é tão significativamente melhor? Tendo em conta que custa mais 70 euros e dava para meter dois APs lite quase. A utilização será mais para ver filmes em streaming, Netflix etc. Tenho uma xbox one mas jogo sem ser online nao me importando com pings e afins. Muito obrigado
 
Lá encontrei um vídeo do youtube que esmiúça os alcances dos ubiquiti. Afinal é o mesmo do Lite para o pro. As velocidades é que são melhores.
@Marc Miranda

Pergunta aí à malta mais experiente se ao meteres segundos routers se depois isso não vai baralhar os IPs dos dispositivos inteligentes (tomadas e afins)

Não pensei nisso desse ponto de vista. Mas creio que dá para colocar o router como AP e até para o getaway da empresa ficar apenas a distribuir a tv. Sei que substituir inteiramente o da empresa é difícil e caro, e creio estar para além das minhas capacidades .
Mas no YouTube ouvimos tanta coisa diferente de canal para canal que decidi perguntar se alguém tinha experiências similares. As casas deles sao feitas de gesso cartonado e é tudo muito fácil quer para o wifi não ter obstáculos como para passar cablagem.
O Paul Hibbert tem um ubiquiti todo xpto mas o tipo deve de ter uma mina de dinheiro em casa.
 
Boas

Uma questão. Tenho no corredor, várias lampadas embutidas em tecto falso, GU10. Daria para por algumas dessas lampadas, a acender quando alguém passa pelo corredor, usando um sensor de luz para acenderem e depois x segundos apagarem? Para isso, teriam que acender com o interruptor desligado. Obrigado
 
Boa tarde.

Sou novo nisto, ando a tentar perceber umas coisas para tornar o meu canto mais inteligente.
Eu tenho um google home, um sistema de som 5.1 sonos, lg oled c9 e um sistem de leds philips hue.
A meu problema aqui é querer controlar todos os sistemas por voz a partir do google home e nao estar a conseguir associar nenhuma.
Alguém sabe de alguma maneira de resolver o problema?

Obrigado.
 
Boa tarde.

Sou novo nisto, ando a tentar perceber umas coisas para tornar o meu canto mais inteligente.
Eu tenho um google home, um sistema de som 5.1 sonos, lg oled c9 e um sistem de leds philips hue.
A meu problema aqui é querer controlar todos os sistemas por voz a partir do google home e nao estar a conseguir associar nenhuma.
Alguém sabe de alguma maneira de resolver o problema?

Obrigado.

Acho que inicialmente a tua questão devia de estar no tópico Google Home mini.

Mas por partes.

Sonos/Philips hue/LG ThinkQ, na app home, tens que fazer a ligação (set up, works with Google, new devices) só depois é que podes controlar, cada um.
 
Acho que inicialmente a tua questão devia de estar no tópico Google Home mini.

Mas por partes.

Sonos/Philips hue/LG ThinkQ, na app home, tens que fazer a ligação (set up, works with Google, new devices) só depois é que podes controlar, cada um.

Antes de mais obrigado pela resposta e peço desculpa por estar fora de tópico, nao reparei que existia.

sim, ja tentei ligar tudo e diz que a sonos nao suporta a região e a lg thinq nao conecta com a tv apesar de estar ambas na mesma rede conectadas. Mandei vir um echo dot para ver se tem compatibilidade.

obrigado pela resposta.
 
Back
Topo