Domótica "Low Cost" (e não só...)

Ah isso é interessante. Muito obrigado.

Só uma curiosidade, que ando a pesquisar e não consigo perceber. Porque sugerem a Shelly, mas não a Sonoff? Tenho andado a pesquisar e os preços parecem próximos, mas a Shelly parece mais técnica. Quem percebe pouco ou nada de eletricidade (quero ver se aprendo os básicos para poder perceber estas ligações, mas só isso), fará diferença ir para uma ou para outra?
Obrigado por toda a ajuda!
 
Ah isso é interessante. Muito obrigado.

Só uma curiosidade, que ando a pesquisar e não consigo perceber. Porque sugerem a Shelly, mas não a Sonoff? Tenho andado a pesquisar e os preços parecem próximos, mas a Shelly parece mais técnica. Quem percebe pouco ou nada de eletricidade (quero ver se aprendo os básicos para poder perceber estas ligações, mas só isso), fará diferença ir para uma ou para outra?
Obrigado por toda a ajuda!

Acho que normalmente o pessoal recomenda a Shelly porque tendencialmente tem dimensões mais pequenas que a Sonoff, ou para a aplicação que quer, a Sonoff não é vantajosa (como por exemplo para estores eléctricos).

De momento ainda só tenho um Shelly 1 instalado, mas a instalação é super simples. Há uns tempos alguém pôs uma imagem aqui na thread com fotos do esquema de montagem, é só olhar e copiar.
 
O RM mini nunca teve sensor de temperatura e de todas as versões do RM pro que tive também nenhuma tinha. O alfawise KS1 tem mas quando testei não estava a integrar com Alexa, é possível que a situação esteja ultrapassada, não sei.
Fiz um tutorial de como configurar para Alexa
 
Última edição:
Ah isso é interessante. Muito obrigado.

Só uma curiosidade, que ando a pesquisar e não consigo perceber. Porque sugerem a Shelly, mas não a Sonoff? Tenho andado a pesquisar e os preços parecem próximos, mas a Shelly parece mais técnica. Quem percebe pouco ou nada de eletricidade (quero ver se aprendo os básicos para poder perceber estas ligações, mas só isso), fará diferença ir para uma ou para outra?
Obrigado por toda a ajuda!

Eu pessoalmente fui para Shelly porque é ligeiramente mais pequeno, consegues encontrar com facilidade até em lojas fisicas em portugal e tem certificação CE, não sei se os Sonoff têm. A comunidade com os shelly também é excelente. Têm uma página de apoio no facebook e são muito responsivos. Também têm controlo por MQTT para quem quer, com o firmware de origem sem haver necessidade de andar a flashar firmwares.
 
Estava a pensar em adquirir um sensor de movimento e um hub zigbee para integrar esse sensor e outros que possam vir a chegar.

Aconselham alguma coisa?
 
Fiz obras em casa e uma dela foi a mudança dos estores, para estores eléctricos, como não tinha instalação foi colocado um sistema da Somfy, que funciona sem fios, como tinha um eco dot que me tinham oferecido tenho estado a tentar controlar com a Alexa, o que não tenho conseguido, mesmo utilizando o IFTTT, alguem com o mesmo sistema que tenha consigo a ligação, com o assistente google consigo, mas preferia com a Alexa.

Ps. foi uma asneira que fiz agora o bichinho da domotica está a mexer e a mandar-me gastar uns trocos :joker:
 
Qual é a gateway da Somfy que tens? Eu tenho uma Tahoma que uso para controlar as cortinas de rolo que usam motores Somfy IO e funciona com a Alexa. Apenas tive de mudar a minha conta Amazon para UK - estava nos USA - para poder usar o skill correto da Somfy que funciona com as gateways para o mercado Europeu.

Fiz obras em casa e uma dela foi a mudança dos estores, para estores eléctricos, como não tinha instalação foi colocado um sistema da Somfy, que funciona sem fios, como tinha um eco dot que me tinham oferecido tenho estado a tentar controlar com a Alexa, o que não tenho conseguido, mesmo utilizando o IFTTT, alguem com o mesmo sistema que tenha consigo a ligação, com o assistente google consigo, mas preferia com a Alexa.

Ps. foi uma asneira que fiz agora o bichinho da domotica está a mexer e a mandar-me gastar uns trocos :joker:
 
Qual é a gateway da Somfy que tens? Eu tenho uma Tahoma que uso para controlar as cortinas de rolo que usam motores Somfy IO e funciona com a Alexa. Apenas tive de mudar a minha conta Amazon para UK - estava nos USA - para poder usar o skill correto da Somfy que funciona com as gateways para o mercado Europeu.

Tenho o Connexoon, os motores penso que são so Somfy IO, pelo menos os comandos são.
 
Comprei uns sonoff mini. Nos interruptores só tenho fase (preto+castanho) por isso tenho de ir buscar o neutro à caixa de derivação (azul).

Estou a pensar bem?

O preto deve ser para ligar no line in e o castanho no line out?

Depois ponho fios novos para ligar ao interruptor no s1 e s2...

Penso que seja assim...

Há aí algum manual para totós para instalar isto?
 
Back
Topo