Domótica "Low Cost" (e não só...)

Mas eles ficam em funcionalmente manual na mesma.

Mas tinha que existir por exemplo, um disjuntor para 'sala' com todas as luzes de tecto da sala, e meter aí o shelly /sonoff.

Mas também tinha que haver espaço no quadro eléctrico para isso.. Porque em algumas casas o quadro electrico é à continha...

Eu neste momento, na minha futura casa, já tenho as caixas para os interruptores metidas. Vou ter que fazer uma contabilização de quantos shelly vou ter que comprar.. A minha vantagem é que todas as caixas que foram metidas são das fundas, logo dá para espetar lá o shelly.
Mas também tenho que arranjar um manual para totos ou enganar o electricista para me fazer a primeira montagem para eu ver lol
 
Mas eles ficam em funcionalmente manual na mesma.

Mas tinha que existir por exemplo, um disjuntor para 'sala' com todas as luzes de tecto da sala, e meter aí o shelly /sonoff.

Mas também tinha que haver espaço no quadro eléctrico para isso.. Porque em algumas casas o quadro electrico é à continha...

Eu neste momento, na minha futura casa, já tenho as caixas para os interruptores metidas. Vou ter que fazer uma contabilização de quantos shelly vou ter que comprar.. A minha vantagem é que todas as caixas que foram metidas são das fundas, logo dá para espetar lá o shelly.
Mas também tenho que arranjar um manual para totos ou enganar o electricista para me fazer a primeira montagem para eu ver lol

Apesar de eu nunca ter montado nenhum, parece algo simples, com a excepção de quando é comutação em escada. Aí fica mais complexo, mas se se seguir os desenhos à risca não deve haver problema.

Seja como for, no teu caso, pedia ao electricista para montar. Se bem que, convém explicar muito bem, porque senão ainda faz maravilha também lol
 
Hoje chegou 1 Shelly 2.5 para testar.

mais logo já vou devo ver como corre. O estore do sótão não está ligado ao controlo central por isso deverá ser o ideal para testar.

Espero que seja fácil. Depois dou feedback.
 
Comprei uns sonoff mini. Nos interruptores só tenho fase (preto+castanho) por isso tenho de ir buscar o neutro à caixa de derivação (azul).

Estou a pensar bem?

O preto deve ser para ligar no line in e o castanho no line out?

Depois ponho fios novos para ligar ao interruptor no s1 e s2...

Penso que seja assim...

Há aí algum manual para totós para instalar isto?
Sim precisas do neutro para ligar na entrada.

11723-581f14.jpg.webp
 
Última edição:
Obrigado @zax

Vou ter de passar cabo da caixa de derivação para o interruptor. É a melhor forma de fazer a instalação porque a caixa de derivação já está cheia.
 
Hoje chegou 1 Shelly 2.5 para testar.

mais logo já vou devo ver como corre. O estore do sótão não está ligado ao controlo central por isso deverá ser o ideal para testar.

Espero que seja fácil. Depois dou feedback.

Consegui! Vou é ter guerra com o sinal Wi-Fi!

Mandei vir 1 á experiência e devo mandar vir uns 2 ou 3 para ir adicionando.

Obrigado pela ajuda.
 
Se alguém tiver um "guia" de como fazer as cablagens para comutador com o sonoff mini, com interruptores sem neutros (teria que puxar da caixa de derivação ao sonoff), com fotografias ou algo do genero, era muito bom. Estou para perder uma tarde a perceber como se faz com o setup que tenho atualmente, mas ainda nao tive oportunidade.. btw, 3 interruptores a controlar a mesma luz, é possivel com sonoff mini?..
 
Já passei cabo da caixa de derivação para os interruptores e já consegui instalar e integrar com a alexa os 2 candeeiros da sala.

Nos quartos também tenho comutação de escada (2 interruptores - porta e cama)... Por isso se alguém partilhar o esquema de ligação do sonoff em comutação de escada também agradeço!
 
Nova ajuda para instalar o Shelly no rés do chão. O sótão foi fácil pois não estava ligado ao controlo central.

Mamdei vir mais 6 Shelly 2.5 e hoje deparei-me com esta dificuldade:



free image sharing

Consegui ligar o shelly e ficou operacional contudo, quando mando fechar todos Os estores,através do controlo na entrada, este não assume o comando.
Alguma sugestão?

lembrei-me agora, não conseguiria ligar o shelly apenas ao controlo da entrada?
 
@Shadow_
Vê se não ficou nenhum cabo por ligar, em minha casa tenho 5 estores o 1 e o 5 (estes dois têm 4 cabos, os restantes só têm 3) são os que transportam a corrente para os restantes.
 
Se alguém tiver um "guia" de como fazer as cablagens para comutador com o sonoff mini, com interruptores sem neutros (teria que puxar da caixa de derivação ao sonoff), com fotografias ou algo do genero, era muito bom. Estou para perder uma tarde a perceber como se faz com o setup que tenho atualmente, mas ainda nao tive oportunidade.

Não sei se estou a perceber, queres saber como ligar um sonoff mini num cumutador/interruptor normal, é isso?
 
Não sei se estou a perceber, queres saber como ligar um sonoff mini num cumutador/interruptor normal, é isso?
Sim, tenho ligados a interruptores simples, isto foi fotografia para documentação de como flashar tasmota, ou seja, daqui ligo o S1 e S2 ao interruptor e fica a funcar (tive que puxar o neturo da caixa de derivação)
imagem-1.jpg


Em relação ao comutador, ainda não tive oportunidade de me aventurar, era apenas se alguém tivesse documentado em foto das ligações. Acho que vou ter de entender bem como estão ligados os interruptores dos comutadores que tenho aqui...
 
Sim, tenho ligados a interruptores simples, isto foi fotografia para documentação de como flashar tasmota, ou seja, daqui ligo o S1 e S2 ao interruptor e fica a funcar (tive que puxar o neturo da caixa de derivação)
imagem-1.jpg


Em relação ao comutador, ainda não tive oportunidade de me aventurar, era apenas se alguém tivesse documentado em foto das ligações. Acho que vou ter de entender bem como estão ligados os interruptores dos comutadores que tenho aqui...
Basicamente tens de fazer o que está neste diagrama do lado direito:
MINI_12N.jpg


Da tua imagem percebo que tens o L In (preto), Neutro (azul) e o fio que vai para o candeeiro (castanho), é isso?
Se assim for é como dizes, ligar o S1 e S2 aos fios que vêm do interruptor e o neutro também no outro N In (julgo que não funciona sem ele, mas posso estar enganado).
 
Basicamente tens de fazer o que está neste diagrama do lado direito:
MINI_12N.jpg


Da tua imagem percebo que tens o L In (preto), Neutro (azul) e o fio que vai para o candeeiro (castanho), é isso?
Se assim for é como dizes, ligar o S1 e S2 aos fios que vêm do interruptor e o neutro também no outro N In (julgo que não funciona sem ele, mas posso estar enganado).
Só tenho um neutro e funca na boa no interruptor simples.
O castanho é fase, o preto liga na lampada.

Em relação ao comutador, um interruptor está ligado ao outro, tenho de descobrir qual é o "slave" que instalar o sonoff no master e passar um fio dummy para ligar no "slave", pelo menos é o que entendo dos esquemas que tenho visto dos comutadores. Estou a fazer uma confusão muito grande?
 
Back
Topo