Domótica "Low Cost" (e não só...)

Tenho os dois; o Harmony Hub ainda está na caixa...
O Broadlink RM4 pro, por outro lado, é muito bom. Neste momento, controla: Ar condicionado (sala), TV, Amplificador, Meo Box (Samsung), portão de garagem e uma lâmpada exterior por IR.

Junto às próprias cenas/rotinas que a app da Broadlink cria, consegues simplificar as coisas unindo-as ao Google Home (no meu caso).
Por exemplo, tenho as coisas configuradas para quando digo "Set on", a TV liga na HDMI1 e a Meo box também. Dá bastante jeito quando se está a acabar de fazer uma refeição.
Outro exemplo interessante é quando digo: "Cinema Mode", em que o Broadlink liga a TV, baixa o volume para "0", vai até ao HD externo, ligado à TV, escolhendo a paste "Movies", liga o Amplificador e escolhe a opção adequando - o GH depois liga subwoofer e altera as luzes em redor.

Tanto um como o outro funcionam em PT?
 
Refereste a quê? Ter o Assistente em PT-PT ou PT-BR?
Eu tenho tudo em inglês, de apps a Assistente, mas imagino que não haja qualquer problema em criar comandos de voz em português se assim tiveres definido o Assistente.

Estar a app em inglês não me faz diferença, mas se o facto de estar em inglês, depois posso pôr a Alexa em pt-pt por exemplo.
Já agora, qual será a melhor localização para o broadlink/Harmony? Em frente aos aparelhos? É que se for estou tramado...

Edit: quanto ao Harmony, todos os meus dispositivos são compatíveis, mas na TV, apesar de dizerem que é compatível diz lá isto: "
Due to a Firmware update on Philips TV's, Harmony remotes may not properly start an Activity due to how the TV handle inputs.

Philips TV uses dynamic inputs which changes the order of the input list depending on the TV is being used with your input devices(such as your cable box or game consoles).

This changes the order of the input to something we cannot predict, Harmony can not properly start Activities that contain a Philips TV."
 
Última edição:
Reparei agora ao ler uma review no Amazon que o broadlink apenas funciona em redes 2.4ghz. Como uso um sistema mesh cá em casa que tem rede 2.4 e 5 no mesmo ssid será que poderá criar algum conflito?
 
Reparei agora ao ler uma review no Amazon que o broadlink apenas funciona em redes 2.4ghz. Como uso um sistema mesh cá em casa que tem rede 2.4 e 5 no mesmo ssid será que poderá criar algum conflito?
Nop, tenho as redes mesclada e já as tive separadas e tudo se liga aos 2.4 sem problemas e funciona sem falhas
 
Estar a app em inglês não me faz diferença, mas se o facto de estar em inglês, depois posso pôr a Alexa em pt-pt por exemplo.
Já agora, qual será a melhor localização para o broadlink/Harmony? Em frente aos aparelhos? É que se for estou tramado...

Edit: quanto ao Harmony, todos os meus dispositivos são compatíveis, mas na TV, apesar de dizerem que é compatível diz lá isto: "
Due to a Firmware update on Philips TV's, Harmony remotes may not properly start an Activity due to how the TV handle inputs.

Philips TV uses dynamic inputs which changes the order of the input list depending on the TV is being used with your input devices(such as your cable box or game consoles).

This changes the order of the input to something we cannot predict, Harmony can not properly start Activities that contain a Philips TV."
Não há nada que o broadlink faça em relação à tv que o harmony não faça, ou seja, se esse problema dos inputs afetar o harmony, afetará o broadlink. Em relação a localização de aparelhos, a box meo não será também bluetooth? Se sim, com o harmony não precisa de estar junto ao aparelho. O harmony hub permite ligar dois ir blasters portanto para todos os efeitos ficas com três aparelhos para colocar junto ao que queres controlar. A questão é monetária, o broadlink pode ser suficiente para o que se quer fazer, o harmony é o topo de gama.
 
O que aconselham tipo fita led inteligente com sensor de movimento? O objectivo será colocar escondida por baixo da cama, só ligar à noite entre X e y horas e se, obviamente, uma pessoa passar no sitio.
 
Não há nada que o broadlink faça em relação à tv que o harmony não faça, ou seja, se esse problema dos inputs afetar o harmony, afetará o broadlink. Em relação a localização de aparelhos, a box meo não será também bluetooth? Se sim, com o harmony não precisa de estar junto ao aparelho. O harmony hub permite ligar dois ir blasters portanto para todos os efeitos ficas com três aparelhos para colocar junto ao que queres controlar. A questão é monetária, o broadlink pode ser suficiente para o que se quer fazer, o harmony é o topo de gama.
Tenho o Harmony e controlo tudo no meu quarto assim. É excelente
 
Bump.
Se me puderem dar alguma ideia. ;)

Sendo apenas para uma lâmpada (que podia trocar por uma inteligente) ou manter o plug da Tp-Link, não me parece que fosse necessária a aquisição de um Hub. Daí a minha incerteza.

Anyway, ver se me dão uma ideia.

Ando para mudar um ou dois interruptores que tenho junto a quartos. Durante a noite andar pela casa a usar comandos de voz é pouco pragmático. Telemóvel deixo-o sempre afastado do quarto e muitas vezes acabo por recorrer ao tablet para acender um candeeiro que tenho num canto da sala, quando o resto da casa está às escuras.

A minha intenção, no entanto, era saber se há algum interruptor que dê, para além de ligar a luz a que está ligado directamente, para configurar outro botão para acender/desligar um smart plug da Tp-link - o tal que controla o candeeiro.
 
Boa tarde.
Tirando 4 ou 5, todos os meus interruptores são duplos (como na foto). Uns são com 2 interruptores e outros são 1 interruptor e 1 controle de estores.
Existem interruptores assim com este formato, ou o melhor é optar por manter e colocar uma solução "interna", tipo shelly?
Obrigado.
u2QAF9R.jpg
 
Boa tarde.
Tirando 4 ou 5, todos os meus interruptores são duplos (como na foto). Uns são com 2 interruptores e outros são 1 interruptor e 1 controle de estores.
Existem interruptores assim com este formato, ou o melhor é optar por manter e colocar uma solução "interna", tipo shelly?
Obrigado.
u2QAF9R.jpg
Foi falado na página anterior acerca disso.

Aqui:

Os meus vieram quase todos de Espanha e na loja deles do site chinês habitual é preciso procurar pelo interruptores que têm envio de Espanha. Nem todos os modelos têm envio de Espanha ou estão em sotck nesse país. Neste caso têm de vir da China . Da China o interruptor dimmer chegou em 15 dias a Lisboa, estou à espera que os correios o entreguem. Pelo valor dele não tem alfândega. Os 3 interruptores comando, comprei no dia 22 e chegaram dia 29 à Holanda. Estou à espera que enviem para Portugal e sendo pelos correios holandeses, quando chegam a Portugal são entregues no dia seguinte.

Por acaso o problema também é à entrada do casa de banho. :D Existem interruptores únicos com 4 gangs, o problema é que ficava depois um buraco de uma das caixas por utilizar. Se das 4 linhas de iluminação quiseres transformar em apenas 3, não existe problema nenhum. No meu caso tenho 4 botões em 2 interruptores com o mesmo espelho, 1 para iluminação do teto do quarto, 1 outro para parte da iluminação do teto do hall do quarto, 1 para teto da casa de banho, o outro para o espelho da casa de banho. Se quiser que por exemplo os 2 interruptores da casa de banho fiquem num só, mas ligar os 2 cabos de saída ao meso sitio no interruptor. De qualquer forma vou comprar um com 4, mantendo a totalidade das ligações existentes e de acordo com as imagens abaixo.



Bseed

Têm uma gama muito completa, tanto de interruptores inteligentes, como dos normais sensíveis ao toque. O preço é dentro dos da MOes, sensivelmente mais caros. Penso que não têm a função de ligação por RF, o que me levou a escolher a MOES, mas a gama é mas completa.

H8e1b5a463416420bbba4d3a0e3e5c8550.png


Hd079c19023014596ac527a17da7a3a3d9.png


H20d3832ef9ce4165af5500d4bcae747c-Z.png


Edit: Hoje chegaram mais 2 em 2 dias de envio.:D Tenho 3 dias para montar mais 4...

Para este problema também devo optar por este. Apesar que nos outros estou apostar no MoesHouse.
 
Bom dia.
Vou instalar um Shelly 1 para controlar o candeeiro de um quarto.
Sei que o Shelly necessita de neutro e tenho 2 opções. E é para isso que gostaria da vossa opinião e ajuda.

1- Pelas fotos acham que é mais fácil colocar no interruptor ou na caixa de derivação?
2- Em relaçao aos ligadores, estou a pensar meter os da wago. Vou precisar de quantos e com quantas "ligações"?

Caixa e interruptor
BlyM5t7.jpg


Caixa de derivação
ib7arBf.jpg


Interruptor (uma foto para verem a profundidade e outra para mostrar que o interruptor é bastante estreito)
2LKifYv.jpg

WBKJQd6.jpg


Muito obrigado.
 
Estive a instalar mais 2 shelly's recentemente e tenho mais um na calha para por, e a imagem deste post foi a que mais me ajudou.

Eu também tinha uns conectores semelhantes aos teus na caixa de derivação e escolhi mudar, mas não sei se foi a melhor opção que fiz, porque o meu espaço era muito muito apertado e agora a tampa mal fecha. Mudei para uns iguais a estes.

Aquilo que fiz, seguindo a imagem do post, foi ligar os cabos pretos à ligação dos cabos pretos, e a azul à do azul (fase e neutro). Depois percebi qual era o cabo que tinha do interruptor para as luzes e cortei-o a meio. A parte que vinha do interruptor liguei à entrada SW, e a outra ao output. Depois é só ligar e confirmar que correu tudo bem x)
 
Bom dia.
Vou instalar um Shelly 1 para controlar o candeeiro de um quarto.
Sei que o Shelly necessita de neutro e tenho 2 opções. E é para isso que gostaria da vossa opinião e ajuda.

1- Pelas fotos acham que é mais fácil colocar no interruptor ou na caixa de derivação?
2- Em relaçao aos ligadores, estou a pensar meter os da wago. Vou precisar de quantos e com quantas "ligações"?

Caixa e interruptor
BlyM5t7.jpg


Caixa de derivação
ib7arBf.jpg


Interruptor (uma foto para verem a profundidade e outra para mostrar que o interruptor é bastante estreito)
2LKifYv.jpg

WBKJQd6.jpg


Muito obrigado.

É melhor meteres na caixa de derivação.
 
Alguém, por aqui, a usar o Home Assistant num PI?
Pelo que estive a ver houve algumas alterações às configs de ligação.

Haverá forma de o ter ligado a um router por ethernet, apenas para local, e uma ligação WiFi, de outro router, para acesso à web (actualizações, etc.) e acesso remoto?

Neste caso tenho um router ADSL (6Mbsp download) e um router 4G (60Mbps download).
Os aparelhos WiFi (colunas, Google Nest, etc.) estão todos ligados ao gateway do router ADSL, por ser o menos usado.

edit: Imagino que seria uma questão de alterar o valor de metric, da LAN e WLAN. Mas não sei se isso está a funcionar com o HASS.OS.
 
Última edição:
Estive a instalar mais 2 shelly's recentemente e tenho mais um na calha para por, e a imagem deste post foi a que mais me ajudou.
Obrigado. Essa foto ajuda bastante.

Eu também tinha uns conectores semelhantes aos teus na caixa de derivação e escolhi mudar, mas não sei se foi a melhor opção que fiz, porque o meu espaço era muito muito apertado e agora a tampa mal fecha. Mudei para uns iguais a estes.
Em relação aos ligadores também tinha pensado nesses da wago.

Aquilo que fiz, seguindo a imagem do post, foi ligar os cabos pretos à ligação dos cabos pretos, e a azul à do azul (fase e neutro). Depois percebi qual era o cabo que tinha do interruptor para as luzes e cortei-o a meio. A parte que vinha do interruptor liguei à entrada SW, e a outra ao output. Depois é só ligar e confirmar que correu tudo bem x)
Para ligar os fios pretos todos necessito de um ligador de 6 espaços (porque tenho 4 na caixa de derivação + os 2 do shelly), isso existe? (só vi de 2,3,4 e 5). Ou se enrolar 2 a 2, consigo que caibam nos buracos do ligador?
 
Última edição:
Aquilo que podes eventualmente fazer, que foi o que acabei por fazer também, foi usar um fio com diametro menor e ligar do I ao L, e depois ligar o L ao conector normalmente. Assim precisava de menos uma ligação. Basicamente algo como nesta imagem.
 
Interruptor (uma foto para verem a profundidade e outra para mostrar que o interruptor é bastante estreito)

Se fosse eu, enfiava um cabo neutro da caixa de derivação ao interruptor e colocava o relé na caixa do interruptor. Parece-me o mais correto e sem necessidade de ligadores novos. Pelas imagens a caixa do interruptor parece mais profunda e suficiente para o relé.

------

Por aqui 70% dos interruptores em casa estão neste momento substituídos por interruptores wi-fi e táteis da moeshouse. Tudo a funcionar na perfeição. Para finalizar a instalação total da casa, faltam chegar os 3 interruptores comando sem fios, um duplo(2 interruptores no mesmo espelho) da bseed para comandar 4 circuitos diferentes e um outro duplo da bseed para controlar 2 circuitos mas com função dimmer. Os duplos infelizmente só daqui por um mês, pois vêem da China. Comprei também tomadas da bseed para substituir as da cozinha e casas de banho, sem WiFi, apenas uma vai ter wi-fi, já que apresentam o mesmo design e acabamento dos interruptores, para uma maior coerência visual.
 
Back
Topo