1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Domótica "Low Cost" (e não só...)

Discussão em 'Domótica (Smart Home)' iniciada por Kookie_Monster, 31 de Maio de 2016. (Respostas: 3573; Visualizações: 339802)

1. Hakine18

Hakine18 Power Member

Alguém?

2. cajovcm

cajovcm Power Member

@cribeiro
    Entre moeshouse e loratap, qual gostas mais?
    Pelo que entendi uns funcionam por WiFi e outros por zigbee em que é preciso um hub. Confirmas?
    Controlas tudo por qual APP?

3. nelsondac

nelsondac Power Member

So porque sou calaceiro e a vezes me esqueço de desligar.

Procuro uma smartplug (nem precisa de ser Smart) que dê para ligar durante 15 min e depois desligar... Ligar de preferência num botão físico.

Objetivo é, as vezes esqueço de desligar a máquina de café, e já passou ali um dia a aquecer a água, desnecessáriamente. A tomada está às vista e acessível, por isso...

Ainda não vi nenhuma que desse para isto.

4. cribeiro

cribeiro Suspenso

Não te sei responder, porque não tenho nenhum sensor de presença. Penso que qualquer sensor que utilize a mesma app, serve. Acho que toda a linha da Moes funciona bem entre si, mas por exemplo quis associar um relé da loratap a um interruptor completo e não deu para fazer isso, já o relé da Moes na boa.

Não posso dizer que gosto mais de um ou do outro. O da Loratap trazia uma instruções muito boas e mais claras, por sua vez o da Moes tem mais opções de configuração na app. O da moes que comprei é duplo com função dimmer e o da Loratap é para um interruptor simples. Têm fins ligeiramente diferentes, mas os dois servem muito bem o seu propósito.

Todos os meus interruptores e relés utilizam a rede wifi do router e não necessitam de hub, tudo muito simples. Os zigbee precisam do hub, mas penso que têm a vantagem de não precisares ligação à internet para os controlar dentro de casa. Também tens a vantagem de no hub poderes color x aparelhos e no router representar apenas uma ligação. Eu fui para a solução do wif-i via router, sabendo que o meu router suporta até 50 ligações, o que dá para tudo o que instalei até agora e o que ainda falta. Também podemos ter uma solução mista, penso eu, que sou novato nestas coisas.

Eu só tenho 2 relés instalados em casa, os que mencionei acima. No início, a minha intenção era aproveitar os interruptores que estavam instalados e colocar um relé em cada um. Depois de ver o preço deles e comparar com o preço dos interruptores e verificar que a diferença não era muita, nem olhei para trás. Comecei por comprar um, vi a qualidade deles, a estética, a sensibilidade ao toque e não tive dúvidas. Abandonei a ideia dos relés e mudei por completo todos os meus interruptores. Processo que falta acabar, porque ainda não chegaram todos.

Tanto os interruptores como os relés são instalados através da smart life e aí podes controlar tudo. Podes associar interruptores, podes criar grupos, criar cenas de automação. Normalmente, depois de configurados na app smartlife, não utilizo muito essa, já que todos vão parar a app da Alexa e é por aí que controlo por voz, controlo pela app, crio grupos ou crio rotinas. Tenho por exemplo um rotina na alexa, que quando me aproximo de minha casa, automaticamente liga as luzes que eu programei e liga uma coluna de som no spotify. Tenho a mesma rotina ao contrário, quando saio de casa desliga todas as luzes que estiverem por esquecimento ligadas. Estas rotinas são baseadas na localização do meu telemóvel.

Lá mais para o verão chegará a vez dos estores exteriores, com a colocação de motores, respetivas ligações e instalação de interruptores. Esses talvez vá para solução do hub zigbee. Nessa altura estará tudo mais ou menos inteligente em casa.:D

5. trkicks

trkicks Power Member

Tens uns botões físicos. Vê este vídeo

6. cajovcm

cajovcm Power Member

@cribeiro
    Obrigada pela opinião.
    Onde compras os interruptores?
    Já testastes o home assistant?

Última edição: 14 de Janeiro de 2021
  7. Pedro82

Pedro82 Power Member

Nos Shelly dá para definires quantos segundos queres que passe até desligar automaticamente. 15 minutos basta definires 900 segundos por exemplo.

8. Pretender

Pretender Power Member

obriga é a ligar na app ou alexa ou a ter tipo um shelly button :)

9. Pedro82

Pedro82 Power Member

Tens razão. Se calhar uma tomada TP Link Hs110 seja mais interessante, porque tem ilum botão para ativação manual na própria tomada (o Shelly terá?)e também pode temporizar o desligar (ou ligar) automaticamente.

10. trkicks

trkicks Power Member

Um sonoff basic também tem botão físico e pode ser configurado para desligar automaticamente

11. zx-9r

zx-9r Power Member

Boas,

tenho uma airfryer da blitzwolf, que tem uma app associada da blitzwolf

agora recebi umas tomadas inteligentes de outra marca qud utilizam a app smart life, mas parece em todo identica à app da blitzwolf para a airfryer

será que me basta ter uma unica app (por exemplo, a smart life), para controlar quer as tomadas inteligentes, quer a airfryer, ou posso perder funcionalidades?

Obrigado!

edit: parece ser tudo tuya. o que pelos vistos nao deve dar é utilizar os devices da xiaomi / mihome numa unica app com isto.

Última edição: 15 de Janeiro de 2021 às 12:25
  12. trkicks

trkicks Power Member

Live, ontem, com vários youtubers nacionais sobre domótica e smart home

13. trkicks

trkicks Power Member

Shelly 1 instalado com sucesso ;)
    A maior dificuldade foi o "tetris" para conseguir depois encaixar o interruptor, mas com calma, ficou tudo ok.
    E tudo a funcionar tanto no google home, como alexa.

Passagem do neutro.

Ligação do Shelly

Ligação ao interruptor

14. Peras92

Peras92 Power Member

An so, it begins!
    Depois de percebermos que o 1º é facil, dificil vai ser parar x)

15. trkicks

trkicks Power Member

O próximo vai dar mais luta, porque é no corredor e tenho 2 interruptores com comutação.
    E de seguida o shelly 2.5 para os estores da sala.

16. as13

as13 Power Member

Liga nas caixas de derivação é mais facil encaixar e podes encaixar 2 shellys 1.

17. trkicks

trkicks Power Member

Isso nem sempre é assim.
    No quarto tinha bastante espaço na caixa de derivação. Entretanto, olha esta hoje no hall. :)

18. Atomsk

Atomsk Power Member

Esclareçam-me uma coisa, se eu quiser apenas desligar/ligar as luzes fora de casa através de uma app e que seja compatível com alexa/Google home, basta-me comprar por exemplo uns interruptores sonoff? Não me interessa regular a intensidade da luz, ou mudar cores.

19. Peras92

Peras92 Power Member

Sim, certo. Sonoff ou shelly fazem bem isso (uso os dois)

20. trkicks

trkicks Power Member

nem precisas de comprar interruptores, basta um shelly ou sonoff e colocar lá dentro.
    a compra de interruptores "obriga" a que compres depois todos para a casa ficar toda igual. com uma coisa destas, fica com o aspeto que tens agora.