Domótica "Low Cost" (e não só...)

Tenho um hall com 3 interruptores (escada),sendo que o primeiro interruptor também tem uma ligação para a luz da rua, e queria substituir por um touch de 3 gang ( em que o 1gang é a luz da rua, o 2 gang luz do hall, e o terceiro terá uma configuração virtual, para desligar todos os interruptores wifi da casa).
A foto abaixo tem as ligações:

196519367_479945113089005_3585754643719456294_n.jpg

Como posso passar estas ligações para um interruptor destes:

H4d0acd1ce94343679cb54b1994c1ea4c2.png

thanks
 
Falta aí o neutro para o wifi para controlar pela app, depois é fácil ligas a fase no L e o resto vais experimentando nos outros Ls e o último gang tens de configurar na app a dizer para desligar os outros botões.
 
Falta aí o neutro para o wifi para controlar pela app, depois é fácil ligas a fase no L e o resto vais experimentando nos outros Ls e o último gang tens de configurar na app a dizer para desligar os outros botões.

Este interruptor nao necessita de neutro, mas na no interruptor "mecanico", tem ligado apenas 2 lampadas.,
De acordo com outro ingerruptores ca em casa, apenas tem 3 fios (fase,lampada1 e lampada2), no entanto este tem 5...
 
Este interruptor nao necessita de neutro, mas na no interruptor "mecanico", tem ligado apenas 2 lampadas.,
De acordo com outro ingerruptores ca em casa, apenas tem 3 fios (fase,lampada1 e lampada2), no entanto este tem 5...
Esse tem 5 fios, porque é um comutador de escada, um dos fios vai a lâmpada e volta ao interruptor no interruptores wifi o comutador de escada é feito na app, tens de configurar tudo na aplicação. Se com esse queres desligar todos os outros interruptores de casa tens de crias scenes com todos os interruptores. O comutador de escada tens de fazer algo do género :
Int. A on Int. B on
Int. A off Int. B off
Int. B on Int. A on
Int. B off Int. A off

Com 3 interruptores :
Int. A on Int. B on Int. C on
Int. A off Int. B off Int. C off
Int. B on Int. A on. Int. C on
Int. B off int. A off int. C off
Int. C on Int. A on Int. B on
Int. C off Int. A off Int. B off

Isto se for de 1 tecla se for 2, 3 teclas tens de configurar as teclas com o tipo de situação queres.
 
Esse tem 5 fios, porque é um comutador de escada, um dos fios vai a lâmpada e volta ao interruptor no interruptores wifi o comutador de escada é feito na app, tens de configurar tudo na aplicação. Se com esse queres desligar todos os outros interruptores de casa tens de crias scenes com todos os interruptores. O comutador de escada tens de fazer algo do género :
Int. A on Int. B on
Int. A off Int. B off
Int. B on Int. A on
Int. B off Int. A off

Com 3 interruptores :
Int. A on Int. B on Int. C on
Int. A off Int. B off Int. C off
Int. B on Int. A on. Int. C on
Int. B off int. A off int. C off
Int. C on Int. A on Int. B on
Int. C off Int. A off Int. B off

Isto se for de 1 tecla se for 2, 3 teclas tens de configurar as teclas com o tipo de situação queres.
Entao, neste momento, nao consigo ter um misto de interruptores (wifi e "mecanicos")no hall, certo? Tinha de substituir todos?
Se assim for, é um pouco "chato", porque em caso de falta de internet, nao tenho comutacao de escada nos interruptores...
 
Última edição:
Entao, neste momento, nao consigo ter um misto de interruptores (wifi e "mecanicos")no hall, certo? Tinha de substituir todos?
Se assim for, é um pouco "chato", porque em caso de falta de internet, nao tenho comutacao de escada nos interruptores...
Podes ter os interruptores mecânicos, mas tens de colocar sonoff ou shellys por trás dos interruptores, são uns quadrados tipo pastilhas, podes ficar com o comotador de escada na mesma, mas tens que ficar com os fios todos na mesma.
 
Mas também só se fica sem net, se falhar a luz ou o modem se estragar, porque por norma pelo menos a mim só fico sem net 1 ou 2 vezes em um ano e num curto período de tempo
 
Olá a todos

Brevemente vou mudar de casa
Tenho interesse em colocar algumas coisas inteligentes (algumas luzes e estores, a médio prazo)

Inicialmente vou optar por colocar luzes apenas na sala, que são embutidas, e como tenho estore eléctrico talvez também coloque adaptador inteligente
Após alguma pesquisa, e como não quero gastar muito, pensei em :

-Comprar um Echo 4, da Amazon. Sempre quis ter algo assim e já vi que faz de hub zigbee

- comprar luzes yeelight gu10 coloridas (são mais baratas que phillips) para a sala. Zona de 4 luzes+zona de 3 luzes = 9 gu10 total

- posteriormente comprar um tal adaptador inteligente para o estore eléctrico (já vi que existem no ***** e até são compatíveis)

Um dia mais tarde, caso isto funcione, quero pôr todos os estores inteligentes..

O que acham desta opção? É mais simples talvez mas para mim chegará bem. Existe algum inconveniente, desvantagem, problema?

Obrigado desde já
 
Olá a todos

Brevemente vou mudar de casa
Tenho interesse em colocar algumas coisas inteligentes (algumas luzes e estores, a médio prazo)

Inicialmente vou optar por colocar luzes apenas na sala, que são embutidas, e como tenho estore eléctrico talvez também coloque adaptador inteligente
Após alguma pesquisa, e como não quero gastar muito, pensei em :

-Comprar um Echo 4, da Amazon. Sempre quis ter algo assim e já vi que faz de hub zigbee

- comprar luzes yeelight gu10 coloridas (são mais baratas que phillips) para a sala. Zona de 4 luzes+zona de 3 luzes = 9 gu10 total

- posteriormente comprar um tal adaptador inteligente para o estore eléctrico (já vi que existem no ***** e até são compatíveis)

Um dia mais tarde, caso isto funcione, quero pôr todos os estores inteligentes..

O que acham desta opção? É mais simples talvez mas para mim chegará bem. Existe algum inconveniente, desvantagem, problema?

Obrigado desde já

Vê apenas se existe algumas restrições com o Echo, servindo de zigbee gateway.
Eu uso Home Assistant - num raspberry 4 -, em grande parte devido a ter a possibilidade de utilizar um único gateway para o protocolo zigbee (que por sinal me agrada bastante); utilizando qualquer tipo de equipamento de qualquer marca.

Foi algo com um ideal tipico de protocolo universal que se transformou, em pouco tempo, numa guerrilha de marcas e medidas restritivas. Compras algo do IKEA, precisas do gateway deles. Compras algo da Xiaomi, precisas do gateway deles. E assim sucessivamente.
 
Olá a todos

Brevemente vou mudar de casa
Tenho interesse em colocar algumas coisas inteligentes (algumas luzes e estores, a médio prazo)

Inicialmente vou optar por colocar luzes apenas na sala, que são embutidas, e como tenho estore eléctrico talvez também coloque adaptador inteligente
Após alguma pesquisa, e como não quero gastar muito, pensei em :

-Comprar um Echo 4, da Amazon. Sempre quis ter algo assim e já vi que faz de hub zigbee

- comprar luzes yeelight gu10 coloridas (são mais baratas que phillips) para a sala. Zona de 4 luzes+zona de 3 luzes = 9 gu10 total

- posteriormente comprar um tal adaptador inteligente para o estore eléctrico (já vi que existem no ***** e até são compatíveis)

Um dia mais tarde, caso isto funcione, quero pôr todos os estores inteligentes..

O que acham desta opção? É mais simples talvez mas para mim chegará bem. Existe algum inconveniente, desvantagem, problema?

Obrigado desde já

Não sei quanto custas essas yelight gu10, as shelly custam 9,90 cada ou uns 11€ cá em PT, ou então compras um shelly 1 ou shelly 1 PM ou mesmo um shelly 2.5 se o interruptor for duplo e colocas no interruptor e controlas as luzes todas sem trocar as gu10 (presumo que não precises de dimmable e que as atuais já sejam LED, se foram halogéneo troca já.

Para estores para mim é shelly 2.5 all the way.... colocar na caixa do interruptor e siga.
Mas eu sou biased, tenho material shelly ahahahah e só 3 equipamentos sonOFF
 
Não sei quanto custas essas yelight gu10, as shelly custam 9,90 cada ou uns 11€ cá em PT, ou então compras um shelly 1 ou shelly 1 PM ou mesmo um shelly 2.5 se o interruptor for duplo e colocas no interruptor e controlas as luzes todas sem trocar as gu10 (presumo que não precises de dimmable e que as atuais já sejam LED, se foram halogéneo troca já.

Para estores para mim é shelly 2.5 all the way.... colocar na caixa do interruptor e siga.
Mas eu sou biased, tenho material shelly ahahahah e só 3 equipamentos sonOFF
Obrigado! Nunca pesquisei muito sobre as Shelly É zigbee também, é isso? Compatível com o Echo 4?

Esqueci-me de mencionar que a minha ideia seria instalar as gu10 mas coloridas! Gostava de fazer uns ambientes porreiros de vez em quando.
 
Shelly é Wi-Fi, tenho associado na Alexa (echo dot 3) por skills e também ao google home (no telefone), funciona bem em ambos os ecossistemas. No caso da google não existe interface (gráfica) de % abertura dos estores.
mas podes dizer "abrir janela divisao X 40%"

Também têm GU10 RGB, vê no site. Sabes é que se optares por GU10, se desligares o interruptor cortas a energia às lâmpadas, certo? :D Também podes sempre abrir o interruptor e colocar um ligador para estar sempre on e controlares só por App... ou existir o cuidado de não mexerem no interruptor.

Tenho 4 GU10 que comprei confesso, por comodidade, em parte de uma divisão variam de intensidade e entre o quente e o frio, raramente estão a 100%, é mesmo para dar aquele ambiente lusco fusco :D Já na outra parte tenho um dimmer 2 no interruptor que controla 4 GU10 dimmable.
 
Numa casa com caixilharia tradicional é mais difícil implementar domotica.
Tenho andado de olho na solução da legrand do quadro elétrico inteligente para controlar e ver consumos tb e dos interruptores inteligentes para estores e AC.

Será a melhor solução? Existe alguma coisa idêntica mas mais em conta? Obrigado.
 
Numa casa com caixilharia tradicional é mais difícil implementar domotica.
Tenho andado de olho na solução da legrand do quadro elétrico inteligente para controlar e ver consumos tb e dos interruptores inteligentes para estores e AC.

Será a melhor solução? Existe alguma coisa idêntica mas mais em conta? Obrigado.
Tens uns aparelhos da sonoff para colocar no quadro.
 
Tens o Shelly 3M e o novo 4Pro para colocar no quadro, para controlar consumos das fases. Tenho o 3M noutro local e é brutal, porque facilmente descobri o que estava a consumir muito na fase
Utilizam muito para medir também quanto os painéis solares produzem.
Também se poderia ter um Shelly Plug ou outro medidor de ligar à tomada e ir ligando de equipamento em equipamento e medir... é por ai que sei que o combinado consome 57KW por mês, ~1,8 KW/dia...

Agora se queres controlar os estores e AC a partir do quadro não há volta a dar, tens que ter cabo passado até ao quadro ou ter todas as ligações elétricas dos estores a vir ao quadro (para além de teres de puxar o cabo de up e down...)...
No meu caso tenho os estores a vir todo ao mesmo disjuntor, mas quereria controlar todos de uma só vez? E teria sempre a questão do up e down (tens que ter 4 cabos para controlar o estore).

AC não sei se gostaria de desligar a alimentação para controlar o AC, terá que ser algo mais evoluído
A próxima geração dos Shelly os tais PRO vão vir com encaixe DIN e provavelmente lligação ethernet como o 4 já tem.
 
Para os estores colocas sonoff mini ou interruptor sonoff para estores e fica resolvido o controlo dos estores, assim consegues controlar um de cada vez.
 
Back
Topo