Domótica "Low Cost" (e não só...)

only_me

Power Member
Tenho um hall com 3 interruptores (escada),sendo que o primeiro interruptor também tem uma ligação para a luz da rua, e queria substituir por um touch de 3 gang ( em que o 1gang é a luz da rua, o 2 gang luz do hall, e o terceiro terá uma configuração virtual, para desligar todos os interruptores wifi da casa).
A foto abaixo tem as ligações:

196519367_479945113089005_3585754643719456294_n.jpg

Como posso passar estas ligações para um interruptor destes:

H4d0acd1ce94343679cb54b1994c1ea4c2.png

thanks

PaiPai

Power Member
Falta aí o neutro para o wifi para controlar pela app, depois é fácil ligas a fase no L e o resto vais experimentando nos outros Ls e o último gang tens de configurar na app a dizer para desligar os outros botões.

only_me

Power Member
Falta aí o neutro para o wifi para controlar pela app, depois é fácil ligas a fase no L e o resto vais experimentando nos outros Ls e o último gang tens de configurar na app a dizer para desligar os outros botões.

Este interruptor nao necessita de neutro, mas na no interruptor "mecanico", tem ligado apenas 2 lampadas.,
De acordo com outro ingerruptores ca em casa, apenas tem 3 fios (fase,lampada1 e lampada2), no entanto este tem 5...

PaiPai

Power Member
Este interruptor nao necessita de neutro, mas na no interruptor "mecanico", tem ligado apenas 2 lampadas.,
De acordo com outro ingerruptores ca em casa, apenas tem 3 fios (fase,lampada1 e lampada2), no entanto este tem 5...
Esse tem 5 fios, porque é um comutador de escada, um dos fios vai a lâmpada e volta ao interruptor no interruptores wifi o comutador de escada é feito na app, tens de configurar tudo na aplicação. Se com esse queres desligar todos os outros interruptores de casa tens de crias scenes com todos os interruptores. O comutador de escada tens de fazer algo do género :
Int. A on Int. B on
Int. A off Int. B off
Int. B on Int. A on
Int. B off Int. A off

Com 3 interruptores :
Int. A on Int. B on Int. C on
Int. A off Int. B off Int. C off
Int. B on Int. A on. Int. C on
Int. B off int. A off int. C off
Int. C on Int. A on Int. B on
Int. C off Int. A off Int. B off

Isto se for de 1 tecla se for 2, 3 teclas tens de configurar as teclas com o tipo de situação queres.

only_me

Power Member
Esse tem 5 fios, porque é um comutador de escada, um dos fios vai a lâmpada e volta ao interruptor no interruptores wifi o comutador de escada é feito na app, tens de configurar tudo na aplicação. Se com esse queres desligar todos os outros interruptores de casa tens de crias scenes com todos os interruptores. O comutador de escada tens de fazer algo do género :
Int. A on Int. B on
Int. A off Int. B off
Int. B on Int. A on
Int. B off Int. A off

Com 3 interruptores :
Int. A on Int. B on Int. C on
Int. A off Int. B off Int. C off
Int. B on Int. A on. Int. C on
Int. B off int. A off int. C off
Int. C on Int. A on Int. B on
Int. C off Int. A off Int. B off

Isto se for de 1 tecla se for 2, 3 teclas tens de configurar as teclas com o tipo de situação queres.
Entao, neste momento, nao consigo ter um misto de interruptores (wifi e "mecanicos")no hall, certo? Tinha de substituir todos?
Se assim for, é um pouco "chato", porque em caso de falta de internet, nao tenho comutacao de escada nos interruptores...

Última edição:

PaiPai

Power Member
Entao, neste momento, nao consigo ter um misto de interruptores (wifi e "mecanicos")no hall, certo? Tinha de substituir todos?
Se assim for, é um pouco "chato", porque em caso de falta de internet, nao tenho comutacao de escada nos interruptores...
Podes ter os interruptores mecânicos, mas tens de colocar sonoff ou shellys por trás dos interruptores, são uns quadrados tipo pastilhas, podes ficar com o comotador de escada na mesma, mas tens que ficar com os fios todos na mesma.

PaiPai

Power Member
Mas também só se fica sem net, se falhar a luz ou o modem se estragar, porque por norma pelo menos a mim só fico sem net 1 ou 2 vezes em um ano e num curto período de tempo