Domótica "Low Cost" (e não só...)

Então isso já rola?
Está impecável!

Comprei 4 tomadas inteligentes da xiaomi que arranjei em promoção por cá mais um termostato.
Entretanto já tinha aí um sensor de porta e um botão da xiaomi também. Emparelhou tudo facilmente.

Instalei o hassio na box android como já tinha referido com o CC2531 (actualizado o firmware entretanto para a 20201127), com https via nginx e integração com Google Assistant.

A nivel de automações ainda não fiz muita coisa:
- ligar tomadas (luzes) com o botão;
- welcome home - detecta a chegada a casa via location do telemovel + sensor de porta + if(time() > sunset and time() < sunrise) = ligar tomada da entrada (luz)
- notificação no telemovel caso a porta seja aberta sem que eu esteja em casa (location away)

Esta semana devo passar no IKEA para comprar dois remotes deles que tem vários botões para controlar varios cenários de luzes ou outras possiveis automações :)
 
Boas malta
Tenho apagado shelly ligado aos portões (interno e externo), no entanto um deles deixou de funcionar!
Ambos são detectados no app, e de cada vez que ativo ouve-se clicar na "tomada", mas um dos portões(motorline) não abre!
Alguém faz ideia o que pode ser? Algum tipo de configuração no próprio portão?
Na tomada, aparentemente está tudo ligado, sem cabos "soltos"!
(não fui eu quem fez a montagem do sistema)
 
Última edição:
Boas malta,
Gostava de começar a criar um ambiente/sistema smart home, mas não sei bem por onde começar.
Pelo que percebi temos que ter um hub central para ter todas as ligações. Os hubs são compatíveis com sensores de outras marcas?
Sempre gostei dos produtos da xiaomi pela qualidade/preço, eles são compatíveis com o Google Assistant?

Obrigado!
 
Boas malta,
Gostava de começar a criar um ambiente/sistema smart home, mas não sei bem por onde começar.
Pelo que percebi temos que ter um hub central para ter todas as ligações. Os hubs são compatíveis com sensores de outras marcas?
Sempre gostei dos produtos da xiaomi pela qualidade/preço, eles são compatíveis com o Google Assistant?

Obrigado!
Tudo depende do que queres fazer e quantidade de coisas a (Iotizar). Normalmente os hubs das marcas só dão para os equipamentos delas e também normalmente são compatíveis com alexa e google assistant. Para usares diferentes marcas e as mesmas comunicarem entre si já é necessario outras coisas como Home Assistant por exemplo. Com os dispositivos da alexa e google já consegues fazer umas coisas interessantes. Ve uns videos no Youtube sempre te ajuda a entender mais um pouco e talvez a decidir.
 
O ideal seria ir comprando aos poucos. A TV que já é google assistant/alexa, o ar condicionado também,agora queria umas luzes de teto, umas tomadas para controlar alguns eletrodomesticos... mesmo com mais do que um hub, queria que depois fosse tudo acessível através do mesmo programa. isso seria possível?
 
Ou o hub da Samsung, o smartthings, podes combinar equipamentos de diversas marcas.
Mais simples que home assistant, mas tbm não tão potente, mas serve bem para fazer uma casa inteligente.
 
Boas malta
Tenho apagado shelly ligado aos portões (interno e externo), no entanto um deles deixou de funcionar!
Ambos são detectados no app, e de cada vez que ativo ouve-se clicar na "tomada", mas um dos portões(motorline) não abre!
Alguém faz ideia o que pode ser? Algum tipo de configuração no próprio portão?
Na tomada, aparentemente está tudo ligado, sem cabos "soltos"!
(não fui eu quem fez a montagem do sistema)

Experimenta ver as opções do Shelly (APP) que deixou de funcionar. Há opção de alterar o comportamento do botão On/Off.
Settings/Button Type.
 
Eu estou a pensar comprar o Echo 4 (Alexa) que ele próprio já é um hub Zigbee

A partir daí acho que vou tentar comprar tudo Xiaomi, desde as luzes gu10 do tecto (yeelight), mais tarde algo para os estores electricos etc. Se for tudo zigbee, funciona com o Echo 4 certo? Não quero nada muito mais complicado que isto
 
Eu estou a pensar comprar o Echo 4 (Alexa) que ele próprio já é um hub Zigbee

A partir daí acho que vou tentar comprar tudo Xiaomi, desde as luzes gu10 do tecto (yeelight), mais tarde algo para os estores electricos etc. Se for tudo zigbee, funciona com o Echo 4 certo? Não quero nada muito mais complicado que isto
Pode ser zigbee e não ser compatível, pelo menos era assim, assumo que continue a ser. Certifica-te que o modelo faz referência especifica a essa compatibilidade. Philips hue, osram+ são compativeis, ikea também penso que sim...
 
Experimenta ver as opções do Shelly (APP) que deixou de funcionar. Há opção de alteração do comportamento do botão On / Off.
Configurações / Tipo de botão.
Nada feito!
Já andei a comparar configurações entre o que funciona e o que não funciona, mas nada feito!
Já inclusive tinha experimentado o reset as configurações de fábrica, mas também nada!
Tenho de confirmar se está tudo bem ligado
 
Última edição:
Nada feito!
Já andei a comparar configurações entre o que funciona e o que não funciona, mas nada feito!
Já inclusive tinha experimentado o reset as configurações de fábrica, mas também nada!
Tenho de confirmar se está tudo bem ligado
Pois, se antes funcionava e ouves o som de activar-se, é de supor que nada se alterou em termos de ligações.
Daí que, em jeito de proof testing, o problema poderia passar pelo firmware do Shelly (uma actualização que tenha alterado alguma opção), o próprio Shelly estar com algum problema, cabos defeituosos, ou até mesmo o próprio sistema do portão - abre sem problemas com o comando?

Podes, pelo sim, pelo não, descobrir qual o modelo da placa e procurar pela net o manual para confirmar a ligação do Shelly à placa.
 
Pode ser zigbee e não ser compatível, pelo menos era assim, assumo que continue a ser. Certifica-te que o modelo faz referência especifica a essa compatibilidade. Philips hue, osram+ são compativeis, ikea também penso que sim...
Sim normalmente tudo o que é Xiaomi diz que é compatível com Alexa. Yeelight menciona isso. E também há vídeos no youtube a utilizarem Echo 4 com yeelight
 
Pois bem visto. Echo 4 suporta zigbee, mas de facto yeelight deverá ser Wi-Fi apenas

Sou nabo nisto, eheh

De qualquer forma é possível, o senão é sobrecarregar Wi-Fi da casa não é?
 
Tenho cerca de 10-15 aparelhos ligados 24/7 por wi-fi e nunca tive problemas, penso que os routers atuais dão conta do recado sem grandes problemas. A grande vantagem do zigbee é poder ser utilizado sem acesso à internet e não depender totalmente dos servidores das marcas.
 
Tenho cerca de 10-15 aparelhos ligados 24/7 por wi-fi e nunca tive problemas, penso que os routers atuais dão conta do recado sem grandes problemas. A grande vantagem do zigbee é poder ser utilizado sem acesso à internet e não depender totalmente dos servidores das marcas.
Posso estar a dizer uma asneira, mas por exemplo um sensor de movimento que faz ligar as luzes se calhar por zigbee vai ter uma melhor eficácia do que algo por wifi que deve ser mais lento, certo?
 
Não tenho experiência com essa situação mas sim, acredito que pelo menos teoricamente é isso que acontece, como o comando não tem de ir ao servidor e voltar, será sempre mais rápido, mas não sei até que ponto a diferença não será apenas de centésimos de segundo, também dependerá da marca, da localização do servidor. Zigbee e Bluetooth por funcionarem de forma local serão sempre uma opção mais eficaz. Não sigo de perto este mundo da domótica mas antigamente aparelhos por wi-fi eram consideravelmente mais baratos e por uma lentidão de apenas centésimos de segundo poderiam ser uma opção bastante aceitável, se atualmente é possível comprar opções zigbee por relativamente o mesmo valor, parece-me a opção mais lógica.
 
Pois, se antes funcionava e ouves o som de activar-se, é de supor que nada se alterou em termos de ligações.
Daí que, em jeito de proof testing, o problema poderia passar pelo firmware do Shelly (uma actualização que tenha alterado alguma opção), o próprio Shelly estar com algum problema, cabos defeituosos, ou até mesmo o próprio sistema do portão - abre sem problemas com o comando?

Podes, pelo sim, pelo não, descobrir qual o modelo da placa e procurar pela net o manual para confirmar a ligação do Shelly à placa.
Boas
Problema resolvido
Era msm um conector mal ligado, no outro dia mexi lá nos cabos para ligar um switch, e deve ter lá um cabo em piores condições
Obrigado a todos :)
 
Deve ser o conetor do O (output)

quanto a wifi e bateria, apesar da Shelly ter o novo motion sensor que teoricamente dura a bateria até 1 ano, penso que ainda andam às turras nas afinações, pois é novo chip que gasta muito menos em standby mas tem delay, e ainda custa um bocado (40€)...
Eu para sensor de portas e janelas não colocaria por wifi, só garantindo uma ligação always on e por cabo.
 
Back
Topo