Domótica "Low Cost" (e não só...)

Nice, obrigado pela ajuda :)

Pra começar... qual é a versão do android que tens no smartphone? A pergunta pode parecer parva, mas versões mais recentes permitem uma série de configurações relativamente a notificações e permissões que as versões mais antigas não têm.

De qualquer forma, não encontrei ninguém a queixar-se do mesmo. Das duas uma: ou tens isso mal configurado ou então veio com defeito. :wvsore:
 
Isso não será algum problema de configuração, alguma coisa q estejas a fazer mal? A documentação que vem com o kit vem em inglês?

O kit que compraste é o S1C?
 
Fim de semana de "brincadeira" com o RM Pro. Como não tenho nada em casa que seja comandado por RF só pude mesmo testar o IR. O que posso dizer, pra já, é que estou bastante satisfeito. Deu-me menos trabalho configurar o RM Pro do que programar os plugins do Tasker para atuar por voz. :-D

Basicamente... liga-se o cabo USB ao RM Pro e ele começa a trabalhar. A luz indicadora azul pisca lentamente até que a "geringonça" (tá na moda, a palavra :p) seja emparelhada com o smartphone através da aplicação da Broadlink. Depois de emparelhado podemos adicionar comandos pré-definidos ou criar os nossos próprios comandos. Depois é só configurar os botões de cada comando para funcionar conforme queremos. Este processo também é bastantes simples. Exemplo:

Para criar um comando para ligar/desligar a TV adicionei um comando "TV".

Layout
566f48a873f92.png_e600.jpg


*imagem demonstrativa. Os comandos aparecem em Inglês na aplicação

Depois basta fazer long-press no botão do power e escolher a opção de reconhecer comando. Apontam o comando da TV para o RM Pro e carregam no botão do power, como se fossem ligar a TV. Assim que acabam de fazer isto podem carregar no botão "power" da aplicação e ver o resultado. É instantâneo. :)

E pronto... foi praticamente só isto... configurar botões, para depois os ter disponíveis no RM Plugin, para executar no Tasker. É simples, mas dá algum trabalho, quando é preciso repetir o mesmo processo 2 ou 3 dezenas de vezes (para cada botão).


Pra esclarecer uma dúvida que surgiu por aí antes... cada RM Pro tem um ID próprio, o que faz com que a aplicação possa ser sincronizada com diversos RM's, cada um com o seu ID.
 
good news so far...

mas ainda estás à espera de alguma coisa por RF? ou por agora vais ficar-te por IR's?

Por agora vou ficar pelos IR's. O funcionamento do RM é idêntico, seja em IR ou RF. Por isso, pra já, quero testar bem o RM pra perceber se é uma boa solução ou não. Não me apetece nada gastar 15/20€ por interruptor pra depois perceber que não é fiável.

Pra já há outra coisa que me anda a chatear. Uma das grandes (enorme, pra mim) desvantagens de sistemas deste género (leia-se "baratos") é que não há comunicação para os 2 lados. Ou seja, o sistema é "burro". Se alguém ligar um interruptor manualmente não há forma nenhuma do meu smartphone saber que a luz está ligada. Ora... na prática isto não é impeditivo de nada. Eu vou querer, essencialmente, ligar/desligar/regular a luz da divisão onde estou. Mas sou picuinhas com estas cenas (e preguiçoso. lol).
Hoje, numa pesquisa, percebi que, como seria de esperar, é possível obter feedback de aparelhos ligados à rede local, e isso já ajuda. Por exemplo... tenho um comando por voz que liga/desliga a tv. Não me interessa nada dizer "desligar tv", ela estar desligada e ligar-se em consequência do comando (que não é mais que um toggle. O botão do comando da TV faz precisamente o mesmo, certo?). Pra isso preciso de saber o estado do aparelho. Assim que puder vou testar isso... depois, caso funcione, posso explicar aqui o processo. :)
 
Boas tb tenho broadlink e ate agora impecavel...estou usar tomadas DI-O e agora recentemente comprei os reles da mesma marca para colocar dentro dos interruptores da casa e transforma los todos em interruptores com sinal rf tambem e ate agora volto a repetir e muit muito bom
 
Boas tb tenho broadlink e ate agora impecavel...estou usar tomadas DI-O e agora recentemente comprei os reles da mesma marca para colocar dentro dos interruptores da casa e transforma los todos em interruptores com sinal rf tambem e ate agora volto a repetir e muit muito bom

Porreiro... mais uma opção. Por acaso já tinha visto algumas coisas da DI-O mas não prestei muita atenção.

Já agora, qual é o modelo dos relés que usas? Dão feedback do estado?
 
Viva pessoal, sou novato nestas andanças tenho andado a pesquisar e o que vi assim de marcas melhores (Low cost claro) foi broadlink e orvibo, tb vi umas coisas xiaomi interessantes mas não me parece que sejA tão universal e preparado para a ideia que tinha, que me aconselham?
 
bons dias
uma coisa curiosa que me aconteceu
tenho o sistema Broadlink em diversas funcoes ...essas funcoes estao a funcionar na perfeicao ha ja muito tempo e digo maravilha pelo sistema
mas ha uns dias para ca deixei de ter acesso ao servido ..deixando por isso de poder alterar anular e ate adicionar novos equipos
fazia em perfeitas condicoes pelo meu s6 sansumg e agora nao dá ...seriamente estou intrigado ppois o sistema esta a funcionar como disse em regas e outras funcoes defenidas anteriormente ha tempos mas querendo eu alterar e acionar mais nao tenho hipotese
alguem me pode dar uma dica uma ajuda do que esta acontecer
desde ja obrigado abraço
 
bons dias
uma coisa curiosa que me aconteceu
tenho o sistema Broadlink em diversas funcoes ...essas funcoes estao a funcionar na perfeicao ha ja muito tempo e digo maravilha pelo sistema
mas ha uns dias para ca deixei de ter acesso ao servido ..deixando por isso de poder alterar anular e ate adicionar novos equipos
fazia em perfeitas condicoes pelo meu s6 sansumg e agora nao dá ...seriamente estou intrigado ppois o sistema esta a funcionar como disse em regas e outras funcoes defenidas anteriormente ha tempos mas querendo eu alterar e acionar mais nao tenho hipotese
alguem me pode dar uma dica uma ajuda do que esta acontecer
desde ja obrigado abraço

Ops... perdi este post. Só vi agora... :wvsore:

Provavelmente já venho tarde mas há uns dias atrás tenho ideia de ter visto malta a queixar-se que um update da app deu cabo de uma série de funcionalidades. Entretanto parece-me que já tinha sido resolvido. Eu próprio dei conta de 2 updates na app. Seria disso?
 
O meu objectivo deste post é no fundo dar-vos a conhecer um software (não estou ligado em nada a ele) gratuito e extremamente versátil que se ajusta à casa de cada um a um preço acessível e trocarmos ideias, dúvidas, etc.
O software está constantemente a ser actualizado com introdução de novas features e adicionando suporte a novos acessórios com uma comunidade extremamente prestável.


favicon-192x192.png


Hoje em dia já existem algumas hubs mais baratas, mas todas com sistema proprietário/fechado e normalmente sem acesso a Z-wave/Zigbee.
Esta vai permitir isso tudo e adaptar o sistema às vossas necessidades.


O que vão precisar:
- Raspberry Pi 3 Model B (Recomendado, embora possam instalar no Windows 10, Ubuntu, Mac OS X)
- Cartão SD
- Recomendo ligação por cabo RJ-45
- Como vocês é que vão programar o software ao vosso modo, convém saber o básico de programação e ter tempo/paciência, porque muitas vezes só conseguimos chegar onde queremos através do método "try-error" até "try-successful", embora maioritariamente o log indica a causa e linha do erro.

Primeiro passo será instalar o Home assistant (baseado em Linux) no Sd card.
Para isso recomendo seguir este tutorial:

-

A partir daqui recomendo:

- https://home-assistant.io/getting-started/
- https://home-assistant.io/getting-started/configuration/

Actualmente suporta 399 componentes:
https://home-assistant.io/components/#all

Como é óbvio para poderem usar Z-wave ou Zigbee vão continuar a precisar de um receptor. O mais barato e que é compatível é a Pen:

Aeon:
https://tropicalprice.com/product/B00YETCNOE

ou mais recomendado:

Aeon Gen5:
https://tropicalprice.com/product/B00YETCNOE

Suporta também os Vera.


O meu setup actualmente:

Para a meteorologia:
Netatmo estação + módulo + pluviômetro
Luzes philips Hue (Brancas e Cor) com respectiva bridge (tenho uma a mais para quem estiver interessado)
Belkin WEMO Insight Switch a tomar conta da TV e consolas com respectivo consumo.
Localização do Iphone
Uso juntamente com o Home Assistant o IFTT

Vou adicionar:
Netatmo Anenêmetro
Netatmo Termostato (Preferia o Nest mas o preço é proibitivo, sendo que apesar de a minha caldeira não aparecer como compatível, pelas ligações não parece haver qualquer problema)
Mais luzes Philips Hue Brancas e de Cor
Mais Belkin WEMO Insight Switch
Pen Aeon Gen 5 ou Vera Plus
Roller Shutter 2 da Fibaro (Vários)

O que não adicionar:
Actualmente estou também a montar um sistema de alarme, embora pudesse escolher sistemas compatíveis com zwave e ter tudo no home assistant optei e recomendo a não o fazerem.
O motivo é simples:
O Alarme é a nossa segurança. Um sistema tem de estar ligado à rede o que por si só já invalida parte dessa segurança se tivermos várias pessoas a usar o sistema, além do mais optei por um sistema completamente sem fios, com ligação 3G, com baterias de backup para falha de luz o que neste caso já envolveria a compra de pelo menos um UPS e não encontrei nada semelhante com 3G.

Recomendo optarem por sistemas que usem o IFTT:
Alguns exemplos que uso:
A luz pisca quando recebo um email.
Quando saio de casa o switch apaga as luzes associada a mim, assim com a TV, consolas, etc.
Quando volto a entrar em casa volta a ligar o que quero.
Acender as luzes ao por do sol.
Aceder à temperatura interior da casa através do netatmo e ajustar ou apagar o aquecimento central/caldeira através do termostato.

Isto é contudo possível fazer através de automatizações também no homeassitant e por ventura mais tarde o farei (noto que o IFTT tem algum lag por vezes) no entanto numa fase inicial é interessante enquanto não temos ainda o sistema a 100%.


Por fim mostro actualmente o estado do meu sistema:














Estou disposto para eventuais esclarecimentos e dúvidas.
 
Back
Topo