Domótica "Low Cost" (e não só...)

Sim a minha salamandra tem comando, o que fiz foi copiar o sinal dos botões para o broadlink e a partir daí consigo ligar e desligar tanto com o telemóvel como com o assistente Google.
Boa noite
Obrigado pela ajuda. No entanto no meu caso a minha salamandra não tem comando, apesar de me parecer ter um receptor IR junto do display de informação de temperatura.

Assim sendo a broadlink iria funcionar na mesma?

Cumprimentos
 
Boa tarde.

Tenho um vídeo porteiro kanrich ph 855 e gostava de o tornar inteligente.
Encontrei uma coisa chamada wi-box da marca fermax. Alguns sites dizem que é universal, outros nem tanto. Alguém entendido me conseguia elucidar acerca deste assunto?

Obrigado
 
Boa tarde.

Tenho um vídeo porteiro kanrich ph 855 e gostava de o tornar inteligente.
Encontrei uma coisa chamada wi-box da marca fermax. Alguns sites dizem que é universal, outros nem tanto. Alguém entendido me conseguia elucidar acerca deste assunto?

Obrigado
Ve os videos do Gabriel DIY que ele explica lá como com um Shelly consegues fazer isso.
 
Boas
Instalei a app Google home e consigo conectar à app a maioria dos meus smart gadgets. Queria agora apenas colocar um tablet e controlar tudo por lá (sem comandos de voz para já). Seria possível? No tlm só vejo os devices e não consigo controlar os shelly por exemplo.
 
Boas
Instalei a app Google home e consigo conectar à app a maioria dos meus smart gadgets. Queria agora apenas colocar um tablet e controlar tudo por lá (sem comandos de voz para já). Seria possível? No tlm só vejo os devices e não consigo controlar os shelly por exemplo.

Não é possível controlar Shelly pela app Home. Não tem controlos de slider.

Podes tentar correr a própria app da Shelly tipo widget em último caso.
 
Boas,

Tenho vários dispositivos tuya que tenho integrados na app Smartilife com várias automações. Acontece que troquei de smartphone, instalei a app samrtlife e apareceram todos os dispositivos. Porém, as automações não aparecem, apesar de estarem ainda na app do smartphone antigo. Há forma de 22mportar" as automações para o novo telefone?.

Obrigado e boas festas.
 
Não é possível controlar Shelly pela app Home. Não tem controlos de slider.

Podes tentar correr a própria app da Shelly tipo widget em último caso.
Perfeito, Funciona.

Estava a pensar em comprar o google nest 2nd GEN para controlar tudo. Nem é tanto pela assistente de voz, seria mais um hub center de tudo: controlo estores e consumos pelo Shelly app widgets ; commute para work (Google Maps) ; Robot Roborock e AC pela app LG.
Só não consigo ainda ligar os sensores de temp e humidade da Xioami que funcionam via bluetooth.

Haverá forma melhor de fazer isto tudo via homeassistant por exemplo?
 
Olá pessoal!
Bem, neste momento estou à espera de receber um Echo Dot 4 e um Echo 4 (que já tem Zigbee) e já ando a pensar em tornar a casa um pouco mais smart.
Não será nada de especial. Coisas básicas mesmo.

Pontos prévios: pretendo implementar algo que funcione como um complemento, por cima da utilização dita "normal", sem a eliminar.
Ou seja, a ideia é, se por alguma razão, o(s) equipamento(s) responsáveis pela automação deixarem de funcionar, eu tenha forma de usar tudo como até agora.
Não quero criar ecossistema em que se houver uma falha que me seja alheia, tudo o resto caia como um castelo de cartas e depois ter a minha mulher a moer-me a paciência por causa das minhas nerdices 🤣🤣

Objectivos assim a mais curto prazo:
1 - iluminação automática no corredor da casa que dá acesso aos quartos.
Qual será a melhor opção? Comprar um sensor de movimento, substituir as luzes actuais por umas smart lights e criar essa automação no Echo 4? Outra?


2 - poder controlar a abertura e fecho (total) dos estores eléctricos da casa.
O que penso fazer é comprar uns relés Zigbee para colocar nas caixas dos estores e depois usar o Echo 4 para dar a ordem de voz para fechar/abrir.
Numa fase inicial seria isto. Mais para a frente, TALVEZ pensar em criar rotinas e percentagem de abertura dos estores.
Primeira questão: quero manter os interruptores físicos a controlar os estores.
A colocação de relés não interfere nada com isso certo? Faz-me sentido que não.
Segunda: o Echo 4 permite fazer isto? Só precisarei de um? Será que tem alcance suficiente? Vivo num apartamento T3 com 128m2.
Como é que o sistema lida com esta utilização "mista"?
Por exemplo, imaginemos que chego a casa e dou a ordem para abrir os estores.
Entretanto decido, usando o interruptor, fechar até meio.
Anoitece e dou a ordem "Fechar estores".
Neste cenário o sistema executa esse comando sem problema?
Nesta situação não precisa de perceber se eles estão a meio ou a um terço, whatever, pois não?
Isso acaba por ser apenas relevante se quiser criar uma automação para abrir até meio, até 30%, 50%, 70%, etc, certo? Ou estou a ver mal a coisa?

Obrigado por qualquer ajuda!

Edit: entretanto lembrei-me que tenho umas tomadas RF da DiO. Como poderei integrá-las? Terei de comprar um hub?
 
Última edição:
Tudo isso que pretendes é possível tal como descreves. Se pretendes zigbee toma atenção que os dispositivos são grandes tens que ver se cabem nas caixas.
Para luzes eu por exemplo uso shellys com os interruptores físicos funciona tudo na perfeição são mais pequenos que os zigbee e integram muito bem com a alexa.
Para estores também shellys 2.5 são muito bons e fazem tudo o que pretendes.
Sensores de movimento uso zigbee pois ai a vantagem do consumo de energia é muito grande, podes integrá-los também com a alexa.

As tomadas Rf tens que ter um gateway compatível eu diria um Broadlink rm4 pro.
 
Tudo isso que pretendes é possível tal como descreves. Se pretendes zigbee toma atenção que os dispositivos são grandes tens que ver se cabem nas caixas.
Para luzes eu por exemplo uso shellys com os interruptores físicos funciona tudo na perfeição são mais pequenos que os zigbee e integram muito bem com a alexa.
Para estores também shellys 2.5 são muito bons e fazem tudo o que pretendes.
Sensores de movimento uso zigbee pois ai a vantagem do consumo de energia é muito grande, podes integrá-los também com a alexa.

As tomadas Rf tens que ter um gateway compatível eu diria um Broadlink rm4 pro.

Obrigado pela chamada de atenção em relação ao tamanho dos zigbee.
Quando falas de caber nas caixas referes-te às caixas de estore ou ao espaço por trás dos interruptores? Os meus estores são externos, não têm caixa pelo interior portanto penso que aí não haverá problema.

Vou estudar a possibilidade dos shelly e do broadklink. Se facilitar, porreiro. Como é para fazer coisas simples, quanto menos inventar, melhor :D
A única coisa de que fico dependente é da minha rede da operadora? Ou exige alguma ligação a servidores da marca para funcionar?
O broadklink pode ser interessante para poder ligar os equipamentos da sala por IR...
 
Obrigado pela chamada de atenção em relação ao tamanho dos zigbee.
Quando falas de caber nas caixas referes-te às caixas de estore ou ao espaço por trás dos interruptores? Os meus estores são externos, não têm caixa pelo interior portanto penso que aí não haverá problema.
As caixas podem ser as dos interruptores. As de derivação e outras tens de ver onde te da melhor para colocar.
Vou estudar a possibilidade dos shelly e do broadklink. Se facilitar, porreiro. Como é para fazer coisas simples, quanto menos inventar, melhor :D
A única coisa de que fico dependente é da minha rede da operadora? Ou exige alguma ligação a servidores da marca para funcionar?
Se usares shellys podes por tudo em modo local sem depender da cloud deles. Se usares dispositivos com plataforma tuya ou ewelink tens que alterar o firmeware para pores em modo local ou usares a plataforma global Home Assistent.
O broadklink pode ser interessante para poder ligar os equipamentos da sala por IR...
Atenção que o Broadlink para ter IR e RF tem que ser o pro o outro só tem IR.
 
Muito obrigado pelos esclarecimentos @as13!
Só mais uma pergunta, os equipamentos do género do broadlink têm de estar em linha directa e com visão desimpedida em relação aos equipamentos que vão controlar? (faz-me sentido que sim)
 
Muito obrigado pelos esclarecimentos @as13!
Só mais uma pergunta, os equipamentos do género do broadlink têm de estar em linha directa e com visão desimpedida em relação aos equipamentos que vão controlar? (faz-me sentido que sim)
Para controlar dispositivos IR, como TV, AC, box... tem que estar em linha direta. Para os aparelhos RF não é necessário.
 
Muito obrigado pelos esclarecimentos @as13!
Só mais uma pergunta, os equipamentos do género do broadlink têm de estar em linha directa e com visão desimpedida em relação aos equipamentos que vão controlar? (faz-me sentido que sim)

O meu Broadlink está “escondido” atrás da televisão, e funciona perfeitamente com a tv, boxes e sistema de som
 
Sensores de movimento uso zigbee pois ai a vantagem do consumo de energia é muito grande, podes integrá-los também com a alexa.
Também tenho shelly nos interruptores e queria usar sensor de movimento no corredor. Tens o sensor zigbee a acender uma lâmpada com shelly? Se sim. Queria saber como tens essa integração feita e se os tempos de resposta (detetar movimento e acender luz) não são muito demorados.
 
O meu Broadlink está “escondido” atrás da televisão, e funciona perfeitamente com a tv, boxes e sistema de som
Sim, o meu também. Está assim.
oLZlCyC.jpg
 
Back
Topo