Domótica "Low Cost" (e não só...)

Dêem-me aqui uma ajuda.

Para cada WC aqui de casa, tenho um interruptor duplo, em que uma tecla é para a iluminação e a outra tecla é para o extrator.

O cenário que pretendia criar era que, quando desligasse a iluminação, o extrator funcionasse por mais uma hora e depois desligasse automaticamente. Consigo fazer isso com um shelly 2.5?

Obrigado 🙂
 
Dêem-me aqui uma ajuda.

Para cada WC aqui de casa, tenho um interruptor duplo, em que uma tecla é para a iluminação e a outra tecla é para o extrator.

O cenário que pretendia criar era que, quando desligasse a iluminação, o extrator funcionasse por mais uma hora e depois desligasse automaticamente. Consigo fazer isso com um shelly 2.5?

Obrigado 🙂
Na própria aplicação da Shelly não tenho a certeza que dê (não a uso). Com um Shelly 2.5 e Home Assistant dá de certeza.
 
Boas,

Tenho um novo shelly door sensor 2, e aquilo está constantemente a enviar notificações sobre o estado da porta. Andei a ver as notificações mas não encontro em lado algum! Alguém consegue dizer-me como posso só ativar as notificações em cada alteração de estado? Obrigado
 
Boa tarde,
Antes de mais agradecer desde já a todos aqueles que dão a sua ajuda e conhecimento a todos aqueles que dela necessitam. Bem hajam.
Preciso da vossa ajuda e tenho lido o tópico com atenção no entanto as dúvidas continuam e a informação está um pouco dispersa fruto das tecnologias que estamos a falar e do avanço constantes destas. Casa já habitada!
O que desejo fazer:
Pretendo comandar as luzes interiores e exteriores (total ou parcialmente), ligar e desligar aparelhos (ex: ar condicionado, blackouts, televisão, alarme), abrir e fechar portões exteriores;
Como desejo comandar:
Pretendo comandar através do telemóvel quando ausente de casa e através de voz dentro desta;
Plafond:
Isto é possível dentro dos 750€?
Serei eu a montar/aplicar.
Equipamentos:
Não tenho preferências por marcas. Quero sim, que sejam fiáveis, estáveis e duráveis.
Basicamente o que tenho de comprar?
Se, gentilmente, poderem explicar como se fosse a uma criança de 10 anos eu agradecia imenso!!
Abraço.
 
Boa tarde,
Antes de mais agradecer desde já a todos aqueles que dão a sua ajuda e conhecimento a todos aqueles que dela necessitam. Bem hajam.
Preciso da vossa ajuda e tenho lido o tópico com atenção no entanto as dúvidas continuam e a informação está um pouco dispersa fruto das tecnologias que estamos a falar e do avanço constantes destas. Casa já habitada!
O que desejo fazer:
Pretendo comandar as luzes interiores e exteriores (total ou parcialmente), ligar e desligar aparelhos (ex: ar condicionado, blackouts, televisão, alarme), abrir e fechar portões exteriores;
Como desejo comandar:
Pretendo comandar através do telemóvel quando ausente de casa e através de voz dentro desta;
Plafond:
Isto é possível dentro dos 750€?
Serei eu a montar/aplicar.
Equipamentos:
Não tenho preferências por marcas. Quero sim, que sejam fiáveis, estáveis e duráveis.
Basicamente o que tenho de comprar?
Se, gentilmente, poderem explicar como se fosse a uma criança de 10 anos eu agradecia imenso!!
Abraço.
Usa Shellys e tudo que seja IR e RF Broadlink.
Para voz Alexa que esses aparelhos integram todos bem.
 
Agradeço a ajuda. No entanto não estou totalmente familiarizado com esses termos sendo difícil para mim…
Ve os videos no youtube do gabriel Diy ele tem tudo bem explicado. Alias, não á melhor para entender os produtos da shelly.
Depois alguma duvida agente ajuda.
Aconselho a começar primeiro pelos estores se tiver ou então pela iluminação. Um estor ou uma lampada e depois de estar familiarizado ai sim partir para o resto.
 
Ve os videos no youtube do gabriel Diy ele tem tudo bem explicado. Alias, não á melhor para entender os produtos da shelly.
Depois alguma duvida agente ajuda.
Aconselho a começar primeiro pelos estores se tiver ou então pela iluminação. Um estor ou uma lampada e depois de estar familiarizado ai sim partir para o resto.

Caro as13,
Qual shelly comprar?
A nível de plafond é possível?
Pode identificar melhor o canal?
 
Caro as13,
Qual shelly comprar?
Primeiro deve ver os videos para ter noção do que os varios shellys fazem e se for começar pelos estores compra 1 shelly 2.5, se for para iluminação simples pode começar com shelly 1. Mas repito deve ver os videos para saber o que cada um faz.
A nível de plafond é possível?
Tal como disse não compre tudo de uma vez. Comece por um e depois de ver como são as coisas vai montando o resto.
Pode identificar melhor o canal?

Não sei se posso publicar o link mas em caso de não poder os moderadores podem a pagar.
https://www.youtube.com/c/GabrielDIYTechlife
 
Boas malta,
Quero comprar um sensor de movimento para começar a fazer mais brincadeiras no HA.
Quero arranjar um sensor de movimento a bateria e sem fios que seja 100% compatível com o HA.

Vi o da Xiaomi e o das shelly ainda e uma diferença em termos de €

O que aconselham qualidade preço?
Obrigado
 
Boas malta,
Quero comprar um sensor de movimento para começar a fazer mais brincadeiras no HA.
Quero arranjar um sensor de movimento a bateria e sem fios que seja 100% compatível com o HA.

Vi o da Xiaomi e o das shelly ainda e uma diferença em termos de €

O que aconselham qualidade preço?
Obrigado
Vê também os da Sonoff :Winkani:
 
Precisava da vossa ajuda a tentar desenvolver uma solução aqui para casa. Basicamente queria colocar Shelly motions (precisamente 4) pela casa para substituir uma antiga instalação de alarme que a casa tinha quando a comprei. No sítio do teclado do alarme (retirando o seu interior e deixando apenas a carcaça do alarme) pretendia usar um leitor de nfc tags que iria ligar/desligar os Shelly motions caso eu estivesse, ou não em casa. Portanto, será que ligando um Shelly ao leitor de nfc, poderia criar uma rotina para activar e desactivar os motions e receber notificações no telemóvel de quando há movimento, ou não?
Numa circunstância mais avançada conseguiria activar uma ip camera se detectasse movimento num Shelly motion?
Muito filme, ou isto seria possível?
 
Boas malta,
Quero comprar um sensor de movimento para começar a fazer mais brincadeiras no HA.
Quero arranjar um sensor de movimento a bateria e sem fios que seja 100% compatível com o HA.

Vi o da Xiaomi e o das shelly ainda e uma diferença em termos de €

O que aconselham qualidade preço?
Obrigado
Aqara P1

A nível de sensores, janela/portas, movimento, temperatura, etc, IMHO, os melhores e fiáveis (considerando o preço) são os Aqara

Problema: são zigbee e não wifi, o q limita a sua utilização.
 
Vê também os da Sonoff :Winkani:

Aqara P1

A nível de sensores, janela/portas, movimento, temperatura, etc, IMHO, os melhores e fiáveis (considerando o preço) são os Aqara

Problema: são zigbee e não wifi, o q limita a sua utilização.

Obrigado aos dois vou ver também estas opções.

Mas para estas opções já preciso de ter um zigbee hub. Aconselham algum que dê para a maior parte dos produtos para não ter grandes problemas de compatibilidade no futuro?

Obrigado
 
Obrigado aos dois vou ver também estas opções.

Mas para estas opções já preciso de ter um zigbee hub. Aconselham algum que dê para a maior parte dos produtos para não ter grandes problemas de compatibilidade no futuro?

Obrigado
Normalmente os zigbee de uma marca não funcionam com outra (nem sempre). Para não teres problemas agora e no futuro proximo ou usas o Home Assistant ou então os produtos com o novo protocolo Matter e Thread pois este promete ser compatível com um grande numero de marcas (pelo menos foi criado com esse intuito).
 
Normalmente os zigbee de uma marca não funcionam com outra (nem sempre). Para não teres problemas agora e no futuro proximo ou usas o Home Assistant ou então os produtos com o novo protocolo Matter e Thread pois este promete ser compatível com um grande numero de marcas (pelo menos foi criado com esse intuito).

A minha ideia e ter tudo ligado ao Home assistant sem depender de servidores das marcas ou gw.
Por isso quero comprar um daquelas hub que sejam "universal".
 
A minha ideia e ter tudo ligado ao Home assistant sem depender de servidores das marcas ou gw.
Por isso quero comprar um daquelas hub que sejam "universal".
Se é para ligar tudo com HA compra este gateway SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle que é universal e funciona com ZHA e zigbee2mqtt.
Visita a pagina do zigbee2mqtt tens lá informação.
 
Back
Topo