Domótica "Low Cost" (e não só...)

Precisava da vossa ajuda a tentar desenvolver uma solução aqui para casa. Basicamente queria colocar Shelly motions (precisamente 4) pela casa para substituir uma antiga instalação de alarme que a casa tinha quando a comprei. No sítio do teclado do alarme (retirando o seu interior e deixando apenas a carcaça do alarme) pretendia usar um leitor de nfc tags que iria ligar/desligar os Shelly motions caso eu estivesse, ou não em casa. Portanto, será que ligando um Shelly ao leitor de nfc, poderia criar uma rotina para activar e desactivar os motions e receber notificações no telemóvel de quando há movimento, ou não?
Numa circunstância mais avançada conseguiria activar uma ip camera se detectasse movimento num Shelly motion?
Muito filme, ou isto seria possível?
Alguém me dá uma opinião?
 
Alguém me dá uma opinião?
Como queres fazer isso? Tens conhecimentos de HA? Se sim, não vejo problema nenhum em fazer isso tudo. Se não, vais ter de te meter nisso para ativar a camera ou então outra solução (gateway) que passe por trabalhar com marcas diferentes. Por exemplo uma camara ip compatível com alexa um sensor também compatível (pode ser o Shelly) e a alexa com rotinas.
Para fazer o que queres com os shellys motion não precisas de nfc basta criar cenas para isso. Tem que ser shelly motion mesmo? Os shellys são muito bons mas acho esses demasiado caros, podes ter outras soluções (mais baratas) nomeadamente zigbee tens é que ter um gateway.
 
Como queres fazer isso? Tens conhecimentos de HA? Se sim, não vejo problema nenhum em fazer isso tudo. Se não, vais ter de te meter nisso para ativar a camera ou então outra solução (gateway) que passe por trabalhar com marcas diferentes. Por exemplo uma camara ip compatível com alexa um sensor também compatível (pode ser o Shelly) e a alexa com rotinas.
Para fazer o que queres com os shellys motion não precisas de nfc basta criar cenas para isso. Tem que ser shelly motion mesmo? Os shellys são muito bons mas acho esses demasiado caros, podes ter outras soluções (mais baratas) nomeadamente zigbee tens é que ter um gateway.
Não ia usar HA. Simplesmente gosto do que vejo, mas não tenho conhecimentos acerca de HA. Eu ia tentar usar Google home e rotinas do Google assistant.
Quanto a zigbee o único gateway que tenho cá em casa e um Philips Hué para controlar lâmpadas inteligentes do IKEA. Será que dava? E já agora, que outros sensores aconselhavas?
 
Não ia usar HA. Simplesmente gosto do que vejo, mas não tenho conhecimentos acerca de HA. Eu ia tentar usar Google home e rotinas do Google assistant.
Quanto a zigbee o único gateway que tenho cá em casa e um Philips Hué para controlar lâmpadas inteligentes do IKEA. Será que dava? E já agora, que outros sensores aconselhavas?
Google home não conheço. Também não sei se esse gateway funciona é uma questão de investigar um pouco. Para sensores de movimento eu uso sempre zigbee por varios motivos eu aconselho qualquer um desde que seja zigbee os mais baratos talvez os da sonoff. O HA hoje em dia esta muito amigavel pelo que recomendo que o utilizes existe muita coisa no youtube em Pt para apreender e acredita se o utilizares não vais ficar só pelo alarme.
 
Bem estou a mergulhar de cabeça neste mundo. No final do ano vou ter a minha casa pronta, e queria começar já a ver algumas coisas que queria tornar mais úteis.

Já estive a ver vários coisas interessantes, e surgiu-me um "use case" em específico que não consigo encontrar em lado nenhum.

A minha casa é um apartamento, onde tem vídeo porteiro a cores mas que penso não ter integração com nada. Sendo que é um prédio, não consigo enfiar um aparelho na entrada do prédio ao meu gosto.

A minha pergunta é, será que é possível intercetar o sinal que vai direto para o video porteiro, e enviar esse sinal por WiFi para o HA, que por sua vez enviaria para o smartphone e onde pudesse ver quem está à porta e abrir?

Obrigado!
 
Precisava de colocar um interruptor sem fios num corredor que já tem dois comutadores.

Sei que é possível com um Shelly 1 e um Shelly Button. Mas sendo para uma pessoa de idade toda a parte de App é desnecessária.

No Leroy tem um sistema da Chacon/Dio mas basicamente controla a iluminação diretamente no candeeiro, pelo que se mexer num dos interruptores tradicionais desconfigura logo o sistema.

Que outras soluções simples e económicas existem no mercado?
 
O que queres é um sensor de presença e luminosidade.
Se for só uma lâmpada até existem com isso embutido. Ou também há para encaixar no casquilho E27 e depois a lâmpada, tipo isto:
sensor-de-movimento-v-tac-360-com-suporte-e27.jpg
 
Se for fermar (acho que e assim a marca) eles tem um dispositivo para anexar ao vídeo porteiro para o tornar inteligente

Por acaso tenha ideia que era da Fermax, mas descobri que é Comelit.

Descobri também que a Comelit tem esta versão: https://pro.comelitgroup.com/product/6741w

O que eles estão a meter no meu prédio é o 6701W. Já confirmei que é compatível, ou seja, basta comprar o 6741W e substituir!!

Infelizmente os produtos da Comelit não parecem ser os mais adotados pela comunidade de HA. Não se pode ter tudo, I guess.

No entanto ele diz ser compatível com a Alexa e Google Assistant.
Será que é possível intercetar o evento que é enviado para a Alexa, detetar esse evento no HA, e por exemplo, meter uma lampada LED multicolor a mudar de cor?

Obrigado pela ajuda!
 
Olá a todos! Também quero começar aos poucos uma casa inteligente (simples e low cost)

Tenho o Echo 4 (que faz de hub zigbee)

Queria utilizar apenas o Echo 4/ Alexa para controlar algumas coisas como luzes e estores

Todos os estores do meu apartamento são eléctricos

- Inicialmente queria tornar o estore da sala inteligente e usar com o Echo 4 / Alexa

Tenho interruptor deste modo


-1 tecla é para subir + stop
-2 ª tecla é para descer+ stop
-a tecla da esquerda é apenas de um conjunto de luzes da sala de jantar

O que aconselham para tornar este estore inteligente, que use de alguma forma o Echo 4?
O que fariam (de preferência sem trocar estes interruptores... Ou será inevitável?) ?

Obrigado
 
Olá a todos! Também quero começar aos poucos uma casa inteligente (simples e low cost)

Tenho o Echo 4 (que faz de hub zigbee)

Queria utilizar apenas o Echo 4/ Alexa para controlar algumas coisas como luzes e estores

Todos os estores do meu apartamento são eléctricos

- Inicialmente queria tornar o estore da sala inteligente e usar com o Echo 4 / Alexa

Tenho interruptor deste modo


-1 tecla é para subir + stop
-2 ª tecla é para descer+ stop
-a tecla da esquerda é apenas de um conjunto de luzes da sala de jantar

O que aconselham para tornar este estore inteligente, que use de alguma forma o Echo 4?
O que fariam (de preferência sem trocar estes interruptores... Ou será inevitável?) ?

Obrigado
Podes usar shelly 2.5. Para conseguires instalar aconselho a ver os videos no youtube do Gabriel Diy. E sim os shellys funcionam bem com a alexa.
 
Back
Topo