Domótica "Low Cost" (e não só...)

Essa parte entendi. Mas a ideia é desligar mesmo o sensor através do Shelly para que ele não ligue a lâmpada enquanto estiver em casa, há alguma forma de fazer isso?
 
Boas!

Estou a iniciar-me no mundo da domótica e pretendo comprar vários Shellys 2.5 e 1 para tornar estores e luzes inteligentes, sendo a ideia alterar o firmware para ser compatível diretamente com o HomeKit.

Só que tenho um caso particular que me suscita algumas dúvidas e não consigo encontrar resposta.

Uma das luzes onde pretendo instalar um Shelly é ligada por um sensor de movimento temporizado (este) que quero manter. Tenho a sensibilidade do mesmo no mínimo e a luz só liga quando tenho um candeeiro mais fraco ligado ou está mesmo escuro, o que nestas situações por vezes se torna chato pois sempre que eu ou a minha gata passamos junto ao sensor, a luz liga sem necessidade.

Basicamente só quero que a luz e o sensor funcionem ao entrar em casa: desligando posteriormente os mesmos e esporadicamente ligar a luz quando necessitar, em ambos os casos através do Shelly e sem que o sensor seja acionado. Isto é possível de executar?

Obrigado!

Recomendo te sinceramente a não alterar o firmware e em alternativa a usar o homebridge.

O mongoose tem bastantes falhas ainda e nos estores para calibrar nunca fica certo e de vez em quando lembram-se de ficar off-line e só depois de ligar através do computador é que dá para voltar a ficar disponível.
 
@rubenfmsilva com um shelly 2.5 podes ter uma saída alimentar o sensor (O1) e outra a alimentar a lâmpada (O2).
Desta forma consegues cortar a alimentação ao sensor.

Depois colocas a saída do sensor na entrada S2 do shelly.
Não me tinha lembrado disso, é uma solução. Obrigado.

Recomendo te sinceramente a não alterar o firmware e em alternativa a usar o homebridge.

O mongoose tem bastantes falhas ainda e nos estores para calibrar nunca fica certo e de vez em quando lembram-se de ficar off-line e só depois de ligar através do computador é que dá para voltar a ficar disponível.
Por acaso a ideia é futuramente usar homebridge/home assistant pois têm mais possibilidades de integração com o Homekit, nomeadamente com o meu videoporteiro (Hik-Connect) e o ar condicionado (Mitsubishi Electric).

Mas como não quero gastar muito dinheiro de uma vez só, vou começar agora pelos shellys com firmware alterado e depois reverto para o original. E até comprava já um Raspberry mas estão esgotadíssimos, infelizmente...

Agradeço a sugestão e o feedback!
 
Há uma questão a ter em conta que é o consumo energético, pois estas máquinas ficam ligadas 24/7.
Um pi4 não chega a 7W. Um mini pc gastará mais. Imaginando que gasta 30W, ao fim do ano estamos a falar de mais de 200KW gastos mais que um pi.
Os 7W é full load. Em idle não chega aos 3W.
 
Há uma questão a ter em conta que é o consumo energético, pois estas máquinas ficam ligadas 24/7.
Um pi4 não chega a 7W. Um mini pc gastará mais. Imaginando que gasta 30W, ao fim do ano estamos a falar de mais de 200KW gastos mais que um pi.
Os 7W é full load. Em idle não chega aos 3W.
200 kWh.
 
Um amigo também me aconselhou um thin client (usado) precisamente por ser mais future proof e comparando ao Pi 4, o preço era ela por ela.

Mas como é para um uso básico achei que não valia a pena, por questões de espaço (é para colocar no armário) e como referiram, pelo consumo energético.

Acabei por arranjar um Pi 3 por 30€ num revendedor suíço pois tenho pessoas que mo podem trazer. Mais 15€ por uma caixa, alimentação e um cartão microSD e está feito. Acho que chega bem para as minhas necessidades.
 
Boas mandei vir uns Shellys para instalar, mais no corredor e WC. No corredor quero usar um sensor de movimento para ligar as luzes automaticamente e o WC ligar a ventoinha automaticamente assim que atinge aquela percentagem de humidade. Neste caso quais os sensores que recomendam e que sejam compatíveis?
 
Estou iniciar no mundo da casa inteligente. Tendo andado a fazer algumas pesquisas, e fui percebendo alguma coisa e tomando algumas decisões. Estou a pensar usar o Home Assistant (em principio no meu raspberry 4 que já tenho). Tenho também intenções de sempre possível utilizar dispositivos zigbee. Percebi que são dispositivos com menor consumo. Já sei que para utilizar este tipo de protocolo (ao contrárioi do Wifi) terei que ter um Hub zigbee. Mas aqui é que começam as dúvidas. Primeiro achei que tendo um hub que tivesse compatibilidade zigbee poderia adicionar qualquer dispositivo. Mas após pesquisar um pouco acho que não é bem assim.
Se comprar dispositivos diferentes tenho que comprar hub diferentes, porque existem incompatibilidades entre eles? Significa que teria que ter vários hubs? Nesse caso a ideia de poder sempre o dispositivo mais barato, deixa de fazer sentido dado que teria que comprar outro hub.
Um exemplo
A minha ideia inicial era comprar o hub da xiaomi (com zigbee, wifi e bluetooth), mas quando fui procurar uns sensores de humidade encontrei uns jeitosa da aqara, mas eram incompativeis com o hub.
 
Estou iniciar no mundo da casa inteligente. Tendo andado a fazer algumas pesquisas, e fui percebendo alguma coisa e tomando algumas decisões. Estou a pensar usar o Home Assistant (em principio no meu raspberry 4 que já tenho). Tenho também intenções de sempre possível utilizar dispositivos zigbee. Percebi que são dispositivos com menor consumo. Já sei que para utilizar este tipo de protocolo (ao contrárioi do Wifi) terei que ter um Hub zigbee. Mas aqui é que começam as dúvidas. Primeiro achei que tendo um hub que tivesse compatibilidade zigbee poderia adicionar qualquer dispositivo. Mas após pesquisar um pouco acho que não é bem assim.
Se comprar dispositivos diferentes tenho que comprar hub diferentes, porque existem incompatibilidades entre eles? Significa que teria que ter vários hubs? Nesse caso a ideia de poder sempre o dispositivo mais barato, deixa de fazer sentido dado que teria que comprar outro hub.
Um exemplo
A minha ideia inicial era comprar o hub da xiaomi (com zigbee, wifi e bluetooth), mas quando fui procurar uns sensores de humidade encontrei uns jeitosa da aqara, mas eram incompativeis com o hub.
Tudo o que disseste é verdade. Mas como estas a ponderar usar o HA eu diria que é a melhor opção podes usar um dispositivo instalado no HA que é universal e assim podes usar as marcas que quiseres. Existem de varias marcas eu uso da Sonoff mas tens um que saiu recentemente SkyConnect. Depois tens alguns dispositivos eu diria que praticamente todos os ligados á corrente (entenda-se 220v) funcionam como repetidores e assim criam uma de rede mesh. Procura no Youtube por zha ou zigbee2mqtt caso uses o HA vais ter de decidir o que vais usar.
 
Inicialmente a minha ideia também era meter tudo zigbee, devido ao menor consumo e para não sobrecarregar a rede wi-fi... Mas depois de pesquisar que mesmo com hub a compatibilidade entre os vários dispositivos não era garantida, desisti disso.

Também achei melhor opção o HA e assim integrar quase tudo e mais alguma coisa, no meu caso quero usar o Homekit.

Entretanto já chegou o meu primeiro Shelly 2.5 e os acessórios para o Raspberry, para a semana já começo a explorar isto.
 
Inicialmente a minha ideia também era meter tudo zigbee, devido ao menor consumo e para não sobrecarregar a rede wi-fi... Mas depois de pesquisar que mesmo com hub a compatibilidade entre os vários dispositivos não era garantida, desisti disso.
Se queres tudo integrado num Hub é melhor esperas pelos novos dispositivos que vem ai com o novo protocolo Matter ai sim integras as marcas todas. Se optares pelo HA podes integrar as marcas todas com o Zha ou o zigbee2mqtt e um dispositivo compatível.
 
Tudo o que disseste é verdade. Mas como estas a ponderar usar o HA eu diria que é a melhor opção podes usar um dispositivo instalado no HA que é universal e assim podes usar as marcas que quiseres. Existem de varias marcas eu uso da Sonoff mas tens um que saiu recentemente SkyConnect. Depois tens alguns dispositivos eu diria que praticamente todos os ligados á corrente (entenda-se 220v) funcionam como repetidores e assim criam uma de rede mesh. Procura no Youtube por zha ou zigbee2mqtt caso uses o HA vais ter de decidir o que vais usar.
Obrigado pela rápida resposta. Já tinha ouvido falar desse dispositivo, mas não tinha percebido que substitui o hub e que era universal.
Agora mais uma dúvida: Como é lógico vou ter sempre alguns aparelhos WIFi (estou à espera de desumidificador Wifi). Como funciona quando ligo a Wifi diferente do HA, ele reconhece na mesma ou tem que ser ao mesmo Wifi?
 
Back
Topo