Boas pessoal,
Sou novo aqui no forum e desde já agradeço tudo o que fui aprendendo.
Apesar de já ter lido bastante no forum e na internet mantenho algumas duvidas por não conhecer muito bem as melhores opções (custo/benefício) no mercado.
Características:
Estou a terminar uma moradia nova (T4+1, Cave), mas que já vem com um projeto antigo e em que a tubagem já está toda passada, faltando no entanto passar toda a cablagem. Não pretendo um sistema muito complexo mas sim algo simples e que eu próprio consiga manter e ir acrescentando. Também não pretendo gastar vários milhares de euros, o objetivo é mais para entretenimento
Objetivo - automatizar:
1 - Estores
2 - Luzes Interiores (parcialmente)
3 - Luzes exteriores
4 - AC (sistema próprio do AC)
4 - Câmaras de vigilância vídeo porteiro -> futuramente
5 - Painéis fotovoltaicos/AQS -> futuramente
Questões:
a - Automatismo Estores e Luzes, como ainda não tenho aparelhagem pensei em procurar interruptores inteligentes mas deparei-me com dois problemas. Preço, creio que fica mais barato comprar interruptores "normais" e instalar relés Shellys. E como não é viável nem faz sentido interruptores de luzes inteligentes para todas as zonas da casa necessitaria que o mesmo modelo de interruptor houvesse a versão com wifi e sem wifi, o que não está a ser fácil, pensei nos Sonoff TX. Com os T2 poderei controlar os estores? Conseguirei automatizar para fechar até 50%? Existe alguma alternativa no mercado? Ficarei melhor servido com Shellys 1 e 2.5?
b - Voice control - Qual a melhor forma de ter o controlo por voz em mais que uma divisão, cozinha, sala e um quarto?
c - Que cuidados devo ter na instalação para garantir adaptabilidade no futuro? Neutro, certo? Mais alguma dica?
Todas as dicas são bem-vindas
Obrigado a todos,