Domótica "Low Cost" (e não só...)

Obrigado pela rápida resposta. Já tinha ouvido falar desse dispositivo, mas não tinha percebido que substitui o hub e que era universal.
Agora mais uma dúvida: Como é lógico vou ter sempre alguns aparelhos WIFi (estou à espera de desumidificador Wifi). Como funciona quando ligo a Wifi diferente do HA, ele reconhece na mesma ou tem que ser ao mesmo Wifi?
Atenção que não basta estar o HA e o aparelho na mesma rede. O HA tem que ter integração para esse aparelho (marca) se não tiver já tens que entrar noutro campo. Vê uns videos sobre o HA, existe muita coisa e muito boa.

Boas pessoal,
Sou novo aqui no forum e desde já agradeço tudo o que fui aprendendo.
Apesar de já ter lido bastante no forum e na internet mantenho algumas duvidas por não conhecer muito bem as melhores opções (custo/benefício) no mercado.

Características:
Estou a terminar uma moradia nova (T4+1, Cave), mas que já vem com um projeto antigo e em que a tubagem já está toda passada, faltando no entanto passar toda a cablagem. Não pretendo um sistema muito complexo mas sim algo simples e que eu próprio consiga manter e ir acrescentando. Também não pretendo gastar vários milhares de euros, o objetivo é mais para entretenimento

Objetivo - automatizar:
1 - Estores
2 - Luzes Interiores (parcialmente)
3 - Luzes exteriores
4 - AC (sistema próprio do AC)
4 - Câmaras de vigilância vídeo porteiro -> futuramente
5 - Painéis fotovoltaicos/AQS -> futuramente

Questões:
a - Automatismo Estores e Luzes, como ainda não tenho aparelhagem pensei em procurar interruptores inteligentes mas deparei-me com dois problemas. Preço, creio que fica mais barato comprar interruptores "normais" e instalar relés Shellys. E como não é viável nem faz sentido interruptores de luzes inteligentes para todas as zonas da casa necessitaria que o mesmo modelo de interruptor houvesse a versão com wifi e sem wifi, o que não está a ser fácil, pensei nos Sonoff TX. Com os T2 poderei controlar os estores? Conseguirei automatizar para fechar até 50%? Existe alguma alternativa no mercado? Ficarei melhor servido com Shellys 1 e 2.5?
b - Voice control - Qual a melhor forma de ter o controlo por voz em mais que uma divisão, cozinha, sala e um quarto?
c - Que cuidados devo ter na instalação para garantir adaptabilidade no futuro? Neutro, certo? Mais alguma dica?

Todas as dicas são bem-vindas

Obrigado a todos,

Boas pessoal,
Sou novo aqui no forum e desde já agradeço tudo o que fui aprendendo.
Apesar de já ter lido bastante no forum e na internet mantenho algumas duvidas por não conhecer muito bem as melhores opções (custo/benefício) no mercado.

Características:
Estou a terminar uma moradia nova (T4+1, Cave), mas que já vem com um projeto antigo e em que a tubagem já está toda passada, faltando no entanto passar toda a cablagem. Não pretendo um sistema muito complexo mas sim algo simples e que eu próprio consiga manter e ir acrescentando. Também não pretendo gastar vários milhares de euros, o objetivo é mais para entretenimento

Objetivo - automatizar:
1 - Estores
2 - Luzes Interiores (parcialmente)
3 - Luzes exteriores
4 - AC (sistema próprio do AC)
4 - Câmaras de vigilância vídeo porteiro -> futuramente
5 - Painéis fotovoltaicos/AQS -> futuramente

Questões:
a - Automatismo Estores e Luzes, como ainda não tenho aparelhagem pensei em procurar interruptores inteligentes mas deparei-me com dois problemas. Preço, creio que fica mais barato comprar interruptores "normais" e instalar relés Shellys. E como não é viável nem faz sentido interruptores de luzes inteligentes para todas as zonas da casa necessitaria que o mesmo modelo de interruptor houvesse a versão com wifi e sem wifi, o que não está a ser fácil, pensei nos Sonoff TX. Com os T2 poderei controlar os estores? Conseguirei automatizar para fechar até 50%? Existe alguma alternativa no mercado? Ficarei melhor servido com Shellys 1 e 2.5?
b - Voice control - Qual a melhor forma de ter o controlo por voz em mais que uma divisão, cozinha, sala e um quarto?
c - Que cuidados devo ter na instalação para garantir adaptabilidade no futuro? Neutro, certo? Mais alguma dica?

Todas as dicas são bem-vindas

Obrigado a todos,
a - Shellys sem duvida até agora a melhor escolha. Se puderes esperar para ver o que vem ai com o Matter para já os preços ainda são proibitivos.
b - Eu uso Alexa tenho 6 em casa e muito bem até agora a Google não conheço.
c - O neutro sim e caixas fundas e grandes. Poucas ligações em serie. Rede rj45 em todo lado.

Fora isso aconselho a ires lendo e aprender o que é o Home Assistant. Depois é criares um servidor, instalares e centralizares lá a domotica toda da casa.

instalar

Boas malta tudo bem? Vou iniciar a minha jornada a automatizar algumas coisas cá em casa. Neste momento queria meter todos os interruptores. Estava a pensar em meter tudo da TPLINK TAPO, mas depois ouvir falar em shelly. Qual recomendariam? Avançar com as da TPLINK ou seja, trocava todos os interruptores por os da tplink ou adicionava esses tal shelly atrás dos que já tenho?

Cumprimentos

Boas malta tudo bem? Vou iniciar a minha jornada a automatizar algumas coisas cá em casa. Neste momento queria meter todos os interruptores. Estava a pensar em meter tudo da TPLINK TAPO, mas depois ouvir falar em shelly. Qual recomendariam? Avançar com as da TPLINK ou seja, trocava todos os interruptores por os da tplink ou adicionava esses tal shelly atrás dos que já tenho?

Cumprimentos
A meu ver, pela versatilidade e compatibilidade seria Shelly sem dúvida Tapo é um sistema fechado que consegues com alguns quês ligar-te ao HA

Agora, também a aceito que a Tapo tem o seu próprio ecossistema, APP na cloud, etc e poderás considerar isso importante mas é mais fechado, tens que ativar sempre via cloud, etc

nao sei se os tplink tem acesso direto (sem a app, sei que as tomadas dao) recomendava algo que desse acesso direto para na possiblidade de ficares sem sistema official (tapo) poderes continuar a usar.

Existe muita diferença no shelly 1 vs shelly 1l ? Não sei se tenho neutro nos interruptores, mas aquilo também é casa mais antiga e para passar vai ser complicado. Valerá a pena passar neutro se não tiver, ou optar pelo 1l?

Na entrada de minha casa tenho um foco LED de encastre que gostava que se activasse através de sensor de movimento. Visto que não consigo encontrar focos deste tamanho (~9cm de diâmetro) com sensor embutido pensei em ter um sensor na parede lateral acionava a luz.

Têm alguma sugestão do tipo de sensor me permitiria fazer isto? Presumo que tivesse que ser constituído por 2 componentes diferentes, visto que não há ligação física entre o foco e onde ficaria instalado o sensor.

Obrigado

Existe muita diferença no shelly 1 vs shelly 1l ? Não sei se tenho neutro nos interruptores, mas aquilo também é casa mais antiga e para passar vai ser complicado. Valerá a pena passar neutro se não tiver, ou optar pelo 1l?

Qualquer interruptor terá lá o neutro e a fase. Muito raramente em instalações muito específicas é que poderá existir apenas uma fase (e não vejo porque raio fariam isto). Mas desaparafusas o interruptor da parede e vez logo o que lá está.

nao sei se os tplink tem acesso direto (sem a app, sei que as tomadas dao) recomendava algo que desse acesso direto para na possiblidade de ficares sem sistema official (tapo) poderes continuar a usar.
Sei que inicialmente tens que te ligar à cloud para que o teu aparelho tenha IP Ou seja, ele inicialmente é um Hotspot e através da APP que se liga a ele passar-lhe o teu WiFi e depois ele ganha IP
Mas como indicado arrancas sempre pela APP deles

Depois sabendo o MAC Address podes forçar o teu IP

Adicionalmente ara evitares que vá à NET tens que barrar os pedidos no router, firewall

No meu caso estou estou a usar somente uma câmera e uma tomada WiFi e uso o plugin do HA para controlar os dois

Na entrada de minha casa tenho um foco LED de encastre que gostava que se activasse através de sensor de movimento. Visto que não consigo encontrar focos deste tamanho (~9cm de diâmetro) com sensor embutido pensei em ter um sensor na parede lateral acionava a luz.

Têm alguma sugestão do tipo de sensor me permitiria fazer isto? Presumo que tivesse que ser constituído por 2 componentes diferentes, visto que não há ligação física entre o foco e onde ficaria instalado o sensor.

Obrigado
O ideal será ligar o sensor nos mesmos fios do led. Isso está em teto falso? Se estiver não é complicado fazer mais um buraco no teto falso e colocar lá um sensor de movimento. As ligações ficariam escondidas. Algo deste tipo.

Se queres mesmo meter na parede sem fazer nenhum roço, só mesmo uma solução wireless com emissor/recetor. Como um shelly motion para a deteção (colocado em qualquer sítio) e outro shelly só para ligar o led. Aqui acho que até podias logo meter o segundo shelly no interruptor para servir de switch wireless e ligar com o motion.

O 1L funciona sem neutro, mas se a carga a alimentar for inferior a 20W tens de instalar um by-pass, que basicamente é uma resistência de 20 W. Um consumo adicional sem necessidade.

Qualquer interruptor terá lá o neutro e a fase. Muito raramente em instalações muito específicas é que poderá existir apenas uma fase (e não vejo porque raio fariam isto). Mas desaparafusas o interruptor da parede e vez logo o que lá está.
Normalmente o neutro fica-se pela caixa de derivação. À caixa do interruptor vai apenas a fase e depois de passar no interruptor retorna à caixa de derivação.

Não tenho caixas de derivação na minha casa. Já nem me lembrava desse “modo” de instalação.

Nesses casos o Shelly fica na caixa de derivação?

Boa malta,

Quais os modelos da reolink que utilizam?
Estive a explorar o site deles e artigos da net e parece-me que para o que pretendo a rlc-820a para o interior e 822a para o exterior são as mais adequadas.

Não tenho caixas de derivação na minha casa. Já nem me lembrava desse “modo” de instalação.

Nesses casos o Shelly fica na caixa de derivação?
Aqui passei neutro da caixa de derivação à caixa do interruptor e coloquei aí o shelly.

No teu caso concreto, tens a derivação na caixa do interruptor?

Porquê derivam nas costas das tomadas e interruptores. Usar literalmente as caixas derivação na parede junto ao tecto há uns anos que caiu em desuso

Back