Ok A minha casa tem 10 anos e ainda tem essas caixas Daí estranhar issoPorquê derivam nas costas das tomadas e interruptores. Usar literalmente as caixas derivação na parede junto ao tecto há uns anos que caiu em desuso
a - Shellys sem duvida até agora a melhor escolha. Se puderes esperar para ver o que vem ai com o Matter para já os preços ainda são proibitivos.
b - Eu uso Alexa tenho 6 em casa e muito bem até agora a Google não conheço.
c - O neutro sim e caixas fundas e grandes. Poucas ligações em serie. Rede rj45 em todo lado.
Fora isso aconselho a ires lendo e aprender o que é o Home Assistant. Depois é criares um servidor, instalares e centralizares lá a domotica toda da casa.
instalar
Sendo isto parte do tópico TVs OLED, se a tua for uma dessas nunca deves desligar a TV devido ao refrescamentoBoas, estou a começar nisto da "casa inteligente". Tenho tomadas tapo p110 em alguns pontos e enquanto que não tenho alexa, andei a brincar com o telemóvel. A minha questão é, vocês costumam desligar tudo? Por exemplo, a TV e assim diretamente com a tomada tapo? Já ouvi dizer que isso faz mal à televisão. Neste momento deixo sempre a internet ligada. e é a única coisa ligada diretamente à tomada. O que é que se deve evitar de desligar assim à "força" ?
Cumps
b - Até agora sim.Antes de mais obrigado pelas respostas.
a - Creio que dentro de 3 a 4 meses terei que definir o que quero, veremos se haverá opções no mercado Matter mais realistas;
b - Ou seja a única opção é ter várias Alexas (ou similar);
c - RJ45 em todo o lado? Poderias partilhar mais sobre isto? tipo uma por divisão? Qual seria o objetivo.
Sim ainda tenho muito por onde "estudar", se tiveres alguma "literatura"/Topicos/sites disponibiliza.
Obg
Se só pretendes medir, podes usar os que têm sondas que instalas nos cabos que alimentam os consumos que queres medir.A ideia é simplesmente medir os consumos de energia, não pretendo automatismos.
Para os aparelhos que são controlados por infravermelhos o Broadlink tem que estar numa zona que seja "visível" por esses aparelhos (TV's, AC's, etc.)Tenho uma dúvida, e tentei esclarecer mas não encontrei em lado nenhum. Estou a pensar comprar Broadlink RM4 pro para controlar TV, apple tv, portões e outros. A minha casa tem 3 piso, e na especificação do produto diz ter um alcance de 8 a 10 metros, este alcance apensas se aplica na horizontal ou também na Vertical? Obrigado.
E no caso dos que são controlados por RF, se estiverem em outro piso conseguem ser controlados?Para os aparelhos que são controlados por infravermelhos o Broadlink tem que estar numa zona que seja "visível" por esses aparelhos (TV's, AC's, etc.)
Isto é tudo uma questão de a potência do sinal lá chega Se falamos de RF433 terei dúvidas Esses valores costumam ser sem paredesE no caso dos que são controlados por RF, se estiverem em outro piso conseguem ser controlados?
Aqui o Broadlink está numa ponta da casa e consigo controlar o portão da garagem que está na outra ponta da casa, são uns 15 metros e passa umas 5 paredes. Mas é no mesmo piso.E no caso dos que são controlados por RF, se estiverem em outro piso conseguem ser controlados?