Domótica "Low Cost" (e não só...)

sorte

Power Member
Pessoal uma ajuda,

Procuro um switch poe de 16 portas, não precisam ser todas poe.

O que aconselham?
Vi num site de equipamento informático o tplink tl-sg1016pe a 180€ e o ubiquiti lite a 280€

É uma grande diferença de preço entre ambos.

Recomendam algum destes dois ou existe melhor por volta destes preços?

O switch é para ligar as câmaras de vídeo em primeiro lugar, as portas que sobrarem será para ligar outros equipamentos.

Obrigado

godevskii

Power Member
@sorte verifica oo consumo individual e total das cameras para ver se o switch consegue alimentar, mas esses da tp-link são porreiros para o preço, são uma solução económica. Esse é 30W por porta com um limite total de 150W.

a - Shellys sem duvida até agora a melhor escolha. Se puderes esperar para ver o que vem ai com o Matter para já os preços ainda são proibitivos.
b - Eu uso Alexa tenho 6 em casa e muito bem até agora a Google não conheço.
c - O neutro sim e caixas fundas e grandes. Poucas ligações em serie. Rede rj45 em todo lado.

Fora isso aconselho a ires lendo e aprender o que é o Home Assistant. Depois é criares um servidor, instalares e centralizares lá a domotica toda da casa.

instalar

Antes de mais obrigado pelas respostas.
a - Creio que dentro de 3 a 4 meses terei que definir o que quero, veremos se haverá opções no mercado Matter mais realistas;
b - Ou seja a única opção é ter várias Alexas (ou similar);
c - RJ45 em todo o lado? Poderias partilhar mais sobre isto? tipo uma por divisão? Qual seria o objetivo.

Sim ainda tenho muito por onde "estudar", se tiveres alguma "literatura"/Topicos/sites disponibiliza.

Obg

bahway

Membro
Boas, estou a começar nisto da "casa inteligente". Tenho tomadas tapo p110 em alguns pontos e enquanto que não tenho alexa, andei a brincar com o telemóvel. A minha questão é, vocês costumam desligar tudo? Por exemplo, a TV e assim diretamente com a tomada tapo? Já ouvi dizer que isso faz mal à televisão. Neste momento deixo sempre a internet ligada. e é a única coisa ligada diretamente à tomada. O que é que se deve evitar de desligar assim à "força" ?

Cumps

hobbitayla

Power Member
Boas, estou a começar nisto da "casa inteligente". Tenho tomadas tapo p110 em alguns pontos e enquanto que não tenho alexa, andei a brincar com o telemóvel. A minha questão é, vocês costumam desligar tudo? Por exemplo, a TV e assim diretamente com a tomada tapo? Já ouvi dizer que isso faz mal à televisão. Neste momento deixo sempre a internet ligada. e é a única coisa ligada diretamente à tomada. O que é que se deve evitar de desligar assim à "força" ?

Cumps
Sendo isto parte do tópico TVs OLED, se a tua for uma dessas nunca deves desligar a TV devido ao refrescamento

Pessoalmente discordo desligar aparelhos sensíveis, como TV, AV e afins da tomada

Os momentos mais críticos de qualquer aparelho são o arranque em que toda a voltagem no aparelho estabiliza, em todos os milhares de componentes, principalmente devido ao efeito dos condensadores e é nessa altura que mais pifam

Se parte dele estiver já pré preparado, o Standby, IMHO os riscos serão menores

as13

Power Member
Antes de mais obrigado pelas respostas.
a - Creio que dentro de 3 a 4 meses terei que definir o que quero, veremos se haverá opções no mercado Matter mais realistas;
b - Ou seja a única opção é ter várias Alexas (ou similar);
c - RJ45 em todo o lado? Poderias partilhar mais sobre isto? tipo uma por divisão? Qual seria o objetivo.

Sim ainda tenho muito por onde "estudar", se tiveres alguma "literatura"/Topicos/sites disponibiliza.

Obg
b - Até agora sim.
c - Se tiveres rj45 podes colocar mesh na casa em qualquer lado e assim teres uma excelente cobertura de rede com a vantagem de teres um bastidor onde podes centralizar tudo.

Home assistant podes ver a propria pagina web bem como o forum portugues é só pesquisares no google. Tens muitos e bons videos no youtube e em pt. Escolhe o hardware e começa já a testar isso.
Para shellys tens os videos muito bons do Gabriel Diy.

rubenfmsilva

Power Member
Primeiro Shelly 2.5 instalado com sucesso com um estore, deu mais trabalho metê-lo da caixa do que fazer as ligações em si. A caixa é funda mas tinha vários cabos/ligadores com fases, neutros e terras e com a traseira do interruptor tive de fazer alguma ginástica.

Funciona perfeitamente e é muito prático, acho que começou o vício pois já vou encomendar mais Shellys para outros estores/luzes e ainda falta o chegar o Raspberry para integrar tudo no homebridge.

Entretanto também surgiu a ideia de colocar no quadro elétrico para o ar condicionado e para a bomba de calor (painel termodinâmico) mas estou na dúvida entre quais escolher. A ideia é simplesmente medir os consumos de energia, não pretendo automatismos. Tenho disjuntores independentes para cada equipamento de 16A cada e dando alguma margem, as unidades de ar condicionado em simultâneo no pico devem quase esgotar a amperagem e a bomba de calor tem um consumo baixo (normalmente só funciona o compressor que circula o fluído através do painel, tem uma resistência elétrica de 1500W que raramente é utilizada).

Os módulos normais chegam para o que necessito ou teria alguma vantagem com os PRO? E o recomendado seria um para cada disjuntor, certo? Estava a pensar em colocar um duplo que só aguenta até 25A mas mesmo com o ar condicionado no máximo e com a bomba de calor em baixo consumo não sei se seria boa ideia...

Obrigado!

keeper07

Membro
Tenho uma dúvida, e tentei esclarecer mas não encontrei em lado nenhum. Estou a pensar comprar Broadlink RM4 pro para controlar TV, apple tv, portões e outros. A minha casa tem 3 piso, e na especificação do produto diz ter um alcance de 8 a 10 metros, este alcance apensas se aplica na horizontal ou também na Vertical? Obrigado.

tig4s

Membro
Tenho uma dúvida, e tentei esclarecer mas não encontrei em lado nenhum. Estou a pensar comprar Broadlink RM4 pro para controlar TV, apple tv, portões e outros. A minha casa tem 3 piso, e na especificação do produto diz ter um alcance de 8 a 10 metros, este alcance apensas se aplica na horizontal ou também na Vertical? Obrigado.
Para os aparelhos que são controlados por infravermelhos o Broadlink tem que estar numa zona que seja "visível" por esses aparelhos (TV's, AC's, etc.)

kronnuz

Power Member
Olá pessoal!
Conhecem algum sensor Zigbee mmwave de presença humana, que não seja de encastre e que funcione no ecossistema Tuya?
Tenho uma automação em que precisava de um sensor destes porque o sensor de movimento PIR da Moes que tenho, apesar de ter bastante abrangência, por vezes desliga a luz estando eu presente no local...
O FP1 da Aqara parece-me ser excelente (tem funcionalidades BRUTAIS mesmo!), mas para funcionar ia obrigar-me a entrar no mundo do HA e, sinceramente, ainda não estou muito para aí virado... ou então a comprar o hub da marca... como já tenho um da Zemismart, queria evitar...