Com as apps da Shelly não cheguei a utilizar muito e já não me lembro se isso acontecia, acabei por instalar firmwares customizados nos módulos para ser compatível diretamente com o Homekit.
Perde-se algumas funcionalidades originais da app e da cloud mas para uma utilização básica considero mais prático. Para controlar os Shellys fora de casa faço-o através do Homepod.
Já os uso assim à três anos! Sempre a funcionar sem problemas.
Nestes três anos tive de trocar apenas um Shelly 2.5 é um Shelly 1L porque avariaram.
Tenho 5 estores e todos os interruptores da casa a funcionar com Shelly, com o sistema operativo compatível com o HomeKit.
https://github.com/mongoose-os-apps/shelly-homekit
Neste momento uso muito o Google Assistant para interagir com as persianas e com o aspirador. Existe alguma forma de fazer exactamente o mesmo sem dizer a frase para activar o assistente? Seja no telemóvel ou qualquer outro dispositivo.
Ou seja, sem dizer o "Ok Google", esperar o mesmo activar, e dizer o comando. Estou à espera desta função há anos e anos e nada. Alguma coisa?
Pelas pesquisas que fiz o Google adicionou há uns anos uma opção para este fim que é o "Quick phrases". No telemóvel, tenho a opção mas não está activa, não dá para fazer nada. Pelo que percebo só funciona no produtos Nest. Problema é que não encontro nada que me garanta que isto funciona em Português, seja do Brasil ou de Portugal.
Alguem já testou?
Estou para adicionar Shelly's pela casa toda para controlar as luzes, mas vou adiando por causa da falta desta funcionalidade. Não há paciência para adicionar mais duas dezenas de "Ok Google" à minha rotina diária. [emoji23]
No HomeKit da Apple eu uso cenários, do estilo bom dia ou boa noite, e faz uma série de coisas automaticamente. É mais fácil, quando se quer fazer uma série de coisas ao mesmo tempo.
Penso que na Google também tem essa opção.