Domótica "Low Cost" (e não só...)

Com as apps da Shelly não cheguei a utilizar muito e já não me lembro se isso acontecia, acabei por instalar firmwares customizados nos módulos para ser compatível diretamente com o Homekit.

Perde-se algumas funcionalidades originais da app e da cloud mas para uma utilização básica considero mais prático. Para controlar os Shellys fora de casa faço-o através do Homepod.

Já os uso assim à três anos! Sempre a funcionar sem problemas.

Nestes três anos tive de trocar apenas um Shelly 2.5 é um Shelly 1L porque avariaram.

Tenho 5 estores e todos os interruptores da casa a funcionar com Shelly, com o sistema operativo compatível com o HomeKit.

https://github.com/mongoose-os-apps/shelly-homekit

Neste momento uso muito o Google Assistant para interagir com as persianas e com o aspirador. Existe alguma forma de fazer exactamente o mesmo sem dizer a frase para activar o assistente? Seja no telemóvel ou qualquer outro dispositivo.

Ou seja, sem dizer o "Ok Google", esperar o mesmo activar, e dizer o comando. Estou à espera desta função há anos e anos e nada. Alguma coisa?

Pelas pesquisas que fiz o Google adicionou há uns anos uma opção para este fim que é o "Quick phrases". No telemóvel, tenho a opção mas não está activa, não dá para fazer nada. Pelo que percebo só funciona no produtos Nest. Problema é que não encontro nada que me garanta que isto funciona em Português, seja do Brasil ou de Portugal.

Alguem já testou?

Estou para adicionar Shelly's pela casa toda para controlar as luzes, mas vou adiando por causa da falta desta funcionalidade. Não há paciência para adicionar mais duas dezenas de "Ok Google" à minha rotina diária. [emoji23]

No HomeKit da Apple eu uso cenários, do estilo bom dia ou boa noite, e faz uma série de coisas automaticamente. É mais fácil, quando se quer fazer uma série de coisas ao mesmo tempo.

Penso que na Google também tem essa opção.
 
Alguém daqui tem lâmpadas da Aigostar?
Estou para adquirir 11 focos led de encastre e 6 lâmpadas E27, e pretendo que todas tenham 3 características:
Compatibilidade Alexa
Regulação de intensidade de luz
Regulação de temperatura de cor
Do que pesquisei a marca Aigostar tem ambas, será fiável?
Alternativas?
 
Boa tarde,
Preciso de controlar 1 tomada 220v e uma interruptor de luz, sendo que atualmente estao juntas com aqueles espelhos duplo.

Queria tentar colocar a controladora dentro da própria tomada, mas estou na duvida qual o melhor a comprar? porque o shelly 1 para ser melhor dimensionado para isso, mas depois há sonoff mini r3 como já tenho varias coisas da sonoff fico na duvida.
 
Boa tarde,
Preciso de controlar 1 tomada 220v e uma interruptor de luz, sendo que atualmente estao juntas com aqueles espelhos duplo.

Queria tentar colocar a controladora dentro da própria tomada, mas estou na duvida qual o melhor a comprar? porque o shelly 1 para ser melhor dimensionado para isso, mas depois há sonoff mini r3 como já tenho varias coisas da sonoff fico na duvida.
Pode ser sonoff ou shelly o que te der mais jeito.
 
Alguém sabe se existe alguma câmera video vigilância para o exterior onde não tenho acesso à internet mas que guarde os vídeos em cartão micro sd?
 
Alguém daqui tem lâmpadas da Aigostar?
Estou para adquirir 11 focos led de encastre e 6 lâmpadas E27, e pretendo que todas tenham 3 características:
Compatibilidade Alexa
Regulação de intensidade de luz
Regulação de temperatura de cor
Do que pesquisei a marca Aigostar tem ambas, será fiável?
Alternativas?

@luismns
Aigostar nunca tive ou testei, sei que é uma empresa chinesa de trading de pequena dimensão global, que distribuí em alguns países da Europa, e que além de lampadas led, vende também alguns electrodomésticos OEM, com a sua marca ou logo estampados neles. (Peço desculpa pelo desprezo, e arrogância, mas não há segundas intenções aqui senão ajudar-te)

Alternativas diria certamente, e sem qualquer hesitação Wiz, ou (se para queimar dinheiro, ter o rotulo do melhor, e mostrar aos amigos) Philips Hue.
Ambas as marcas são actualmente detidas pela Signify, provavelmente o maior player, no mercado global da iluminação doméstica e comercial que este planeta ja viu.

Pessoalmente recomendo as lampadas Wiz porque:
- São compatíveis com os ecossistemas Alexa, Google Home, Smartthings, IFTTT e outros mais
- O roolout Matter já começou, e já tive lampadas Wiz a receber o update de firmware
- A app é fantástica (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wizconnected.wiz2)
- A comunidade e suporte são gigantescos
- As lâmpadas, não aquecem como tantas outras que até fritam.
- Monitorização de cosumos
- Tecnologia Spacesense, detecta presença, e distingue humanos de animais domésticos.
- Cada lâmpada wiz esconde dentro dela um poderoso ESP32 (mais poder computacional que um pc dos anos 90)
- E finalmente o preço todas as minhas lâmpadas vieram da Amazon com um preço médio de 10/11 euros.

A nível de integração de voz com amazon alexa e/ou google home,
faço uso em Inglês (a minha 2ª língua), a seguir ao Português de Portugal que infelizmente não existe na Alexa.
As lâmpadas respondem perfeitamente a comandos tipo:

"Echo kitchen off"
"Echo living room all lights on"
"Echo turn off 1st light"
"Echo set desk lamp to red"
"Echo dim desk lamp to 20"

Troquei a wake word, de Alexa para Echo por ser mais curta, a minha experiencia com as Wiz são 6 meses, se tiveres alguma dúvida pergunta.
 
Última edição:
Pessoal, ando à procura de um smart plug com função dimmer programável, não estou a conseguir encontrar grande coisa, alguns não é claro na descrição, conhecem algum?

Obrigado,
 
@Valasca Sunbelt essas tiras de led servem para iluminar uma divisão ou só para criar ambiente?
Pergunto isto porque tenho cozinha e sala em openspace e só vai levar fita de led, não tem mais lâmpadas. E essa com a possibilidade de alterar a intensidade e entre quente e frio, principalmente, é bastante interessante.

Obrigado
 
@sorte
Obrigado pela tua pergunta.

Uma coisa são os rolinhos de fita LED amarrotada da loja do chinês, (que talvez cole na traseira da minha TV, ou dentro do PC da minha filha) outra coisa é iluminação (séria) de divisões.
São 2 segmentos diferentes que não podemos confundir.

A resposta curta e grossa é, claro que sim.

Actualmente 1 metro de fita LED de qualidade (por exemplo Wiz ou Philips Hue), dá-nos 800 Lumens, se forem 5 metros já dão 4000 Lúmens, as 4 paredes com fita LED esntão já estas a ser hostil para os teus hospedes e vizinhos, e talvez a chamar um fiscal da câmara.

A minha sugestão seria, manda vir 4 metros de uma loja que não ofereça problemas com devoluções como a Amazon, testa e tira conclusões no próprio local de instalação.
Quando me iniciei nesta jornada, mandei vir 10 lâmpadas Wiz, e 4 foram para trás depois dos testes, mas, já estou a pensar em mandar vir outras de novo.

- A tiras acima sugeridas são ambas RGB, podem devolver quase todas a temperaturas de cor, desde a escaldante fornalha do demo até ao mais gélido hospital prisão psiquiátrica siberiana dos anos 50.
- Têm regulação de intensidade, que é o que faziam os antigos dimmers (por ex. verde a 10%, verde a 50% ou a 100% )
- Podemos criar manualmente qualquer cor, ou usar cores predefinidas como ultra violeta para alimentar as plantas dos vasos durante a noite.
- Há muitos modos dinâmicos (em que as luzes mudam e fazem um ciclo), nunca mais vão haver as antigas luzinhas de natal cá em casa.
- Podemos activar o acender e apagar de forma suave e gradual.

Vale a pena instalar a App da wiz para "espiar" o que elas fazem https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wizconnected.wiz2

Disclaimer: O meu feedback e resposta foi dado com base em muita informação recolhida e trocas de informações nos ultimos meses, não tenho, nem testei pessoalmente ambas as fita de led acima referidas, não sou profissional, nem comercial do ramo da iluminação. O meu setup actual são 6 lâmpadas Wiz.
 
Boa noite.
Estou a procura de uma câmara IP que active/envie notificações para o telemóvel quando detecta sons/barulho.
Vivo num rés do chão e como não consigo instalar um vídeo porteiro inteligente, usando uma câmara do lado de dentro da casa na cozinha (a janela é ao lado da betoneira dos vídeo porteiros do prédio) conseguia se detevtasse o som da campainha de casa a tocar, ser notificado e usar a câmara para falar pela "janela" entre-aberta.
Faz sentido? Conhecem alguma câmara que tenha esta funcionalidade?

Obrigado
 
Boa noite.
Estou a procura de uma câmara IP que active/envie notificações para o telemóvel quando detecta sons/barulho.
Vivo num rés do chão e como não consigo instalar um vídeo porteiro inteligente, usando uma câmara do lado de dentro da casa na cozinha (a janela é ao lado da betoneira dos vídeo porteiros do prédio) conseguia se detevtasse o som da campainha de casa a tocar, ser notificado e usar a câmara para falar pela "janela" entre-aberta.
Faz sentido? Conhecem alguma câmara que tenha esta funcionalidade?

Obrigado

A Wize tem isso ... e deve haver muitas mais. A WyzeCam custa uns 19-25 dolares
 
Back
Topo