Domótica "Low Cost" (e não só...)

Estou aqui na fase final das obras no apartamento e vinha agora a fase da domotica, em que ia ver se comprava esta semana os shellys para tornar os interruptores inteligentes em vez das lâmpadas, e lembrei me que nos quartos poderia ter de ser diferente porque tem aquele interruptor pequeno com cabo

Por necessidade (tenho um interruptor que não apaga), vou ter de dar o salto para as lampadas inteligentes.
Entendo que será o primeiro passo de várias coisas que virei a adquirir no futuro.

Sendo a primeira compra, recomendam alguma marca em particular? No sentido de facilitar a interoperabilidade futura?
Ou seja, que possa gerir desde uma aplicação única, seja compativel com iOS etc.

(O que não quero é comprar uma que vai ter a sua app isolada, etc)

Por necessidade (tenho um interruptor que não apaga), vou ter de dar o salto para as lampadas inteligentes.
Entendo que será o primeiro passo de várias coisas que virei a adquirir no futuro.

Sendo a primeira compra, recomendam alguma marca em particular? No sentido de facilitar a interoperabilidade futura?
Ou seja, que possa gerir desde uma aplicação única, seja compativel com iOS etc.

(O que não quero é comprar uma que vai ter a sua app isolada, etc)

Se é iOS tem que ser compatível com HomeKit. Geralmente existe pouca coisa e os preços são um bocado altos relativamente aos restantesZ

@nerds consegues mostrar o que é esse interruptor? Não é de parede?
Fui lá ontem tirar foto. Isto para mim é um interruptor normal a nível de ligações que tem a extensão para desligar quando se está na cama. Curiosamente nao sei se é comum pelo pais usar este tipo que interruptor, que em casa de familiares mais a sul lembro me de achar estranho eles nunca terem nada do género. Qualquer das formas, a ver se passo hoje outra vez no apartamento para abrir o interruptor à entrada do quarto para ver as ligações

IMG-4279.jpg

Última edição:
Estou a fazer obras em casa, e no teto falso tenho como objetivo colocar sensores de presença humana e controlar individualmente as lampadas. De forma mais ou menos low cost, a melhor solução que tenho é GU10 Zigbee, ou vocês vêm alguma outra alternativa?

interruptores > lampadas.
A nao ser que vais ter multiplos spotlights com um unico controlo e queres cada spot controlavel individualmente.

Por exemplo eu na sala tenho 3, os dois habituais dos candieiros de teto (cada linha de fase esta em areas diferentes da sala), um candieiro de pé alto, e luzes ambiente da tv (govee).
Com o sensor de presensa tenho 2 areas, sofa e mesa de jantar.

Não sei se é o tópico indicado, mas cá vai.

Todos os compartimentos da minha casa são com Downlight LED de embutir, no quarto por exemplo tem 4, dois deles avariaram, os drivers estão bons só avariou o led, não tenho necessidade de tanta luz, a minha dúvida é a seguinte, mesmo tendo dois Downlight avariados e estando os drivers bons, o driver continua a gastar energia?

Os drivers são de 6w, me mesmo gastando um valor residual, os tais 0,5W, achas melhor será desligá-los? Eu só não o fiz porque tenho medo de depois perder as ligações no interior do teto falso.
Bom dia

Mas perder as ligações como? Se for os fios se soltarem podes sempre desligar só um

Os drivers são de 6w, me mesmo gastando um valor residual, os tais 0,5W, achas melhor será desligá-los? Eu só não o fiz porque tenho medo de depois perder as ligações no interior do teto falso.
podes deixar ligados, nao faz mal nenhum.
quanto perder as ligacoes, prendes com fita cola.

Boas. Ando à procura de um termostato inteligente para ligar à caldeira e controlar o aquecimento central remotamente. Alguém já o fez e pode recomendar algum modelo?

Boas!
Procuro módulo zigbee para interruptor triplo. Não encontro em lado nenhum que seja triplo. Só nos chineses...
Alguém sabe onde encontrar?
E hub zigbee, com matter e thread, o que aconselham?

Boas. Ando à procura de um termostato inteligente para ligar à caldeira e controlar o aquecimento central remotamente. Alguém já o fez e pode recomendar algum modelo?
Queres controlar também radiadores individuais ou apenas ligar e desligar o aquecimento central na caldeira?

Queres algo que funcione de forma totalmente autónoma ou já utilizas algo como Home Assistant?

Boas
Precisava de ajuda da vossa parte!
Tenho um portão exterior motorline lince com placa MC2 instalado e a funcionar há alguns anos, e sem problemas, até há duas semanas atrás, quando começaram a nem sempre responder aos pedidos de abertura/fecho seja por comando ou interruptor de parede! Quando respondem, por vezes não fazem o ciclo completo, por exemplo, peço para fechar, as duas folhas começam a fechar, e a certa altura param, e voltam a abrir-se!
Ontem fiz o reset ao portão, voltei a configurar, e aparentemente o problema estava resolvido, no entanto hoje de manhã, voltei a ter problemas no fecho!
Alguma sugestão do que possa ser?

Obrigado

Eu diria que é a sensibilidade da proteção anti-entalamento, uma vez com muito vento o meu comportava-se como se tivesse algo a bloqueá-lo. Mas como fizeste reset, não sei...

Mas não é que esteja vento suficiente para isso, nem é uma zona ventosa! 🤷
Serão as fotocélulas?
Haverá forma de as testar antes de investir numas novas?
Ou hipótese de desativar a ver se funciona bem

Obrigado

Queres controlar também radiadores individuais ou apenas ligar e desligar o aquecimento central na caldeira?

Queres algo que funcione de forma totalmente autónoma ou já utilizas algo como Home Assistant?

Sim, preferia controlar também radiadores individuais.

E já uso home assistant, era porreiro que desse para integrar. Obrigado.

Back