Durante bastante tempo utilizei o sistema da Netatmo.
Embora fosse um sistema criado especificamente para este tipo de uso, tinha algumas limitações que me incomodavam.
As válvulas nos radiadores por vezes perdiam a ligação sem fios ao termostato por a minha casa ser muito grande, dois termostatos avariaram e foram substituídos em dois anos e, acima de tudo, era um sistema fechado. O problema maior desta falta de abertura é que qualquer avaria no termostato ou numa das válvulas obrigava sempre à troca por um igual (o que seria pior quando a garantia acabasse).
Fartei-me deste sistema e decidi utilizar uma alternativa aberta.
Coloquei um Shelly Plus 1 a controlar a caldeira em vez do termostato da Netatmo e coloquei válvulas Zigbee da Sonoff (
https://sonoff.tech/product/home-appliances/trvzb/) nos radiadores.
Instalei no Home Assistant um serviço chamado Better Thermostat para controlar as válvulas e utilizar termómetros externos também Zigbee para medir as temperaturas nas várias divisões sem depender dos termómetros das válvulas que são sempre piores por estarem montados no próprio radiador.
O sistema funciona muito melhor. Por ser Zigbee, tem rede na casa toda, os aparelhos são melhores e mais baratos e quando algo avariar posso trocar pelo que me apetecer dado que não estão num sistema fechado.
Configurei no Home Assistant uma automatização simples que manda o Shelly ativar a caldeira quando alguma das válvulas dos radiadores pede aquecimento e outra para desativar a caldeira quando nenhuma das válvulas precisa de aquecimento.