Domótica "Low Cost" (e não só...)

Nas luzes colocas 2 reles que podem ser da Tuya uma vez que já usas a app e para controlar as coisas crias cenas com o que queres e como queres controlar.
Isso ja tenho , é o disjuntor da tuya .

Mas na app por exemplo nao consigo criar widgets para os estores . E mesmo dentro da app nao consigo por abrir os 2 em simultaneo tendo de ser individualmente ...

Pessoal, venho com uma pergunta relativamente genérica, mas que penso ser do interesse de todos desta comunidade.

Indo eu agora para uma casa nova e querendo automatizar luzes e estores e outras coisas que sejam possíveis automatizar (tipo portão da case, portão da garagem) qual o ecosistema que devo de investir por forma a ter tudo o mais centralizado possivel com a possibilidade de ter uma consola para monitorar tudo, que funcione dentrou o fora da prória rede e que possa ter inclusivamente algum monitor que possa ser o dashboard da consola onde possa ver todos os estados de cada automatização?

Agradeço as vossas respostas mais sinceras com prós e contras de cada uma das hipoteses...

Queres simples acho que Shelly é das melhores opções, têm os módulos agora também com o z-wave mas não sei se já é tudo compatível ou se mais ficar pelo Wi-Fi.

Caso vás usar homeassistant com hub matter/zigbee dá mais trabalho mas é mais personalizado, e também dá para incluir os Shelly WiFi, mas existem inúmeros acessórios de várias marcas.

Mas aguarda por mais respostas porque estou longe de ser um pro nisto.

Boas. Eu adquiri os shellys 2PM Gen3 para os meus estores, mas estou aqui com umas dúvidas se me pudessem ajudar.

Na imagem os cabos parecem ser de 1,5mm certo? Tinha lido que interruptores normalmente seria de 2,5mm.

A outra questão é, os cabos azuis, tenho que ligar um ao shelly, mas aquilo vem de baixo, e liga naquele conector uma continuação para cima, como faço para ligar ao shelly? É tentar arranjar um conector triplo?
Obrigado desde já :007:

Última edição:
Boas. Eu adquiri os shellys 2PM Gen3 para os meus estores, mas estou aqui com umas dúvidas se me pudessem ajudar.

Na imagem os cabos parecem ser de 1,5mm certo? Tinha lido que interruptores normalmente seria de 2,5mm.

A outra questão é, os cabos azuis, tenho que ligar um ao shelly, mas aquilo vem de baixo, e liga naquele conector uma continuação para cima, como faço para ligar ao shelly? É tentar arranjar um conector triplo?
Obrigado desde já :007:

Aconselho a ver os videos do Gabriel Diy lá esta tudo explicado e bem. Os fios só devem ser de 2,5 nas tomadas ou em sitios onde se pretenda ligar dispositivos que necessitem 16A o que não é o caso. O fio azul é o neutro que é necessario para alimentar o shelly juntamente com a fase. Se não tem conhecimentos basicos de eletricidade deve solicitar a um eletricista para fazer o serviço. Isso é facil de montar mas é necessario o minimo de conhecimento. Não esquecer que esta a mexer com eletricidade.

Tenho algumas noções, mas a parte da espessura do cabo é porque realmente os interruptores estão e como disseste bem alimentados por um disjuntor de 10a com cabos 1,5mm, e eu tenho em casa. Vindo da minha outra casa, um stock de 2,5mm. Era mais se podia usar esses de 2,5mm naquele bocado entre o shelly e o interruptor

Tenho algumas noções, mas a parte da espessura do cabo é porque realmente os interruptores estão e como disseste bem alimentados por um disjuntor de 10a com cabos 1,5mm, e eu tenho em casa. Vindo da minha outra casa, um stock de 2,5mm. Era mais se podia usar esses de 2,5mm naquele bocado entre o shelly e o interruptor
Podes usar o que tens. Não vai fazer diferença.

talvez me consigam ajudar por aqui, sem criar um tópico para isto

procuro umas fitas/tiras LED, não RGB, que tenham controlo ajustavel entre luz fria e luz quente (+- entre os 3000k e os 6000k)

no passado tinha estas
https://www.amazon.es/dp/B07T6HX1RR/ref=nosim?tag=zwame00-21

agora ao nível destas apenas encontro ou frias ou quentes, não reguláveis entre as temperaturas

a ideia é, por exemplo como as que comprei no passado, serem colocadas por baixo dos armários da cozinha, queria algo do género, e coisa "barata" - só encontro fitas de 10/15M acima de 30€ na amazon, e pronto, envolvem "corte e costura"

sabem algo assim prático, em conta e "plug and play"?

Bom dia pessoal, queria pedir um favor á malta. Agora nesta altura de black Fridays se virem aí Shelly's com promoções boas ou se souberem de algum sítio onde se comprem mais baratos deixem aqui a dica, pois vou ter que comprar alguma quantidade deles e era bom apanhá-los a um preço mais apetecível.

Obrigado!!!

Pessoal, venho com uma pergunta relativamente genérica, mas que penso ser do interesse de todos desta comunidade.

Indo eu agora para uma casa nova e querendo automatizar luzes e estores e outras coisas que sejam possíveis automatizar (tipo portão da case, portão da garagem) qual o ecosistema que devo de investir por forma a ter tudo o mais centralizado possivel com a possibilidade de ter uma consola para monitorar tudo, que funcione dentrou o fora da prória rede e que possa ter inclusivamente algum monitor que possa ser o dashboard da consola onde possa ver todos os estados de cada automatização?

Agradeço as vossas respostas mais sinceras com prós e contras de cada uma das hipoteses...

Já tendo decidido vou meter tudo Shelly para set tudo uniforme e ter uma possibilidade de ter uma página centralizada onde posso ver tudo desde que tenha acesso ao URL da Shelly para controlo de tudo num tablet ou outra solução simples só com esse acesso para monotorização. Integra bem também com Alexa e outros demais ecosistemas.

Este fim de semana vi aqui uma promo de Shelly Plus 2PM que ficam a menos de metade do preço dos 2PM Gen 3 e avancei com uma poupança de mais de 100€ em relação a preços atuais. Bem sei que poderia esperar pela Black Friday para fazer melhores negócios, mas é neste momento é que tenho o eletrecista a poder apoiar na instalação e também tenho que contar com isso. Já na minha casa atual uso os 2PM Plus e servem-me bem e quando fui á procura do que ganhava com os Gen3 não me pareceu justificar a diferença de mais do dobro do preço.

Se interessar a alguém esta promo de Shelly Plus PM a 15,95€ cada mandam PM ou procurem por aí na net que está em promo até 11/11

O meu sensor de chuva, que me envia notificação pelo Telegram quando leva com uma pinga (e volta a dormir por 10 minutos):

Uma foto que mostra o acelerometro ADXL345, o MCU ESP32-WROOM32 e as duas pilhas AA dentro de uma caixa de Vanish tapada por celophane

Este fim de semana ha festa de sao martinho aqui na aldeia, o estoiro dos foguetes faz isto disparar

Última edição:
Tenho na cozinha um interruptor da Shelly com um Plus 1PM por trás...às tantas vou substitui-lo por este Shelly Wall Display e já sei que vou perder o controle do consumo da iluminação da cozinha, mas como tenho painéis solares sempre fico lá com informação permanente se estou a injectar ou a consumir da rede.

Tenho na cozinha um interruptor da Shelly com um Plus 1PM por trás...às tantas vou substitui-lo por este Shelly Wall Display e já sei que vou perder o controle do consumo da iluminação da cozinha, mas como tenho painéis solares sempre fico lá com informação permanente se estou a injectar ou a consumir da rede.

tens home assistat ou assim?
Iluminacao têm consumos previsiveis, apesar de nao fazer monitorizacao activa, tenho o consumo das minhas luzes e outros dispositivos com cargas previsiveis.

@rjSampaio tenho o HA instalado num RPi e coloquei-o a trabalhar mas não tenho muito tempo para aprimorar o seu funcionamento....tenho praticamente tudo no ambiente Shelly e o Shelly Control tem respondido às minhas necessidades.

Back