Domótica "Low Cost" (e não só...)

@rjSampaio tenho o HA instalado num RPi e coloquei-o a trabalhar mas não tenho muito tempo para aprimorar o seu funcionamento....tenho praticamente tudo no ambiente Shelly e o Shelly Control tem respondido às minhas necessidades.
nesse caso, explora a integracao powercalc, e consegues ter os consumos das luzes e outros sem teres mesmo medidores.

edit, e pessoalmente seja shelly /sonoff / etc eu bloqueio sempre a rede do fabricante, e quando possivel mudo o fw.

SelfHost for the win.

nesse caso, explora a integracao powercalc, e consegues ter os consumos das luzes e outros sem teres mesmo medidores.

edit, e pessoalmente seja shelly /sonoff / etc eu bloqueio sempre a rede do fabricante, e quando possivel mudo o fw.

SelfHost for the win.
Não conheço essa aplicação, vou experimentar....

Atenção aos consumos dos próprios aparelhos. No meu caso , o AC da Samsung não era muito fiável.

O AC não tem consumo instantâneo mas apenas o total. E mesmo assim, pessimista. Estive a medir com uma Shelly PM e o AC também parecia ter uma "refresh rate" muito lenta.

ja agora, acabei de receber um SONOFF TX Ultimate para fazer testes, tenho os SONOFF T1EU.
Sendo que a grande diferença é que todo o painel serve como botao, e pode ser dividido em 4 areas e fazer swipe. Fora outras coisas interesantes como os leds inderesaveis RGB e a coluna.

No ecossistema sonoff não existe nenhum substituto do shelly 2PM com protocolo zigbee pois não?
A única coisa que se assemelha é o dualR3 mas além de ser wifi, é gigante quando comparado com as coisas mais recentes.
Os shellies estão cada vez mais caros e queria mm arranjar uma alternativa mas não está fácil

com jeitinho tens uma boa cobertura dos consumos, por exemplo ate uma ventuinha com multiplas velocidades consegues metir "a mão" e criar o perfil para cada velocidade e "saberes/contar" o consumo.

Onde a malta ja fez muitos perfis foi ate com lampadas RGB, onde mediante a cor o consumo é diferente.

Bem mudei do antigo router para a nova fibergateway da meo e deu me uma trabalheira para configurar as tomadas inteligentes pois nao apanham 5M ghz eheheh mas la consegui

E já prefiro o Shelly S 😊 O Tapo 100 se não estiver a ser utilizado e passar algum tempo sem o pool do HA desliga-se do Wifi Tive que colocar um Ping no router ao Tapo para não perder a conectividade Com o Shelly S 5*

Boa noite, comprei um modulo barato zigbee (sem neutro) para um interruptor. Descobri que é um comutador de escada (sem neutro ligado) quando o desmontei, não me lembrei da pêra que estava escondida atrás da cama...

É possível, ainda assim, usar este?
Isto trouxe uma resistência, não sei se é obrigatório usar ou nao. pensava que trabalhava de forma semelhante aos sonoff, que pelo que sei nao trazem resistência. se for necessário, terei mesmo que ir para outra opção...

xrqZI2v.png

Última edição:
Uma questão, quão fácil tem sido para vocês ter/manter apenas um protocolo em vez de comprar um hub universal que suporte zigbee, matter, thread, bluetooth,….?

Para mim é fácil, não tenho nenhum hub mas sim HA a correr em proxmox com um dongle Zigbee da Sonoff. A maioria dos dispositivos são Zigbee mas tenho algumas coisas Wi-Fi e Bluetooth mas para isso não é preciso nenhum hub/coordenador.

Hub seria mais para automatizações penso que. Estava a tentar evitar home assistant, porque apesar de todas as vantagens que trás, quero implementar algo mais simples e fácil.

Hub seria mais para automatizações penso que. Estava a tentar evitar home assistant, porque apesar de todas as vantagens que trás, quero implementar algo mais simples e fácil.

mais simples e facil é compraras o que bem entenderes desde que fale com google home ou apple home kit.
Isto porque vais sempre ter varios aparelhos de varias marcas, e não vais querer interagir com meia duzia de applicacoes diferentes certo?

Por outro lado, homeassistant no inicio é facil, depois começa a ser complexo porque queres mais e melhor, depois volta a ser "relativamente" facil :rrotflm:

Exato. Já pesquisei bastante sobre homeassistant e não é algo que queira implementar. Queria de igual forma evitar ter milhentas apps, pelo qual a solução passaria então pelo tal hub que permitisse centralizar e cria automatizações tudo no mesmo sitio. Daí estar a tentar a perceber se a malta daqui usa tipo um hub que de pra uns quantos protocolos e está feito, ou compra tudo zigbee por exemplo

ai é que esta, nao existe um hub assim.

Com as coisas do mater, pode vir a ser verdade, mas neste momento nao tens nada que seja abrangente sem ser por software (aka homassistant e similares).
Ate podes comprar um hub homeassistant :D

Em relacao ao zigbee, apesar de ser um protocolo aberto, vais bater na barreira que alguns equipamentos nao vao ter as funcoes todas fora do gateway/hub da marca, mas com software tipo zigbee2mqtt a malta vai adicionando tudo e mais alguma coisa 100% funcional.
Exemplo, eu tenho varios equipamentos ikea zigbee, que funcionam muito mal noutros hubs, ja em software fazem mais que o proprio hub ikea

Back