Domótica "Low Cost" (e não só...)

Uso o Home assistant Green, adoro!!

Possuo uma conbee 2, já é antiga mas ainda dà para o efeito e para Matter, tenho HomePod e Apple TV!

Para além disso, tenho uma dúvida. Em minha casa, a separar a cozinha da sala, existe uma parede em pedra que tem praticamente 1m de largura, não passa nada, nem o Wi-Fi mas isso resolvi com uns Deco.
Para os mais entendidos, existe alguma pen zigbee, do género da conbee que consiga ligar do outro lado, dessa tal parede, ao meu Deco e que através do Wi-Fi, comunique com o Home assistant? Isso existe? Assim conseguia ligar sensores e afins…

Obrigado !

Boas,
Estava pela primeira vez a tentar configurar o Google home, mas no separador das automações diz que não está disponível no meu país. No vosso também é assim?

Quero automações do tipo
“Ligar o AC quando a temperatura for superior a 25°”, mas não tenho acesso ao menu.

Como é que uma automação está dependente do país? Isto torna a app inútil pra mim

Boas,
Estava pela primeira vez a tentar configurar o Google home, mas no separador das automações diz que não está disponível no meu país. No vosso também é assim?

Quero automações do tipo
“Ligar o AC quando a temperatura for superior a 25°”, mas não tenho acesso ao menu.

Como é que uma automação está dependente do país? Isto torna a app inútil pra mim
Muda para inglês o idioma do telemóvel e depois voltas a colocar assim que fizeres a automação. Ou fazes a automação na app dos aparelhos e depois o Google sincroniza com a app home

Muda para inglês o idioma do telemóvel e depois voltas a colocar assim que fizeres a automação. Ou fazes a automação na app dos aparelhos e depois o Google sincroniza com a app home
Está a falhar imenso o Google home. A maior parte dos comandos não são assumidos. Tipo alterar a temperatura do ar condicionado, funciona tipo 30% das vezes. Não entendo. O Reddit esta cheio de queixas disto já há meses. Parece que o Google home é um produto abandonado que esta cada vez pior. Com o HomeKit tudo funciona na perfeição.

Boas, alguém recomenda um detector de água que se se ligue ao WiFi diretamente e caso aconteça algo inesperado me avise através de APP no telemóvel.

Boas, alguém recomenda um detector de água que se se ligue ao WiFi diretamente e caso aconteça algo inesperado me avise através de APP no telemóvel.
A Tuya de certeza que tem versões WiFi que consegues configurar na app deles. Eu tenho sensores desses (mas Zigbee) ligados ao Home Assistant.

https://shelly.pt/shelly-flood/

Detector de Inundações Inteligente Wi-Fi​

O Shelly Flood é um sensor inteligente, sem fios, capaz de detectar a presença de água no chão e enviar alertas imediatos. Além disso, possui um sensor de temperatura integrado e pode funcionar continuamente até 18 meses sem necessidade de trocar a bateria.

https://shelly.pt/shelly-flood/

Detector de Inundações Inteligente Wi-Fi​

O Shelly Flood é um sensor inteligente, sem fios, capaz de detectar a presença de água no chão e enviar alertas imediatos. Além disso, possui um sensor de temperatura integrado e pode funcionar continuamente até 18 meses sem necessidade de trocar a bateria.

shelly + bateria + wifi funciona muito bem com a propria plataforma, mas localmente é mau, muito mau.

Nunca testei este flood, mas os de movimento e porta/vibracao são quase impossiveis de usar localmente, no meu caso homeassistant e mqtt, basicamente sendo wifi e a bateria, nao estao constantemente ligados, ele detecta, liga, manda para a shelly, e volta a desligar, todo isto em menos de 3-5 segundos.
Tendo uma ligacao local, o que me acontecia muitas vezes era ele ligar e desligar bem mais rapido do que a plataforma local conseguia velo, entao raramente estava actualizado no meu homeassistant.

shelly + bateria + wifi funciona muito bem com a propria plataforma, mas localmente é mau, muito mau.

Nunca testei este flood, mas os de movimento e porta/vibracao são quase impossiveis de usar localmente, no meu caso homeassistant e mqtt, basicamente sendo wifi e a bateria, nao estao constantemente ligados, ele detecta, liga, manda para a shelly, e volta a desligar, todo isto em menos de 3-5 segundos.
Tendo uma ligacao local, o que me acontecia muitas vezes era ele ligar e desligar bem mais rapido do que a plataforma local conseguia velo, entao raramente estava actualizado no meu homeassistant.
A minha resposta foi em função de uma necessidade demonstrada pelo @kajo e na forma de a resolver de uma forma rápida e sem grandes complicações através de um dispositivo e de uma plataforma e respectiva app.
Usar o homeassistant, são outros quinhentos.... ;-)

Última edição:
Boas meus amigos,
Estou a construir casa e estou para receber o PVC para fechar a casa, vou ter 2 portas que gostava de usar fechadura inteligente, qual aconselham? Nuki? Estiu a usar Home Assistant!

Caros colegas, preciso de uma ajuda com um sistema de switches Sonnof que tenho instalados para controlar um sistema de rega.

Tentando resumir, tenho três switches (dois comprados no ***** e um Sonoff 4CHProR3) instalados na garagem para controlo do sistema de rega (electroválvulas), ligados à net através de um AP da TPlink TL-WA850RE (só funciona em 2.4Ghz, o exigido pelos switches da Sonoff) e que se localiza a centimetros de onde se encontram os switches.

Este AP está ligado por cabo ethernet ao bastidor ATI da casa, que por sua vez está ligado com cabo dedicado do router Vodafone (Smart Router 2.0, com bandas 2.4G e 5G separadas). Switches emparelalhados e controlados pela app eWelink.

Problema: ao aceder à app no telemóvel e ao controlo de cada switch, de forma aleatória os mesmos não estão disponíveis no imediato ou ficam indisponíveis durante algum tempo (que pode variar de segundos a minutos). Quando isso acontece os led dos switches piscam duas vezes por segundo e repetem, o que pelo que já apurei indica que os switches estão ligados ao router mas pederam ligação com os servidores da Sonoff.

Já tentei relocalizar os switches para efeito de teste (sem ligações às electrovalvulas) e pela rede wifi 2.4Ghz diretamente do router principal e o problema mantém-se. Estou desconfiado de algum bloqueio no router/servidor da Vodafone, mas não tenho certezas

Alguém que tenha passado pelo mesmo e que possa dar umas dicas de como resolver?

Tal como está o sistema não é confiável e origina gastos desnecessários de água e energia.

obrigado

EDIT: problema resolvido, existia um bloqueio no servidor do ISP que provocava quebra de comunicações entre os dispositivos SONOFF e o respetivo servidor. Após contacto com o ISP e remoção do bloqueio (não me foi explicado o que o originou), todos os dispositivos estão a funcionar normalmente.

Última edição:
Boas malta,

Que lampadas inteligentes recomendam? O ideal até seria algo que pudesse usar o switch convencial para ligar e desligar, mas ao ligar elas não tivessem muito delay a restabelecer a luz.
Preciso de trocar umas lampadas aqui numa segunda habitação, mas como isto vai ser usado como casa de férias, a solução terá de ser comoda para toda a gente que venha cá passar uns dias.

O que recomendam?

Se for algo que dê para incluir uns sensores de movimento/presença e criar umas rotinas ou automações mais complexas, melhor.
O valor vai sempre depender do quão boa é a solução. Mas para ja nao estava muito interessado em pagar preços de Philips Hue para aqui

Boas malta,

Que lampadas inteligentes recomendam? O ideal até seria algo que pudesse usar o switch convencial para ligar e desligar, mas ao ligar elas não tivessem muito delay a restabelecer a luz.
Preciso de trocar umas lampadas aqui numa segunda habitação, mas como isto vai ser usado como casa de férias, a solução terá de ser comoda para toda a gente que venha cá passar uns dias.

O que recomendam?

Se for algo que dê para incluir uns sensores de movimento/presença e criar umas rotinas ou automações mais complexas, melhor.
O valor vai sempre depender do quão boa é a solução. Mas para ja nao estava muito interessado em pagar preços de Philips Hue para aqui
Eu iria para Shellys

Lâmpadas inteligentes não combinam bem com interruptores. Se alguém desligar a alimentação no interruptor, as lâmpadas deixam de funcionar.

Se não precisas de controlar individualmente cada lâmpada de um circuito, a melhor solução é tornar o interruptor inteligente. Podes colocar um Shelly 1PM Gen4 (ou o mini para facilitar) por trás de cada interruptor. O interruptor passa a dar indicação ao Shelly sobre se deve ou não alimentar as lâmpadas, mas o Shelly continua acessível na rede independentemente da posição do interruptor. Até podes mudar o interruptor para botão de pressão (daqueles com mola que voltam sempre à posição inicial) e fica mais intuitivo para toda a gente.

Última edição:
Back