Domótica "Low Cost" (e não só...)

1 - Este Fibaro FGRM-222 é pequeno o suficiente para se conseguir instalar imediatamente atrás dos interruptores?
Sim!
2 - Após a ligação elétrica estar concluída é preciso configurar alguma coisa para o FGRM-222 saber quando o estore está totalmente aberto/fechado (basicamente definir os limites)?
Precisas de calibrar, mas isso envias o comando por frontend para o sensor e ele calibra automaticamente.
3 - É possível definir % de abertura/fecho? Por exemplo, parar o estore a meia-altura, a 75%...?
Sim
4 - Qual a loja/site de confiança onde se pode adquirir pelo preço mais baixo?
Comprei na amazon.de
5 - Existem outras alternativas, ou apenas este equipamento faz o pretendido?
A minha escolha foi fibaro.. o que encontrei zwave andava nos mesmos preços.
 
Obrigado pela rápida resposta @n3oNx.
A solução passará também por usar um RP3 como cérebro da automação e utilizar o HA como front-end.
A ideia inicial será testar num estore e depois, caso corra bem, aplicar aos restantes.

Algumas questões:
1 - Este Fibaro FGRM-222 é pequeno o suficiente para se conseguir instalar imediatamente atrás dos interruptores?
2 - Após a ligação elétrica estar concluída é preciso configurar alguma coisa para o FGRM-222 saber quando o estore está totalmente aberto/fechado (basicamente definir os limites)?
3 - É possível definir % de abertura/fecho? Por exemplo, parar o estore a meia-altura, a 75%...?
4 - Qual a loja/site de confiança onde se pode adquirir pelo preço mais baixo?
5 - Existem outras alternativas, ou apenas este equipamento faz o pretendido?

Desculpem a quantidade de perguntas.

1 - SIM.
2 - SIM. É executado um processo de calibração.
3 - SIM.
4 - Eu mandei vir de uma loja online PT mas também se consegue arranjar em lojas online lá fora (PM para detalhes)
5 - Quando andei à procura estes eram os mais pequenos e mais suportados. Existem outras alternativas mas não tão conhecidas.
 
bem chegou hoje a Alexa cá a casa.

incrível a qualidade do logaritmo da amazon. mesmo de outra divisão consegue entender perfeitamente o que digo. só vejo a Google a chegar-se à frente cá em casa se tiverem pt-pt pq de resto... fantástico

P.S. o preço do echo dot é outro dos factores...
 
Humm, eu usei o All In One installer do HASS para RPI, pelo que deduzo que já o tenha instalado :).
Tenho então de o procurar no GUI.
 
eu usei este guide https://home-assistant.io/getting-started/z-wave-settings/ se precisares de ajuda diz.
Para acederes ao control panel, tens que desligar o hass, ir a pasta no teu virtual env do open zwave control panel e executar o binario. isso tem um servidor http e vai ficar á escuta numa porta (aparece lá qnd executas o binario).
abres num browser da tua rede ip:porta e ai tens todas as definiçoes! depois tens que gravar as definiçoes para um ficheiro e no final copiar esse ficheiro para a tua pasta home assistant.. :P
 
Ok, obrigado pela dica.
Uma coisa é certa, estas opções por RPI e afins só servem mesmo para quem quer ter smart home com muita carolice, porque para o comum mortal ficheiros para aqui, ficheiros para ali, para configurar uma coisinha de nada é demasiado overwhelming :).
 
Boas pessoal
Gostava de ter cá em casa o HA a funcionar mas não percebo nada de programacao também queria ligar o Amazon dot e o boardlink ... ninguém aqui do porto e arredores que queira perder um tempinho para me dar umas explicações .... Cumprimentos. Abraço
 
Da minha nova experiência com a aplicação não te aconselho a meter-te nisso se não souberes minimamente mexer nela.:headsh:
Vais ter sempre necessidade de mexer nalgum parâmetro ou reprogramar alguma ação, etc... :hehehmn:
 
Boas pessoal

Para quem tem Amazon Echo mais para o final do mês vai estar disponível lampadas wifi e tomadas wifi da Tuya. É um fabricante chinês com que já trabalhei em outros projectos e para quem quer uma solucao simples e barata para iluminacao e tomadas eles vao ter a integracao directa com a Alexa através de uma skill. Atenção que a skill já aparece na Alexa mas só em março estará a funcionar.

Eu vou comprar algumas tomadas, mais tarde poderei dar feedback ou até encomendar em conjunto
 
Back
Topo