Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas!

Ando há algum tempo a ler sobre domótica, mas cada vez ando mais confuso com tantas opções.

Neste momento tenho em minha casa uma instalção básica de domótica da Vivimat Alfa Video, que basicamente serve de video-porteiro, controlo de climatização, alarme de intrusão. Suportamente dá para comandar do exterior mas para esta funcionalidade tem de haver uma linha telefónica analógica que não tenho. Alguém conhece este tipo de instalação? Haverá forma de transformar isto em algo mais dinâmico?

Já contactei uma empresa para ver um upgrade, mas fica em cerca de 2.200€, pois teria de trocar o equipamento na totalidade.

Tenho pensado em criar outra solução das descritas neste forum, mas preciso de ajuda.

As minha prioridades seriam as seguintes:
- controlo de estores
- controlo de climatização, caldeira de aquecimento
- sensor de porta para ter informação de portão de garagem se aberto ou fechado
- iluminação
- controlar sistema por IOS

Queria um sistema que seja possível ir acrescentando funcionalidades, versátil, boa relação qualidade preço.

Aceito sugestões. Obrigado

Zwave. Luzes Philips Hue. Sensores da fibaro.
 
Boas!

Ando há algum tempo a ler sobre domótica, mas cada vez ando mais confuso com tantas opções.

Neste momento tenho em minha casa uma instalção básica de domótica da Vivimat Alfa Video, que basicamente serve de video-porteiro, controlo de climatização, alarme de intrusão. Suportamente dá para comandar do exterior mas para esta funcionalidade tem de haver uma linha telefónica analógica que não tenho. Alguém conhece este tipo de instalação? Haverá forma de transformar isto em algo mais dinâmico?

Já contactei uma empresa para ver um upgrade, mas fica em cerca de 2.200€, pois teria de trocar o equipamento na totalidade.

Tenho pensado em criar outra solução das descritas neste forum, mas preciso de ajuda.

As minha prioridades seriam as seguintes:
- controlo de estores
- controlo de climatização, caldeira de aquecimento
- sensor de porta para ter informação de portão de garagem se aberto ou fechado
- iluminação
- controlar sistema por IOS

Queria um sistema que seja possível ir acrescentando funcionalidades, versátil, boa relação qualidade preço.

Aceito sugestões. Obrigado


Olá em relação aos primeiros dois pontos não te consigo ajudar pois não tenho, não uso e nunca tive a lêr soluções.

quanto aos outros três pontos:

- sensor de porta para ter informação de portão de garagem se aberto ou fechado
Eu uso sensores rf433 nas janelas e portas de minha casa,usando o protocolo mqtt muito usado e estável na domótica..
cada sensor custa a volta de 4 a 5 eur... depois tens que ter um rpi ou um pc.. a correr o cérebro do sistema que aconselharia-te o HA
home assistant, e precisaria de mais um hub mqtt que consegues fazer por 5 eur mais ou menos também.
Funciona perfeitamente... e consegues saber o estado de tudo, tanto no teu telemóvel como no pc... como também consegues se automatizares.. receberes mensagens... a indicar-te se o portão ta fechado ou aberto... como receberes fotografias no tlm caso tenha la alguma cam a apontar...

- iluminação? queres usar a tua iluminação existente, ou queres usar lâmpadas às corzinhas?? depende do que queres...
mas para ambos os casos... aconselho-te a compra de uns interruptores bastante bons, da itead, os touch sonoff custam a volta de 15 eur.. irias ter que subistituir os da tua casa por esses.... mas apenas nas áreas que quisesses controlar... tipo sala... ou quartos..
aqui tanto consegues desligar as lâmpadas manualmente, como via telemóvel, pc etc... como as automatizares também...como por exemplo fazer uma simulação de ferias... elas ligam e desligam durantes certos períodos a noite.. para simular gente em casa, como chegares a casa de noite... elas ligarem... como também ativares as lâmpadas via sensor de presença, ou voz.


- controlar sistema por IOS
já te respondi, consegues pelo HA controlar tudo.

PS: dei-te exemplos práticos, estáveis e baratos para a tua solução!
Não quis mencionar marcas e equipamentos caros... que fazem o mesmo que te disse.
Mas se a tua carteira o permitir,,, a solução mencionada pelo skinnept dá.
 
Começaram as experiências... :)

Como ainda não chegou o RM Pro, a maneira que arranjei para perceber os comandos e testar as apps foi interagir com o único dispositivo que tenho lá em casa que pode ser controlado diretamente por wifi: a MeoBox. O funcionamento é bastante simples e consiste no envio de comandos (na sua maioria) numéricos, sendo que a cada comando numérico corresponde uma ação.
Exemplo:
  • 233: Power;
  • 175: Volume Up;
  • 173: Mute;
  • etc, etc, etc...

@Kookie_Monster, tens a listagem completa destes comandos numéricos, ou sabes onde a arranjar?
 
Tudo depende se queres low cost e estás disposto a investir algum tempinho. Neste caso, a solução que o Rodolfovieira apontou, o Home Assistant consegue todo o tipo de integração . É a melhor no meu ponto de vista, mas pede imenso trabalho para conseguir o resultado final.
Eu por exemplo, já ando de volta dele desde Janeiro e só na ultima semana é que consegui concluir toda a integração que queria.
Depois tens outras opções mais caras, mas terás sempre limites numa ou noutra marca. Mas o bom é a parte configuração instalação muito mais amigavel. O bom do HA é que dá também para integrar essas soluções mais caras.
 
@rodolfovieira

Agradeço as sugestões.

Mas preciso mais detalhes.

Quanto aos sensores RF433 quais as marcas que usa?
Como fazer o hub mqtt?
Para correr o home assistant, pode ser uma box android?

Quanto às luzes, não quero luzinhas de cores, apenas poder ligas/desligar/programar via telemóvel, penso que os interruptores que referiu é uma boa solução.

A outra questão que não mencionou era a questão dos estores, já tenho estores electricos, queria era poder abrir/fechar via telemóvel e fazer programações dos mesmos, qual seria a solução?
 
@rodolfovieira

Agradeço as sugestões.

Mas preciso mais detalhes.

Quanto aos sensores RF433 quais as marcas que usa?
Como fazer o hub mqtt?
Para correr o home assistant, pode ser uma box android?

Quanto às luzes, não quero luzinhas de cores, apenas poder ligas/desligar/programar via telemóvel, penso que os interruptores que referiu é uma boa solução.

A outra questão que não mencionou era a questão dos estores, já tenho estores electricos, queria era poder abrir/fechar via telemóvel e fazer programações dos mesmos, qual seria a solução?


Respondendo por ordem:
Existe várias marcas que dão...não posso aqui referir onde as escontrar... mas por PM posso ajudar.
Quando ao Hub MQTT, também posso ajudar por PM, mas posso adientar que é necessário algum conhecimento de IDE arduino,
pois será necessário para elaborar o hub, não é nada de outro mundo ,,, comprar apenas precisas de comprar um nodemcu que anda na casa dos 3 eur, e um par de receptor/emissor com antenas super heterodyne 2 eur e tal o par.
Não, não pode correr o home assistant em uma box android... pelo menos eu não tenho esse conhecimento, podes no entanto recorrer como disse a um raspberry pi usado , tem bons preços pela net fora...
Em relação ao estores... como disse anteriormente eu não tenho,,não uso nunca vi o seu funcionamento logo não posso opinar nesse campo.
 
Se for como a minha é por RF. Eu comprei há pouco tempo uma coisa dessas para a caldeira mas que já permite controlar com o telemóvel. Tem uma hub. É da Delta dore
 
Comprei ha umas semanas a Netatmo Welcome

https://www.netatmo.com/en-US/product/security/welcome

De todas as camaras que já usei (e uso, principalmente cameras IP) esta é sem dúvida a melhor. Para quem não conhece, esta camera faz reconhecimento facial e tem sensor de movimento. Estou a ponderar comprar várias para colocar na empresa e em casa.

Pontos fortes:
- reconhecimento facial excelente. Demora alguns dias a perceber quem é quem mas após isso raramente falha, mesmo no escuro. Durante algum tempo apanhava num canto a TV e pedia para reconhecer caras das séries...
- qualidade da imagem: FullHD tanto nas gravações como ao vivo
- muito sensível ao movimento, lança alerta caso veja movimento e se estiver na base de dados reconhece, senao diz que é um estranho
- sempre que há movimento grava cerca de 5 min. de vídeo antes e depois
- não parece sequer uma camera
- já traz cartao de memória

Pontos fracos:
- o preço...

Veredicto:
Melhor camera que conheço
 
Pessoal, alguém que possua o SONOFF TOUCH? comprei a versão europeia, mas aquilo vem com 3 ligações ( N-in , L-in e L-out) e eu no interruptor só tenho 2. Experimentei várias combinações e aquela que me deu algum resultado foi N-in e L-in , só que a tomada ligava e desligava como previsto, mas as luzes mantiveram-se ligadas ( mais intensas quando ligava no interruptor e um pouco menos intensas quando desligava no interruptor).

Sabem como devo fazer as ligações para funcionar direito? :(
 
Back
Topo