Domótica "Low Cost" (e não só...)

Bom dia a todos. Sou um bocado leigo nesta matéria, mas tenho estores eléctricos, e não sendo rico gostava de os colocar a funcionar por uma aplicação, contudo percebo que posso colocar interruptores da livolo com Wi-Fi, ou os controladores Sonoff, estes últimos, seriam uma resolução mais barata. O problema com um e com outro para passa pelas ligações. O Interruptores livolo mandando vir da *****, por exemplo, qual a referência para estores (pois julgo que os interruptores para as luzes do tecto não servem os mesmos. Os sonoff, como fazer a ligação para poder desligar na aplicação e desligar no interruptor e vice-versa, para além disso os sonoff servem para os estores eléctricos? Será que alguém me pode ajudar/explicar. Desde já o meu obrigado a todos.


Sobre os SONOFF -> comprei um duplo para testar nos Estores e funciona bastante bem, o problema é que aquilo é grande de mais para ficar na caixa do Interruptor, por isso desisti da ideia.
 
Sobre os SONOFF -> comprei um duplo para testar nos Estores e funciona bastante bem, o problema é que aquilo é grande de mais para ficar na caixa do Interruptor, por isso desisti da ideia.
Também me aconteceu o mesmo com uns modulos da Chacon do AKI (model EJLR-1000). Também foi uma trabalheira montar o modulo para caber lá dentro. Só testei com um estore. Funcionava bem, mas não gostava das ligações lá dentro e a caixa estava a forçar nos cabos. Desisti e alterei tudo para os da Livolo que não dão trabalho nenhum para montar. (plug and play: é só tirar os antigos e por os novos ligando os fios correctamente.)
 
Olá.
Deixa ver se consigo responder pela mesma ordem.
1 - Sim. Tens que copiar a frequência do comando RF de algum comando remoto. Os interruptores da Livolo podem funcionar só com o comando sem necessidade de aplicação no telemóvel. Uma solução alternativa é ir buscar umas frequências já disponibilizadas por outros utilizadores na aplicação da Broadlink. Foi o que eu fiz. Compatibilidade directa, acho que só os interruptores da Broadlink é que tem, mas eles só tem interruptores para luzes.

2 - Sim. Consegues fazer os 2 tipo de programação. Para abrir/fechar a 50%, o método é criar um botão virtual na aplicação com uma ação de fechar e uma segunda de parar uns segundos depois. Com respeito a definir um horario, a aplicação permite também isso tanto individual com criando uma cena.

3 - Não te consigo ajudar neste aspecto. Eu só tenho num piso, mas o que podes comparar é a um comando de garagem. Penso que deve ter limitações de parede/chão entre pisos.

O limite é mesmo o tipo de frequência usado pelo sistema.(433 MHz RF)
Obrigado Paulo. Mandei vir hj a Broadlink, agora estou a ver onde vou comprar um livolo para as primeiras experiências.
 
(xpost da thread do Amazon Echo)
Estou felicíssimo acabei de montar o Sonoff Touch:

s-l1600.jpg


Que é um interruptor de parede de 20€ e aquilo funciona sem espinhas com a Alexa! Pensava que ia ter de meter firmware alternativo, mas não é só linkar a conta da app daquilo e depois "Alexa, turn on bedroom light"! Recomendo a toda a gente, aliás se comprarem agora no expresso ali conseguem uma promoção de $13!

Já agora, e porque tudo não são rosas, o interruptor físico em si é uma treta, tem de se acertar com o dedo mesmo no centro do círculo, mas pronto funciona.
 
Precisa. Comprei um guia para passar cabos
passafio.jpg

para meter um fio desde o interruptor até à caixa de derivação mais próxima. Nota para quem não sabe (eu não sabia) - o neutro é azul.
 
Bom dia comprei um apartamento e traz sistema rádio em todas as divisões da efapel o problema é que a antena é fraca e apanha muita chuva só 2/3 estações de rádio por divisão e não se repetem queria saber se sem fazer obras ou abrir buracos posso substituir as efapel por outras que tenham Bluetooth / Wi-Fi
 
Recebi ontem e instalei hoje o interruptor de estores da livolo. Penso que fiz mal em não ter mandado vir o comando do interruptor, pq nenhuma das programações disponíveis na aplicação da broadlink funciona. Haverá alguma forma de contornar isso sem mandar vir o comando?
 
Boas pessoal eu quero automatizar um bocado a minha casa

A minha ideia é comecar com as luzes tinha visto o sistema da philips hue mas é caro demais

Na sala tenho seis lâmpadas led gu10 o que é melhor? Comprar um botão ou cada lampada individual esqueci me de dizer que tenho 3 botoes onde sao controladas 2 a 2 por botao


No futuro seria pra trabalhar com o Google Home
 
Já consegui colocar a funcionar. O interruptor tem um modo de aprendizagem ( ficar a carregar uns segundos na tecla) na qual memorizei uma programação de outro utilizador
 
Uma dúvida.
Apesar dos contras da tecnologia, por questões de €€€ vou experimentar os switches da Livolo e provavelmente comprar o Broadlink RM Pro.
A minha questão é se preciso comprar também um remote da Livolo ou consigo pôr o Broadlink a falar com os switches sem ter remote, como o que o @lord gabriel fez para os estores?
 
Back
Topo