Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas

Estou a ponderar iniciar-me na domótica. Já li grande parte deste tópico mas acabei com mais perguntas que respostas.

O que eu pretendo é automatizar a iluminação e o AC por agora. De futuro, integrar a Alexa com comandos de voz parece-me bastante interessante.

Do que vi até agora, o que eu pretendo é algo como:
- Home Assistant a correr num rPi
- Um Broadlink RM para IR para o AC
- Diversos interruptores e comutadores

Tinha pensado em ter interruptores Livolo mas sendo RF, não tinha feedback do estado.

Que alternativas existem, do género dos Livolo, que permitam integrar com o HA sem custarem um rim?

Quando digo do género, refiro-me ao look e touch e que tenha opção de 1 e 2 botões, 1 e 2 botões 2 way e acima de tudo, possibilidade de fazer uma montagem num corredor que tem um interruptor de 2 botões 2way numa ponta e outros dois interruptores a meio.

Caso seja necessário, posso passar neutros para os interruptores (quase de certeza que não têm neste momento)


Outra questão que tenho é se usando tanto o HA como o touch nos botões, se há algum problema a nível de dessincronização dos estados dos interruptores.

Obrigado
 
Paulo, depois do teste bem sucedido com um interruptor livolo + rm pro estou a pensar ir gradualmente aplicar a outros estores. Testei o alcance do sinal no quarto, mantendo a RM na sala e funcionou bem. No entanto surgiu-me uma dúvida, quando programar outros interruptores para funcionar com a RM o código vai ser igual para todos? Ou é gerado um novo código, diferente dos anteriores, para cada novo interruptor?

Obgd.
Boas. Desculpa a resposta tardia, mas não recebi notificação de novas mensagens aqui no forum.
Quanto a programação de outros interruptores, também tive as mesmas dúvidas.
Se fores a app da Broadlink, tens vários utilizadores que deixaram copia dos seus comandos. Consegues arranjar uma programação diferente para cada botão.
 
Queria pedir a vossa ajuda sobre as cenas da xiaomi, e n queria estar a abrir um topico novo.

Vejo na pagina da xiaomi que existe uma gateway versão 2.
Também vejo em várias lojas online que existem diferentes versões dos componentes, uns quadrados outros mais arredondados.

No entanto, nas lojas que tenho encontrado estes produtos, o kit encontro com os componentes arredondados e com um gateway que n sei qual versão é.

Sabem como distinguir se uma gateway é v1 ou v2?
Sabem dizer quais os componentes de versão mais recente?

Obrigado pessoal.
Quanto aos sensores, estamos a falar de 2 gamas de produtos. Os arredondados são os mais antigos. Os quadrados aparentemente são de um outro fabricante "novo" (outra gama com nome Aqara) que trabalha para para a Xiaomi.
No funcionamento do sistema, todos são compatíveis com a gateway pelo que tenho lido. Eu optei por comprar os antigos porque são mais pequenos, bonitos esteticamente melhor conseguidos ao meu ver.
 
Boas pessoal, alguém com problemas a descobrir um produto Xiaomi? Estive a tentar pela aplicação (para testar) e ainda nada... nem gateway e muito menos os sensores de porta...

- Ligar ao Wifi do Gateway (check)
- Ligar a APP da xiaomi MiHome (check)
- Pesquisar dispositivos (NOK)

O problema é que na lista da app não aparece o Gateway, e a linguagem não ajuda nada...
 
Boas pessoal, alguém com problemas a descobrir um produto Xiaomi? Estive a tentar pela aplicação (para testar) e ainda nada... nem gateway e muito menos os sensores de porta...

- Ligar ao Wifi do Gateway (check)
- Ligar a APP da xiaomi MiHome (check)
- Pesquisar dispositivos (NOK)

O problema é que na lista da app não aparece o Gateway, e a linguagem não ajuda nada...

A MiHome deve estar ligada ao servidor da China, caso contrário não consegues ligar. Estando ligado ao servidor da china aparecem todos os componentes
 
Alguem aqui com a gateway da Xiaomi consegue colocar os timers a funcionar?

Queria que a luz da gateway desliga-se e liga-se sozinha com temporizador mas nem com a nossa hora nem com a timezone china (GMT +8) funciona. Alguma ideia?
 
JBL lança três alto-falantes Bluetooth com Google Assistente na IFA 2017

31190632857535-t1200x480.jpg

https://www.tecmundo.com.br/produto...ntes-bluetooth-google-assistente-ifa-2017.htm

Harman’s Alexa speaker is 100x uglier than its Cortana speaker

HKAllure.0.jpg

https://www.theverge.com/circuitbre...n-kardon-allure-alexa-speaker-cortana-speaker

 
Queria uns sensores de temperatura e humidade baratos estilo os da Xiaomi, mas que fossem wifi e não precisassem de gateway (como os da Xiaomi precisam) para funcionar com HomeAssistant.
Ou seja, algo barato, mas que seja plug and play (não queria algo tipo sonoff + sensor) e se apresente tudo numa caixa única e minimamente "atraente".
Sugestões?
 
Última edição:
Queria uns sensores de temperatura e humidade baratos estilo os da Xiaomi, mas que fossem wifi e não precisassem de gateway (como os da Xiaomi precisam) para funcionar com HomeAssistant.
Ou seja, algo barato, mas que seja plug and play (não queria algo tipo sonoff + sensor) e se apresente tudo numa caixa única e minimamente "atraente".
Sugestões?

Ve isto
 
Boas,

Tenho algum material aqui em casa (ESP8266s, transmissores/receptores rf, leds IR, sensores de temp/hum, sensores pir, etc) e agora que tenho algum tempo, vou começar a fazer umas brincadeiras. Estava a pensar usar algo como isto para fazer a comunicação entre tudo. Como tenho um pc ligado 24h, tou a pensar instalar lá o HA e o Mosquitto. Alguém que tenha feito algo do genero que queira partilhar a experiencia ? O objectivo é ter vários módulos pela casa, e possivelmente até um no exterior (temp/hum, talvez um pir).

Em relação a tomadas, encontrei um kit de 3 tomadas Digoo RC-13 (16€) que são controláveis por RF, infelizmente estão sem stock.
Em relação a interruptores é que estou um bocado perdido. Para começar queria um interruptor com 2 botões one-way. Vi o da Livolo mas 25€ já foge um bocado do low-cost. Que alternativas tenho ? (RF chega, não preciso que tenha Wifi)
 
Gostava de automatizar o meu AC (Mitsubishi HJ25VA) para se ligar e desligar consoante a divisão chegasse a determinadas temperaturas. É possível com este modelo ou basta ter controlo remoto que já dá? O que precisaria para isto?
 
Admitindo que não tens nada e ele funciona por IR, precisas de algo para ler a temperatura da divisão, algo para emitir comandos IR e algo para criar a lógica de temp > X = liga AC.

Um exemplo será:

Home Assistant + rpi3 + broadlink sp3mini + qq leitor de temp wifi (que agora n me estou a lembrar de nenhum)
 
Tipicamente são, deve haver uma zona no AC onde recebe os sinais (assim plastico escuro) tal como na ponta do comando para emitir.
Os gadgets tipo o broadlink sp3mini além de emitirem IR também conseguem aprender.
Na possibilidade de o teu AC não estar na base de dados de remotes já existentes, podes ensiná-lo tecla a tecla e ele replica o sinal aprendido. Se já existir na base de dados nem precisas de fazer isso, é escolher o modelo e siga
 
Admitindo que não tens nada e ele funciona por IR, precisas de algo para ler a temperatura da divisão, algo para emitir comandos IR e algo para criar a lógica de temp > X = liga AC.

Um exemplo será:

Home Assistant + rpi3 + broadlink sp3mini + qq leitor de temp wifi (que agora n me estou a lembrar de nenhum)
Este deve dar.
https://m.*****.com/SONOFF-DIY-16A-...stat-APP-Remote-Control-Switch-p-1082335.html

Tenho um na lareira para ligar e desligar a ventilação
 
Última edição:
Se bem percebi esse Sonoff TH10 lê a temperatura e humidade e envia os dados por wifi. O rpi3 está ligado à mesma rede, lê esses valores e mediante as condições que eu definir comunica com o tal broadlink sp3mini para interagir com o ac. Tem obrigatoriamente que ficar o Sonoff TH10 e o broadlink sp3mini na divisão do ac e o rpi3 em qualquer divisão que tenho acesso à mesma rede.

É isto?
 
Back
Topo