Domótica "Low Cost" (e não só...)

O RF é muito mais limitado em termos de consumo, alcance e fiabilidade. Tem ainda o problema dos devices como por ex. interruptores não terem retorno.
O zigbee é de baixo consumo (os sensores aguentam meses com pilhas de "botão"), tem rede mesh onde cada device expande o alcance da rede e os devices têm retorno de estado por ex.

O ideal é combinar várias marcas e tecnologias pois nenhuma satizfará a 100% todas as necessidades, por ex. a xiaomi é forte nos sensores, mas não tem tomadas nem interruptores em formato europeu.

Por ex. para interruptores fui para os Livolo que são RF mas são baratos, têm montes de tipologias (1 botão, 2 botões, 3 botões em 1 ou 2 vias em formato europeu).
Para sensores fui para xiaomi onde fica por 7€ cada um e é só colar na parede, o gateway deles é fixe porque ainda faz de luz RGB.

Tenho então o Broadlink que controla interruptores, TV e portão de entrada (o da garagem não testei pois deixo o carro na "driveway" mas acho que não tem alcance), e o gateway xiaomi que ilumina o corredor de noite e controla os sensores de temperatura e humidade. Tudo integrado com HomeAssistant.
 
Última edição:
Uma pergunta de quem está a ganhar interesse nisto mas está um pouco as aranhas.... Imaginemos que quero investir nos sensores e gateway da Xiaomi, mas tb vou investir num Rpi para usar o home Assistant, além do Rpi preciso tb de um USB dongle para usar o zigbee ou o Rpi controla tudo por wireless?
 
Uma pergunta de quem está a ganhar interesse nisto mas está um pouco as aranhas.... Imaginemos que quero investir nos sensores e gateway da Xiaomi, mas tb vou investir num Rpi para usar o home Assistant, além do Rpi preciso tb de um USB dongle para usar o zigbee ou o Rpi controla tudo por wireless?

Pelo que me apercebi não, o raspberry com o home assistant usa o zigbee através do gateway da xiaomi, mas alguém com experiência deve confirmar ou não!!
 
Ciberg
é mais ou menos isso que quero
Tenho o broadlink RM Pro (não serve de gateway) que controla comandos interruptor da sala e portão
Quero adicionar sensores de movimento para acender luzes de presença. Irei comprar o gateway da xiaomi e sensores que ate fica mais barato que comprar o pack broadlink S1
Quero tb adicionar um termostato wifi para controlar a caldeira para substituir o RF (mas não queria gastar 170 euros num netatmo).
 
Última edição:
Uma pergunta de quem está a ganhar interesse nisto mas está um pouco as aranhas.... Imaginemos que quero investir nos sensores e gateway da Xiaomi, mas tb vou investir num Rpi para usar o home Assistant, além do Rpi preciso tb de um USB dongle para usar o zigbee ou o Rpi controla tudo por wireless?

O Rpi não comunica em Zigbee, daí utilizar o gateway da xiaomi para comunicar. O gateway obtém a informação dos dispositivos em zigbee e por sua vez comunica com o Rpi por Wi-Fi

Por ex. para interruptores fui para os Livolo que são RF mas são baratos, têm montes de tipologias (1 botão, 2 botões, 3 botões em 1 ou 2 vias em formato europeu).

E o estado dos interruptores? O meu problema é que aqui em casa sei que vão continuar a clicar fisicamente no interruptor várias vezes... Ando às aranhas para escolher
 
E o estado dos interruptores? O meu problema é que aqui em casa sei que vão continuar a clicar fisicamente no interruptor várias vezes... Ando às aranhas para escolher

Sacrifiquei o estado pelo preço, diversidade, design e facilidade de instalação dos Livolo, o meu use case é ligar/desligar estando em casa pelo que achei que o estado não valia o extra. Mesmo que precise de saber estado posso sempre mais tarde colocar um sensor de luz para ver o estado.
 
Sacrifiquei o estado pelo preço, diversidade, design e facilidade de instalação dos Livolo, o meu use case é ligar/desligar estando em casa pelo que achei que o estado não valia o extra. Mesmo que precise de saber estado posso sempre mais tarde colocar um sensor de luz para ver o estado.

A minha dúvida sempre foi, se alguém tocar no interruptor, mesmo sem saber o estado, isso não compromete automações com sensores? Isto é, como exemplo, tenho um interruptor que liga aquando movimento no sensor do hall, e desliga quando 2 minutos sem movimento. Se alguém ligar o interruptor manualmente, como o estado não é seguido pelo hass, a luz apaga? O comando não é só toggle?
 
tb necessito de sensor que ligue uma luz de presença e desligue passado 3 minutos, dá par fazer iso so com a app xiaomi (a app tb faz o IFTTT) ou ja terá de ser com o HA, estava a pensar comprar agora o xiaomi gateway e sensor e deixar para mais tarde o HA
 
Viva,

Saindo um pouco de interruptores e estores...

Para fugas de água?

Na minha cabeça o ideal seria algo que se coloca-se na tubagem a seguir ao contador e em caso de consumo anormal, ou quando não estivesse em casa, avisasse.

Conhecem algo assim, para integrar com o HA?

Existem uns sensores de fuga que em contacto com água mudam a resistencia, activam um rele e fecham uma eletrovalvula instalada a jusante do contador. É algo simples de improvisar o problema são os fios.
 
O Rpi não comunica em Zigbee, daí utilizar o gateway da xiaomi para comunicar. O gateway obtém a informação dos dispositivos em zigbee e por sua vez comunica com o Rpi por Wi-Fi



E o estado dos interruptores? O meu problema é que aqui em casa sei que vão continuar a clicar fisicamente no interruptor várias vezes... Ando às aranhas para escolher

Estado dos interruptor : Sonoff Touch a volta de 10 paus cada um.
 
malta dos esp8266 e derivados, precisava de um rele sem potencial, isto é, quando o rele fecha não envia os tipicos 220v. Conhecem algo que faça isto? A ideia é para fazer um controlar uma caldeira..
 
Acabei por encontrar duas soluções: O Sonoff SV ou fazer um MOD a um Sonoff normal. A vantagem de usar o Sonoff SV é que o produto foi desenhado para fazer esta funçao, no entanto é preciso remover umas resistencias e fazer um pequeno shunt. Desvantagens é que precisa de uma fonte de alimentação (qualquer uma entre 5V a 24V DC).

O Sonoff normal tem a vantagem de já ter a fonte de alimentação e uma caixa, no entanto é preciso cortar duas pistas (idealmente com um dremel) e fazer um shunt entre elas mais á frente.

Ambos "necessitam" de soldar os 4 pinos para por um firmware alternativo. Apanhei um Sonoff SV no olx por 6€, parece-me um preço justo e vou arriscar. Mandei vir um Sonoff normal por 4,5€ da china, só daqui a 3 semanas chegam (para testes).

Confesso que estes circuitos são muito interessantes e acessiveis!

Já agora, vou usar isto na caldeira de forma a controlar o aquecimento central. A ideia é fazer um nest low cost, arranjar forma de ligar o aquecimento apenas durante algumas alturas do dia (se fizer sentido), e consoante a temperatura. Se a coisa correr bem um dia mais tarde poderei inclusive em apostar em valvulas termoestaticas com controlo remoto de forma a poder abrir / fechar os radiadores da casa consoante a sua temperatura (ex: a minha sala tipicamente está com mais 3 graus que os quartos logo quando ligo o aquecimento, ele deveria ser inteligente apenas para aquecer os quartos).
 
Acabei por encontrar duas soluções: O Sonoff SV ou fazer um MOD a um Sonoff normal. A vantagem de usar o Sonoff SV é que o produto foi desenhado para fazer esta funçao, no entanto é preciso remover umas resistencias e fazer um pequeno shunt. Desvantagens é que precisa de uma fonte de alimentação (qualquer uma entre 5V a 24V DC).

O Sonoff normal tem a vantagem de já ter a fonte de alimentação e uma caixa, no entanto é preciso cortar duas pistas (idealmente com um dremel) e fazer um shunt entre elas mais á frente.

Ambos "necessitam" de soldar os 4 pinos para por um firmware alternativo. Apanhei um Sonoff SV no olx por 6€, parece-me um preço justo e vou arriscar. Mandei vir um Sonoff normal por 4,5€ da china, só daqui a 3 semanas chegam (para testes).

Confesso que estes circuitos são muito interessantes e acessiveis!

Já agora, vou usar isto na caldeira de forma a controlar o aquecimento central. A ideia é fazer um nest low cost, arranjar forma de ligar o aquecimento apenas durante algumas alturas do dia (se fizer sentido), e consoante a temperatura. Se a coisa correr bem um dia mais tarde poderei inclusive em apostar em valvulas termoestaticas com controlo remoto de forma a poder abrir / fechar os radiadores da casa consoante a sua temperatura (ex: a minha sala tipicamente está com mais 3 graus que os quartos logo quando ligo o aquecimento, ele deveria ser inteligente apenas para aquecer os quartos).

Deixa me ver se percebi....
Tu queres controlar uma caldeira , e queres liga-la só a uma certa hora consoante a temperatura é isso e só isso?
 
kind of...

As soluções de termoestatos inteligentes (nest e derivados) não fazem mais que controlar quando o aquecimento na caldeira esta a funcionar ou nao. Todas as caldeiras recentes tem a possibilidade de funcionar com este tipo de equipamento, pois permitem ter termoestatos externos que não fazem mais do que ligar / desligar o aquecimento na caldeira consoante a temperatura.

Portanto a ideia é passar toda a logica para dentro do meu hub de domotica. O rele litaralmente apenas vai dizer á caldeira "aquece" / "nao aqueças". Toda a parte de aquecimento de agua etc fica a funcionar de forma autonoma, não tenciono mexer em nada.

A logica pode ter muita coisa em consideração: dia da semana, hora de funcionamento, pessoas em casa, temperatura, qual a temperatura em cada divisão da casa etc..
 
kind of...

As soluções de termoestatos inteligentes (nest e derivados) não fazem mais que controlar quando o aquecimento na caldeira esta a funcionar ou nao. Todas as caldeiras recentes tem a possibilidade de funcionar com este tipo de equipamento, pois permitem ter termoestatos externos que não fazem mais do que ligar / desligar o aquecimento na caldeira consoante a temperatura.

Portanto a ideia é passar toda a logica para dentro do meu hub de domotica. O rele litaralmente apenas vai dizer á caldeira "aquece" / "nao aqueças". Toda a parte de aquecimento de agua etc fica a funcionar de forma autonoma, não tenciono mexer em nada.

A logica pode ter muita coisa em consideração: dia da semana, hora de funcionamento, pessoas em casa, temperatura, qual a temperatura em cada divisão da casa etc..

Pelo que percebi da ideia, isso da para fazer de forma simples com o home assistant, com outras plataformas não sei.
Mas porque queres andar a cortar pistas no sonoff? essa parte não entendi.
 
Back
Topo