Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas,

Qual mandaste vir?
O que mandei vir foi este modelo C702WR-12 , mas mandei vir do eBay

Vamos lá esclarecer então. :)

O RM Pro funciona com as frequência mais comuns de RF: 433/315Mhz. Isto significa que funciona com a maior parte dos aparelhos comandados por RF. O RM Pro não é compatível com X10, ZWave e etc (quem quiser entrar por aí terá de comprar conversores para o efeito).



Um controlador RF custa baratinho, mas se quiseres optar pelo interruptor da Livolo não ficas mal servido, digo eu.

(não consigo encontrar o artigo na *****... :wscared:)

De qualquer forma... Livolo VL-C702WR.

Eu quando disse que não sabia se havia módulos RF para o broadlink estava a referir a módulos RF mas no sistema x10.

Às vezes não me explico bem, é que ando meio queimado graças a ti (graças a ti no bom sentido) e ao tasker que tem me dado Cabo da cabeça.
Não conhecia o tasker até ver este topico, já consigo fazer algumas coisa engraçadas em android, agora só falta mesmo a broadlink para começar a automatizar as coisas [emoji1][emoji1][emoji106][emoji106]
 
Última edição pelo moderador:
Não conhecia o tasker até ver este topico, já consigo fazer algumas coisa engraçadas em android, agora só falta mesmo a broadlink para começar a automatizar as coisas

O Tasker.. ai o tasker! LOL E agora é menos mau. Quando comecei a usar o tasker, há uns 5/6 anos, o UI era simplesmente horrível. A juntar à confusão q eram os comandos todos (perceber o conceito "if/then/else"), trabalhar com o tasker era uma dor de cabeça daquelas! :D

Eu uso o Tasker no meu smartphone em coisas simples do dia-a-dia. Exemplos:
  • Ligar os dados móveis do smartphone qnd ligo o ecrã;
  • Ligar o AutoMate (não confundir com o Automate) quando ligo o meu smartphone ao cabo USB do meu carro, e fechar a app quando desligo o cabo;
Mais recentemente, com a utilização do RM Pro adicionei comandos como:
  • Ligar TV e box do MEO automaticamente quando chego a casa;
  • Desligar tudo quando vou pra cama.
:)
 
Malta... uma chamada de atenção:

Estamos a lidar com 220v, e a maior parte das coisas que vêm da china estão longe de ter qualidade e muito menos respeitam as certificações da UE no que toca a este tipo de equipamentos. Cuidado com o que instalam nas vossas casas.
 
pois... talvez os livolo sejam mesmo a escolha mais acertada!
Pois se calhar e melhor [emoji106][emoji106]

Boas,

A minha broadlink já chegou já configurei algumas coisas, mas há uma que não estou a conseguir adicionar, o comando do alarme.
O alarme é um Power Max, tanto dá para desativar na consola o por comando ou até mesmo por SMS.
O comando para ativar/ desativar e só preciso clicar mas para o adicionar tenho de estar a pressionar para a broadlink ler o código, o problema e que fico a pressionar mas não consegue ler porque só deve enviar o sinal para a consola e deve logo acabar com o sinal.
Sabem alguma maneira para conseguir adicionar?

Queria criar uma cena assim:
Chegar a casa
Desativar alarme
Abrir portão exterior
Abrir portão da garagem
Abrir estores (quando tiver os interruptores)

Era esta a minha intenção quando comprei a broadlink, mas isto do alarme tá a lixarme.

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Boa noite pessoal,

precisa se possível de uma ajuda.

Tenho duas portas na cozinha, e apenas uma delas tem interruptor. Gostava de colocar um interruptor que funcione por radio frequência mas que não desactiva-se o interruptor original, será possível?

Aguardo a vossa ajuda.
 
Boa noite pessoal,

precisa se possível de uma ajuda.

Tenho duas portas na cozinha, e apenas uma delas tem interruptor. Gostava de colocar um interruptor que funcione por radio frequência mas que não desactiva-se o interruptor original, será possível?

Aguardo a vossa ajuda.

Chacon DI-O tem soluções dessas tem comutadores RF para colocares dentro do teu interruptor para funcionar das duas formas
 
O comando para ativar/ desativar e só preciso clicar mas para o adicionar tenho de estar a pressionar para a broadlink ler o código, o problema e que fico a pressionar mas não consegue ler porque só deve enviar o sinal para a consola e deve logo acabar com o sinal.

Tens a certeza que o comando do alarme funciona em 433Mhz? É que pode trabalhar noutra frequência que o RM não apanhe. Pode ser essa a razão.

De qualquer forma, se funciona por SMS, tens aí a tua possível solução, pelo menos enquanto a Broadlink não lança o RM3 Pro, que supostamente vai funcionar com outras gamas de RF (142MHz -1050MHz e comunicação de duas vias).

Se precisares de alguma ajuda com o Tasker pra controlar isso diz qq coisa. :)
 
Tens a certeza que o comando do alarme funciona em 433Mhz? É que pode trabalhar noutra frequência que o RM não apanhe. Pode ser essa a razão.

De qualquer forma, se funciona por SMS, tens aí a tua possível solução, pelo menos enquanto a Broadlink não lança o RM3 Pro, que supostamente vai funcionar com outras gamas de RF (142MHz -1050MHz e comunicação de duas vias).

Se precisares de alguma ajuda com o Tasker pra controlar isso diz qq coisa. :)
Boas,

Pois, a frequência do alarme e de 868, quando coloquei aqui a questão lembrei me de ir ao site onde comprei o alarme e vi logo que a frequência não dava na broadlink.

Desde já obrigado pela disponibilidade para ajuda no tasker, mas até agora tenho me conseguido desenrascar.

Tenho por comando de voz no autovoice que executa o seguinte:

Envia sms a desativar o alarme
Espera 2 segundos
Abre o portão de entrada
Espera mais dois segundos
E abre o portão da garagem.

Como vou trabalhar de Mota e tenho kit de Bluetooth no capacete, basta executar o comando de voz e assim escuso de estar a tirar as luvas comandos de alarme e portões.
 
Nice!!! :D

Isso sim, é automação... :)
Mas ainda queria ir um pouco mais além que era criar este profile e só quando tivesse este conjunto de "ações" ligadas efectua-se a tarefa que disse.

Quando tivesse ligado ao meu Wifi

Ligasse o GPS

Fizesse a localização de GPS que lhe indico

E executa-se a tarefa

Mas tenho o problema de sempre que estou em casa e por algum motivo o wifi se desligou ou eu próprio o desligo efectua isto, é claro que não quero que isso aconteça. Tenho de estudar uma melhor maneira.

Mas como está já é muito bom.
 
Mas tenho o problema de sempre que estou em casa e por algum motivo o wifi se desligou ou eu próprio o desligo efectua isto, é claro que não quero que isso aconteça. Tenho de estudar uma melhor maneira.

Crias um geo-fence (com o AutoLocation). Na tua tarefa, como ultima instrução fazes um "Profile Status -> Off" a desligar esse perfil. Depois crias um perfil novo (ou uma tarefa de saída no mesmo perfil) a indicar que quando sais do perímetro ativas novamente o teu perfil. :)
 
Como sabes o conceito domotica abrange o audio multiroom e o que eu pretendia saber é se alguem conhece alguma marca mais lowcost do genero do que fazem as colunas da marca "Sonos"
Tinha conhecimento do áudio multiroom, mas nunca pesquisei sobre o assunto, nem sequer conhecia essa marca.

Mas vou ficar atento se vir alguma coisa digo.
 
Boas novidades novas para quem estiver interessado em usar o RM2 sem precisar de um android. Um user desenvolveu uma API em Python para enviar e receber comandos. Isto é excelente para quem quiser implementar uma solução assente num servidor Domoticz, por exemplo. Finalmente!! :D

Tópico no Reddit

Projecto no GitHub

Continua a ser necessário um android mas apenas para a configuração inicial.
 
Boa tarde. Ao pesquisar sobre o tema, encontrei este fórum muito interessante.
No meu caso, também tinha como projecto automatizar os estores eléctricos de casa e no inicio fui adaptando a minha solução.
Comecei por comprar uma tomada WIFI Broadlink 10 € para colocar na entrada do disjuntor dos estores o que permitia um comando parcialmente automático. Ou seja desligava ou ligava todos os estores ao mesmo tempo mas tinha que planear deixar cada interruptor na posição desejada (descida ou subida) e comandar pela aplicação o desligar para poder depois liga-lo mais tarde a distancia quando queria.

Como não era uma solução muito pratica, comprei um modulo de comando RF da Chacon (AKI/Leroy Merlin) 40€ com mini comando para colocar num dos estores para testar. Depois de ver que estava tudo ok, comprei o Broadlink RM-Pro 29€.
Escolhi Broadlink porque encontrei muitos artigos a indicar o RM-PRo como melhor opção para comandar RF.
A ideia era manter os interruptores originais e colocar os módulos rf escondidos nas caixas dos interruptores. Mas a instalação é muito chata (muito cabos a ligar e dificuldade de espaço em encaixar tudo na caixa do interruptor dos estores). Por isso encomendei os interruptores LIVOLO RF.(mais baratos 27€, menos cabos, sem problema de espaço na caixa do interruptor).

Neste momento, tenho tudo montado e a funcionar. 5 interruptores Livolo RF + RM pro. (substituí o Módulo RF Chacon para ter tudo igual)
A única falha do sistema é não ser muito fiável a programação de acções. Também não consigo ter um retorno de conclusão das acções: saber se ficou concluído ou não (histórico: log). O tasker poderá resolver esta falha.

Entretanto, descobri outras possibilidades interessantes possíveis com esta marca a preço low cost. (Broadlink): tomadas e substituição comandos tv, aquecimento, ar condicionado.

Desculpem ter detalhado toda a minha experiência, mas a ideia é mostrar que funciona e esclarecer quem tiver um projecto semelhante. No geral estou satisfeito excepto o problema da programação de acções.
 
Back
Topo