Domótica "Low Cost" (e não só...)

@ciberg E se optasse por interruptores wifi 2.4GHz?

Para aquilo que queres fazer a melhor solução é :

echo dot » sonoff touch » lampada do teto (o sonoff touch permite ligar e desligar o interruptor fisiscamente, ficando o controlo wireless atraves do echo dot sempre disponivel, mas provavelmente no interruptor que tens atualmente não tem neutro ligado, o que obriga a puxar um cabo de neutro da caixa de derivação, pois o sonoff touch está sempre ligado mesmo que a luz esteja desligada)


para o candeeiro
echo dot » sonoff th » candeeiro

não vale a pena veres equipamentos (mesmo que sejam wifi) que não tenham na descrição alexa compativel, porque senão depois não consegues usar com o echo dot
 
Hmm. Pensava que a eWelink não dava para fazer isso, mas acabei de experimentar e dá. É na parte "Scenes", podes criar um trigger em que quando ligas um dispositivo ele automaticamente liga outro.

Infelizmente, não existem ainda interruptores Sonoff de parede 2-Gang versão EU.
EDIT: Mas há mais switches que usam a app eWelink, se quiseres experimentar o "Eruiklink 2-gang EU wifi switch" por exemplo (google it).

Continuo é céptico em relação ao botão que fica "em aberto" funcionar como se tivesse ligado a uma luz.
 
Última edição:
Para aquilo que queres fazer a melhor solução é :

echo dot » sonoff touch » lampada do teto (o sonoff touch permite ligar e desligar o interruptor fisiscamente, ficando o controlo wireless atraves do echo dot sempre disponivel, mas provavelmente no interruptor que tens atualmente não tem neutro ligado, o que obriga a puxar um cabo de neutro da caixa de derivação, pois o sonoff touch está sempre ligado mesmo que a luz esteja desligada)


para o candeeiro
echo dot » sonoff th » candeeiro

não vale a pena veres equipamentos (mesmo que sejam wifi) que não tenham na descrição alexa compativel, porque senão depois não consegues usar com o echo dot

A solução do @JPessanha parece-me boa.

O senão é que não queria depender do comando por voz para comandar nada, seria apenas uma alternativa.

Hmm. Pensava que a eWelink não dava para fazer isso, mas acabei de experimentar e dá. É na parte "Scenes", podes criar um trigger em que quando ligas um dispositivo ele automaticamente liga outro.

Infelizmente, não existem ainda interruptores Sonoff de parede 2-Gang versão EU.
EDIT: Mas há mais switches que usam a app eWelink, se quiseres experimentar o "Eruiklink 2-gang EU wifi switch" por exemplo (google it).

Continuo é céptico em relação ao botão que fica "em aberto" funcionar como se tivesse ligado a uma luz.

Desculpa mas não percebi. Os scenes/trigger que falas é no HA?

Não é isto? https://www.itead.cc/smart-home/sonoff-t1-eu.html

Precisar de neutros nos interruptores pode ser um problema...já substitui quase todos os interruptores cá de casa à um par de anos mas não me lembro se tenho neutros...acho que não.
 
Última edição:
Desculpa mas não percebi. Os scenes/trigger que falas é no HA?
Não, estava a falar da app eWelink (android/iOS) que é a que os Sonoff usam com o firmware original. Mas claro se meteres firmware alternativo e ligares ao HA ficava a ligação mais rápida porque será rede local. (mas sinceramente isto é quase instantâneo à mesma, eles têm servidores na europa).

Olha é isso mesmo. Isso é recente, há um par de meses quando quis comprar não existia. Fixe vou já encomendar uns quantos.

Precisar de neutros nos interruptores pode ser um problema...já substitui quase todos os interruptores cá de casa à um par de anos mas não me lembro se tenho neutros...acho que não.
Ninguém tem neutros nos interruptores, costumam estar nas caixas de derivação logo acima da porta de cada divisória. Com uma daquelas ceninhas para puxar cabos metes isso em 10 minutos.
 
Não, estava a falar da app eWelink que é a que os Sonoff usam com o firmware original. Mas claro se meteres firmware alternativo e ligares ao HA ficava a ligação mais rápida porque será rede local.

Consegues indicar-me um tutorial para um firmware recomendado e como fazer o flash?

Ninguém tem neutros nos interruptores, costumam estar nas caixas de derivação logo acima da porta de cada divisória. Com uma daquelas ceninhas para puxar cabos metes isso em 10 minutos.

Não tenho caixas de derivação...quem é que põe caixas de derivação por cima das portas? Isso ficava horrivel

edit: Já abri o interruptor, tem um neutro a passar por trás dele. A folga de fio é minima mas pode ser que o consiga aproveitar
 
Última edição:
Obrigado @joazito

Soldar não seria problema mas ainda bem que não preciso de comprar hardware para isso.

Tendo um RPi com HA e rede wireless 2,4Ghz por toda a casa, um dia mais tarde que queira fazer automação noutras divisões da casa não preciso de mais nenhum RPi pois não? Todos os periféricos comunicam com o HA e vice-versa através do wireless (considerando periféricos com 2.4GHz)
 
Sim, não é preciso mais nenhum. E acho que é o ideal. E se comprares uma pen Zigbee ou Zwave ou algo que sirva de ponte podes ainda integrar dispositivos com estes protocolos.

(disclaimer que nunca usei e não percebo nada disto, é mesmo só a ideia que tenho depois de ir lendo este fórum nos últimos meses).
 
Só mais uma pergunta a quem já montou interruptores da sonoff:

Como é feito o aperto do mesmo? Os meus interruptores têm um parafuso pela frente que quando são apertados fazem com que umas peças abram e façam pressão lateral sobre a caixa onde se instala o interruptor, ficando assim presos. Pelas fotos que vejo, os sonoff não têm esse sistema.
 
F7272493B699C6A64625C78797BEBEE48793C9141493A675A9B9035ECC44CB736353F5C9.jpg
 
Pois embora esses não sejam a versão EU, na versão EU parece que o sistema de aperto é identico. O parafuso aperta diretamente numa rosca que a caixa tem...ou devia, porque acho que as minhas não têm...ou estão partidas. Tenho que ver isso melhor senão fico com os interruptores pendurados...
 
Sim, os Sonof aparafusam dos lados às roscas das caixas (a minha caixa tinha 3 roscas de cada lado a alturas diferentes)

 
Última edição:
Já agora um aviso acerca da instalação de touch switches: Nunca coloquem a "tampa" com a eletricidade ligada. Se quiserem testar sem a tampa, antes de a meter desliguem o quadro. Eu fiz isso e estraguei a sensibilidade ao touch de um deles.
 
Estou aqui com uma dúvida e se calhar vocês sabem me responder, chegou me hoje uma yeelight rgbw , quando chegar a casa vou emparelhar com a APP yeelight no server de Singapura para puder a controlar pelo Google assistente, agora a duvida, tb tenho um gateway Xiaomi e gostaria de a por lá tb para criar uns automatismos com ela, é possível? O gateway está mainland China e a lâmpada li para a por no server de Singapura.
 
Queria iniciar na automação pelos interruptores tipo touch switch. Gosto do estilo dos Broadlink, livolo, etc.

Por exemplo nas escadas, as luzes são controladas em 3 zonas (3 interruptores) Um com um botão, outro com dois e o terceiro com 3 botões (escadas, Hall de entrada e luz exterior). A minha pergunta é a seguinte, que tipos de interruptores devo comprar? Tem que ser os que referem multiway? Por exemplo os Broadlink normais não dão, certo?
Os interruptores da Orvibo linha aurora, existem na Europa para venda?
 
Estou aqui com uma dúvida e se calhar vocês sabem me responder, chegou me hoje uma yeelight rgbw , quando chegar a casa vou emparelhar com a APP yeelight no server de Singapura para puder a controlar pelo Google assistente, agora a duvida, tb tenho um gateway Xiaomi e gostaria de a por lá tb para criar uns automatismos com ela, é possível? O gateway está mainland China e a lâmpada li para a por no server de Singapura.

Não, se a lampada estiver no server singapura o gateway não a encontra sequer.
 
Back
Topo