Domótica "Low Cost" (e não só...)

Sonoff Dual + Tasmota

Interessante... Eu já comprei um Sonoof Touch Switch (1 gang) para testar num switch aqui de casa, para ver se gosto. Pelo que vi Tasmota é um firmware que se pode instalar. (pelo que vi não existe o firmware para o que eu comprei)
Ao modificar passa a permitir usar com os sensores? Alguma recomendação para sensor a utilizar com o sonoff dual + samsung smarthings?
 
Sim Tasmota é um firmware e dá para instalar nos Touch, no entanto os Touch não dão para controlar estores, não foram feitos para isso e não aguentam a corrente dos estores.
Quanto ao usar com o Smarthings creio que não seja possível. O pessoal usa os Sonoffs com Home Assistant + MQTT.
 
E usar uns Fibaro? ficaria assim tão mais caro?
Não sei, diz-me tu. Cada receptor pelo que vi sao 50.. Os comandos quanto são? Só pelos receptores sao 120 a mais (400% a mais).. Quais são as tuas contas para achares que se calhar nao fica assim tao caro?
 
Última edição:
Boas pessoal,
Precisava de uma ajuda. Queria colocar um sensor de movimento na cozinha, para automaticamente ligar as luzes quando detectasse a presença de alguém.

Pelo que andei a investigar penso que a solução mais simples e mais económica seria comprar os produtos da Xiaomi:
- Xiaomi Smart Home Aqara Sensor de Movimento Humano
- Aqara Interruptor Inteligente de Controlo de Luz

Reparei que havia pessoal a dizer que o tamanho da caixa desse switch não era exactamente igual ao tamanho português. Alguém sabe confirmar? Consigo criar a minha "scene" sem ter a necessidade de comprar o hub certo? Alguém que tenha os dispositivos inteligente Xiaomi e consiga dar feedback ou que consiga dar uma sugestão de outros equipamentos que façam o que preciso? Obrigado desde já!

Pensando na solução mais barata, era fazeres ligacao directa dentro do interruptor para a no tecto teres sempre corrente. Depois dentro do candeeiro (se houver espaço) meter um modulo RF e um interruptor RF de superfície no sitio do interruptor antigo, e no candeeiro tb meter um sensor de movimento em paralelo ao modulo RF.
 
Obrigado pela resposta.
O interruptor correcto seria este e não o que referi: Xiaomi Aqara Interruptor de Parede Versão de ZigBee

Eu não tinha explicado bem, mas queria manter na mesma a capacidade de utilizar o interruptor sem ser da forma inteligente. Assumindo que arranjava o Samsung Smarthings, qual a melhor combinação de produtos para o que quero fazer? Conseguem aconselhar? Sem Hub já percebi que fica mesmo complicado ou impossivel.
Boas. Para o que tu queres é muito mais simples que todas as soluções que vi aqui apresentadas.
Basta comprar uma lampada da Xiaomi Philips Zhirui ou Yeelight inteligentes com encaixe E27 (substitui a lampada e está feito). Tem ligação directa ao wifi da tua casa sem precisar mais nada para funcionar. Só precisas instalar a app no telemóvel.
Continuas com o controle pelo interruptor se não usares a app. Para usar a app só precisas manter o interruptor ligado.
 
Boa Tarde.
necessito de ajuda urgente!!!
estou a remodelar o meu apartamento e gostaria de comandar as luzes,estores ,ar -condicionado,aquecimento central por uma das soluções que falam ao longo do tópico.
Neste momento a instalçao electrica esta em fase de conclusão,teria que optar por sistemas de radio ou wi-fi.
tenho procurado ajuda técnica, mas nao encontro nenhuma loja física ou alguém com conhecimentos na matéria.
sou de Famalicão se alguém dos membros conhecer lojas ou técnicos que possam fazer ou acessorar neste trabalho,desde já agradeço.
 
Ja em tempos tinha perguntado mas como já muita coisa mudou, pergunto:

Alguem usa algo para monitorização consumos energia? Algo que possa ver ao detalhe de disjuntor? Andei a ver o openenergymonitor.com mas queria saber se alguem usa algo deste genero e o que recomenda :)

Ideia: Ver o que anda a gastar muito para pensar como poupar! andamos ca em casa com uma media de 150-200 euros de luz por mês
 
Pois, eu dei uma olhadela rápida e vi preços quase iguais aos Fibaro.

Alguém já teve problemas em conseguir que os Fibaro Roller Shutter 2 só fechem x% dos setores?
É que eu usando através da SmartThings e do iOS só consigo abrir ou fechar totalmente os estores...
 
Pois, eu dei uma olhadela rápida e vi preços quase iguais aos Fibaro.

Alguém já teve problemas em conseguir que os Fibaro Roller Shutter 2 só fechem x% dos setores?
É que eu usando através da SmartThings e do iOS só consigo abrir ou fechar totalmente os estores...


Não tenho problemas. Consigo abrir a % que quero. Só por dizer que não é IOS que uso, é Android.
Como configuraste?
Eu usei o Device Handler: https://github.com/julienbachmann/smartthings/tree/master/fibaro_fgr_222
 
Fiz exactamente isso. Mas já percebi que esse DH funciona diferente em iOS e Android. Por exemplo, a mim não me aparece o botão "Calibrate" na app.

Podes mandar print da tua configuração no site do smartthings? Só a ver se há algo que me esteja a escapar. É que já li a thread no fórum do smartthings de fio a pavio mas está a escapar-me algo certamente.
 
Fiz exactamente isso. Mas já percebi que esse DH funciona diferente em iOS e Android. Por exemplo, a mim não me aparece o botão "Calibrate" na app.

Podes mandar print da tua configuração no site do smartthings? Só a ver se há algo que me esteja a escapar. É que já li a thread no fórum do smartthings de fio a pavio mas está a escapar-me algo certamente.


Eu sou um Apple Fan no entanto quando tudo tiver pronto vou compra rum Android só para estas brincadeiras da domótica! É muito mais funcional....
 
Preciso de uma ajuda.

Em relação a deteção de fumo/incêndio.
Penso que a prioridade de uma domotica deve começar por aqui, pela segurança.

Já aqui se falou (há algum tempo) do detetor da xiaomi e do respetivo HUB, também se falou do Nest e do seu preço muito alto, sendo que também existem detetores mais baratos (sem wifi).

O que recomendam?

PS - o apartamento tem pré-instalação de domotica daquela da Meo/pt mas penso que isto esteja ultrapassado.
 
Preciso de uma ajuda.

Em relação a deteção de fumo/incêndio.
Penso que a prioridade de uma domotica deve começar por aqui, pela segurança.

Já aqui se falou (há algum tempo) do detetor da xiaomi e do respetivo HUB, também se falou do Nest e do seu preço muito alto, sendo que também existem detetores mais baratos (sem wifi).

O que recomendam?

PS - o apartamento tem pré-instalação de domotica daquela da Meo/pt mas penso que isto esteja ultrapassado.

Caso tenhas o Home Assistant podes usar sensores de fumo incendio baratos com um sonoff bridge.
Podes ver nesta fonte
 
Back
Topo