Domótica "Low Cost" (e não só...)

A dar os primeiros passos.na conversão do meu apartamento velho e burro num apartamento velho mas inteligente. A ideia é usar o que já está colocado, não alterando a forma das coisas funcionarem actualmente. Apenas acrescentando novas funcionalidades.

Nesta caso, já tinha uns estores elétricos. Apenas adicionei a possibilidade de controle remoto, suporte para rotinas., cenas e coisas mais.



Ainda tem ai muito trabalho pela frente, força nisso.

Cumprimentos
 
Olá pessoal,

Comprei uma yeelight led bulb e nas primeiras horas funcionou correctamente, mas passado umas 3h a lampada desconecta e tenho de fazer reset e configurar novamente.
Alguém teve o mesmo problema?
 
Que me lembre nunca tive esse problema nas 2 que tenho.
Tens a lâmpada longe do router?
Experimenta ver a força do sinal.
Vai a "General Settings/Network Info/WiFi signal strength" e vê a %.
Eu tenho uma a 74% e outra a 53% e estão sempre conectadas.
 
Tenho 3 RM mini 3... e estou a pensar comprar agora também o PRO... não sabia é que havia tanta versão... alguém me diz qual a diferença, e qual devo escolher?

A utilização é AC + TV + MEO + Estores (Têm um controlador RF em 433Mhz) + Portão da garagem (mesmo por baixo do local onde vou instalar).

Obrigado
 
Boas, qual a sistema que usa para abrir os stores? Queria um sistema que abrisse apenas 50% etc mas que funcionasse no google home.

Desculpe a resposta tardia. Mas outros afazeres ... Brevemente irei colocar um vídeo que explica o funcionamento dos estores.

Ainda tem ai muito trabalho pela frente, força nisso.

Cumprimentos

Olá. Sim. Mas peça a peça a coisa vai lá sem grande esforço.

Obrigado pelo incentivo.
 
Última edição:
Comprei uns lightswitches Aqara (Xioami) mas estou com problemas em instalar. O interruptor é quadrado e as caixas que tenho, para além de não ser quadradas, são mais pequenas. Alguém teve o mesmo problema a instalar estes interruptores Xioami?


pvm_Aqara_Smart_Light_Switch_ZigBee_0202_14996_1511452507.jpg




3Y7kXXR.jpg
 
Última edição:
Um problema linguístico.


Em busca do tradutor.


Acho que estás a misturar assuntos... Zigbee e Zwave são uma coisa, Homekit é outra totalmente diferente...

Zigbee, Zwave, Wi-Fi, Bluetooth, .... são redes sem fios, usando frequências / consumos / distâncias ... diferentes e por isso cada uma delas tem as suas vantagens.

Homekit é o sistema da Apple, concorrente ao SmartThings da Samsung, por exemplo...
 
Acho que estás a misturar assuntos... Zigbee e Zwave são uma coisa, Homekit é outra totalmente diferente...

EDIT: Para uma explicação talvez para si mais simples em como não estou a misturar as coisas.

O que têm em comum Zigbee, Zwave e HomeKit (HAP) é que todos encerram protocolos de comunicação próprios (dai considerar as três como linguagens de comunicação). O Smartthings não tem linguagem de comunicação própria, é sim uma plataforma que faz uso do protocolo Zigbee e Zwave para comunicação com os dispositivos, sobre a qual se criou uma Framework que tem até uma linguagem de desenvolvimento (scripting),

https://developer.apple.com/support/homekit-accessory-protocol/

A diferença entre o Homekit/HAP e o Zigbee ou Zwave ao nível de procotolo, é que o primeiro existe numa camada acima de outros, nomeadamente, Bluetooth LE (Rádio) e IP (Wifi/Cable). Enquanto que o Zigbee e Zwave encerram na sua especificação até camada de rádio frequência.

Nesta coisa das linguagens de comunicação / protocolos, indo mais a fundo. Um equipamento por exemplo da Shelly funciona sobre Wifi, cujo protocolo de comunicação próprio é denotado por uma API REST que funciona sobre o protocolo de comunicação HTTP, que por sua vez funciona sobre o protocolo TCP ou UDP que por sua vez funciona sobre o protocolo IP que funciona sobre o protocolo Wifi (Radio, camada mais baixa). Em suma os equipamentos da Shelly pese embora funcionem sobre o protocolo Wifi, não se ligam a qualquer acessório Wifi para a casa pois estas encerram também o seu próprio protocolo / linguagem. Neste sentido é uma limitação linguística conceptualmente comum ao Zigbee, Zwave e HomeKit.

Espero ter ajudado a perceber em como não existe confusão alguma. Pode é ser uma explicação a um nível de abstração mais alto do que o referiu. Mas se não perceber as coisas correctamente aí ...

O importante é perceber que estas populações não falam umas com as outras pois não falam a mesma "língua". Para resolver é necessário um "tradutor".
 
Última edição:
O importante é perceber que estas populações não falam umas com as outras pois não falam a mesma "língua". Para resolver é necessário um "tradutor".

A ideia era mesmo dar uma opinião sobre o vídeo e algo que eu acho que devia ser mais trabalhado (a explicação do porquê de não falarem a mesma língua).
Do vídeo parece-me ficar a ideia que ZigBee e Zwave são línguas, mas a verdade é que se colocar uma Base Zigbee da Xiaomi Aqara ela não reconhece uma lâmpada ZigBee do IKEA.

https://inovelli.com/z-wave-vs-zigbee-vs-bluetooth-vs-wifi-smart-home-technology/

Isto é um prédio de 4 andares, em que cada um não houve o vizinho de cima/baixo.
Depois há as linguagens, Homekit, Smarthings, Tradfri ... mesmo dentro do andar Zigbee, existe quem fale línguas diferentes.

No fim existem CIA's ou KGB ou MI6 ... que conseguem escutar tudo e todos :D
 
Última edição:
Olá, obrigado pelo teu comentário ao vídeo.

Do vídeo parece-me ficar a ideia que ZigBee e Zwave são línguas, mas a verdade é que se colocar uma Base Zigbee da Xiaomi Aqara ela não reconhece uma lâmpada ZigBee do IKEA.

Não percebi se estás a disputar o facto de serem línguas destintas se a adicionar o facto que mesmo dentro da lingua Zigbee há dialectos destintos que podem ser ou não suportados por um aparelho Zigbee em particular.

Em todo o caso esse é uma das principais limitações e dificuldades que se tem quando se adquire aparelhos Zigbee. O simples facto de vir na brochura que é um aparelho Zigbee não implica que se comunique com outro aparelho Zigbee sem problemas. Isto é, não é necessariamente uma garantia de interoperabilidade devido aos múltiplos dialectos que as marcas da aliança desenvolveram em cima. Um pouco como acontece em outros casos em técnologia. É triste, é lamentável para o consumidor.

Talvez devesse ter adiantando neste vídeo se acautelarem relativamente aos dialectos Zigbee.

Esta é uma das principais vantagens do Zwave. O aparelho ser Zwave é uma garantia absoluta de interoperabilidade com outros aparelhos Zwave a não ser haja um problema com o dispositivo.

Isto acontece porquê?

O Zigbee é norma aberta mantido por uma aliança de empresas múltiplas que promovem a sua utilização. Infelizmente estas empresas parecem ter-se juntado mais para baixar custos de produção de coisas comuns e marketing do que garantir a interoperabilidade dos produtos entre marcas. Um modelo de certificação confuso baseado em níveis, tanto em hardware como software ... em certa medida faz lembrar aquilo que se passa com as normas USB-C, Miracast e o CEC, apenas para dar alguns exemplos.

Enquanto o Zwave é uma norma proprietária detida por uma empresa que assegura que os aparelhos certificados estão em conformidade absoluta. Um bocado como o Homekit. Daí possivelmente serem mais caros.

Talvez por estas diferenças não veja grandes marcas a suportar Zwave, como acontece com Zigbee. No fim do dia, as grandes marcas gostam da ideia de interoperabilidade no marketing mas não gostam no produto. E só se "dobram" à interoperabilidade no produto quando é evidente que estão a perder dinheiro out oportunidade por isso. Nada de novo nas normas abertas.

Espero ter esclarecido.

Em todo o caso esta questão só reforça a necessidade de se escolher bem um bom tradutor, como aquele que escolhi para mim. O Homey. Que tanto fala com os dispositivos de iluminação do IKEA como os dispositivos da Aquara indicados. Isto é, tem a capacidade de suportar dialectos Zigbee múltiplos.

https://apps.athom.com/app/com.ikea.tradfri

https://apps.athom.com/app/com.xiaomi-miio

https://apps.athom.com/app/com.xiaomi-mi

Um tradutor deste género simplifica muito o processo de decisão. Antes de comprar um dispositivo, basta ver primeiro se existe uma Homey App que o suporte. Até permite unificar múltiplas centralinas de marcas destintas na Homey. Caso haja app, a Homey garante a interoperabilidade.

No fim existem CIA's ou KGB ou MI6 ... que conseguem escutar tudo e todos :D

Suponho que não fecha a porta do seu carro e da sua casa à chave portanto.
 
Última edição:
Em todo o caso esse é uma das principais limitações e dificuldades que se tem quando se adquire aparelhos Zigbee. O simples facto de vir na brochura que é um aparelho Zigbee não implica que se comunique com outro aparelho Zigbee sem problemas. Isto é, não é necessariamente uma garantia de interoperabilidade devido aos múltiplos dialectos que as marcas da aliança desenvolveram em cima. Um pouco como acontece em outros casos em técnologia. É triste, é lamentável para o consumidor.

Era isto que te estava a tentar dizer, é isto que não fica claro no segundo vídeo, e, pelo menos para mim, se não soubesse à priori que não funciona, ficava a pensar que todos os ZigBee falam entre si.

Qualquer pessoa que queira mesmo, consegue abrir a porta de um carro sem chave. Ou de uma casa. Nem sei porque é que as pessoas teimam em fechar as portas à chave :)

Isto era só para fazer uma analogia aos dispositivos do género do Homey, que são dispositivos que conseguem "ouvir" várias linguas
 
Era isto que te estava a tentar dizer, é isto que não fica claro no segundo vídeo, e, pelo menos para mim, se não soubesse à priori que não funciona, ficava a pensar que todos os ZigBee falam entre si.

Num próximo vídeo irei fazer essa nota.

to era só para fazer uma analogia aos dispositivos do género do Homey, que são dispositivos que conseguem "ouvir" várias linguas

Levei mais a observação para o âmbito da segurança. Sim, há dispositivos que conseguem traduzir mais línguas e dialectos que outros ... poliglotas :)
 
Era isto que te estava a tentar dizer, é isto que não fica claro no segundo vídeo, e, pelo menos para mim, se não soubesse à priori que não funciona, ficava a pensar que todos os ZigBee falam entre si.



Isto era só para fazer uma analogia aos dispositivos do género do Homey, que são dispositivos que conseguem "ouvir" várias linguas

Só para adicionar que os dispositivos Zigbee falam entre si, com uma gateway Zigbee que os perceba a todos.

Eu tenho um Conbee (procurem por Conbee ou deconz) , que é uma gateway Zigbee, que uso com Home Assistant, e tenho sensores da Xiaomi, lampadas e comando do Ikea, e falam todos entre si. Tambem suporta outras marcas conhecidas como OSRAM ou Philips, entre outras (ver site).
 
Eu tenho um Conbee (procurem por Conbee ou deconz) , que é uma gateway Zigbee, que uso com Home Assistant, e tenho sensores da Xiaomi, lampadas e comando do Ikea, e falam todos entre si. Tambem suporta outras marcas conhecidas como OSRAM ou Philips, entre outras (ver site).

Por acaso tenho andado a pesquisar sobre o ConBee. Inicialmente tinha na ideia ir para o RaspBee (tenho o HA instalado num RPi3, com Hass.io) mas se depois quiser evoluir para algo mais "robusto" fica sem utilidade. A não ser que ficasse o RPi3 a funcionar exclusivamente como gateway Zigbee.
 
Back
Topo