Domótica "Low Cost" (e não só...)

Kookie_Monster

Power Member
Boas pessoal,

Não sei se posso propriamente apelidar de "Domótica" o que estou a projectar para a minha casa, mas tendo em conta a designação do termo, parece-me que sim. :)

(Ok, a malta dos Z-waves, X10 e afins pode parar de ler. :-D)

Sou um completo apaixonado pelo conceito e sempre que posso tento acompanhar as tendências e novas tecnologias. Confesso que até agora há um factor que me tem mantido afastado deste mundo: os preços. Sei que a qualidade paga-se cara, mas também acredito que muitas vezes pagamos a marca e o conceito, mais do que propriamente "o que vem dentro da caixa". Nesse sentido procurei soluções um pouco mais low cost, que me garantissem uma parte dos resultados de outros sistemas mais caros. Aliando estes conceitos ao potencial do androidOS acreditei que era possível montar uma configuração minimamente fiável e segura. Num outro projecto anterior tive bastante contacto com uma aplicação para android chamada "Tasker" que possibilita que qualquer aparelho que corra android possa enviar um determinado comando sob determinadas condições, como ligar o wifi automaticamente ao chegar a casa, por exemplo, através das coordenadas GPS. Mas esta é apenas uma opção básica e as possibilidades são quase que infinitas, com a integração com outras aplicações e equipamentos.

A minha configuração passava por coisas simples como controlar remotamente aparelhos controlados por IR (infravermelhos: TV, Box, DVD, ar condicionado, etc) e RF (radiofrequência: interruptores de luz, etc) Numa primeira fase era essencial encontrar um gateway (aparelho que controla todas as ligações) que reunisse esses requisitos. Ao fim de algumas buscas rápidas encontrei duas marcas (chinesas, obviamente) que oferecem produtos deste género (bem como outros que complementam) a preços bastante reduzidos: a Orvibo e a Broadlink. Ambas as marcas apresentam soluções semelhantes, mas houve alguns factores que me fizeram optar pela Broadlink (se alguém tiver curiosidade depois posso explicar).

O gateway mais completo da Broadlink é o RM Pro.

RM-pro-all_01.jpg

RM2 (revisão 2). O RM3 vem a caminho e pode chegar ainda este ano.

Este modelo disponibiliza controlo por Wifi + IR + RF. Depois há também o RM mini (IR apenas), que é uma excelente opção tendo em conta que o protocolo IR tem bastantes limitações (não passa por paredes, por exemplo).

A Broadlink disponibiliza também alguns interruptores, mas muito sinceramente não me agradaram. Fui à procura de outra marca que tivesse soluções semelhantes e encontrei uma marca (chinesa, mais uma vez) com uma gama bastante completa, excelentes reviews e, ao que parece, alguma qualidade de construção: a Livolo. Os interruptores são tacteis (capacitivos), com paineis em vidro temperado e controlados por RF. Esta marca disponibiliza também tomadas embutidas e outros produtos do género.


Neste momento estou a aguardar entrega do RM2 Pro. Depois de me familiarizar com o produto avanço, aos poucos, para a compra do resto dos componentes. Vou atualizando o tópico, assim haja novidades para contar.

Se alguém estiver interessado num projecto deste género e tenha dúvidas que eu possa esclarecer... :)



Lista de equipamento/apps utilizados
(em atualização)
Equipamento

Apps
 
Última edição:
@jjmaia,

Tal como expliquei acima, os 2 aparelhos são bastante semelhantes no que toca à tecnologia utilizada. No entanto, após ler algumas reviews (a mais completa que encontrei) acabei por optar pela Broadlink.

As maiores diferenças entre um e outro prendem-se com a ligação Wifi e a utilização das frequências IR e RF. Traduzindo... é possível utilizar a Allone (Orvibo) apenas em LAN. Ou seja, apesar de trabalhar por Wifi, não é passível de ser controlada fora da rede local. No que toca ao RF, a Allone permite controlar os interruptores da Orvibo e pouco mais. Isto porque não tem modo de aprendizagem, enquanto que o RM Pro (Broadlink) permite, não só, ler sinais enviados do comando de um aparelho, como tem uma extensa base de dados com as frequências utilizadas pelos aparelhos, o que faz com que não seja necessário utilizar o comando para programar o RM.
Uma das dúvidas que eu tinha, por exemplo, era se teria de comprar o comando remoto dos interruptores Livolo para poder programar no RM. E a resposta é: não, não é necessário. Basta procurar na base de dados pelo produto que queremos configurar e usar o RM como se fosse o próprio comando. Mas melhor do que ler o que escrevi é ver um vídeo explicativo (está em Russo mas a ideia é percetivel).

Outro dos aspectos prende-se com as apps. A da Orvibo (WiWo) é bastante limitada. Os layouts são pré-definidos, e pelo que percebi não é possível altera-los para corresponder às nossas necessidades. Já a aplicação da Broadlink (e-Control), para além de ter um design mais apelativo, permite que cada um crie comandos próprios, com as funções que melhor nos sirvam. Também é possível criar "cenas", ou seja, conjuntos de comandos que reajem a uma ou várias condições.


Edit
Para além do que indiquei atrás, esta é essencial: existe uma app não-oficial que basicamente pega na API da e-Control e permite transportar os comandos para o Tasker. Isto faz com que seja possível, por exemplo, executar comandos por voz através do AutoVoice, uma das AutoApps do João Dias.

Ontem comecei a testar a AutoVoice com a MeoBox, que pode ser comandada por Wifi (no caso, através da AutoMeo. As primeiras experiências foram porreiras... o potencial é enorme. :)
 
Última edição:
Niiiiice. Andava a procura de um alarme por wi-fi, e eu ja usava tomadas da ovirbo, agora junto o util ao agradavel. Thanks
 
Mais um interessado...

É possível ter forma de num apartamento adicionar ao portão de uma garagem, 3 pisos abaixo, um alarme? e automatizar a abertura do portão?
Controlar estores motorizados também já vi que é possível.
muito interessante e bastante mais económico que o zwave.
 
Niiiiice. Andava a procura de um alarme por wi-fi, e eu ja usava tomadas da ovirbo, agora junto o util ao agradavel. Thanks

Tanto a Orvibo, como a Broadlink, e a própria Xiaomi têm produtos do género, com sensores de janela e de movimento, por exemplo. Todos com preços muito semelhantes. Só ainda não consegui perceber até que ponto os da Xiaomi são compatíveis com o Tasker, por exemplo.


É possível ter forma de num apartamento adicionar ao portão de uma garagem, 3 pisos abaixo, um alarme?

Claro q sim, mas nesse caso não precisarias sequer de um gateway deste género. Estes servem unicamente para controlar aparelhos controlados por IR e RF.

Os produtos de segurança destas marcas têm gateways próprios, e cada componente (sensor de movimento, por exemplo) só funciona se ligado a ele. Isto porque é o gateway que controla a forma como a interação é feita entre esse componente e o teu smartphone, dependendo da configuração.

e automatizar a abertura do portão?

O teu portão é automático, controlado por RF? Vê por ti... :)
 
a minha questão do alarme era para ter tudo interligado e controlado por uma app...
quando falei em alarme, queria dizer aqueles sensores magnéticos de abertura de portas/janelas. Algo desse genero, que depois pudesse configurar para me avisar sempre que fosse aberto.
O meu projecto para além das cenas da garagem é:
Controlar estores
Controlar algumas tomadas
e controlar algumas secções de luzes.
Pelo menos para já...
 
Última edição:
a minha questão do alarme era para ter tudo interligado e controlado por uma app...

A questão é precisamente essa... a interligação entre todos os elementos. É uma das coisas que me anda a "chatear". Encontrei uma app que pode resolver o problema, mas ainda não a testei a fundo.

Anymote

Supostamente é uma app que controla um gateway proprietário (Anymote Home), que é mais caro que os que apresentei e só controla dispositivos por IR (meh!! :smilliex:). A parte boa é que executa comandos do Tasker dentro da própria app, e é totalmente costumizável, incluindo a criação de widgets e outras mariquices. Mas pelo que já pude testar, não é propriamente a coisa mais intuitiva deste mundo.
 
resumindo e baralhando...

- Estive a ver no site e eles falam em alcance de 15 m para comunicação RF. Como se pode expandir?
- IR, tem que estar à vista, certo? como fazer para controlar um ac noutra divisão diferente daquela onde estiver a gateway?
- Para controlar estores motorizados, é simplesmente comprar um daqueles interruptores RF e substituir pelo dos estores?
 
- Estive a ver no site e eles falam em alcance de 15 m para comunicação RF. Como se pode expandir?
Não tinha visto isso esse pormenor. No meu caso não me chateia muito (pra já) dado que a minha casa é relativamente pequena.
O RF, desde que tenhas sinal de wireless pela casa toda, "basta" adicionares os RM's que precisares. Podes controlar cada um deles individualmente pelo e-Control ou através do Tasker.

- IR, tem que estar à vista, certo? como fazer para controlar um ac noutra divisão diferente daquela onde estiver a gateway?
Sim, o IR é bastante mais limitado. Não passa pelas paredes, por exemplo. Podes sempre colocar um RM3 Mini nas divisões que precisares. Envia sinais IR e custa 1/3 do preço do Pro (arranja-se por volta dos 10/12€ e vale bem o preço).

- Para controlar estores motorizados, é simplesmente comprar um daqueles interruptores RF e substituir pelo dos estores?
Exacto...

A Livolo tem um interruptor próprio para estores, mas não está disponível na *****. Mas procura por VL-C702WR (é a referência) no Google... encontram-se por volta dos 30€. :)

As possibilidades são "infinitas"...
  • chegar a casa e executar comando de voz: baixar estores;
  • automatizar a subida e descida por horário;
  • automatizar a subida e descida ao chegar a casa;
  • etc...
ou até criar cenas mais complicadas do género...
  • comando de voz: ver filme
    • abre Kodi no PC e comando do Kodi no smartphone;
    • transmite ecrã do PC para a Chromecast através do AutoCast;
    • fecha os estores;
    • apaga as luzes (ou baixa a intensidade).
:)
 
Última edição:
Começaram as experiências... :)

Como ainda não chegou o RM Pro, a maneira que arranjei para perceber os comandos e testar as apps foi interagir com o único dispositivo que tenho lá em casa que pode ser controlado diretamente por wifi: a MeoBox. O funcionamento é bastante simples e consiste no envio de comandos (na sua maioria) numéricos, sendo que a cada comando numérico corresponde uma ação.
Exemplo:
  • 233: Power;
  • 175: Volume Up;
  • 173: Mute;
  • etc, etc, etc...
Apps que estou a utilizar:
(vou adicionando estes links ao OP)

"Disclaimer"
Começo por dizer que já tinha alguma alguma experiência no Tasker em projectos anteriores. Advirto para o facto de, embora seja uma app bastante intuitiva, é necessária uma grande dose de paciência e compreensão dos conceitos utilizados. Ajuda muito ter noções algo avançadas de informática para perceber o seu funcionamento. Há comandos que são diretos, outros nem por isso, o que obriga a puxar pela cabeça. A linguagem utilizada é bastante técnica. Não vou explicar detalhadamente como criei cada comando, mas se alguém precisar de ajuda, naquilo que eu puder/souber ajuda, estou à disposição.

Cada "AutoApp" funciona como um plugin dentro do Tasker, que pode ser chamado a qualquer altura. No entanto, e pra facilitar as operações, comecei por criar uma task para comando da MeoBox (AutoMeo), para que sempre que seja necessário executar um determinado comando baste chamar a task e não o plugin que lhe dá origem. Em seguida, através do AutoVoice, criei um perfil que fizesse o reconhecimento de uma instrução tão simples como "ligar" e associei-o à task "Power", que liga a box. O AutoVoice tem uma particularidade engraçada: apesar da instrução ser essa, ele reconhece todo e qualquer texto que se "dite" após o comando base.
Exemplo:

- ligar box

O perfil é ativado e a palavra "box" é guardada como uma variável, que pode ser usada mais tarde para corresponder às nossas necessidades. A ideia é que este perfil "ligar" seja, mais tarde, responsável por ativar os vários dispositivos, consoante o que se ditar em seguida (box, tv, dvd, ac, etc).

Tenho mais perfis criados, e alguns deles deram algum trabalho (mudar canal, aumentar volume, etc.). No geral trabalhar com estas apps não n é nada complicado, embora o AutoVoice, às vezes, possa ser algo confuso.

Et voila... foi a aula de hoje. Não quero tornar a coisa demasiado técnica pra não espantar o pessoal. Só quero que tenham noção daquilo que é possível fazer com alguns conhecimentos, as apps certas, e uma boa dose de imaginação.

Dúvidas... disponham. :)
 
Última edição:
O teu portão é automático, controlado por RF? Vê por ti... :)

Sim, é automático, vir comando, logo deve ser RF. A minha duvida é, como faço chegar wifi 3 pisos abaixo para um RM que tem que estar na garagem?... ou não é necessário?

Não tinha visto isso esse pormenor. No meu caso não me chateia muito (pra já) dado que a minha casa é relativamente pequena.
O RF, desde que tenhas sinal de wireless pela casa toda, "basta" adicionares os RM's que precisares. Podes controlar cada um deles individualmente pelo e-Control ou através do Tasker.
A minha casa também é pequena. 110m2 Mas mesmo assim, esses 15 metros devem ser sem paredes pelo meio.devem diminuir com as paredes. A tua sugestão é mais que um RM?

Sim, o IR é bastante mais limitado. Não passa pelas paredes, por exemplo. Podes sempre colocar um RM3 Mini nas divisões que precisares. Envia sinais IR e custa 1/3 do preço do Pro (arranja-se por volta dos 10/12€ e vale bem o preço).
depois tens que aceder individulamente a cada um destes rm's mini, ou consegues tudo na mesma app?



A Livolo tem um interruptor próprio para estores, mas não está disponível na *****. Mas procura por VL-C702WR (é a referência) no Google... encontram-se por volta dos 30€. :)
Check
 
Sim, é automático, vir comando, logo deve ser RF. A minha duvida é, como faço chegar wifi 3 pisos abaixo para um RM que tem que estar na garagem?... ou não é necessário?

Foste tu que criaste o tópico no AADM, certo? :) A malta que por lá anda está mais habilitada a responder-te a essa questão. Há várias formas de o fazer. Eu podia tentar ajudar mas não conheço as soluções a fundo... não serei a melhor ajuda. :)


A minha casa também é pequena. 110m2 Mas mesmo assim, esses 15 metros devem ser sem paredes pelo meio.devem diminuir com as paredes. A tua sugestão é mais que um RM?
Sim, nesse caso terias de usar mais do que um RM. Quando configurados (na e-Control ou no Broadlink RM Tasker) é atribuido um ID único a cada gateway, depois é só enviar comandos para o gateway que pretendes. Imagina que tens 2 RM's: RM-1 e RM-2. Se só alcanças o módulo do portão com o RM-2 envias o comando diretamente para esse gateway. De qualquer forma podes sempre se apenas 1 chega. É uma questão de testares o posicionamento.

depois tens que aceder individulamente a cada um destes rm's mini, ou consegues tudo na mesma app?

Tudo na mesma app. :)
 
Bem, estou amplamente desiludido com isto...
O. Sensor da porta não funciona (as luzes piscam mas não a aprece nada na app), o sensor de.movimento funciona uma vez e depois deixa de funcionar, e o alarme no telemóvel só avisa se tiver o Tel desbloqueado e com a APP aberta...
 
Back
Topo