Domótica "Low Cost" (e não só...)

Tenho umas da Xiaomi em que posso definir a zona de filmagem onde quero que dê alarme quando deteta movimento, outras não dá para definir a zona, depende dos modelos.
OK. Mas eu refiro-me a câmaras em que podes desenhar uma linha (tripwire) e alertar caso seja ultrapassada. Mas penso que já são modelos mais avançados.
 
Pois, já vi que tem de ser com camera ou sensor de movimento, pena não haver nada como um sensor de infravermelho, e quando se transpunha o feixe de luz ele acionava
 
Pois, já vi que tem de ser com camera ou sensor de movimento, pena não haver nada como um sensor de infravermelho, e quando se transpunha o feixe de luz ele acionava
Existe, mas normalmente é para integrar em sistemas de alarme. Como sensor autónomo e para ligar por Wi-Fi, desconheço. Procura por detector de cortina.
 
Boa noite.
Tenho algumas lampadas wifi tuya e xiaomi, um aspirador robot wifi e um interruptor wifi. Tudo wifi e de marcadas diferentes. Se eu comprar um hub tipo o da zemismart.
Consigo ligar tudo o que tenho a este hub de forma a não sobrecarregar o router com vários ips, ou apenas dá para ligar aparelhos zigbee? Se funcionar começo também a apostar em aparelhos com ligação zigbee.
 
Boa noite.
Tenho algumas lampadas wifi tuya e xiaomi, um aspirador robot wifi e um interruptor wifi. Tudo wifi e de marcadas diferentes. Se eu comprar um hub tipo o da zemismart.
Consigo ligar tudo o que tenho a este hub de forma a não sobrecarregar o router com vários ips, ou apenas dá para ligar aparelhos zigbee? Se funcionar começo também a apostar em aparelhos com ligação zigbee.
O hub da zemismart é zigbee, por isso funciona só com aparelhos zigbee ou tuya através da app smart life.
O aspirador, o interruptor e as lâmpadas xiaomi são wifi por isso, não de ligam ao gateway, mas podes controlar tudo através de um assistente (google home ou alexa).

A questão de sobrecarregares a rede wifi depende do número de aparelhos que tenhas. Há pessoal com 50 ou mais equipamentos wifi e que não tem quebras. Apesar de cada aparelho ocupar um IP, em termos de tráfego é muito, muito baixo.
Por isso podes manter o que tens e os próximos ires optando por zigbee.

Eu comprei agora um hub da zemismart e a ideia é ligar tomadas inteligentes e sensores de movimento. Por wifi tenho também o aspirador, fita led e dispositivos shelly1 nos interruptores. A ideia depois é integrar isso com os sensores e criar rotinas.
 
Última edição:
O hub da zemismart é zigbee, por isso funciona só com aparelhos zigbee ou tuya através da app smart life.
O aspirador, o interruptor e as lâmpadas xiaomi são wifi por isso, não de ligam ao gateway, mas podes controlar tudo através de um assistente (google home ou alexa).

A questão de sobrecarregares a rede wifi depende do número de aparelhos que tenhas. Há pessoal com 50 ou mais equipamentos wifi e que não tem quebras. Apesar de cada aparelho ocupar um IP, em termos de tráfego é muito, muito baixo.
Por isso podes manter o que tens e os próximos ires optando por zigbee.

Eu comprei agora um hub da zemismart e a ideia é ligar tomadas inteligentes e sensores de movimento. Por wifi tenho também o aspirador, fita led e dispositivos shelly1 nos interruptores. A ideia depois é integrar isso com os sensores e criar rotinas.


Obrigado pela resposta. Mas existem hubs que são wifi e Zigbee.. Esses não dão para ligar os equipamentos wifi? Posso misturar rotinas entre eles? Obrigado
 
Obrigado pela resposta. Mas existem hubs que são wifi e Zigbee.. Esses não dão para ligar os equipamentos wifi? Posso misturar rotinas entre eles? Obrigado
Acho que não dá.
Quais são os hubs de que falas?
Eu uso um INTEL NUC celeron, com o home assistant instalado.
Comprei uma ConBee II USB Universal Gateway Zigbee e assim tenho wifi e zigbee.
Se quiser compro uma pen Zwave e fico com todos os formatos.
O home assistant é mais chato de configurar, mas fica todo local.
Não ficas dependente de clouds de terceiros.
 
Acho que não dá.
Quais são os hubs de que falas?
Eu uso um INTEL NUC celeron, com o home assistant instalado.
Comprei uma ConBee II USB Universal Gateway Zigbee e assim tenho wifi e zigbee.
Se quiser compro uma pen Zwave e fico com todos os formatos.
O home assistant é mais chato de configurar, mas fica todo local.
Não ficas dependente de clouds de terceiros.

Obrigado pela resposta.

Não sabia que ficávamos dependentes de servidores de terceiros. Achei que ficamos dependentes do nosso.

O hub da xiaomi por exemplo diz que é compatível com wi-fi, Bluetooth e zigbee.
 
Acho que não dá.
Quais são os hubs de que falas?
Eu uso um INTEL NUC celeron, com o home assistant instalado.
Comprei uma ConBee II USB Universal Gateway Zigbee e assim tenho wifi e zigbee.
Se quiser compro uma pen Zwave e fico com todos os formatos.
O home assistant é mais chato de configurar, mas fica todo local.
Não ficas dependente de clouds de terceiros.

Sem dúvida que é o melhor que se pode ter.

É difícil de configurar? Pode ser, mas no HA consegues tudo num único sítio.

Já disse algumas vezes neste tópico, para quem quer a casa inteligente, mais vale apostar e aprender primeiro no HA, do que querer fazer tudo ao mesmo tempo, e depois não conseguir integrar todos os mais variados componentes numa só aplicação!

Eu usei um sonoff mini e um dual (luzes e estores), ligados só a corrente e comecei aprender no HA. Só no fim de perceber como funcionava, é que comecei a montar dispositivos na casa
 
Como eu fiz / faço.
Um dispositivo de cada vez.
Adicionei luzes, depois shelly EM.
Também tenho 2 sensores de temperatura e humidade da shelly quase novos, mas vou tentar vender e passar para zigbee.
O que aconselham, os da aquara / Xiaomi?
 
Boas eu tenho shelly mas a verdade é que Aqara seduz-me por integrar Alexa Apple Google sem muitos truques e ainda a possibilidade de vários acessórios entre eles a fechadura eletronica.

Sonoff também despertou-me interesse mesmo estou em grande dúvida apesar de sonoff precisa de truque para dar na Apple e esses truques fico farto...
 
Back
Topo