Domótica "Low Cost" (e não só...)

pessoal tenho um sonoff mini e queria aplicar no quarto da miuda, a minha intenção era colocar um iterruptor wifi a bateria, junto a cama da miuda.
algum concelho que interupetor usar com o sonoff???
 
Pessoal, estou interessado em comprar:
- Xiaomi Yeelight Lightstrip Plus Extension
- Xiaomi Mi Smart Power Plug
- Xiaomi Mi Home Security Camera Full HD 1080P (Magnetic Mount) (esta não tenho a certeza)

Isso dá para usar com um Echo Dot 4 sem problemas? Ou preciso de mais algum aparelho?
 
Boas, eu tenho um apartamento onde os interruptores simplesmente não fazem sentido. Tem uns pontos de luz que nem interruptor tem, outros que ligam duas luzes que não tem nada a ver uma com a outra etc. Estava a pensar se não existe alguma solução smart para redirecionar cada interruptor para onde quero. De salientar que não pretendo ligar/desligar luzes por telemovel, quero continuar a usar algum tipo de interruptor na parede. Alguem sabe da melhor solução para estas situações? Obrigado!
EDIT: Btw tbm preciso de uma fechadura com codigo e que nao precise de app. Se alguem puder ajudar numa boa solução.. :)
 
xiko11

Pelo que descreves e face ao que pretendes, o que te aconselho é entrar em contacto com um eletricista e pedir para se deslocar ao teu apartamento e fazer uma avaliação da instalação e então perante o que ele te disser decides o que fazer.

Pois os teus problemas podem ser simples de resolver, apenas com algumas pequenas alterações nas ligações dos circuitos, sem mudar nada a nível de aparelhagem de comando.
 
xiko11

Pelo que descreves e face ao que pretendes, o que te aconselho é entrar em contacto com um eletricista e pedir para se deslocar ao teu apartamento e fazer uma avaliação da instalação e então perante o que ele te disser decides o que fazer.

Pois os teus problemas podem ser simples de resolver, apenas com algumas pequenas alterações nas ligações dos circuitos, sem mudar nada a nível de aparelhagem de comando.
Já o fiz e infelizmente não é simples. Teria que abrir as paredes coisa que realmente não posso fazer pelo menos por agora. É um prédio muito antigo e as coisas simplesmente nao fazem sentido. Por exemplo, para eu ligar a luz da cozinha, liga também a da sala. Pelo menos esses eu queria fazer a separação para dois interruptores independentes. Também tem um interruptor que não liga absolutamente nada e pensei que ao colocar um sistema smart, poderia por exemplo acender todos os candeeiros de mesa e pé para ficar só luz ambiente..
 
xiko11

Compreendo, no entanto, se o problema é grande, e sendo um apartamento antigo, recorrer a sistemas domóticos, também não será tão simples de aplicar como pensas, pois não é só comprar e chegar ai e aplicar, a instalação existente também tem de o permitir, o que já deste a entender que não é o caso.

Já agora pelo que descreves sala e cozinha é um T1??? sala e cozinha juntos??
 
xiko11

Compreendo, no entanto, se o problema é grande, e sendo um apartamento antigo, recorrer a sistemas domóticos, também não será tão simples de aplicar como pensas, pois não é só comprar e chegar ai e aplicar, a instalação existente também tem de o permitir, o que já deste a entender que não é o caso.

Já agora pelo que descreves sala e cozinha é um T1??? sala e cozinha juntos??
Exato, é um estúdio. Por acaso pensei que fosse simples.. Sei que a instalação eletrica foi atualizada recentemente mas nada foi feito em relação a esses interruptores sem sentido..
 
Boas, eu tenho um apartamento onde os interruptores simplesmente não fazem sentido. Tem uns pontos de luz que nem interruptor tem, outros que ligam duas luzes que não tem nada a ver uma com a outra etc. Estava a pensar se não existe alguma solução smart para redirecionar cada interruptor para onde quero. De salientar que não pretendo ligar/desligar luzes por telemovel, quero continuar a usar algum tipo de interruptor na parede. Alguem sabe da melhor solução para estas situações? Obrigado!
EDIT: Btw tbm preciso de uma fechadura com codigo e que nao precise de app. Se alguem puder ajudar numa boa solução.. :)
Não sei se os que falei antes (SONOFF T2 ) têm a capacidade de fazer trigger a outro relé sem fazer ao próprio.

Da uma vista de olhos, pode servir para o que queres.
 
Podes tentar usar o Shelly 1 nas lâmpadas que queres comandar e usar um Shelly i3 para enviar os comandos para essas lâmpadas.
Podes colco2um interruptor duplo com um i3 por trás e ligar dois pontos de luz distintos. (até podes ligar 3. A Efapel tem um interruptor triplo se quiseres)

Shelly 1

Shelly i3

Interruptor Efapel
"Aparelhos de Comando | Mecanismos mec21 + Teclas / Centro | Logus 90 | Produtos | EFAPEL" https://www.efapel.com/pt/produtos/logus-90/aparelhos-de-comando

(procura por interruptor triplo)
 
Exato, é um estúdio. Por acaso pensei que fosse simples.. Sei que a instalação eletrica foi atualizada recentemente mas nada foi feito em relação a esses interruptores sem sentido..
Aconselho-te a trocares as lâmpadas atuais por umas WiFi e manter os interruptores atuais sempre ligados, depois instalas uns botões WiFi e defines o que queres que eles liguem. A shelly tem os dois, no entanto vais precisar da APP deles para configurar as coisas.
Um problema que vejo nesta solução é que sem wi-fi não ligas as luzes...
 
Bom dia, pela minha experiência com uns interruptores sonoff resolves o problema, só tens de ter o fio neutro nos interruptores para o wifi, depois na app fazes a programação das teclas dos interruptores e depois não precisas usar a app. É assim que tenho em casa um interruptor controla 3 secções de lâmpadas.
 
Muito obrigado pessoal! Ajudou imenso mesmo!
Outra pergunta que queria fazer é se é possivel ligar uma fita led diretamente a um ponto de luz. Estou a pensar comprar daqueles espelhos com fita led a volta mas eles vêm com ligação normal a tomada. É possivel fazer direto? Estava a ver um da leroy que se chama TEIDE D90CM, mas tbm quase n da informaçoes nenhumas la..
E já agora, se souberem de uma marca fixe com leds de 2700k +/- e que ilumine bem e não seja apenas luz decorativa. Seria para uma casa de banho que já é meio deficiente a nivel de iluminação.. Também fico meio confuso como é possivel ligar essas fitas de 12/24v e onde esconder aqueles trambolhos dos transformadores.
 
Última edição:
O que recomendam de camaras IP para interior e exterior, que grave o que detecta sem ter que se pagar mensalidades?
Depende do que queiras gastar... Há de tudo. Queres PTZ? distância focal variável ou fixa? Com cartão na própria câmera ou a gravar num NVR? Com alimentação própria ou com PoE? Com sensibilidade de detecção variável por área? Com modo patrol no caso de ser uma câmera PTZ? Como disse há de tudo
Abraço
 
Depende do que queiras gastar... Há de tudo. Queres PTZ? distância focal variável ou fixa? Com cartão na própria câmera ou a gravar num NVR? Com alimentação própria ou com PoE? Com sensibilidade de detecção variável por área? Com modo patrol no caso de ser uma câmera PTZ? Como disse há de tudo
Abraço

Aproveitando este comentário, seria possível recomendares uma câmera que grave em cartones memória, mas que não seja necessário conectar ao Wi-Fi (onde é par montar não há Wi-Fi).
Seria possível também conectar-me directamente câmera para poder ver as gravações?
 
Já eu procurava uma câmara IP a gravar com cartão + live + alimentação por corrente + (acho que não existe) a possibilidade de ligar um microfone tipo fio para passar pelo caixilho da janela e quando detecta movimento, recebo notificação e posso eventualmente falar... Acho que não existe e estou a pedir muito
 
Eu recomendo o material Dahua, tem boa relação qualidade preço.
Existem modelos de câmaras com possibilidade de gravar em cartão de memória
 
Back
Topo