Domótica "Low Cost" (e não só...)

Bom dia,

tenho uma ideia que quero implementar, fácil de concretizar, se encontrasse o produto certo ( até agora sem sucesso).
Tenho uma máquina de lavar loiça que não apita no final do ciclo, acabando por lá ir sempre muito depois de terminar.
Pretendia ligar a uma tomada inteligente que me permitisse fazer uma automação que, "caso consumo seja 0W (ou algo do género, para detectar que o ciclo acabou), a alexa, ou Google me avisasse na coluna"
Tenho tomadas da teckin com medição de consumo, mas não permitem criar esta automação, pelo que vinha pedir a vossa ajuda a encontrar uma que desse.

Pode ser compatível com Google Home, Alexa ou smartthings.

Estou neste momento a apostar mais no smartthings, pelo zigbee, mas qualquer uma das soluções acima são opção.

Obrigado em avanço,

Cumprimentos

Cheguei a fazer isso com uma simples tomada que mede o consumo. No smarthings configurei a rotina para enviar alerta
 
Bom dia,

tenho uma ideia que quero implementar, fácil de concretizar, se encontrasse o produto certo ( até agora sem sucesso).
Tenho uma máquina de lavar loiça que não apita no final do ciclo, acabando por lá ir sempre muito depois de terminar.
Pretendia ligar a uma tomada inteligente que me permitisse fazer uma automação que, "caso consumo seja 0W (ou algo do género, para detectar que o ciclo acabou), a alexa, ou Google me avisasse na coluna"
Tenho tomadas da teckin com medição de consumo, mas não permitem criar esta automação, pelo que vinha pedir a vossa ajuda a encontrar uma que desse.

Pode ser compatível com Google Home, Alexa ou smartthings.

Estou neste momento a apostar mais no smartthings, pelo zigbee, mas qualquer uma das soluções acima são opção.

Obrigado em avanço,

Cumprimentos
Um simples temporizador no telemóvel sai mais barato.
 
Às vezes só se quer complicar, domótica é outra coisa.

"Hey google, definir temporizador para 60minutos"
Agradeço a opinião, mas continuo a procurar ajuda dentro do que pedi na questão inicial.

A nível de automação e integração com restantes equipamentos espalhados pela casa e garagem, um simples temporizador não vai de todo ao encontro do que procuro.
 
Bom dia,

tenho uma ideia que quero implementar, fácil de concretizar, se encontrasse o produto certo ( até agora sem sucesso).
Tenho uma máquina de lavar loiça que não apita no final do ciclo, acabando por lá ir sempre muito depois de terminar.
Pretendia ligar a uma tomada inteligente que me permitisse fazer uma automação que, "caso consumo seja 0W (ou algo do género, para detectar que o ciclo acabou), a alexa, ou Google me avisasse na coluna"
Tenho tomadas da teckin com medição de consumo, mas não permitem criar esta automação, pelo que vinha pedir a vossa ajuda a encontrar uma que desse.

Pode ser compatível com Google Home, Alexa ou smartthings.

Estou neste momento a apostar mais no smartthings, pelo zigbee, mas qualquer uma das soluções acima são opção.

Obrigado em avanço,

Cumprimentos
Tens que usar 2 sistemas, não sei se o smarttihngs faz isso mas com o Home Assistant é facil criar uma automação para fazer isso que pretendes e até mesmo enviar um sms para o telemovél com a informação. Para isso basta teres um Shelly pm ou um da Tuya, xiaomi ou mesmo um sonoff pow. Se vais investir de novo pensa no Home Assistant em vez do smartthings ficas com uma solução aberta e muito potente. Tens muito hardware onde podes intalar o Home Assistant.
 
Boas malta.
Registei-me neste fórum se forma a colocar uma questão.
Comprei um Shelly 1 para o instalar no intercomunicador (dentro do meu apartamento) para atuar como botão de abertura do trinco da fechadura da porta do prédio.
Acontece que não sei como fazer as ligações para o que pretendo.

Olhando para o interior do telefone, encontro isto:
2dd70ab8b4ca3787f63eea6188b80f258db01d9f.jpeg


O metal de cima é o botão de abertura da porta, que reage quando existe contacto.
Alguém já passou pelo mesmo?
A minha ideia é usar a APP da Shelly e ligar à Alexa

Obrigado pela atenção.
 
Penso que tens no fb da comunidade shelly alguém (que até acho que era PT) a ligar a um controlo disso...
penso que basicamente terás que ver quantos volts existem ao carregares no interruptor e ver se o Shelly 1 suporta essa tensão. e ligar ao output no shelly para fazer de interruptor.

o Shelly 1 tem contatos secos ou seja os L separados (penso que podes alimentar o shelly a 230v) e o Output a 12v ou outro (só vendo o manual).
Pelo que aconselho a medir a tensão e a consultar o manual para ver tensões suportadas
 
Pessoal tenho andado numas remodelações aqui em casa e talvez me possam ajudar.
Vou por no corredor como iluminação única tiras de led de aproximadamente 1,5m paralelas as paredes e afastada da mesma cerca de 20/25 cm.
Tenho visto enumeras opções mas são tantas e como nunca usei nada do género fico sempre na duvida, vi bastantes pela amazon, olhei para as philips hue, para as nanoleaf, para a tp-link essentials, entre outras.
Para o efeito conhecem algo que cumpra bem a função? Como será a única iluminação do corredor preciso que a tira seja "forte" no que toca a luz, não queria nada inferior a 1000 lumens, e dou preferência a algo de 24v.
 
Estive a fazer uns testes com Docker e em vez do HA vou optar por uma stack mais crua:

- zigbee2mqtt
- mosquitto
- node-red

Agora chegou a altura de adquirir hardware. Têm alguma recomendação da lista de coordenadores suportados? Que adaptadores usam? Para iniciar não devo ter mais de 4 ou 5 dispositivos, mas pela experiência da malta já estou a ver que não fica por aqui se correr bem :)
 
Estive a fazer uns testes com Docker e em vez do HA vou optar por uma stack mais crua:

- zigbee2mqtt
- mosquitto
- node-red

Agora chegou a altura de adquirir hardware. Têm alguma recomendação da lista de coordenadores suportados? Que adaptadores usam? Para iniciar não devo ter mais de 4 ou 5 dispositivos, mas pela experiência da malta já estou a ver que não fica por aqui se correr bem :)
O da Sonoff. Eu tenho e sem problemas. Mais atrás tem uma resposta de um companheiro de como se atualiza.
 
Eu cheguei a ler algumas páginas atrás, mas excluí o CC2531 da TI por não ser recomendado segundo a página do zigbee2mqtt. O motivo, segundo dizem, é o chip não aguentar uma rede com mais de 20 dispositivos e o alcance do sinal.
 
Back
Topo