Domótica "Low Cost" (e não só...)

50 tenho eu e esta tudo ok.
Vou seguir o teu conselho e arriscar nesse adaptador. É bastante barato face aos outros e se não funcionar no meu caso posso sempre aproveitá-lo para uma rede mais pequena. Para já também só vou ter meia dúzia de dispositivos, por isso deve chegar bem. Na loja que vi já tem o firmware para o zigbee2mqtt preparado, para mim facilita bastante.
 
Bom dia,

tenho uma ideia que quero implementar, fácil de concretizar, se encontrasse o produto certo ( até agora sem sucesso).
Tenho uma máquina de lavar loiça que não apita no final do ciclo, acabando por lá ir sempre muito depois de terminar.
Pretendia ligar a uma tomada inteligente que me permitisse fazer uma automação que, "caso consumo seja 0W (ou algo do género, para detectar que o ciclo acabou), a alexa, ou Google me avisasse na coluna"
Tenho tomadas da teckin com medição de consumo, mas não permitem criar esta automação, pelo que vinha pedir a vossa ajuda a encontrar uma que desse.

Pode ser compatível com Google Home, Alexa ou smartthings.

Estou neste momento a apostar mais no smartthings, pelo zigbee, mas qualquer uma das soluções acima são opção.

Obrigado em avanço,

Cumprimentos
Tenho uma tomada Shelly Plug S a fazer precisamente isso com definição de dois diferentes "Scenes"...um para quando a potência é abaixo de 5 watts e outra para quando está acima de 5 watts.
No meu caso é para controlar o tempo de funcionamento de um frigorífico mas o "Scene" de potência abaixo de x watts dá para o que queres....sempre que o "Scene" é ativado, recebo email e fica registado no log do shelly my cloud.

Cumps
 
Vou seguir o teu conselho e arriscar nesse adaptador. É bastante barato face aos outros e se não funcionar no meu caso posso sempre aproveitá-lo para uma rede mais pequena. Para já também só vou ter meia dúzia de dispositivos, por isso deve chegar bem. Na loja que vi já tem o firmware para o zigbee2mqtt preparado, para mim facilita bastante.

Comprei este adaptador zigbee e dois sensores de temperatura Sonoff. Tudo a funcionar perfeitamente e já inventei uns fluxos para guardar as medições ao brincar um pouco com o node-red. O adaptador de facto não tem muito alcance (em linha reta com sensores da sonoff consigo uns 7/8 metros, com linkquality por volta dos 20. Como o local onde vou instalar é bastante comprido, devo precisar de algum género de repetidor.

Continuo com a ideia de ter algum género de sensor na caixa de correio. Tirando redes móveis, existirá algum tipo de rede adhoc que consiga atravessar 3 ou 4 andares de um prédio? Não existe linha de vista com as caixas. O melhor que conseguiria fazer era colocar o recetor junto à janela, mas mesmo assim as caixas ficam fora de vista por se situarem dentro do prédio.
 
Boa noite

Uma questão que me intriga. Muitos destes processos de domótica, e falarei mais de interruptores usam o Wi-fi. Faz sentido na prática ter interruptor de luz a ligar via Wi-Fi? Para mim parece algo pesado.
A exemplo tenho interruptor RF e quiz experimentar da sonoff que tinha RF e WiFi e pergunto-me, para luzes penso não fazer sentido como vejo alguns fazer

Obrigado
 
A resposta a isso é mais que simples, nem todos têm /querem um hub para uma outra frequência.

Eu não tenho por exemplo, é tudo wifi.
É pesado? Em que? No wifi? Não sinto nada e a rede é usada para mais sem ser iot
 
Acresce ainda que os Shelly são Wi-Fi. E a sua popularidade advêm do facto de, lá está, não exigirem hub e ainda manterem a instalação tradicional à funcionar normalmente, o que para mim é uma enorme vantagem.
 
Boa noite

Uma questão que me intriga. Muitos destes processos de domótica, e falarei mais de interruptores usam o Wi-fi. Faz sentido na prática ter interruptor de luz a ligar via Wi-Fi? Para mim parece algo pesado.
A exemplo tenho interruptor RF e quiz experimentar da sonoff que tinha RF e WiFi e pergunto-me, para luzes penso não fazer sentido como vejo alguns fazer

Obrigado
Não há como centralizar tudo num HA por ex. Por rede (WiFi ou RJ), não existe necessidade de hubs e a rede não fica congestionada ao ponto de se sentir.
 
Boa tarde,

Para um alojamento local, detector que permita quantificar número de pessoas num determinado espaço, existe alguma coisa?

Eventualmente algum detector de movimentos que detecte vários corpos, e se valor > X disparar uma notificação.

Obrigado
 
Boa tarde,

Para um alojamento local, detector que permita quantificar número de pessoas num determinado espaço, existe alguma coisa?

Eventualmente algum detector de movimentos que detecte vários corpos, e se valor > X disparar uma notificação.

Obrigado
Se quiseres isso com rigor, só apostando num sistema com cameras stereo. Se fores a um lidl, consegues ver isso à entrada.
 
Até dispensaria na verdade.

Neste momento procuro: detetor de fumos, água no pavimento e ruído dBA.

O meu conhecimento leva-me para soluções da Shelly, existe alguma alternativa fiável e de fácil gestão remota?

Obrigado
 
Boa noite

Uma questão que me intriga. Muitos destes processos de domótica, e falarei mais de interruptores usam o Wi-fi. Faz sentido na prática ter interruptor de luz a ligar via Wi-Fi? Para mim parece algo pesado.
A exemplo tenho interruptor RF e quiz experimentar da sonoff que tinha RF e WiFi e pergunto-me, para luzes penso não fazer sentido como vejo alguns fazer

Obrigado

Eu tenho vários interruptores com Wi-Fi, optei por usar um router à parte, não utilizo o do operador.

Uso os Deco da Tplink já estão preparados para vários dispositivos de domótica , não tenho tido problemas nenhuns.
 
Eu tenho vários interruptores com Wi-Fi, optei por usar um router à parte, não utilizo o do operador.

Uso os Deco da Tplink já estão preparados para vários dispositivos de domótica , não tenho tido problemas nenhuns.
Bom dia, obrigado pelas vossas respostas
A minha pergunta penso ser ligeiramente diferente. A mim parece-me mais simples ter dois interruptores na parede RF à entrada da sala e um comando RF 2 canais para desligar a luz do que um Telemóvel. É aqui que me questiono? Dá mais trabalho usar o Telemóvel
 
Boas malta.
Registei-me neste fórum se forma a colocar uma questão.
Comprei um Shelly 1 para o instalar no intercomunicador (dentro do meu apartamento) para atuar como botão de abertura do trinco da fechadura da porta do prédio.
Acontece que não sei como fazer as ligações para o que pretendo.

Olhando para o interior do telefone, encontro isto:
2dd70ab8b4ca3787f63eea6188b80f258db01d9f.jpeg


O metal de cima é o botão de abertura da porta, que reage quando existe contacto.
Alguém já passou pelo mesmo?
A minha ideia é usar a APP da Shelly e ligar à Alexa

Obrigado pela atenção.
Sei que não é exactamente o que procuras, no meu apartamento uso um SwitchBot. Evita modifições permanentes, o unico downside é ser bluetooth, logo ou compras o gateway deles ou como no meu caso o servidor de Home Assistant tem bluetooth e comunica directamente com o SwitchBot.
 
Bom dia,

Tenho em casa um interruptor duplo que controla duas luzes diferentes.

Pretendia algum aparelho para automatizar estas duas luzes, deixando na mesma o interruptor funcional.
Já tenho alguns sonoff mini mas como é simples, não permite ligar as duas teclas do interruptor.

Existe no universo sonoff algo que faça o que pretendo?

obrigado
 
Conhecem algum sistema de cortinas que possa ser controlado por interruptor na parede(interruptor identico aos das persianas)?
Ao construir a casa colocava ao lado do interruptor das persianas um para as cortinas(já que não encontro nenhum com 4 botoes onde fosse possivel controlar ambos).
 
Back
Topo