Domótica "Low Cost" (e não só...)

Esses já conhecia, mas não é bem isso que pretendia, embora que se não encontrar outra solução, vou tentar esse controlado por um interruptor ligado ao HA.
Queria um sistema mais simples, que basicamente o motor fosse controlado por 2 botões tal como as persianas(a automação ficava no interruptor controlada pelo HA).
 
Boas, há uns bons anos quando me iniciei nisto da demótica montei um home assistant, configurei tudo a custo mas ficou 5 estrelas, entretanto com a compra do Google Home abandonei o Home Assistant (fiquei na versão 0.82.1).
Avançando para o presente e como quero fazer automações baseadas em sensores de temperatura e humidade voltei ao Home Assistant que melhorou bastante e agora detectou praticamente tudo e não obriga a lamber tantos yaml como antigamente.
Posto isto, e para não ter o HA no meu portátil decidi comprar um Raspberry PI para ter o HA sempre a correr e tenho 2 perguntas.

1 - Consigo usar a VM do HA que já tenho configurada no RPI?
2 - Qual será o modelo de RPI mais adequado para usar nesta função?

Obrigado
 
Boas, há uns bons anos quando me iniciei nisto da demótica montei um home assistant, configurei tudo a custo mas ficou 5 estrelas, entretanto com a compra do Google Home abandonei o Home Assistant (fiquei na versão 0.82.1).
Avançando para o presente e como quero fazer automações baseadas em sensores de temperatura e humidade voltei ao Home Assistant que melhorou bastante e agora detectou praticamente tudo e não obriga a lamber tantos yaml como antigamente.
Posto isto, e para não ter o HA no meu portátil decidi comprar um Raspberry PI para ter o HA sempre a correr e tenho 2 perguntas.

1 - Consigo usar a VM do HA que já tenho configurada no RPI?
2 - Qual será o modelo de RPI mais adequado para usar nesta função?

Obrigado
1 - Não te sei responder.
2 - Usa a versão de 8 gb. Porque assim, ficas mais bem servido e não crasha tanto como as versões mais baixas.
 
Boas, há uns bons anos quando me iniciei nisto da demótica montei um home assistant, configurei tudo a custo mas ficou 5 estrelas, entretanto com a compra do Google Home abandonei o Home Assistant (fiquei na versão 0.82.1).
Avançando para o presente e como quero fazer automações baseadas em sensores de temperatura e humidade voltei ao Home Assistant que melhorou bastante e agora detectou praticamente tudo e não obriga a lamber tantos yaml como antigamente.
Posto isto, e para não ter o HA no meu portátil decidi comprar um Raspberry PI para ter o HA sempre a correr e tenho 2 perguntas.

1 - Consigo usar a VM do HA que já tenho configurada no RPI?
2 - Qual será o modelo de RPI mais adequado para usar nesta função?

Obrigado
Nao sei bem se vais ter problemas de compatibilidade devido a versao, mas basicamente podes lançar no pi um HA novo e depois editas o configuration.yaml, poes la o teu e ves se o gajo aceita.
Se aceitar é copiar basicamente os folders todos e ta feito.
Em alternativa consoante o HA que tinhas, eles tem um export tambem que da pra fazer restore noutros HA.
 
Nao sei bem se vais ter problemas de compatibilidade devido a versao, mas basicamente podes lançar no pi um HA novo e depois editas o configuration.yaml, poes la o teu e ves se o gajo aceita.
Se aceitar é copiar basicamente os folders todos e ta feito.
Em alternativa consoante o HA que tinhas, eles tem um export tambem que da pra fazer restore noutros HA.
A configuração do antigo abandonei porque o novo detectou quase tudo muito bem, não sabia que havia um export, sendo que vou usar a mesma versão nos 2 lados o export deve funcionar bem.
 
Desculpem a dúvida "pouco objectiva" mas tenho algumas luzes do Ikea e o sensor de movimento também, e utilizo através do homekit...a questão é que quando faço automatização para que ao passar no sensor a luz ligue (ela liga), mas coloquei a opção que diz "Desactivar ao fim de 1 minuto " diz lá que "os acessórios activados por esta automatização serão desactiavados ao fim de 1 minuto".

Mas esta ultima parte não funciona, porque poderá ser ? alguém sabe?
 
Boas. Tenho vários Shelly para controlar estores e tenho outros "smart-home" devices. Queria ter um tablet na parede com meteo, controlar os estores e transito para trabalho/casa. Têm alguma recomendação?
 
Viva,

Não tenho qualquer experiência com domótica, os únicos devices que estou familiarizado são os da Shelly.

Procuro uma solução de segurança para incêndio/fumos, inundação e gás.

A Shelly está atrasada no lançamento do detector de fumos - alguma solução que me permita facilmente implementar um sistema de segurança deste género?

Idealmente dentro de um único fabricante para não necessitar de múltiplas aplicações.

Não estou familiarizado com Zigbee ou qualquer outro conceito.

Obrigado
 
Desculpa, expressei-me mal. Recomendação em como conseguir fazer essa centralização.
Estou também muito interessado nesta solução.

No meu caso o que pensei seria o seguinte: Tablet low cost que para além de dar informação do tempo com algumas aplicações instaladas conseguisse:
- Abrir e fechar estores (tenho Shellys nos estores)
- Acender e apagar luzes (tenho Shellys nos interruptores)
- Acender e apagar striplight que tenho atrás da TV (aplicação própria da marca)
- Ver a temperatura e humidade de todas as divisões (tenho sensores da Xiaomi)
- Ver camera andar superior (Camera Xiaomi)
- Ver Camera andar inferior (Camera Wyze)
- Iniciar limpeza com aspirador Deebot (Aplicação própria)
- Indicar abertura/fecho portas (Sensores Xiaomi)

Notas: Tenho ainda um Echo show no quarto e um Echo Dot na Sala

Algumas sugestões/comentátios?
 
Tenho estores em casa com shelly 2.5 mas queria automatizar um estore de rolo interior (janela cozinha).
O IKEA tem soluções boas (preço e features como bateria removível para facilitar a instalação) mas não tem o tamanho necessário para a minha janela (a minha é mais larga).

Alguém recomenda alguma empresa que faça estes estores de rolo à medida? (eléctricos)

ikea.jpg
 
Eu ando a ver umas shelly plug s. Mas hoje vi uma TP-Link a 12€ e fiquei de olho numa coisa:

Há alguma tomada destas, que de para ligar durante 10 min por exemplo?

O que quero é ligar a carregar no botão dela e saber que 10min depois desliga.
Eventualmente poderia arranhar um botão a fazer o mesmo efeito. Sem ter que ir ao telemóvel...

Há alguma coisa assim ?
 
Na parte traseira do meu apartamento, a net chega mal. Tenho usado um sistema de powerline que funciona bem mas à noite para não estar a gastar, desligo os powerlines. Como não tenho sempre net, não posso usar tomadas wifi, por isso uso tomadas que ligam e desligam com um comando mas a maioria deles está a deixar de funcionar. Por isso pensei para substitui-las, em comprar uma Alexa echo 4 com zigbee e ligá-la às tomadas tadfri do Ikea. Penso que não preciso do gateway do Ikea e espero que consiga ligar as tomadas ao zigbee da Alexa e assim usá-la para ligar e desligar? Acho que estas tomadas são compatíveis com a Alexa? Também vi as tomadas da Xiaomi mas acho que não compativeis. Obrigado.
 
Back
Topo