Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boa tarde
Penso que tinha aqui visto isso mas....
Comprei o Shelly EM e consigo via protocolo MQTT aceder a ele. Mas via aplicação Cloud esquece. Descobre mas não o consegui juntar a minha rede Wi-fi. Da sempre erro. E, quando ligo à rede do Shelly e coloco o IP ele deteta mas fica a dizer que não consegui carregar imagem. Está-me a falhar algo?
E, e possível ter o Shelly EM sem Cloud? Ligar-me a ele e descarregar os logs de consumo ou o registo 365 dias é na Cloud.
Obrigado
Faz um reset e liga-te via app da shelly. Se não detectar logo faz via ip do shelly.
 
Boas!
Qual é atualmente o melhor sistema? Estou a pensar comecar a comprar alguns aparelhos. Talvez uma Speaker, e umas lampadas. Possivelmente o HUB. A ideia é poder controlar, luzes & tv com o speaker. Poder "pedir" conteudo para a TV
 
Boa tarde
Penso que tinha aqui visto isso mas....
Comprei o Shelly EM e consigo via protocolo MQTT aceder a ele. Mas via aplicação Cloud esquece. Descobre mas não o consegui juntar a minha rede Wi-fi. Da sempre erro. E, quando ligo à rede do Shelly e coloco o IP ele deteta mas fica a dizer que não consegui carregar imagem. Está-me a falhar algo?
E, e possível ter o Shelly EM sem Cloud? Ligar-me a ele e descarregar os logs de consumo ou o registo 365 dias é na Cloud.
Obrigado
Viva, a ativação da ligação via Mqtt impede a ligação via cloud.

Na app só funcionará qd ambos dispositivos estiverem na mesma rede
 
Boa tarde a todos. Muito obrigado pelo apoio.
Já consegui aceder, primeiro via Browser na rede do Shelly configurando o Wi-fi e verifiquei depois que tinha questões com o Mac Address e o DHCP no router. Tendo resolvido passei a ter acesso e já funciona via Browser, Cloud e Após

Agora, duas questões:
- Penso que o Shelly só dá instantâneo e acomulado. Para se ter o Excel com detalhe à hora temos que ter a Cloud pois é essa que guarda a informação dessa forma. É assim? E assim tenho que ter a Cloud para poder descarregar um CSV
- Estou com a sensação de que o consumo indicado pelo Shelly é inferior ao real. Qualquer coisa como 200W. Estará algo errado? Tenho duas pinças e o quadro e apertado.

Edit: Existe uma nova versão de Firmware. A que veio é de Abril. Vi por aqui que o update gerou problemas. Qual a experiência global?

Edit2: Tenho o OpenWrt e costumo desligar o Wi-fi de noite. Estava a ver se o Shelly acomulava e depois descarregava quando tinha Wi-fi mas aparentemente não. Alguém sabe se é possível?

Obrigado
 
Última edição:
Com os meus Shelly's eu não uso cloud.

Segundo a literatura, o Shelly 3EM (o q eu uso) guarda 1 ano de dados na memória interna e os mesmos podem ser acedidos via browser (se não estou em erro).

A minha experiência com o 3EM, a nível de accurancy dos dados, comparados com os do contador, é excelente, tendo eu obtido diferenças inferior a 1% (e parta desta diferença deriva de diferentes momentos de recolha de dados para cálculo do valor da fatura).

Eu não o uso o valor de consumo do 3EM, calculo o valor de energia no Home Assistant. Só utilizo os valores da potência.

Acrescento q o 3EM vem calibrado de fábrica.

Posto isto, se há diferenças, a primeira sugestão é verificar as ligações.
 
Com os meus Shelly's eu não uso cloud.

Segundo a literatura, o Shelly 3EM (o q eu uso) guarda 1 ano de dados na memória interna e os mesmos podem ser acedidos via browser (se não estou em erro).

A minha experiência com o 3EM, a nível de accurancy dos dados, comparados com os do contador, é excelente, tendo eu obtido diferenças inferior a 1% (e parta desta diferença deriva de diferentes momentos de recolha de dados para cálculo do valor da fatura).

Eu não o uso o valor de consumo do 3EM, calculo o valor de energia no Home Assistant. Só utilizo os valores da potência.

Acrescento q o 3EM vem calibrado de fábrica.

Posto isto, se há diferenças, a primeira sugestão é verificar as ligações.
Bom dia, obrigado

Eu não tenho, ainda, contador inteligente, por isso não posso usar como base.

Sobre as ligações estão bem. O que questiono será as distâncias no quadro. O meu não é propriamente gigante. Terá impacto?

Por fim, irei experimentar sem cloud, com AP e ver o que dá, se tenho acesso ao CSV

Obrigado
 
Bom dia, obrigado

Eu não tenho, ainda, contador inteligente, por isso não posso usar como base.

Sobre as ligações estão bem. O que questiono será as distâncias no quadro. O meu não é propriamente gigante. Terá impacto?

Por fim, irei experimentar sem cloud, com AP e ver o que dá, se tenho acesso ao CSV

Obrigado
Bom, Cloud desativada. Consigo descarregar o CSV e trabalhar o mesmo. Firmware atualizado.

A potência não consigo comparar propriamente. A ver como o fazer. Será que a pinça num cabo de um aparelho dá? Agora, penso que só possa por num dos fios e não o par.

E vou ver se coloco um Broker MTQQ num RaspberryPi e ver o que consigo ter.

Obrigado
 
Aqui

https://shelly-api-docs.shelly.cloud/

Tens toda a informação para acesso via api ou mqtt aos Shelly's.
Boa noite

Obrigado. Já andei no site e vi outros como colocar o MTQQ no OpenWrt ou RaspberryPi
Vou começar a investigar lentamente.

Já vi ideias de montar um HA no Pi.

A ideia era só ver quanto gasto de energia mas com estas investigações acho que me irá dar um cheirinho de IoT.

Obrigado
 
Boa tarde a todos. Muito obrigado pelo apoio.
Já consegui aceder, primeiro via Browser na rede do Shelly configurando o Wi-fi e verifiquei depois que tinha questões com o Mac Address e o DHCP no router. Tendo resolvido passei a ter acesso e já funciona via Browser, Cloud e Após

Agora, duas questões:
- Penso que o Shelly só dá instantâneo e acomulado. Para se ter o Excel com detalhe à hora temos que ter a Cloud pois é essa que guarda a informação dessa forma. É assim? E assim tenho que ter a Cloud para poder descarregar um CSV
- Estou com a sensação de que o consumo indicado pelo Shelly é inferior ao real. Qualquer coisa como 200W. Estará algo errado? Tenho duas pinças e o quadro e apertado.

Edit: Existe uma nova versão de Firmware. A que veio é de Abril. Vi por aqui que o update gerou problemas. Qual a experiência global?

Edit2: Tenho o OpenWrt e costumo desligar o Wi-fi de noite. Estava a ver se o Shelly acomulava e depois descarregava quando tinha Wi-fi mas aparentemente não. Alguém sabe se é possível?

Obrigado

Boas,

Podes partilhar que configurações foi necessário fazer ao nível do router? És Vodafone?

Também comprei recentemente 2 equipamentos Shelly (Plug S e Shelly 1+ PM) e estou a ter algumas dificuldades na sua configuracao.

Pela aplicação nunca me foi possível adicionar automaticamente. Apenas consegui através de ligação directa ao WIFI de cada um deles, alteração das configurações para que se pudessem ligar à minha rede wireless e posteriormente adicionar à aplicação via IP.

Neste momento consigo comunicar com os equipamentos via IP, sempre sem problema. Na aplicação também aparentam estar a funcionar bem, mas apenas se estiver na rede WiFi. Mesmo assim, quando ligo o WiFi demoram um pouco a aparecerem ligados novamente.

Pela cloud não consigo conexão, apesar de na web interface dos equipamentos me aparecerem correctamente ligados.

A adição ao Google Home também não me está a ser possível, indicando sempre a mensagem de erro de que não encontra nenhum equipamento no Shelly dashboard.

Entretanto verifiquei no fórum suporte Shelly que há incompatibilidade identificada com o router Vodafone da Huawei. Mas não sei até que ponto algum destes problemas pode ser contornado com configurações.

Obrigado. Cumpts.
 
Boas,

Podes partilhar que configurações foi necessário fazer ao nível do router? És Vodafone?

Também comprei recentemente 2 equipamentos Shelly (Plug S e Shelly 1+ PM) e estou a ter algumas dificuldades na sua configuracao.

Pela aplicação nunca me foi possível adicionar automaticamente. Apenas consegui através de ligação directa ao WIFI de cada um deles, alteração das configurações para que se pudessem ligar à minha rede wireless e posteriormente adicionar à aplicação via IP.

Neste momento consigo comunicar com os equipamentos via IP, sempre sem problema. Na aplicação também aparentam estar a funcionar bem, mas apenas se estiver na rede WiFi. Mesmo assim, quando ligo o WiFi demoram um pouco a aparecerem ligados novamente.

Pela cloud não consigo conexão, apesar de na web interface dos equipamentos me aparecerem correctamente ligados.

A adição ao Google Home também não me está a ser possível, indicando sempre a mensagem de erro de que não encontra nenhum equipamento no Shelly dashboard.

Entretanto verifiquei no fórum suporte Shelly que há incompatibilidade identificada com o router Vodafone da Huawei. Mas não sei até que ponto algum destes problemas pode ser contornado com configurações.

Obrigado. Cumpts.
Boa noite
Os procedimentos foram os de base, liguei-me ao WiFi do Shelly, via Browser, alterei as configurações para a minha rede, reboot e já acedo via Browser a ele via a minha rede
Depois via Shelley Cloud no Android, adicionando o device via IP ele registou-se na Cloud e acedo quer Android ou PC. Tenho DHCP com assignacao do IP via MacAddress mas podes no Shelly forçar um IP
Entretanto já o desliguei da Cloud e vou tentar usar o HA.
Agora, o router é um TP Link com Openwrt que está depois do da Vodafone apesar de o meu da Vodafone ser a o V1 acho.
Hoje liguei durante 5 minutos para ver como é o Home Assistent em VmWare e ligou-me logo o Shelly de acordo com as indicações do site da Home Assistent
 
Última edição:
Obrigado pelo feedback de ambos. Tenho os equipamentos também configurados com IP fixo, mas não tenho conseguido dar conta dos problemas que elenquei. Vou tentar mais umas pesquisas e configurações. Se tiver sucesso actualizo o post para ajudar quem possa vir a ter problemas semelhantes.
 
Boas pessoal.

Não sei se estou no tópico correcto.
Ando recentemente a tornar a minha casa toda ela "inteligente" de forma a puder controlar maior parte com o smartphone.

Tenho uma salamandra a pellets na qual faço a programação diária para ligar e desligar, sei também que é possível controlar a salamandra através duma app de telemóvel caso a salamandra tenha o kit wifi.

A minha questão é, existe algum kit wifi que seja universal para qualquer salamandra ou tem de ser específico da marca?


Cumprimentos
 
Boa noite,

bom tópico aqui.

venho pedir uma ajuda. Andei a ver o mercado e pelos vistos com o Philips Bridge dá para controlar facilmente não só as philips hue mas também as lampadas do lidl e as do IKEA. ( Pode ser uma solução engraçada para quem quer uma solução mais barata de luzes por exemplo mas quer compatibilidade com a Alexa ou Homekit, coisa que a unidade de controlo do LIDL não deixa ) . A minha questão é:

Imaginemos que eu quero depois adicionar outros dispositivos zigbee.. Posso comprar um aeotec e depois ter as luzes e os interruptores ( zigbee ) no philips hue bridge e depois o resto ( seja zigbee ou outros tipos ) no aeotec? Não se vão atropelar ?

Cumprimentos.
 
Obrigado pelo feedback de ambos. Tenho os equipamentos também configurados com IP fixo, mas não tenho conseguido dar conta dos problemas que elenquei. Vou tentar mais umas pesquisas e configurações. Se tiver sucesso actualizo o post para ajudar quem possa vir a ter problemas semelhantes.
Consegues arranjar outro router? A exemplo o Tplink 841 que costuma custar entre os 18-26 Euros? Poderias experimentar se é mesmo do router da VDF
 
Boas pessoal.

Não sei se estou no tópico correcto.
Ando recentemente a tornar a minha casa toda ela "inteligente" de forma a puder controlar maior parte com o smartphone.

Tenho uma salamandra a pellets na qual faço a programação diária para ligar e desligar, sei também que é possível controlar a salamandra através duma app de telemóvel caso a salamandra tenha o kit wifi.

A minha questão é, existe algum kit wifi que seja universal para qualquer salamandra ou tem de ser específico da marca?


Cumprimentos
Eu tenho uma salamandra a pellets também e a solução que arranjei foi comprar um broadlink mini e controlo a salamandra pela aplicação do broadlink.
 
Consegues arranjar outro router? A exemplo o Tplink 841 que costuma custar entre os 18-26 Euros? Poderias experimentar se é mesmo do router da VDF

Este fim de semana estive a perder mais algum tempo com as configurações e parece que consegui finalmente que funcionassem.

Na prática não houve solução. Foi apenas ir apagando e adicionando os Shellys à aplicação, por IP, até que a Cloud fosse activada com sucesso (não só estar activa no equipamento, mas a APP informar que activos com sucesso). Não sei se o problema base está no router ou na própria cloud Shelly, mas a verdade é que após várias configurações no router, no Shelly e muita tentativa erro, lá refiz manualmente todas as configs que tinha alterado, quase já a desistir e depois limites me a forçar a adição. À 3a ou às 4a lá deu.

Até ver, esta questão da cloud resolveu me todos os problemas. Desde a intermitência da conexão da APP com os equipamentos, à capacidade de controlar no Shelly dashboard e adicionar ao Google Home.

Obrigado pelas dicas.
 
Back
Topo