Domótica "Low Cost" (e não só...)

Olá a todos! Também quero começar aos poucos uma casa inteligente (simples e low cost)

Tenho o Echo 4 (que faz de hub zigbee)

Queria utilizar apenas o Echo 4/ Alexa para controlar algumas coisas como luzes e estores

Todos os estores do meu apartamento são eléctricos

- Inicialmente queria tornar o estore da sala inteligente e usar com o Echo 4 / Alexa

Tenho interruptor deste modo


-1 tecla é para subir + stop
-2 ª tecla é para descer+ stop
-a tecla da esquerda é apenas de um conjunto de luzes da sala de jantar

O que aconselham para tornar este estore inteligente, que use de alguma forma o Echo 4?
O que fariam (de preferência sem trocar estes interruptores... Ou será inevitável?) ?

Obrigado
Eu tenho mesmo sistema e estou a usar Shelly 2.5. têm possibilidade de integração Alexa.
 
Eu tenho mesmo sistema e estou a usar Shelly 2.5. têm possibilidade de integração Alexa.
Obrigado a todos!

Faz-me confusão é estes interruptores existentes! Ficam aqui funcionar na mesma "manualmente" para qualquer pessoa?

Não há conflito se o interruptor estiver para cima, em Stop, e estar a usar a Alexa?
Eu sei, pergunta de noob... Ehehe
 
Essa é a grande vantagem dos Shelly - permitem que uses os interruptores via wifi ou manual. Claro que se colocares o botão para cima e fizeres o toggle via wifi então o botão vai ficar trocado mas até nesse comportamento o shelly é configurável.
 
Atenção que não existe só a marca shelly para estores. As plataformas Tuya e Ewelink e outras também tem bons dispositivos para fazer o mesmo e até sem ser wifi. Eu falei da Shelly por uma questão de gosto.
 
Atenção que não existe só a marca shelly para estores. As plataformas Tuya e Ewelink e outras também tem bons dispositivos para fazer o mesmo e até sem ser wifi. Eu falei da Shelly por uma questão de gosto.
Eu por mim desde que seja zigbee e que dê bem com o Echo 4,é até o mais barato

Como sou nabo em domotica, e nabo em electricidade vou ter que ver muito vídeo! Lool
 
Se não me engano os Shelly 2.5 não são zigbee, ligam-se por wifi.
Uma das vantagens dos Shelly é o seu tamanho reduzido, verifica o espaço que tens dentro da caixa do interruptor para inserires o equipmento que quiseres comprar.

Eu tenho os Shelly 2.5 e uns interruptores iguais a esses e nunca tive problemas.
 
Se não me engano os Shelly 2.5 não são zigbee, ligam-se por wifi.
Uma das vantagens dos Shelly é o seu tamanho reduzido, verifica o espaço que tens dentro da caixa do interruptor para inserires o equipmento que quiseres comprar.

Eu tenho os Shelly 2.5 e uns interruptores iguais a esses e nunca tive problemas.
Certo, são WiFi e funcionam 5* Podes trabalhar diretamente, pode servia Cloud ou via HA que é o meu caso
 
Boas,

Estou neste momento a avançar com uma simples integração em HA da informação da presença de viaturas (carros, mota) dentro da garagem, que me vai permitir qual ou quais lá estão.

Nesse sentido como consegui fazer chegar a rede à garagem instalei um router e estou neste momento a testar um NodeMCU com tasmota ligado à porta USB de cada viatura, no entanto as portas de todos eles desativam-se automaticamente após algum tempo. Testei a possibilidade de um usar um powerbank (3500mAh) ligado à porta USB para carregar quando o carro está ligado fazendo com que tivesse constantemente bateria para alimentar o NodeMCU no entanto a placa ligada ao powerbank nem 24 de autonomia tem.

Outra alternativa passa por ligação à bateria com respetivo fusível, aqui a dúvida prende-se se vai ou não desgastar a bateria do carro.


Ainda relativamente a esta divisão, vou também brevemente automatizar o portão que atualmente é manual e vou precisar de instalar 1 sensor de abertura do mesmo, para isso existem 2 possibilidades, ou uso um sensor wifi Tuya ou um RF pois na garagem tenho também instalado um Sonoff Bridge RF.

Não querendo nenhuma gateway pelo meio (por exemplo da Xiaomi que já possuo em casa mas na garagem não apanha sinal) que sensores (abertura e temperatura) aconselham?
 
Boas,

Estou neste momento a avançar com uma simples integração em HA da informação da presença de viaturas (carros, mota) dentro da garagem, que me vai permitir qual ou quais lá estão.

Nesse sentido como consegui fazer chegar a rede à garagem instalei um router e estou neste momento a testar um NodeMCU com tasmota ligado à porta USB de cada viatura, no entanto as portas de todos eles desativam-se automaticamente após algum tempo. Testei a possibilidade de um usar um powerbank (3500mAh) ligado à porta USB para carregar quando o carro está ligado fazendo com que tivesse constantemente bateria para alimentar o NodeMCU no entanto a placa ligada ao powerbank nem 24 de autonomia tem.

Outra alternativa passa por ligação à bateria com respetivo fusível, aqui a dúvida prende-se se vai ou não desgastar a bateria do carro.


Ainda relativamente a esta divisão, vou também brevemente automatizar o portão que atualmente é manual e vou precisar de instalar 1 sensor de abertura do mesmo, para isso existem 2 possibilidades, ou uso um sensor wifi Tuya ou um RF pois na garagem tenho também instalado um Sonoff Bridge RF.

Não querendo nenhuma gateway pelo meio (por exemplo da Xiaomi que já possuo em casa mas na garagem não apanha sinal) que sensores (abertura e temperatura) aconselham?
O melhor que posso aconselhar para sensores é sempre zigbee independente da marca. Se tens HA não precisas de gatway da marca dos sensores basta pores um gatway com firmware lidado diretamente ao HA e vais montando a rede com dispositivos Zigbee que vão fazendo de router. Atenção que só os que ligam á corrente é que basicamente funcionam como routers.
 
O melhor que posso aconselhar para sensores é sempre zigbee independente da marca. Se tens HA não precisas de gatway da marca dos sensores basta pores um gatway com firmware lidado diretamente ao HA e vais montando a rede com dispositivos Zigbee que vão fazendo de router. Atenção que só os que ligam á corrente é que basicamente funcionam como routers.

Exatamente, o problema é que queria evitar uma gateway porque irei usar apenas 2 sensores e o preço apenas da gateway independente de qual seja seria superior ao preços dos 2 sensores.

preciso apenas de garantir que não haja perda de sinal e tambem queria evitar wifi por causa do elevado numero de equipamentos que ja possuo na rede.

Mas para o caso de se avançar para uma gateway qual seria a melhor opção?
 
Exatamente, o problema é que queria evitar uma gateway porque irei usar apenas 2 sensores e o preço apenas da gateway independente de qual seja seria superior ao preços dos 2 sensores.

preciso apenas de garantir que não haja perda de sinal e tambem queria evitar wifi por causa do elevado numero de equipamentos que ja possuo na rede.

Mas para o caso de se avançar para uma gateway qual seria a melhor opção?
Esta é melhor relação preço/qualidade Sonoff Zigbee 3.0 USB dongle Plus e custa por volta de 15€, passa no site de zigbee2mqtt e tens lá informação de como flashar.
 
Boas, o que recomendam de material de boa qualidade a nivel de iluminação? que tenha uma boa construção para não arder com pouco tempo de uso.

Precisava de
3 candeeiros de teto para quartos de dormir com 15-20m2
1 Candeeiro para corredor (convinha ser comprido) com menos de 10m2
2 Candeeiros para casa de banho com 10m2
Altura do teto em todas as dimencoes andará a rondar 2.5m

Na amazon vemos muita coisa que parece bom a nivel de estética caracteristicas, etc.... mas sei que no que toca a leds os projetos de construção são muito importantes para garantir uma boa durabilidade, se houver por aqui alguém dentro dessa área que possa dar uma ajuda agradeço imenso.
Se houver um topico mais adequado ao assunto que este aqui pf digam que eu posto lá a minha duvida, eu nao encontrei.
 
Alguém sabe se o Shelly Plug, ou outro dispositivo Shelly, permite colocar um atraso a ligar um dispositivo quando falha a luz e depois regressa.

Existe uma falha de luz e eu tenho um aparelho que pretendia que quando a luz regressa-se, esse aparelho só ligasse 5 minutos depois.
É possível fazer isto?

Obrigado
 
Alguém sabe se o Shelly Plug, ou outro dispositivo Shelly, permite colocar um atraso a ligar um dispositivo quando falha a luz e depois regressa.

...
Viva,

Sim, é possível, no Shelly Plug podes programar o auto on c/ delay.


Captura-de-ecr-2022-09-21-143844.png
 
Para quem se quer iniciar no mundo do Home Assistant, e tem poucos conhecimentos de programação, qual é a melhor plataforma para o fazer? Box android?!
 
Para quem se quer iniciar no mundo do Home Assistant, e tem poucos conhecimentos de programação, qual é a melhor plataforma para o fazer? Box android?!
Compra um raspberry pi, não uses boxes. Ve videos do Youtube tem muita coisa em pt e boa. Procura a comunidade Pt do HA para aprender e tirar duvidas. Hoje em dia no HA quase não precisas de codigo.
 
Tendo um Shelly EM com duas pinças (uma para consumo total da casa e outro para o carro) faz sentido definir o consumo do carro como negativo para depois o overall da casa bater certo? Acabei de o montar e estou um bocado perdido. :joker:
 
negativo nao, tens a opcao "exclude from total account consuption", entao quando estas a ver o geral so a outra pinça aparece.
Pelo menos é assim que eu faço :P
 
Compra um raspberry pi, não uses boxes. Ve videos do Youtube tem muita coisa em pt e boa. Procura a comunidade Pt do HA para aprender e tirar duvidas. Hoje em dia no HA quase não precisas de codigo.
Sinceramente estou bastante da realidade dos Raspeberry Pi.
O Raspeberry pi 3 A+ seria suficiente? Qual a ram minima ideal e processador?
 
Back
Topo