Domótica "Low Cost" (e não só...)

Ola! Precisava da vossa ajuda.
Tenho estores electricos com interruptores efapel. Nao queria mudar o espelho ou botoes mas queria ter acesso via app android a poder abrir ou fecha los. Falamos de e estores.

Tenho ouvido falar nos shelly 2.5 sao a minha melhor opçao qualidade preço?

Integram com home assistants ou so app shelly? É complicado instalar? Eles cabem mesmo na caixa do interruptor?

Podem ajudar me? Obg
 
Ola! Precisava da vossa ajuda.
Tenho estores electricos com interruptores efapel. Nao queria mudar o espelho ou botoes mas queria ter acesso via app android a poder abrir ou fecha los. Falamos de e estores.

Tenho ouvido falar nos shelly 2.5 sao a minha melhor opçao qualidade preço?
Em principio sim.

Integram com home assistants ou so app shelly? É complicado instalar? Eles cabem mesmo na caixa do interruptor?
Integram com tudo. É facil instalar se tiveres algum jeito, basta veres uns videos. Se a caixa for funda sim se não podes instalar mesmo na caixa do estore.
Podem ajudar me? Obg
 
Em principio sim.


Integram com tudo. É facil instalar se tiveres algum jeito, basta veres uns videos. Se a caixa for funda sim se não podes instalar mesmo na caixa do estore.

Ando a ler ha algumas semanas sobre o shelly 2.5 e como tudo os preços sobem lol
No entanto hoje dei com o fb do produto e tem la N pessoas a queixarem se que passado 1 ano e tal o shelly fritou, que tem temperaturas altas, etc.... isto é realmente assim?

Se for para usar um par de anos e avariar nem vale a pena o trabalho honestamente.....
Existem marcas mais fiaveis? Estou a ver mal as coisas? Sao trolls? lol
 
Ando a ler ha algumas semanas sobre o shelly 2.5 e como tudo os preços sobem lol
No entanto hoje dei com o fb do produto e tem la N pessoas a queixarem se que passado 1 ano e tal o shelly fritou, que tem temperaturas altas, etc.... isto é realmente assim?

Se for para usar um par de anos e avariar nem vale a pena o trabalho honestamente.....
Existem marcas mais fiaveis? Estou a ver mal as coisas? Sao trolls? lol
Eu tenho perto de 30 instalados á mais de 2 anos e zero problemas.
 
Por acaso tenha ideia que era da Fermax, mas descobri que é Comelit.

Descobri também que a Comelit tem esta versão: https://pro.comelitgroup.com/product/6741w

O que eles estão a meter no meu prédio é o 6701W. Já confirmei que é compatível, ou seja, basta comprar o 6741W e substituir!!

Infelizmente os produtos da Comelit não parecem ser os mais adotados pela comunidade de HA. Não se pode ter tudo, I guess.

No entanto ele diz ser compatível com a Alexa e Google Assistant.
Será que é possível intercetar o evento que é enviado para a Alexa, detetar esse evento no HA, e por exemplo, meter uma lampada LED multicolor a mudar de cor?

Obrigado pela ajuda!
A fermax também tem um acessório para comunicar via WiFi, para depois se aceder via smartphone, etc
 
Tenho andado a pesquisar em varios sites sobre domotica...
Estou com algumas ideias...

- Encomendei 4 shelly 2.5 para automatizar estores (vai ser a minha 1a experiencia como instalador lol é que vai ser) :P
- Queria comprar uns 3 ou 4 sensores de temperatura wifi para sala, quartos, cozinha etc
- Queria comprar uns 3 sensores para portas / janelas com conexao wifi
- Queria comprar 2 shelly 1 para automatizar portoes da garagem e condominio.

Até agora sao as ideias .....

- Tenho um sistema cameras arlo pro já instalado. Consigo gerir tudo no home assistant? tudo menos as cameras arlo certo?
A ideia seria gerir tudo num unico sitio em vez de andar a saltar de app em app...

Nao entendo muito bem o home assistant e o ideal seria gerir tudo num tablet android, app ou pc....
Ja estive a ler várias coisas e nao me apetece meter me num rasperry pi....odroid etc,
Posso usar o home assistant em ambiente windows tipo com um browser?

Desculpem as perguntas estou mesmo a começar.... e tenho lido muita coisa embora seja algo confuso por vezes.

O que me sugerem comprar a nivel de relaçao preço para os sensores de temperatura e portas?

Obrigado a todos!
 
Para cada WC aqui de casa, tenho um interruptor duplo, em que uma tecla é para a iluminação e a outra tecla é para o extrator.

O cenário que pretendia criar era que, quando desligasse a iluminação, o extrator funcionasse por mais uma hora e depois desligasse automaticamente. Consigo fazer isso com um shelly 2.5?
Já está instalado e a funcionar. Apenas com a aplicação da Shelly.
Foi bastante fácil 🙂
 
Ola recebi 4 shelly 2.5 e estou a tentar ligar isto a um efapel 21290 controlo de estore electrico.

Estou perdido mas ligaçoes tenho cabos electricos para cortar e fazer bypass para o shelly mas nao tenho ligadores preciso de comprar?

Alguem me ajuda com o esquema de ligaçoes “como se eu fosse muito burro?” Lol deixo uma imagem obrigado

 
Ola recebi 4 shelly 2.5 e estou a tentar ligar isto a um efapel 21290 controlo de estore electrico.

Estou perdido mas ligaçoes tenho cabos electricos para cortar e fazer bypass para o shelly mas nao tenho ligadores preciso de comprar?

Alguem me ajuda com o esquema de ligaçoes “como se eu fosse muito burro?” Lol deixo uma imagem obrigado

Na caixa tens que identificar a fase e o neutro, depois precisas de tirar neutro e fase para o shelly. As duas saidas do interruptor desligas e ligas nos O1 e O2 do shelly, depois ligas o Sw1 e Sw2 no sítio do interruptor onde desligaste os fios. O melhor é veres o video do Gabriel DIY que ele explica bem isso.

Muito importante - Não te esqueças de cortar no quadro a corrente desse interruptor.
 
Na caixa tens que identificar a fase e o neutro, depois precisas de tirar neutro e fase para o shelly. As duas saidas do interruptor desligas e ligas nos O1 e O2 do shelly, depois ligas o Sw1 e Sw2 no sítio do interruptor onde desligaste os fios. O melhor é veres o video do Gabriel DIY que ele explica bem isso.

Muito importante - Não te esqueças de cortar no quadro a corrente desse interruptor.
Obrigado estou mesmo a ver esse video do gabriel diy....

Sim cortei logo a corrente senao ja nao estava ca... 😇

A fase é o fio preto certo? O neutro tb é preto?
Nao preciso de mexer no fio terra certo?

Preciso de comprar ligadores para fazer isto? Tenho que ir comprar fio preto nao tenho 😐

Se alguem me tirar estas duvidas acho que me safo .... Obrigado
 
Fase - fio preto ligado no L do interruptor
Neutro - azul

Só precisas de ligador para o neutro.

Para a fase podes usar um dos L do Shelly para passar a fase ao interruptor.
 
Fase - fio preto ligado no L do interruptor
Neutro - azul

Só precisas de ligador para o neutro.

Para a fase podes usar um dos L do Shelly para passar a fase ao interruptor.

Está dificil...

Ja fui comprar fio preto , ligadores (comprei ligadores para cabos unicos maciços e o que tenho na parede tem filamentos nao dá embora sejam para 1,5mm) e um busca polos.

O video do Gabriel esta a baralhar me mais ainda.... é que ele nao volta a traseira do interruptor da efapel para a camera logo nao consigo ver onde ele liga os fios :(


O meu equipamento é igual ao dele mas é dificil ver onde ele liga os fios....

Estou completamente KO e perdido ;S acho que até to com vergonha porque faço tanta coisa... mas to KO com isto...
Nao tenho grandes bases para electricidade é um facto :S
 
Última edição:
Podes comprar umas ponteiras para aplicar na terminação dos fios multifilares e assim já os inseres sem problemas.

Em relação às ligações.
No Shelly ligas a fase no L (é o fio preto que estava no L do interruptor) e ligas o neutro (azul) no N. Depois, no O1 e O2 vais ligar os fios que atualmente estão ligados às saídas com setinhas do interruptor.

No interruptor ligas a fase no L (que pode vir do segundo L do Shelly).

Depois, das saídas com setinhas do interruptor vais ligar cabos aos SW1 e SW2 do Shelly.
 
Podes comprar umas ponteiras para aplicar na terminação dos fios multifilares e assim já os inseres sem problemas.

Em relação às ligações.
No Shelly ligas a fase no L (é o fio preto que estava no L do interruptor) e ligas o neutro (azul) no N. Depois, no O1 e O2 vais ligar os fios que atualmente estão ligados às saídas com setinhas do interruptor.

No interruptor ligas a fase no L (que pode vir do segundo L do Shelly).

Depois, das saídas com setinhas do interruptor vais ligar cabos aos SW1 e SW2 do Shelly.

Nao consigo ligar o azul (neutro porque nao tenho ligadores triplos) o azul liga no N

Mas conseguem ver pelo que tenho ligado se esta alguma coisa mal?

Os castanhos ligam no sw1 e sw2 os pretos ligam no L e L

O castanho que vem da parede liga no O1

No video do gabriel parece me que é assim...

 
Caro Raven
Faz uma pesquisa no youtube. Ha muitos mais videos que te permitem entender a ligação, aliás tal como o folheto. Há 2 semanas montei 8. Tive problemas porque 1 estava avariado e 2 já estavam registados noutra conta. Mas as ligações são fáceis.
Atenção ao cobre dos fios que fica de fora em proteção. Tenta por isso o mais curto possível, pis dentro da caixa isso vai tudo dobrar!!!!
 
Back
Topo