Domótica "Low Cost" (e não só...)

Ok penso que já resolvi....

Fiz uma coisa que nao se deve fazer (acho) enfiei o neutro maciço com o Neutro de filamentos no mesmo slot to ligador e ai consegui mexer o estore para cima e para baixo. Passado um bocado deu mau contacto e o estore parou mexei no fio deu, mas depois deixou de dar porque um dos fios saiu do ligador....

A luz do shelly vermelha acendeu logo penso que tenho isto OK....

Mais uma vez agradeço a todos em especial ao josp pela paciencia demonstrada! Obrigado

Amanha volto à carga compro um ligador e espero conseguir ensalsichar tudo para dentro....

Podem so confirmar na minha ultima imagem se é assim que se liga tudo? Nao queria mesmo fritar isto!
 
Caro Raven
Faz uma pesquisa no youtube. Ha muitos mais videos que te permitem entender a ligação, aliás tal como o folheto. Há 2 semanas montei 8. Tive problemas porque 1 estava avariado e 2 já estavam registados noutra conta. Mas as ligações são fáceis.
Atenção ao cobre dos fios que fica de fora em proteção. Tenta por isso o mais curto possível, pis dentro da caixa isso vai tudo dobrar!!!!

Sim o cobre exposto é so mesmo para experimentar depois deixo tudo justinho!

Tenho visto N videos.... na minha caixa tenho 3 ligadores lol e N fios..... houve aqui situaçoes que e baralharam bastante.... O video do Gabriel DIY é um bom video mas falha numa coisa....ele descreve o processo mas nao mostra as ligacoes no interruptor na imagem... pessoas com poucos conhecimentos como eu é tramado. Fixei muito no video do Gabriel porque o equipamento é igual ao meu...
 
Eu também sou um leigo, e vi muitos vídeos antes. Li também os diagramas e esquemas do folheto!!!
Naturalmente que depois de se saber é fácil, ou o mais difícil é mesmo o 1º!!!
Precisas de identificar qual o fio de linha que deve ser ou preto ou castanho e que deverá vir de uma caixa e ter sempre corrente.
Depois tens os fios que cão ao motor e que devem ser 3, Castanho ou preto, que leva a corrente ao motor do estore, o Azul , neutro que deves ligar ao azul que vem da mesma caixa, e depois o terra que não interessa para aqui.
No shelly tens 2 linhas L, onde deves ligar o fio de corrente com corrente. O outro L ligas ao interruptor onde estava o fio anterior.. Depois nos O, ligas os cabos que vão ao motor, num o que comanda a subida e no outro a descida.
Finalmente nos S, ligas aos botões.
Depois podes ter que reprogramar o shelly na app para acertar os sentidos, trocando quer os do shelly quer eventualmente os do proprio botão.
Se fosse de mais perto ainda te visitava, mas estamos s 200km...

Segue o esquema do folheto, nao tem que enganar!!!!
 
Eu também sou um leigo, e vi muitos vídeos antes. Li também os diagramas e esquemas do folheto!!!
Naturalmente que depois de se saber é fácil, ou o mais difícil é mesmo o 1º!!!
Precisas de identificar qual o fio de linha que deve ser ou preto ou castanho e que deverá vir de uma caixa e ter sempre corrente.
Depois tens os fios que cão ao motor e que devem ser 3, Castanho ou preto, que leva a corrente ao motor do estore, o Azul , neutro que deves ligar ao azul que vem da mesma caixa, e depois o terra que não interessa para aqui.
No shelly tens 2 linhas L, onde deves ligar o fio de corrente com corrente. O outro L ligas ao interruptor onde estava o fio anterior.. Depois nos O, ligas os cabos que vão ao motor, num o que comanda a subida e no outro a descida.
Finalmente nos S, ligas aos botões.
Depois podes ter que reprogramar o shelly na app para acertar os sentidos, trocando quer os do shelly quer eventualmente os do proprio botão.
Se fosse de mais perto ainda te visitava, mas estamos s 200km...

Segue o esquema do folheto, nao tem que enganar!!!!

Obrigado pela ajuda! Eu li o folheto mas honestamente nao percebi nada lol

Neutro, Fase etc sao coisas novas para mim....

Agora ja começo a perceber... este foi mesmo o primeiro! Vou ter que repetir estes passos para + 2 estores!

Apenas uma questao rapida: Se o estore ficar a funcionar normalmente com os botoes do interruptor cima e baixo é porque ficou tudo bem ligado correcto? Ou pode funcionar mas existir algo mal ligado? Um frio trocado por ex?
 
Pela imagem parece estar tudo bem ligado. Só falta não deixar o condutor à mostra como já recomendaram.

Depois, na app, pode acontecer ao mandares subir o estore ele descer, mas configuras facilmente isso na app. Por falar em app, vê o vídeo do Gabriel DYI sobre como configurar o Shelly 2.5 na app para estore.
 
Eu também queria aplicar uns shelly nos estores, mas não consigo retirar o espelho do comutador. :D Vou comprar um espelho para substituir e vou tirar um à bruta. Já não os posso ver à frente.
 
Boas Malta, queria-me iniciar no mundo das Smart Homes, já andei a ler algumas coisas mas preciso de umas ajudas/recomendações/opiniões.

Actualmente tenho um rpi4 com Kodi e docker. Estou a pensar meter lá o HA tb. Pelo que vejo e li vai suportar.

Quero começar por meter lâmpadas inteligentes por toda a casa.

Pelo que andei a ler não quero ir para wifi, para não sobrepor a rede WiFi. Então estava a pensar ir para ZigBee, no entanto tenho algumas dúvidas.
Que lampadas recomendam? Custo/benefício.
As da Philip hue não são overpriced?
Visto ser ZigBee, preciso logo de á cabeça arranjar um hub ZigBee para ligar ao rpi4 correto? Ou devo comprar um hub externo?
Queria também comprar equipamento que me desse uma certa segurança de que vai integrar com o novo protocolo matter.
Mas queria já iniciar-me nisto, pois estou farto de não ter uma luz em condições na sala, e quero poder baixar a luminosidade ou mudar a cor da luz quando vou começar a ver um filme. :)

Agradeço desde já todas as ajudas :)
 
Boas Malta, queria-me iniciar no mundo das Smart Homes, já andei a ler algumas coisas mas preciso de umas ajudas/recomendações/opiniões.

Actualmente tenho um rpi4 com Kodi e docker. Estou a pensar meter lá o HA tb. Pelo que vejo e li vai suportar.

Quero começar por meter lâmpadas inteligentes por toda a casa.

Pelo que andei a ler não quero ir para wifi, para não sobrepor a rede WiFi. Então estava a pensar ir para ZigBee, no entanto tenho algumas dúvidas.
Que lampadas recomendam? Custo/benefício.
Se vais instalar o HA podes escolher no mercado qualquer marca de lampadas zigbee e ao melhor preço.
Eu não tenho lampadas zigbee. Mantive os leds que tinha e meti shellys para os controlar e depois sensores esses sim zigbee para automatizações.
No HA funciona tudo muito bem.
As da Philip hue não são overpriced?
Sim
Visto ser ZigBee, preciso logo de á cabeça arranjar um hub ZigBee para ligar ao rpi4 correto? Ou devo comprar um hub externo?
Com o HA compras um sonoff zigbee 3.0 usb dongle plus zigbee2mqtt fazes o flash nisso ligas na usb do raspi e já rola com qualquer zigbee.
Queria também comprar equipamento que me desse uma certa segurança de que vai integrar com o novo protocolo matter.
Matter ainda é caro.
Mas queria já iniciar-me nisto, pois estou farto de não ter uma luz em condições na sala, e quero poder baixar a luminosidade ou mudar a cor da luz quando vou começar a ver um filme. :)

Agradeço desde já todas as ajudas :)
 
Se vais instalar o HA podes escolher no mercado qualquer marca de lampadas zigbee e ao melhor preço.
Eu não tenho lampadas zigbee. Mantive os leds que tinha e meti shellys para os controlar e depois sensores esses sim zigbee para automatizações.
No HA funciona tudo muito bem.

Sim

Com o HA compras um sonoff zigbee 3.0 usb dongle plus zigbee2mqtt fazes o flash nisso ligas na usb do raspi e já rola com qualquer zigbee.

Matter ainda é caro.
Que recomendação de lâmpadas tens?

Porque é que compraste Shelly e mantiveste os LED's em vez de comprar lâmpadas novas? Visto que os shellys são mais caros.

Vou pesquisar sobre esse sonoff ZigBee 3.0.

Matter é caro? Mas já existem equipamentos? Tinha ideia que não.
 
Que recomendação de lâmpadas tens?
Tenho Leds normais. Assim posso escolher os leds que quero.
Porque é que compraste Shelly e mantiveste os LED's em vez de comprar lâmpadas novas? Visto que os shellys são mais caros.
Uma das grandes vantagens é manter tudo a trabalhar de forma tradicional com os interruptores tradicionais e depois com os shellys acrescento a parte domotica mas sempre as duas como complemento. Os shellys são bastante acessíveis e não são mais caros que as lampadas dão é algum trabalho a instalar, nada que não se consiga.

Alias, um dos grandes problemas da domotica é " e se amanha nos não estamos? ".

Vou pesquisar sobre esse sonoff ZigBee 3.0.
Isso, fazes bem existe muita coisa na net.
Matter é caro? Mas já existem equipamentos? Tinha ideia que não.
Já existem algumas marcas com equipamentos preparados. Procura na net.
 
Bem, como já tentei de tudo e não consegui achar a solução, vou tentar por aqui.

Comprei este sensor wifi de temperatura e humidade - https://www.amazon.es/dp/B09CKS8V1Z/ref=nosim?tag=zwame00-21

Chegou ontem e ficou tudo a funcionar perfeitamente. Hoje pelas 12h na app smart life, o gráfico de temperatura e humidade deixou de ser atualizado, mas no entanto, as leituras em tempo real continuavam a ser apresentadas.

Fiz reset ao termómetro, reinstalei a app, instalei a app noutro telemóvel e adicionei o termómetro e agora obtenho no gráfico sempre a mesma mensagem "no data".

Alguém faz a mínima ideia como resolvo isto?

O curioso é que as leituras em tempo real continuam a ser apresentadas, simplesmente não "regista" no gráfico.

Obrigado desde já.

 
Alguém com problemas, no multi-control da Smartlife/tuya?, tinha uma associação a funcionar, e de repente deixou de funcionar, já confirmei as configurações, e está tudo correto.

Edot:realmente era problema no serviço da cloud, retomou passado 30 minutos.
 
Última edição:
Boas, finalmente com a compra de um NAS vou poder ter o homeassistant a correr 24/7 e queria ter um tablet unicamente para mostrar um dashboard na parede.
Convinha que fosse um ecrã com qualidade pois vai estar sempre visível e que seja no mínimo FHD para poder ter detalhe no dashboard.
Aconselham algum tablet de preferência com 10' em conta para este fim?
 
Boa noite, para quem não tem nada, qual a solução mais simples para um conjunto de comutadores de escada? Wifi claro. Obrigado
 
Última edição:
Back
Topo