Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas,

Questão rápida: vivo num apartamento dividindo andar com outras duas fracções. Existe alguma legislação que me impeça de ter um video doorbell? Isto porque estou a pensar colocar uma (dava me jeito por causa de encomendas) mas não quero ter problemas com a vizinhança.
 
Eu posso dar feedback da Vimar. Funciona mais ou menos. Por vezes tenho dificuldade em atender pelo telemóvel. Quando vejo que não estabelece ligação em 5s, fecho a app e volto a abrir.
Uma coisa irritante que acontece é quando a campainha toca, recebes a notificação e o telefone começa a tocar, mas se alguém atender, seja noutro telefone (podes ter vários ligados) ou no ecrã da Vimar, todos os outros dispositivos continuam a tocar durante algum tempo.
Mas no geral vai funcionando.
 
Boas,

Questão rápida: vivo num apartamento dividindo andar com outras duas fracções. Existe alguma legislação que me impeça de ter um video doorbell? Isto porque estou a pensar colocar uma (dava me jeito por causa de encomendas) mas não quero ter problemas com a vizinhança.
Para alterares qualquer coisa nas áreas comuns tens que ter autorização dos restantes condóminos em assembleia geral. O que te aconselho é colucares essa questão na reunião de condomínio e se fores autorizado pede que fique registado em ata.
 
Olá pessoal!
Tenho uma Philips Hue no hall de entrada e estou a pensar em adicionar um sensor para que, ao abrir a porta da entrada, a partir das 19h (por exemplo), a luz do candeeiro acenda.
Sensor de porta penso que seja o mais indicado e estava inclinado para Zigbee.
Tenho dois Echo 4 (um na sala e outro no escritório) que têm hub Zigbee incorporado (penso que assim não necessitaria de comprar mais um hub, certo?).
Estão a 8 e a 4m respectivamente, por isso penso que não haverá problemas em termos de alcance.
Sei de dois que funcionam: Zemismart e SonOff.
Pessoalmente preferia o da Zemismart (apenas pela estética), mas não encontro.
O que aconselham?

Cumprimentos
 
Última edição:
Preciso de um manual de totós para montar um módulo num interruptor.

O que pretendo é instalar umas luzes led no espelho da casa de banho, e quando ligo um dos dois interruptores os leds também ligam.
Comprei o módulo que podem ver numa das fotos seguintes, mas estas ligações estão a dar cabo de mim. Deixo também uma foto das ligações do interruptor.

O que acontece é o seguinte. O cabo castanho da direita liga a luz indireta, e os outros dois da esquerda ligam os focos e a ventoinha.
O que fiz no módulo foi o seguinte:

  • Liguei um dos cabos neutros que se vê na foto ao N do módulo;
  • Juntei os dois cabos pretos num ligador, em que depois saem outros dois (um para o módulo no L e outro para o interruptor);
  • No S1 liguei um dos cabos castanhos e no L1 correspondente vai um cabo do módulo para o interruptor;
  • Num ligador juntei os dois cabos castanho e o terceiro cabo liga ao S2. No L2 vai um cabo do módulo ao interruptor.

Sinceramente não percebo nada disto. Mas conseguem dizer-me o que estou aqui a fazer de errado? Estou a meter os cabos todos ao contrário?
Eu penso que tenha a ver com os cabos da fase, mas sinceramente já não sei nada.

Sei que isto é simples, mas é a primeira vez que me aventuro nisto.

Obrigado desde já.




IMG-1054-00.jpg




MS-105bz.png
 
Como tinhaa tudo antes? Não percebo essas cores ,geralmente preto ou castanho é fase. E azul neutro, que não vejo aí.
Ao tens um interruptor para isso ? Na parede de origem
 
Preciso de um manual de totós para montar um módulo num interruptor.

O que pretendo é instalar umas luzes led no espelho da casa de banho, e quando ligo um dos dois interruptores os leds também ligam.
Comprei o módulo que podem ver numa das fotos seguintes, mas estas ligações estão a dar cabo de mim. Deixo também uma foto das ligações do interruptor.

O que acontece é o seguinte. O cabo castanho da direita liga a luz indireta, e os outros dois da esquerda ligam os focos e a ventoinha.
O que fiz no módulo foi o seguinte:

  • Liguei um dos cabos neutros que se vê na foto ao N do módulo;
  • Juntei os dois cabos pretos num ligador, em que depois saem outros dois (um para o módulo no L e outro para o interruptor);
  • No S1 liguei um dos cabos castanhos e no L1 correspondente vai um cabo do módulo para o interruptor;
  • Num ligador juntei os dois cabos castanho e o terceiro cabo liga ao S2. No L2 vai um cabo do módulo ao interruptor.

Sinceramente não percebo nada disto. Mas conseguem dizer-me o que estou aqui a fazer de errado? Estou a meter os cabos todos ao contrário?
Eu penso que tenha a ver com os cabos da fase, mas sinceramente já não sei nada.

Sei que isto é simples, mas é a primeira vez que me aventuro nisto.

Obrigado desde já.




IMG-1054-00.jpg




MS-105bz.png

Tens de identificar os cabos.

Do ligador dos azuis trazes um fio para o N.
A fase que vem do disjuntor vai ao L e repica para os interuptores que por sua vez depois vao para S1 e S2.
Do L1 sai para uma iluminação.
Do L2 sai para outra iluminação ou ventoinha.
 
Como tinhaa tudo antes? Não percebo essas cores ,geralmente preto ou castanho é fase. E azul neutro, que não vejo aí.
Ao tens um interruptor para isso ? Na parede de origem


A foto que deixei aí é como estava de origem (e permanece igual.
O neutro está ali num locador, mas não está nenhum ligado à tomada.
E sim só tenho este interruptor para isto, isto se percebi o que falaste.

Tens de identificar os cabos.

Do ligador dos azuis trazes um fio para o N.
A fase que vem do disjuntor vai ao L e repica para os interuptores que por sua vez depois vao para S1 e S2.
Do L1 sai para uma iluminação.
Do L2 sai para outra iluminação ou ventoinha.

Já identifiquei um erro. Não estava a trazer um fio para o N, mas sim a trazer um desses cabos azuis diretamente 😅😅
Ou seja, tenho de identificar a fase que vem do disjuntor que vai para o L. E o outro cabo da fase deixo na tomada?

@darkwolfpso tu queres três circuitos?
- luz indireta
- focos e a ventoinha
- luzes do espelho

Como vais alimentar as luzes do espelho?

Quero dois circuitos.
Quando ligar a luz indireta ou os focos e ventoinha, liga também os luzes de espelho.
As luzes de espelho são zigbee tal como o módulo.
Em termos de alimentação não sei se será viável colocar uma powerbank, ou caso contrário ligar na tomada.
 
tenho de identificar a fase que vem do disjuntor que vai para o L. E o outro cabo da fase deixo na tomada?

Sim tens de identificar a fase, desligas tudo e vais entre neutro e esses castanhos até achares os 230V. Depois é facil saberes o que são os outros, basta ligares com a fase e veres o que acende.

Qual tomada? Tens mais que uma fase aí? Verifica se também tens fase num dos pretos.
 
Sim tens de identificar a fase, desligas tudo e vais entre neutro e esses castanhos até achares os 230V. Depois é facil saberes o que são os outros, basta ligares com a fase e veres o que acende.

Qual tomada? Tens mais que uma fase aí? Verifica se também tens fase num dos pretos.

Acho que entendi. Para a semana vou tentar. Sei que é simples e estou a complicar.
Tenho uma tomada ao lado do espelho. Quando a ter fase num dos pretos, tenho que verificar.
 
Se a tomada for encastrada no móvel do espelho pode estar no mesmo circuito e convém verificares se a saída dessa pastilha tem potência suficiente para iluminação e tomada. Se está separada provavelmente tem um circuito próprio. Iluminação e tomadas por norma são circuitos separados.
 
Se a tomada for encastrada no móvel do espelho pode estar no mesmo circuito e convém verificares se a saída dessa pastilha tem potência suficiente para iluminação e tomada. Se está separada provavelmente tem um circuito próprio. Iluminação e tomadas por norma são circuitos separados.

Tem um circuito separado quase de certeza.
Mas obrigado pela ajuda.
Depois dou feedback.
 
Back
Topo